Recursos - MATA610
Visão Geral do Programa
Recursos são os itens que consomem capital, como número de funcionários, matéria-prima, quantidade de equipamentos, consumo de energia, de água, tempo, etc.
Na medição da produtividade fica difícil envolver todos os recursos simultaneamente. Melhor é medir cada um isoladamente. A produtividade da mão de obra, por exemplo, é a relação entre a quantidade produzida por um grupo de pessoas e o somatório das horas trabalhadas por essas pessoas.
A unidade que expressa a produtividade da mão de obra é quantidade por homem-hora (unidades/hh), significando uma medida da capacidade de trabalho dos funcionários.
Se uma empresa fabrica 800 peças utilizando dez pessoas durante oito horas de trabalho, a produtividade da mão de obra será de dez peças por homem-hora, correspondente a 800/(10x8). Isso equivale a dizer que um homem, trabalhando uma hora, fabrica dez peças.
Resumindo, recurso é qualquer elemento físico (homens, máquinas, centro de custos, etc.) que é responsável pelo exercício das operações de transformação do produto. Nesta opção também é definido o calendário para sua disponibilidade de utilização.
Recurso Secundário ou Alternativo
Nesta rotina pode-se ainda incluir um recurso secundário/alternativo para o recurso cadastrado. Um recurso secundário/alternativo pode ser utilizado na falta do recurso principal (normalmente utilizado para o trabalho).
Recursos secundários/alternativos podem ainda ser cadastrados diretamente na rotina Operações, onde sua eficiência em relação ao recurso principal pode ser informada.
Exemplo:
O recurso mão de obra montagem foi cadastrado como recurso de montagem e ao mesmo tempo como recurso alternativo para embalagem, pois o profissional de montagem (montador) foi treinado para embalar o produto caso o recurso mão de obra "embalagem" não esteja disponível.
Contudo, o montador não tem a mesma destreza para embalar o produto que o profissional de embalagem, assim, seu aproveitamento é de 80% em relação ao trabalho do recurso principal.
Isto significa que se o recurso secundário/alternativo for utilizado para embalar os produtos, o tempo de execução da tarefa será maior do que se o recurso principal for utilizado. O sistema utiliza estes dados, por exemplo, para o cálculo do processamento da Carga Máquina.
Recursos
Objetivo da tela: | Definir os recursos, e ainda, incluir ecurso secundário/alternativo para o recurso cadastrado. |
Ação: | Descrição: |
Incluir | Permite incluir recursos.
|
Importante:
A integração do módulo SIGAPCP (Planejamento e Controle de Produção) e o SIGADPR (Desenvolvedor de Produtos) ocorre com a habilitação do parâmetro MV_INTDPR=1, quando realizada uma operação de inclusão, alteração ou exclusão no SIGAPCP, as operações são replicadas no módulo SIGADPR.
Integração com Chão de Fábrica
Com a integração, os dados de recursos (PCP) serão replicados para o cadastro de máquinas do SFC. Nesse cadastro, o campo Centro de Trabalho deve ser obrigatório.
Ao incluir ou alterar um recurso, são validados todos os recursos alternativos/secundários, verificando se eles pertencem ao mesmo CT do recurso que está sendo alterado. Caso algum não pertença, é apresentada mensagem de alerta e permite prosseguir.
Procedimentos
Operações com Integração com Chão de Fábrica:
1. Em Manutenção de Recursos, serão exibidos todos os recursos existentes.
2. Quando SIGASFC estiver ativo, os Recursos Alternativos/Secundários informados deverão pertencer ao mesmo Centro de Trabalho do Recurso.
Tabelas utilizadas
- CYB - Máquina
- SH1 - Recursos
- SH2 - Recursos Alternativos
Conteúdos Relacionados: