Conceito
A Nota de Crédito tem a finalidade de documentar a devolução de materiais, ajustes por diferença de preços, descontos, entre outros. Pode ser vinculada a uma saída original ou não; entretanto, sugerimos que o vínculo seja feito, para poder ter um controle mais exato da variação de custos dos produtos envolvidos.
Importante: As Notas de Crédito são complementares às notas fiscais emitidas. Mesmo não tendo amarração nenhuma com a Nota Fiscal original, ela deve existir. |
Compensação de Nota de Crédito ao Consumidor
Esta funcionalidade permite realizar a baixa parcial da NCC, baixa total e geração de troco da diferença entre o valor compensado e o da venda.
Para isto crie o parâmetro MV_LJCPNCC, que passa a definir os procedimentos do sistema com relação à compensação da NCC.
As quatro possibilidades de configuração do parâmetro na compensação parcial de uma NCC estão relacionadas abaixo:
1. Gravação de nova NCC - 1
Quando uma NCC é utilizada parcialmente na compensação da venda, o sistema efetua a baixa total da nota de crédito, gera uma nova NCC com o saldo restante e realiza a movimentação bancária no valor da NCC.
2. Baixa parcial da NCC - 2
Considerando o mesmo caso de utilização parcial de crédito, a nota de crédito é baixada parcialmente e o movimento bancário é gravado com o valor real da compensação.
3. Baixa total da NCC - 3
Considerando o mesmo caso de utilização parcial de crédito, a nota de crédito é baixada totalmente e o movimento bancário é gravado com o valor real da compensação. O cliente não poderá utilizar esse saldo futuramente, pois perde a diferença entre o valor da NCC e da venda.
4. Saldo da NCC como troco - 4
Considerando o mesmo caso de utilização parcial de crédito, a nota de crédito é baixada totalmente e o saldo será dado como troco ao cliente. O movimento bancário é gravado com o valor real da compensação.
Importante:
|