Child pages
  • 1. Pré-Requisitos
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

HCM x Suricato

  • Validação de informações para a Carga: o processo de validação de informações tem como objetivo verificar inconsistências na base de dados do cliente. É necessário que estas inconsistências sejam resolvidas para que o processo de carga possa ser realizado. Para executar o processo de validação, deve-se acessar o programa FP8875 - Carga SURICATO e pressionar o botão “Dispara Validação Informações”. Ao final do processo, este programa emitirá um relatório contendo as inconsistências encontradas. Para maiores detalhes das ações a serem tomadas, acessar o manual de referência do programa FP8875.
  • Atualização do campo Crachá SURICATO (FP1500/FP1510): para que ocorra a integração do crachá do funcionário com o SURICATO, é necessário que o campo Crachá SURICATO localizado nos programas Manutenção de Funcionário (FP1500) e Manutenção Funcionário Contrato Especial (FP1510), pasta Lotação, seja atualizado. Este procedimento deverá ser realizado antes do processo de carga/movimentação. Para a realização deste processo, é necessário acessar o programa FP8875 - Carga SURICATO. Para maiores detalhes sobre esse procedimento, acessar o manual de referência do programa FP8875. O processo de atualização carga e integração de crachá somente é possível para funcionários. Para prestadores pessoa física, o crachá deverá ser informado no SURICATO.
  • Atualização Data de Fim de Validade do Prestador de Serviço: com o objetivo de enviar somente os prestadores ativos na carga de prestador de serviço no processo de implantação, é necessário que seja informado o campo Data Fim Validade na Manutenção Prestador e Serviço (FP0840), pasta Cadastrais. O processo de carga considera “Inativo” o prestador que estiver com a data de fim de validade igual ou menor que a data do dia. Exemplo: caso a carga de informação esteja sendo realizada do dia 25/03/2013 e a data fim de validade esteja cadastrada com o 25/03/2013 ou menor, o sistema não realizada a carga deste prestador para o SURICATO. 
  • Atualização de Turnos para Inativos: no SURICATO, os turnos são utilizados para controlar o acesso de funcionários considerando os períodos de suas jornadas, assim como, é possível restringir acesso a turnos específicos em feriados determinados. Na maioria das empresas, muitos turnos são criados e deixados de utilizar com o passar do tempo ocasionando a carga de informação desnecessária e baixa desempenho no processo de carga de feriados. Para que seja realizada a carga de somente turnos “Ativos” para o SURICATO, é necessário inativar o Turno pelo programa de Manutenção de Turno Trabalho (FP1400), pasta Gerais, campo Inativo. O processo de carga considera um turno “Inativo” quando este estiver com o campo Inativo marcado, a data da inativação for igual ou inferior ao dia atual e não possuir funcionário relacionado a esse turno. O excesso de intervalos que não são utilizados relacionados as jornadas x turnos que também acarretam em problemas de performance que podem dificultar a integração. Neste caso é necessário criar um novo turno com somente os intervalos mínimos necessários para as jornadas, realizar o processo de transferência dos funcionários para esse novo turno e inativar o turno anterior.
  • Parametrização de Funcionários Exceção REP: essa funcionalidade permite que funcionários sem vínculo empregatício com a empresa e do tipo contrato especial não sejam enviados para os equipamentos REP. Pelo programa Manutenção Regras para Exceção REP (PE7120), é possível parametrizar os funcionários que serão considerados como Exceção REP no SURICATO. No momento em que é realizada a carga de informação ou atualização de um funcionário, o sistema verifica se este se encaixa nas regras cadastradas e envia um código que indica que o funcionário é do tipo “Exceção REP”, caso contrário, envia um código que indica que o funcionário é do tipo “Funcionário”. Caso a parametrização seja feita posteriormente a implantação a cada alteração da parametrização são enviadas mensagens para atualização de todos os funcionários das empresas que integram com o SURICATO.
  • Ajuste da Imagem da Pessoa Física: é possível integrar a imagem da pessoa física com o SURICATO pelo programa de carga e do cadastro de pessoa física (FP1440). No entanto, é necessário o ajuste do arquivo de imagem de pessoas físicas cujo tamanho do arquivo é maior que 1MByte (640 X 480 c om 72 dpi) e deve ser do tipo JPEG. Caso o tamanho da imagem não seja ajustado ocorrerá erro na integração da imagem com o Suricato. O programa FP8875 - Carga SURICATO permite tanto realizar a carga quanto emitir um relatório das imagens que serão integradas com SURICATO. Neste relatório é possível visualizar as pessoas físicas cujo arquivo de imagem está acima de 500 KB. O processo de carga de imagem não impede a carga de informações para o SURICATO, entretanto, as imagens que não foram ajustadas para o tamanho de 500KB não serão integradas.

Atenção:

Caso servidor seja Linux, este não poderá ser configurado com Quantidade de Execuções acima de 1 no programa btb012aa – Manutenção de Servidor de Execução.

Atenção:

Necessário conexão JDBC com banco Datasul RH para integração das marcações do Suricatos com Ponto Eletrônico. Esta configuração é de responsabilidade do cliente.
  • No labels