Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata


Visão Geral do Programa

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Portanto, a DIPJ está extinta a partir do ano-calendário 2014.

São obrigadas ao preenchimento da ECF todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido, exceto:

I - As pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), de que trata a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006;

II - Os órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas;

III - As pessoas jurídicas inativas de que trata a Instrução Normativa RFB nº 1.536, de 22 de dezembro de 2014; e

Nos termos da Instrução Normativa RFB nº 1536, de 22 de dezembro de 2014, considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário. Estas deverão apresentar a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) - Inativa.

Há que se ressaltar que, caso a pessoa jurídica tenha Sociedades em Conta de Participação (SCP), cada SCP deverá preencher e transmitir sua própria ECF, utilizando o CNPJ da pessoa jurídica que é sócia ostensiva e o CNPJ/Código de cada SCP.

Uma das inovações da ECF corresponde, para as empresas obrigadas a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD), à utilização dos saldos e contas da ECD para preenchimento inicial da ECF. Ademais, a ECF também recuperará os saldos finais das ECF anterior, a partir do ano-calendário 2015. Na ECF haverá o preenchimento e controle, por meio de validações, das partes A e B do Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-Lalur) e do Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL (e-Lacs). Todos os saldos informados nesses livros também serão controlados e, no caso da parte B, haverá o batimento de saldos de um ano para outro.

Finalmente, a ECF apresentará as fichas de informações econômicas e de informações gerais em novo formato de preenchimento para as empresas.

O prazo de entrega foi fixado pelo art. 3º da Instrução Normativa RFB nº 1.422/2013, reproduzido abaixo:

Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) até o último dia útil do mês de julho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira.

§ 1º A ECF deverá ser assinada digitalmente mediante certificado emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a fim de garantir a autoria, a autenticidade, a integridade e a validade jurídica do documento digital.


§ 2º Nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, a ECF deverá ser entregue pelas pessoas jurídicas extintas, cindidas, fusionadas, incorporadas e incorporadoras, até o último dia útil do 3º(terceiro) mês subsequente ao do evento.
 

§ 3º A obrigatoriedade de entrega da ECF, na forma prevista no § 2º, não se aplica à incorporadora, nos casos em que as pessoas jurídicas, incorporadora e incorporada, estejam sob o mesmo controle societário desde o ano-calendário anterior ao do evento.


§ 4º Nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, ocorridos de janeiro a abril do ano-calendário, o prazo de que trata o § 2º será até o último dia útil do mês de julho do referido ano, mesmo prazo da ECF para situações normais relativas ao ano-calendário anterior.


§ 5º O prazo para entrega da ECF será encerrado às 23h59min59s (vinte e três horas, cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos), horário de Brasília, do último dia fixado para entrega da escrituração.

Fonte: http://sped.rfb.gov.br/projeto/show/269


Informações Adicionais


Importante

A geração do arquivo da através do TAF contempla a versão 5.0.9 do programa de Escrituração Contábil Fiscal  - ECF


Para que o ambiente esteja atualizado e possibilite a geração correta do arquivoi da ECF através do TAF, os seguintes procedimentos deverão ser seguidos:

  1. Antes das etapas abaixo, o ambiente deve estar de acordo com todos os pré-requisitos de utilização do TAF, que podem ser encontrados aqui.
  2. Atualizar o TAF - TOTVS Automação Fiscal de acordo com o manual de atualização para Versão 12(aqui).
  3. Todas as tabelas autocontidas devem estar atualizadas. Detalhes de como efetuar esta atualização podem ser encontrados aqui.
  4. Inserir a permissão da geração do arquivo através da Central de Obrigações

Pré-requisitos

Parâmetros necessários para a geração do arquivo magnético:

ParâmetroDescriçãoUtilização
MV_TAFMTOFConfigurar a quantidade de threads que serão utilizadas em um processamento/geração de obrigações fiscais no TAFClique aqui


Para proceder com a apuração das informações é essencial que os seguintes cadastros estejam preenchidos:

Os seguintes cadastros não são obrigatórios para prosseguir com a apuração das informações, mas podem ser utilizados conforme atividade/controle da empresa:


Importante

Estas informações podem ser digitadas manualmente ou integradas.


Principais Cadastros

Integração/Cadastro Manual

A primeira etapa é possuir os cadastros mencionados em Pré-requisitos preenchidos. O TAF disponibiliza duas alternativas para preenchimento destes cadastros:

Complemento de Empresa

O cadastro de Complemento de Empresa serve como base para geração das informações do evento Bloco 0 - Abertura e Identificação.

Este cadastro pode ser preenchido de forma manual por meio do programa TAFA050 disponível através do menu → Atualizações → Empresas → Complemento Cadastral, ou pode ser integrado por meio do Layout T001.

Exemplo de cadastro preenchido:

 

Habilitar a geração do arquivo ECF, disponível na aba Obrigações Fiscais do Complemento do Estabelecimento


Procedimentos para Geração do Arquivo


Em TOTVS Automação Fiscal ( SIGATAF ) acesse o menu Miscelânea > Obrigações Fiscais > Central de Obrigações e configure os parâmetros da rotina, conforme orientações a seguir:


Painel de Parâmetros para Geração

Identificador Período - Realiza consulta ao cadastro de Parâmetros de Abertura da ECF ( TAFA372 ) para selecionar o período de geração do arquivo. É preenchido com o ID do período.

Período - Campo visual que indica o período de geração do arquivo, conforme selecionado no campo Identificador Período.

Diretório do Arquivo Destino - Informe o caminho completo do diretório em que o arquivo é gerado.

Nome do Arquivo Destino - Informe o nome do arquivo magnético a ser gerado. Exemplo: ECF.TXT.

Versão - Realiza consulta ao cadastro de Códigos de Versão da ECF ( TAFA387 ).


Painel de Tipo de Arquivo

Escrituração Retificadora? - Informe se trata-se de uma escrituração de retificação ( opção S - ECF Retificadora ) ou uma escrituração original ( N - ECF Original ).

Número do Recibo Anterior - Informe o número do Recibo Anterior. Informação utilizada na geração do campo 13 - NUM_REC do registro 0000 - Abertura do Arquivo Digital e Identificação da Pessoa Jurídica.


Importante

(warning) Todos os dados serão gerados a partir da filial logada no momento da geração.

Tipos de Registros Gerados

Bloco do Arquivo Magnético

O arquivo digital da ECF é constituído de blocos onde cada um deles representa um agrupamento de informações.

Bloco

Nome do Bloco

Descrição do Bloco

0

Abertura e Identificação

Abre o arquivo, identifica a pessoa jurídica e referencia o período da ECF.

C

Informações Recuperadas das ECD (Bloco recuperado pelo sistema – Não é importado e não é editado no programa)

Armazena as informações do plano de contas e dos saldos mensais das ECD recuperadas. As ECD recuperadas devem corresponder ao período da ECF. Os seguintes registros da ECD são recuperados na ECF:

- I050 – Plano de Contas
- I051 – Mapeamento para o Plano de Contas Referencial
- I053 – Subcontas Correlatas
- I100 – Centro de Custos
- I150 – Data dos Saldos Periódicos
- I155 – Saldos Periódicos
- I157 - Transferência de Saldos de Plano de Contas Anterior
- I350 – Data da Apuração do Resultado
- I355 – Saldos das Contas de Resultado Antes do Encerramento

Estão obrigadas a efetuar a recuperação da ECD todas as pessoas jurídicas obrigadas a entregar a ECD, conforme Instrução Normativa RFB nº 1.420/2013 e alterações.

E

Informações Recuperadas da ECF Anterior e Cálculo Fiscal dos Dados Recuperados da ECD (Bloco recuperado pelo sistema – Não é importado e não é editado no programa)


Armazena, da ECF recuperada do período imediatamente anterior, os saldos finais das contas referenciais e da parte B (do e-LALUR e e-LACS). Calcula os saldos contábeis de acordo com o período de apuração do tributo.

J

Plano de Contas e Mapeamento

Apresenta o mapeamento do plano de contas contábil para o plano de contas referencial. Caso a ECD recuperada possua o mapeamento para o plano de contas referencial válido na ECF, o bloco J pode ser construído automaticamente e é permitida a sua edição

K

Saldos das Contas Contábeis e Referenciais

Apresenta os saldos das contas contábeis patrimoniais e de resultado por período de apuração e o seu mapeamento para as contas referenciais. Caso haja recuperação da ECD, o bloco K pode ser construído automaticamente e é permitida a sua edição. O bloco K também pode ser importado, independentemente da recuperação da ECD.

L

Lucro Líquido – Lucro Real

Apresenta o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e apura o lucro líquido da pessoa jurídica tributada pelo lucro real.

M

e-LALUR e e-LACS

Apresenta os livros eletrônicos de escrituração e apuração do IRPJ (e-LALUR) e da CSLL (e-LACS) da pessoa jurídica tributada pelo lucro real - partes A e B.

N

Cálculo do IRPJ e da CSLL – Lucro Real

Calcula o IRPJ e a CSLL com base no lucro real (estimativas mensais e ajuste anual ou valores trimestrais).

P

Lucro Presumido

Apresenta o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e apura o IRPJ e a CSLL com base no lucro presumido.

Q

Livro de CaixaApresenta o demonstrativo do livro caixa para os casos previstos na legislação.

T

Lucro Arbitrado

Apura o IRPJ e a CSLL com base no lucro arbitrado.

U

Imunes ou Isentas

Apresenta o balanço patrimonial e a demonstração do resultado das imunes ou isentas. Apura, quando for o caso, o IRPJ e a CSLL quando forem obrigadas.

VDEREXApresenta a declaração sobre utilização dos recursos em moeda estrangeira decorrentes do recebimento de exportações (DEREX) - A partir do leiaute 4.
WRelatório País-a-PaísApresenta o Country by Country Report (Relatório País-a-País)

X

Informações Econômicas

Apresenta informações econômicas da pessoa jurídica.

Y

Informações Gerais

Apresenta informações gerais da pessoa jurídica.

9

Encerramento do Arquivo Digital

Encerra o arquivo digital.


Bloco 0 - Abertura e Identificação

Registro 0000 - Abertura do Arquivo Digital e Identificação da Pessoa Jurídica

  • Tabela - CHD (Parâmetros de abertura ECF)
  • Registro do Layout TOTVS - T127
  • Rotina - TAFA372 (Cadastro de Parâmetros de Abertura ECF)

Registro 0001 - Abertura do Bloco 0

Registro 0010 - Parâmetros de Tributação

  • Tabela - CHD (Parâmetros de abertura ECF)
  • Registro do Layout TOTVS - T127
  • Rotina - TAFA372 (Cadastro de Parâmetros de Abertura ECF)

Registro 0020 - Parâmetros Complementares

  • Tabela - CHD (Parâmetros de abertura ECF)
  • Registro do Layout TOTVS - T127
  • Rotina - TAFA372 (Cadastro de Parâmetros de Abertura ECF)

Registro 0021 - Parâmetros de Identificação dos Tipos de Programa 

  • Tabela - CHD (Parâmetros de abertura ECF)
  • Registro do Layout TOTVS - T127
  • Rotina - TAFA372 (Cadastro de Parâmetros de Abertura ECF)

Registro 0030 - Dados Cadastrais

  • Tabelas - SM0/C1E (Compl. Estabelecimento)

Registro 0035 - Identificação das SCP

  • Tabelas - CUW (SCP) / C1E (Compl. Estabelecimento)
  • Registro do Layout TOTVS - T001AM
  • Rotina - TAFA050 (Complemento do Cadastro de Estabelecimentos)

Registro 0930 - Identificação dos Signatários da ECF

  • Tabelas - CW4 (Qualificação do Assinante) / C2J (Cadastros de Contabilistas) 
  • Registro do Layout TOTVS - T002
  • Rotina - TAFA052 (Cadastro de Contabilista)

Registro 0990 - Encerramento do Bloco 0


Bloco J - Plano de Contas e Mapeamento

Registro J001 - Abertura do Bloco J

Registro J050 - Plano de Contas do Contribuinte

  • Tabelas - C1O (Plano de Contas Contábeis) / C2R (Natureza Contra Grupo Contábil)
  • Registro do Layout TOTVS - T010
  • Rotina - TAFA060 (Cadastro de Plano de Contas)

Registro J051 - Plano de Contas Referencial

  • Tabela - C1P (Centro de Custo)
  • Registro do Layout TOTVS - T010AA
  • Rotina - TAFA060 (Cadastro de Plano de Contas)

Registro J053 - Subcontas Correlatas

  • Tabelas - CHH (Subcontas Correlatas) / CHI (Natureza de SubConta)
  • Registro do Layout TOTVS - T010AB
  • Rotina - TAFA060 (Cadastro de Plano de Contas)

Registro J100 - Centro de Custos

  • Tabela - C1P (Centro de Custo)
  • Registro do Layout TOTVS - T011
  • Rotina - TAFA061 (Cadastro de Centro de Custo)

Registro J990 - Encerramento do Bloco J


Bloco K - Saldos das Contas Contábeis e Referenciais

Registro K001 - Abertura do Bloco K

Registro K030 - Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL no Ano-Calendário

  • Tabelas - CAC (Per.Formas Apur. do IRPJ e CSLL)  / CAH (Período de Apuração)
  • Registro do Layout TOTVS - T087
  • Rotina - TAFA311 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL)

Registro K155 - Detalhes dos Saldos Contábeis (Depois do Encerramento do Resultado do Período)

  • Tabela - CAD (Saldos Cont Encerram. Periodo)
  • Registro do Layout TOTVS - T087AA
  • Rotina - TAFA311 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL)

Registro K156 - Mapeamento Referencial do Saldo Final 

  • Tabela - CAE (Map. Referencia do Saldo Final)
  • Registro do Layout TOTVS - T087AB
  • Rotina - TAFA311 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL)

Registro K355 - Saldos Finais das Contas Contábeis de Resultado Antes do Encerramento

  • Tabela - CAF (Saldos Cont. antes Encerram. per)
  • Registro do Layout TOTVS - T087AC
  • Rotina - TAFA311 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL)

Registro K356 - Mapeamento Referencial dos Saldos Finais das Contas de Resultado Antes do Encerramento

  • Tabela - CAG (Map. Ref. Saldo Final Antes Enc)
  • Registro do Layout TOTVS - T087AD
  • Rotina - TAFA311 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL)

Registro K990 - Encerramento do bloco K


Bloco L - Lucro Líquido - Lucro Real

Registro L001 - Abertura do Bloco L

Registro L030 - Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL no Ano-Calendário

  • Tabelas - CAP (Iden Per e Apur IRPJ/CSLL) / CAH (Período de Apuração)
  • Registro do Layout TOTVS - T088 
  • Rotina - TAFA361 (Bloco L - Lucro Líquido)

Registro L100 - Balanço Patrimonial

  • Tabela - CAQ (Balanço Patrimonial)
  • Registro do Layout TOTVS - T088AA
  • Rotina - TAFA361 (Bloco L - Lucro Líquido)

Registro L200 - Método de Avaliação do Estoque Final

  • Tabela - CAR (Método Avaliação Estoque Final)
  • Registro do Layout TOTVS - T088AB
  • Rotina - TAFA361 (Bloco L - Lucro Líquido)

Registro L210 - Informativo da Composição de Custos

  • Tabela - CAS (Informativo da Comp. de Custos)
  • Registro do Layout TOTVS - T088AC
  • Rotina - TAFA361 (Bloco L - Lucro Líquido)

Registro L300 - Demonstração do Resultado Líquido no Período Fiscal

  • Tabela - CAT (Dem. Result. Líq. Per. Fiscal)
  • Registro do Layout TOTVS - T088AD
  • Rotina - TAFA361 (Bloco L - Lucro Líquido)

Registro L990 - Encerramento do bloco L


Bloco M - e-Lalur e e-Lacs

Registro M001 - Abertura do Bloco M

Registro M010 - Identificação da Conta na Parte B do e-Lalur e do e-Lacs  

  • Tabelas - CFR (Id. Conta P. B e-Lalur e-Lacs) / CH8 (Códigos de Lançamento do e-Lal)
  • Registro do Layout TOTVS - T089
  • Rotina - TAFA330 (Identificação da Conta na Parte B do e-Lalur e do e-Lacs)

Registro M030 - Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Real 

  • Tabelas - CEN (Apur eLalur/eLacs Lucro Real) / CAH (Período de Apuração)
  • Registro do Layout TOTVS - T090
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M300 - Lançamentos da Parte A do e-Lalur 

  • Tabelas - CH8 (Códigos de Lançamento do e-Lal) / CEO (Lançamentos da Parte A e-Lalur)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AA
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M305 - Conta da Parte B do e-Lalur 

  • Tabelas - CFR (Id. Conta P. B e-Lalur  e-Lacs) / CEP (Conta da Parte B do e-Lalur   )
  • Registro do Layout TOTVS - T090AB
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M310 - Contas Contábeis Relacionadas ao Lançamento da Parte A do e-Lalur

  • Tabelas - C1O (Plano de Contas Contábeis) / C1P (Centro de Custo) / CEQ (Cont Ctb Rel Lanç Part A Lalur)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AC
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M312 - Números dos Lançamentos Relacionados à Conta Contábil 312

  • Tabela - CFS (Lançamentos Contábeis)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AD
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M315 - Identificação de Processos Judiciais e Administrativos Referentes ao Lançamento  

  • Tabela - C1G (Processos Referenciados)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AE
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M350 - Lançamentos da Parte A do e-Lacs  

  • Tabelas - CH8 (Códigos de Lançamento do e-Lal) / CHR (Lançamentos da Parte A e-Lacs)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AI
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M355 - Conta da Parte B do e-Lacs  

  • Tabelas - CFR (Id. Conta P. B e-Lalur  e-Lacs) / CHS (Conta da Parte B do e-Lacs)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AJ
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M360 - Contas Contábeis Relacionadas ao Lançamento da Parte A do e-Lacs  

  • Tabelas - C1O (Plano de Contas Contábeis) / C1P (Centro de Custo) / CHT (Cont Ctb Rel Lanç Part A Lalur)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AK
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M362 - Números dos Lançamentos Relacionados à Conta Contábil 

  • Tabela - CFS (Lançamentos Contábeis)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AL
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M365 - Identificação de Processos Judiciais e Administrativos Referentes ao Lançamento  

  • Tabela - C1G (Processos Referenciados)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AM
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M410 - Lançamento na Conta da Parte B do e-Lalur e do e-Lacs sem Reflexo na Parte A  

  • Tabelas - CFR (Id. Conta P. B e-Lalur  e-Lacs) / CET (Lcto Parte B sem Reflexo A) / CTA (Regras de Amarração) 
  • Registro do Layout TOTVS - T062
  • Rotina - TAFA332 (Apuração IRPJ e CSLL)

Registro M415 - Identificação de Processos Judiciais e Administrativos Referentes ao Lançamento  

  • Tabela - C1G (Processos Referenciados)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AG
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M500 - Controle de Saldos das Contas da Parte B do e-Lalur e do e-Lacs  

  • Tabela - CFR (Id. Conta P. B e-Lalur  e-Lacs) / CEV (Saldos Parte B eLalur/eLacs)
  • Registro do Layout TOTVS - T090AH
  • Rotina - TAFA322 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e-Lalur / e-Lacs)

Registro M990 - Encerramento do Bloco M    


Bloco N - Cálculo do IRPJ e da CSLL – Lucro Real

Registro N001 - Abertura do Bloco N  

Registro N030 - Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Real 

  • Tabelas - CEA (Apuração IRPJ/CSLL Luc. Real) / CAH (Período de Apuração)
  • Registro do Layout TOTVS - T091
  • Rotina - TAFA319 (Identificação da Apuração IRPJ e CSLL Empresa Lucro Real)

Registro N500 - Base de Cálculo do IRPJ Sobre o Lucro Real Após as Compensações de Prejuízos  

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEB (Registros Genéricos – Bloco N )
  • Registro do Layout TOTVS - T091AA
  • Rotina - TAFA319 (Identificação da Apuração IRPJ e CSLL Empresa Lucro Real)

Registro N600 - Demonstração do Lucro da Exploração  

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEB (Registros Genéricos – Bloco N)
  • Registro do Layout TOTVS - T091AA
  • Rotina - TAFA319 (Identificação da Apuração IRPJ e CSLL Empresa Lucro Real)

Registro N610 - Cálculo da Isenção e Redução do Imposto Sobre o Lucro Real 

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEB (Registros Genéricos – Bloco N)
  • Registro do Layout TOTVS - T091AA
  • Rotina - TAFA319 (Identificação da Apuração IRPJ e CSLL Empresa Lucro Real)

Registro N615 - Informações da Base de Cálculo dos Incentivos Fiscais  

  • Tabela - CEC (Info. B. Cálc de Incent Fiscal)

Registro N620 - Cálculo do IRPJ Mensal por Estimativa  

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEB (Registros Genéricos – Bloco N)
  • Registro do Layout TOTVS - T091AA
  • Rotina - TAFA319 (Identificação da Apuração IRPJ e CSLL Empresa Lucro Real)

Registro N630 - Cálculo do IRPJ Com Base no Lucro Real 

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEB (Registros Genéricos – Bloco N)
  • Registro do Layout TOTVS - T091AA
  • Rotina - TAFA319 (Identificação da Apuração IRPJ e CSLL Empresa Lucro Real)

Registro N650 - Base de Cálculo da CSLL Após as Compensações da Base de Cálculo Negativa  

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEB (Registros Genéricos – Bloco N)
  • Registro do Layout TOTVS - T091AA
  • Rotina - TAFA319 (Identificação da Apuração IRPJ e CSLL Empresa Lucro Real)

Registro N660 - Cálculo da CSLL Mensal por Estimativa  

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEB (Registros Genéricos – Bloco N)
  • Registro do Layout TOTVS - T091AA
  • Rotina - TAFA319 (Identificação da Apuração IRPJ e CSLL Empresa Lucro Real)

Registro N670 - Cálculo da CSLL Com Base no Lucro Real 

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEB (Registros Genéricos – Bloco N)
  • Registro do Layout TOTVS - T091AA
  • Rotina - TAFA319 (Identificação da Apuração IRPJ e CSLL Empresa Lucro Real)

Registro N990 - Encerramento do Bloco N   


Bloco P - Lucro Presumido

Registro P001 - Abertura do Bloco P  

Registro P030 - Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Presumido  

  • Tabelas - CEG (Ident. Period e Form Apur IRPJ) / CAH (Período de Apuração)
  • Registro do Layout TOTVS - T092
  • Rotina - TAFA321 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Presumido)

Registro P100 - Balanço Patrimonial 

  • Tabelas - CHA (Código de Conta Referencial) / C2R (Natureza Conta/Grupo Contab.) / CEH (Balanço Patrimonial)
  • Registro do Layout TOTVS - T092AA
  • Rotina - TAFA321 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Presumido)

Registro P130 - Demonstração das Receitas Incentivadas do Lucro Presumido  

  • Tabela - CEI (Registros Genéricos – Bloco P)
  • Registro do Layout TOTVS - T092AB
  • Rotina - TAFA321 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Presumido)

Registro P150 - Demonstrativo do Resultado do Exercício  

  • Tabelas - CHA (Código de Conta Referencial) / C2R (Natureza Conta/Grupo Contab.) / CHE (Demonst Resultado Exercício)
  • Registro do Layout TOTVS - T092AC
  • Rotina - TAFA321 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Presumido)

Registro P200 - Apuração da Base de Cálculo do Lucro Presumido  

  • Tabela - CEI (Registros Genéricos – Bloco P)
  • Registro do Layout TOTVS - T083
  • Rotina - TAFA321 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Presumido)

Registro P230 - Cálculo da Isenção e Redução do Lucro Presumido  

  • Tabela - CEI (Registros Genéricos – Bloco P)
  • Registro do Layout TOTVS - T092AB
  • Rotina - TAFA321 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Presumido)

Registro P300 - Cálculo do IRPJ com Base no Lucro Presumido  

  • Tabela - CEI (Registros Genéricos – Bloco P)
  • Registro do Layout TOTVS - T092AB
  • Rotina - TAFA321 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Presumido)

Registro P400 - Apuração da Base de Cálculo da CSLL com Base no Lucro Presumido  

  • Tabela - CEI (Registros Genéricos – Bloco P)
  • Registro do Layout TOTVS - T092AB
  • Rotina - TAFA321 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Presumido)

Registro P500 - Cálculo da CSLL com Base no Lucro Presumido  

  • Tabela - CEI (Registros Genéricos – Bloco P)
  • Registro do Layout TOTVS - T092AB
  • Rotina - TAFA321 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Presumido)

Registro P990 - Encerramento do Bloco P


Bloco Q - Livro Caixa

Registro Q001 - Abertura do Bloco T 

Registro Q100 

  • Tabelas - T0M (Demostrativo do Livro Caixa)
  • Rotina  - TAFA429 (Demostrativo do Livro Caixa)
  • Registro do Layout TOTVS - T130

Registro Q990: Encerramento do Bloco Q



Bloco T - Lucro Arbitrado

Registro T001 - Abertura do Bloco T 

Registro T030 - Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Arbitrado  

  • Tabelas - CEJ (Apur. IRPJ/CSLL Emp.Luc Arbitr) / CAH (Período de Apuração)
  • Registro do Layout TOTVS - T093
  • Rotina - TAFA323 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Arbitrado)

Registro T120 - Apuração da Base de Cálculo do IRPJ com Base no Lucro Arbitrado  

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEK (Registros Genéricos – Bloco T)
  • Registro do Layout TOTVS - T093AA
  • Rotina - TAFA323 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Arbitrado)

Registro T150 - Cálculo do IRPJ com Base no Lucro Arbitrado  

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEK (Registros Genéricos – Bloco T)
  • Registro do Layout TOTVS - T093AA
  • Rotina - TAFA323 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Arbitrado)

Registro T170 - Apuração da Base de Cálculo da CSLL com Base no Lucro Arbitrado  

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEK (Registros Genéricos – Bloco T)
  • Registro do Layout TOTVS - T093AA
  • Rotina - TAFA323 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Arbitrado)

Registro T181 - Cálculo da CSLL com Base no Lucro Arbitrado  

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CEK (Registros Genéricos – Bloco T)
  • Registro do Layout TOTVS - T093AA
  • Rotina - TAFA323 (Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Arbitrado)

Registro T990 - Encerramento do Bloco T  


Bloco U - Imunes ou Isentas

Registro U001 - Abertura do Bloco U   

Registro U030 - Identificação dos Períodos e Formas de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Imunes e Isentas  

  • Tabelas - CEY (Apuração IRPJ/CSLL Emp. Isenta) / CAH (Período de Apuração)
  • Registro do Layout TOTVS - T094
  • Rotina - TAFA324 (Identificação Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Imunes e Isentas)

Registro U100 - Balanço Patrimonial 

  • Tabelas - C2R (Natureza Conta/Grupo Contab.) / CHA (Código de Conta Referencial) / CEZ (Balanço Patrimonial) / CAH (Período de Apuração)
  • Registro do Layout TOTVS - T094AA
  • Rotina - TAFA324 (Identificação Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Imunes e Isentas)

Registro U150 - Demonstração do Resultado  

  • Tabelas - C2R (Natureza Conta/Grupo Contab.) / CHA (Código de Conta Referencial) / CHG (Demonstração do Resultado) / CAH (Período de Apuração)
  • Registro do Layout TOTVS - T094AC
  • Rotina - TAFA324 (Identificação Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Imunes e Isentas)

Registro U180 - Cálculo do IRPJ das Empresas Imunes e Isentas  

  • Tabelas - CEY (Apuração IRPJ/CSLL Emp. Isenta) / CAH (Período de Apuração) / CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CFI (Registros Genéricos – Bloco U)
  • Registro do Layout TOTVS - T094AB
  • Rotina - TAFA324 (Identificação Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Imunes e Isentas)

Registro U182 - Cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das Empresas Imunes e Isentas  

  • Tabelas - CEY (Apuração IRPJ/CSLL Emp. Isenta) / CAH (Período de Apuração) / CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CFI (Registros Genéricos – Bloco U)
  • Registro do Layout TOTVS - T094AB
  • Rotina - TAFA324 (Identificação Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Imunes e Isentas)

Registro U990 - Encerramento do Bloco U   


Bloco V - Declaração DEREX (Novo registro à partir do layout 4.0.5)

Registro V001: Abertura do Bloco V

  • Tabela -  V1Q (Cadastro de Instituição Financeira)

Registro V010: DEREX - Instituição

  • Tabela -  V1Q ( )
  • Registro do Layout TOTVS - T134
  • Rotina - TAFA505 (Cadastro de Instituição Financeira)

Registro V020: Responsável pela Movimentação

  • Tabela -  V1Q ( )
  • Registro do Layout TOTVS - T135
  • Rotina - TAFA506 (Cadastro de Instituição Financeira)

Registro V030: DEREX – Período - Mês

  • Tabela -  V1S ( )
  • Registro do Layout TOTVS - T136
  • Rotina - TAFA507 (Cadastro de Movimentação do DEREX)

Registro V990: Encerramento do Bloco V

Bloco W - Declaração País-a-País 

Registro W001 - Abertura do Bloco W  

Registro W100: Informações sobre o Grupo Multinacional e a Entidade Declarante – Declaração País-a-País

  • Tabela - T67 (INFO. GRUP. MULT. ENTDAD. DEC )
  • Registro do Layout TOTVS - T132
  • Rotina - TAFA471 (Declaração País-a-País)

Registro W200: Declaração País-a-País

  • Tabela - T68 (DECLARACAO PAIS-A-PAIS )
  • Registro do Layout TOTVS - T132AA
  • Rotina - TAFA471 (Declaração País-a-País)

Registro W250: Declaração País-a-País – Entidades Integrantes

  • Tabela - T68 (ENTIDADES ENTEGRATES )
  • Registro do Layout TOTVS - T132AB
  • Rotina - TAFA471 (Declaração País-a-País)

Registro W300: Observações Adicionais – Declaração País-a-País

  • Tabela - T68 (OBS. ADICIONAIS PAIS-A-PAIS    )
  • Registro do Layout TOTVS - T132AC
  • Rotina - TAFA471 (Declaração País-a-País)

Registro W990 - Encerramento do Bloco W

Bloco X - Informações Econômicas

Registro X001 - Abertura do Bloco X   

Registro X280 - Atividades Incentivadas – PJ em Geral 

  • Tabelas - CFL (Tipo de Beneficio Fiscal) / CFM (Indicador de Projeto) / CFK (Ativid.Incentiv.- PJ em Geral) 
  • Registro do Layout TOTVS - T095
  • Rotina - TAFA325 (ATIVIDADES INCENTIVADAS - PJ EM GERAL)

Registro X291 - Operações com o Exterior – Pessoa Vinculada/Interposta/País com Tributação Favorecida  

  • Registro do Layout TOTVS - T096
  • Rotina - TAFA332 (Registros Genéricos - Bloco X)

Registro X292 - Operações com o Exterior – Pessoa Não Vinculada/Não Interposta/País sem Tributação Favorecida  

  • Registro do Layout TOTVS - T096
  • Rotina - TAFA332 (Registros Genéricos - Bloco X)

Registro X300 - Operações com o Exterior – Exportações (Entradas de Divisas) 

  • Registro do Layout TOTVS - T097
  • Rotina - TAFA334 (Operacoes com o Exterior - Exportações)

Registro X310 - Operações com o Exterior – Contratantes das Exportações  

  • Tabelas - CAZ (Oper.Exterior - Contratantes) / C08 (Países Bco Central/SISCOMEX)
  • Registro do Layout TOTVS - T097AA
  • Rotina - TAFA334 (Operacoes com o Exterior - Exportações)

Registro X320 - Operações com o Exterior – Importações (Saída de Divisas) 

  • Tabelas - CFV (Oper.Exterior - Exportações) / C0A (Nomenclatura Comum Mercosul) / CHJ (Unidade de Medida ECF ) / CZT (Codigo CNC) / CZU (Tipo de Moeda)
  • Registro do Layout TOTVS - T098
  • Rotina - TAFA335 (Operacoes com o Exterior - Importações)

    Obs.: Para que seja gerada a Unidade de Medida ECF no arquivo texto, deverá ser realizada a amarração dos campos CFV_UNIDAD x C1J_UMECF através da rotina TAFA335. Para isto, basta selecionar o campo Unid. Medida (CFV_UNIDAD), clicar em Incluir ou Editar a informação previamente cadastrada, selecionar a Unidade de Medida desejada no campo UM ECF  (C1J_UMECF). Neste campo estão os registros provenientes da Tabela Auto-Contida CHJ, sendo que é esta informação que é levada na geração dos blocos da ECF. 

Registro X330 - Operações com o Exterior – Contratantes das Importações  

  • Tabelas - CFX (Oper.Exterior - Contratantes) / C08 (Países Bco Central/SISCOMEX)
  • Registro do Layout TOTVS - T098AA
  • Rotina - TAFA335 (Operacoes com o Exterior - Importações)

Registro X340 - Identificação da Participação no Exterior 

  • Tabelas - CFY (Participações no Exterior) / C08 (Países Bco Central/SISCOMEX)
  • Registro T099
  • Rotina - TAFA336 (Participações no Exterior)

Registro X350 - Participações no Exterior – Resultado do Período de Apuração  

  • Tabela - CFZ (Partic.Exterior - Res.Apuração)
  • Registro do Layout TOTVS - T099AA
  • Rotina - TAFA336 (Participações no Exterior)

Registro X351 - Demonstrativo de Resultados e de Imposto Pago no Exterior 

  • Tabela - CHL (Dem.Res. Imp Pagos Exterior)
  • Registro do Layout TOTVS - T099AB
  • Rotina - TAFA336 (Participações no Exterior)

Registro X352 - Demonstrativo de Resultados no Exterior Auferidos por Intermédio de Coligadas em Regime de Caixa  

  • Tabela - CHM (Dem.Res. Ext. Colig.Reg. Caixa)
  • Registro do Layout TOTVS - T099AC
  • Rotina - TAFA336 (Participações no Exterior)

Registro X353 - Demonstrativo de Consolidação  

  • Tabela - CHN (Demonstrativo de Consolidação)
  • Registro do Layout TOTVS - T099AD
  • Rotina - TAFA336 (Participações no Exterior)

Registro X354 - Demonstrativo de Prejuízos Acumulados  

  • Tabela - CHO (Dem. Prejuízos Acumulados)
  • Registro do Layout TOTVS - T099AE
  • Rotina - TAFA336 (Participações no Exterior)

Registro X355 - Demonstrativo de Rendas Ativas e Passivas  

  • Tabela - CHP (Dem. Rendas Ativas e Passivas)
  • Registro do Layout TOTVS - T099AF
  • Rotina - TAFA336 (Participações no Exterior)

Registro X356 - Demonstrativo de Estrutura Societária  

  • Tabela - CHQ (Demons. Estrututura Societária)
  • Registro do Layout TOTVS - T099AG
  • Rotina - TAFA336 (Participações no Exterior)

Registro X357 - Investidoras Diretas  

  • Tabela - V3M (Investidoras Diretas)
  • Registro do Layout TOTVS - T099AH
  • Rotina - TAFA336 (Participações no Exterior)

Registro X390 - Origem e Aplicação de Recursos – Imunes e Isentas  

  • Registro do Layout TOTVS - T096
  • Rotina - TAFA332 (Registros Genéricos - Bloco X)

Registro X400 - Comércio Eletrônico e Tecnologia da Informação – Informações das Vendas  

  • Registro do Layout TOTVS - T096
  • Rotina - TAFA332 (Registros Genéricos - Bloco X)

Registro X410 - Comércio Eletrônico – Informação de Homepage/Servidor 

  • Tabelas - C08 (Países Bco Central/SISCOMEX) / CG0 (Comércio Eletrônico)
  • Registro do Layout TOTVS - T100
  • Rotina - TAFA337 (Comercio Eletrônico)

Registro X420 - Royalties Recebidos ou Pagos a Beneficiários do Brasil e do Exterior 

  • Tabelas - CG2 (Royalties Rec/Pag Beneficiário) / C08 (Países Bco Central/SISCOMEX)
  • Registro do Layout TOTVS - T101
  • Rotina - TAFA338 (Royalties Recebidos ou Pagos a Beneficiários do Brasil e do Exterior)

Registro X430 - Rendimentos Relativos a Serviços, Juros e Dividendos Recebidos do Brasil e do Exterior 

  • Tabelas - C08 (Países Bco Central/SISCOMEX) / CG3 (Rend.Serv.Jrs.Divid.Recebidos)
  • Registro do Layout TOTVS - T102
  • Rotina - TAFA339 (Rendimentos Relativos a Servicos, Juros e Dividendos Recebidos do Brasil e do Exterior)

Registro X450 - Pagamentos/Remessas Relativos a Serviços, Juros e Dividendos Recebidos do Brasil e do Exterior 

  • Tabelas - C08 (Países Bco Central/SISCOMEX) / CG5 (Pagto/Rem.Serv.Jrs e Dividendo)
  • Registro do Layout TOTVS - T103
  • Rotina - TAFA340 (Pagamentos de Remessas Relativos a Servicos, Juros e Dividendos Recebidos do Brasil e do Exterior)

Registro X460 - Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Tecnológico  

  • Registro do Layout TOTVS - T096
  • Rotina - TAFA332 (Registros Genéricos - Bloco X)

Registro X470 - Capacitação de Informática e Inclusão Digital 

  • Registro do Layout TOTVS - T096
  • Rotina - TAFA332 (Registros Genéricos - Bloco X)

Registro X480 - Repes, Recap, Padis, PATVD, Reidi, Repenec, Reicomp, Retaero, Recine, Resíduos Sólidos, Recopa, Copa do Mundo, Retid, REPNBL-Redes, Reif e Olimpíadas

  • Registro do Layout TOTVS - T096
  • Rotina - TAFA332 (Registros Genéricos - Bloco X)

Registro X490 - Pólo Industrial de Manaus e Amazônia Ocidental 

  • Registro do Layout TOTVS - T096
  • Rotina - TAFA332 (Registros Genéricos - Bloco X)

Registro X500 - Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) 

  • Registro do Layout TOTVS - T096
  • Rotina - TAFA332 (Registros Genéricos - Bloco X)

Registro X510 - Áreas de Livre Comércio (ALC)

  • Registro do Layout TOTVS - T096
  • Rotina - TAFA332 (Registros Genéricos - Bloco X)

Registro X990 - Encerramento do Bloco X   


Bloco Y - Informações Gerais

Registro Y001 - Abertura do Bloco Y   

Registro Y520 - Pagamentos/Recebimentos do Exterior ou de Não Residentes  

  • Tabelas - CFQ (Pag/Rend. Rec. Ext./Não Resid.) / C08 (Países Bco Central/SISCOMEX) / CHK (Natureza da Operação ECF)
  • Registro do Layout TOTVS - T104
  • Rotina - TAFA329 (Pagamentos ou Rend. Recebidos Exterior/Não Residente)

Registro Y540 - Discriminação da Receita de Vendas dos Estabelecimentos por Atividade Econômica  

  • Tabelas - CGH (Receita de Vendas Estab. Ativi) / CZS (CNAE-Fisca)
  • Registro do Layout TOTVS - T105
  • Rotina - TAFA341 (Receita de Vendas dos Estab. por Atividade Economica)

Registro Y550 - Vendas a Comercial Exportadora com Fim Específico de Exportação  

  • Tabelas - CGI (Vendas Com. Exp. c/ Fim Espec.) / C0A (Nomenclatura Comum Mercosul) / CGI (Vendas Com. Exp. c/ Fim Espec.)
  • Registro do Layout TOTVS - T106
  • Rotina - TAFA342 (Vendas Com. Expe. c/ Fim Espec.)

Registro Y560 - Detalhamento das Exportações da Comercial Exportadora  

  • Tabelas - CGJ (Exportação Comer. Exportadora) / C0A (Nomenclatura Comum Mercosul) 
  • Registro do Layout TOTVS - T107
  • Rotina - TAFA343 (Detalhamento das Exportações da Comercial Exportadora)

Registro Y570 - Demonstrativo do Imposto de Renda e CSLL Retidos na Fonte  

  • Tabelas - CEX (Demonst. IR e CSLL Ret. Fonte) / CW9 (Codigos Retencao Rec. Federal)
  • Registro do Layout TOTVS - T108
  • Rotina - TAFA350 (Demonst. IR e CSLL Ret. Fonte)

Registro Y580 - Doações a Campanhas Eleitorais  

  • Tabela - CGK (Doações a Campanhas Eleitorais)
  • Registro do Layout TOTVS - T109
  • Rotina - TAFA344 (Doacoes a Campanhas Eleitorais)

Registro Y590 - Ativos no Exterior 

  • Tabelas - CW6 (Ativos no Exterior) / C08 (Países Bco Central/SISCOMEX) / CGL (Ativos no Exterior)
  • Registro do Layout TOTVS - T110
  • Rotina - TAFA345 (Ativos no Exterior)

Registro Y600 - Identificação de Sócios ou Titular 

  • Tabelas - CGM (Ident. de Sócios ou Titular) / C08 (Países Bco Central/SISCOMEX) / CGN (Qualificação)
  • Registro do Layout TOTVS - T111
  • Rotina - TAFA346 (Identificação de Sócios ou Titular)

Registro Y611 - Rendimentos de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular 

  • Tabelas - C08 (Países Bco Central/SISCOMEX) / CEM (Rend.Dirig.Cons.Socios-Titular) / CGN (Qualificação)
  • Registro do Layout TOTVS - T112
  • Rotina - TAFA349 (Rend.Dirig.Cons.Socios-Titular)

Registro Y612 - Rendimentos de Dirigentes e Conselheiros – Imunes ou Isentas  

  • Tabelas - CGO (Rend. Dirig./Cons. Imune/Isen.) / CGN (Qualificação)
  • Registro do Layout TOTVS - T113
  • Rotina - TAFA351 (Cadastro de Rendimentos de Dirigentes e Conselheiros - Imunes ou Isentas)

Registro Y620 - Participações Avaliadas Pelo Método de Equivalência Patrimonial 

  • Tabelas - CGP (Particip. Perm. Colig./Contr.) / C08 (Países Bco Central/SISCOMEX)
  • Registro do Layout TOTVS - T114
  • Rotina - TAFA352 (Cadastro de Participação Permanente em Coligadas ou Controladas)

Registro Y630 - Fundos/Clubes de Investimento  

  • Tabela - CGQ (Fundos/Clubes de Investimento)
  • Registro do Layout TOTVS - T115
  • Rotina - TAFA353 (Cadastro de Fundos/Clubes de Investimento)

Registro Y640 - Participações em Consórcios de Empresas  

  • Tabela - CGR (Partic. Consórcios de Empresas)
  • Registro do Layout TOTVS - T116
  • Rotina - TAFA354 (Cadastro de Participações em Consórcios de Empresas)

Registro Y650 - Participantes do Consórcio  

  • Tabela - CGS (Participantes do Consórcio)
  • Registro do Layout TOTVS - T116AA
  • Rotina - TAFA354 (Cadastro de Participações em Consórcios de Empresas)

Registro Y660 - Dados de Sucessoras 

  • Tabela - CGT (Dados de Sucessoras)
  • Registro do Layout TOTVS - T117
  • Rotina - TAFA355 (Cadastro de Dados de Sucessoras)

Registro Y665 - Demonstrativo das Diferenças na Adoção Inicial 

  • Tabelas - C1O (Plano de Contas Contábeis) /C1P (Centro de Custo) / CHF (Demons. Difer.  Adoção Inicial)
  • Registro do Layout TOTVS - T126
  • Rotina - TAFA373 (Demonstrativo das Diferenças na Adoção Inicial)

Registro Y671 - Outras Informações (Lucro Real) 

  • Tabela - CGU (Outras Inf. (Lucro Pres/Arbit))
  • Registro do Layout TOTVS - T118
  • Rotina - TAFA356 (Cadastro de Outras Informações)

Registro Y672 - Outras Informações (Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado) 

  • Tabela - CGV (Outras Inf.Lucro Pres./Arbitr.)
  • Registro do Layout TOTVS - T119
  • Rotina - TAFA357 (Outras Informações (Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado))

Registro Y680 - Mês das Informações de Optantes pelo Refis (Lucros Real, Presumido e Arbitrado) 

  • Tabela - CGW (Mes Inf.Opt.refis Lucro R/P/A )
  • Registro do Layout TOTVS - T120
  • Rotina - TAFA358 (Cadastro do Mês das Informações de Optantes pelo Refis Lucro R/P/A)

Registro Y681 - Informações de Optantes pelo Refis (Lucros Real, Presumido e Arbitrado) 

  • Tabelas - CH6 (Códigos de Lançamento ECF) / CGX (Info.opt. refis Lucro R/P/A)
  • Registro do Layout TOTVS - T120AA
  • Rotina - TAFA358 (Cadastro do Mês das Informações de Optantes pelo Refis Lucro R/P/A)

Registro Y682 - Informações de Optantes pelo Refis – Imunes ou Isentas  

  • Tabela - CGY (Inf.Op.refis Luc. Imune/Isenta)
  • Registro do Layout TOTVS - T121
  • Rotina - TAFA359 (Cadastro de Informações de Optantes pelo Refis - Imunes ou Isentas)

Registro Y690 - Informações de Optantes pelo PAES

  • Tabela - CGZ (Informações Optantes pelo PAES)
  • Registro do Layout TOTVS -  T122
  • Rotina - TAFA360 (Cadastro de Informações Optantes pelo PAES)

Registro Y800 - Outras Informações  

  • Tabela - CH9 (Outras Informações)
  • Registro do Layout TOTVS - T123
  • Rotina - TAFA367 (Outras Informações)

Registro Y990 - Encerramento do Bloco Y   


Bloco 9 - Encerramento do Arquivo Digital

Registro 9001 - Abertura do Bloco 9  

Registro 9100 - Avisos da Escrituração  

Registro 9900 - Registros do Arquivo  

Registro 9990 - Encerramento do Bloco 9  

Registro 9999 - Encerramento do Arquivo Digital