A funcionalidade de importação de Apropriação de Insumo/Serviço via Excel, permite com que seja feita a importação de lançamentos realizados numa planilha do Excel para as respectivas tarefas nas planilhas de atividades e serviços, atualizando através dos lançamentos a quantidade do insumo apropriado naquela tarefa.

Para realizar a importação é necessário que a planilha do Excel esteja estruturada devidamente, ou seja, cada tarefa é representada por uma linha na planilha, já as colunas, representam a quantidade, o código do insumo, a data de movimento, data da apropriação, código do funcionário, funcionário responsável, pessoa, pessoa responsável, evento, bem, preço, moeda, motivo de improdutividade e observação.

REGRAS GERAIS:
Não é permitido efetuar importação onde a data apropriação é inferior a data mínima para apropriação definida nos parâmetros do projeto, através do menu Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos, pasta Apropriação, campo Data Limite para Apropriação. Ao informar que o insumo não poderá ser fracionado em seu cadastro, mas na planilha de apropriação esse insumo estiver com quantidade fracionada, o sistema arredondara a quantidade de acordo com o parâmetro do projeto. Se o preço do insumo na planilha de apropriação não estiver na moeda do projeto, ele pode sofrer uma indexação, conversão ou ambas de acordo com a parametrização do projeto. Não será possível importar a planilha se caso algum dos campos obrigatórios estiver em branco ou igual a 0. Lançamentos que possuem código diferente aos códigos da planilha não serão importados. A importação é interrompida ao encontrar uma linha em branco, a linha em branco representa o final do documento.

Segue abaixo os passos necessários para realizar a importação de apropriação de insumos/serviços via Excel:

IMPORTAR APROPRIAÇÃO DE INSUMOS/SERVIÇOS VIA EXCEL:

Acessar dentro do projeto o menu Conversões > Importar Apropriação de Insumos/Serviços via Excel > Informar a localização do arquivo, que está localizado na máquina. - No campo Linha Inicial, deverá ser informado qual linha da planilha se inicia os dados a serem importados. - No campo Código da Tarefa, deverá ser informado o número da coluna na planilha que refere-se ao código da tarefa. Esse campo é obrigatório. - No campo Quantidade, deverá ser informado o número da coluna na planilha que refere-se a quantidade. Esse campo é obrigatório. - Os demais campos, não são obrigatórios, serão preenchidos com o número da coluna referente aos dados localizados na planilha. Após essas informações, pode confirmar clicando em 'Executar'. Abaixo, um exemplo de planilha estruturada para importação e a configuração de colunas na tela de importação:

Tarefa (1)

Quatde(2)

Insumo(3)

DataMov(4)

DataAprop(5)

Cod Func(6)

Cod Func Resp(7)

Cod Pessoa(8)

Cod pessoa Resp(9)

Cod Evento(10)

Cod Bem(11)

Preço(12)

Moeda(13)

Cod Mot Improd.(14)

Obs.(15)

002.01.01

1

F00001

20/01/2015

20/01/2015






06.01



01

Teste Importação do Bem

002.01.02

1

F00002

21/01/2015

21/01/2015

32








02

Teste Importação do Func