Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Evento

DataDescriçãoAnexo

 

Apresentação Apuração de ResultadosAnexo

Conceito

A cada exercício social ou período contábil a empresa apurará o resultado de suas operações. Todavia, é recomendável que a empresa apure o sucesso (lucro) ou insucesso (prejuízo) em períodos mais curtos: mensais, trimestrais, quadrimestrais, etc.

O resultado pode ser:

  • Positivo - Lucro ou Superávit
  • Negativo - Prejuízo ou Déficit

O Resultado do Exercício é a diferença entre as Receitas e as Despesas.

Receitas - Despesas = Resultado


Se:

  • Receitas > Despesas  então Lucro
  • Despesas > Receitas então Prejuízo


A receita corresponde, em geral, a vendas de mercadorias ou prestações de serviços. Ela aparece (é refletida) no balanço através de entrada de dinheiro no Caixa (Receita a Vista) ou entrada em forma de Direitos a Receber (Receita a Prazo) - Duplicatas a Receber.

A receita sempre aumenta o Ativo, embora nem todo aumento de Ativo signifique Receita (Empréstimos Bancários, Financiamentos, etc aumentam Caixa-Ativo da empresa e não são Receitas).

A despesa é todo o consumo de bens ou serviços para obtenção de receita. Ela é refletida, no Balanço, através de uma redução do Caixa (quando é pago no ato - à vista) ou através de um aumento de uma dívida - Passivo (quando a Despesa é contraída no presente para ser paga no futuro - à prazo). A Despesa pode, ainda, originar-se de outras reduções de Ativo (além do Caixa), como é o caso de desgastes de máquinas e outros.

No final do Exercício Social a Contabilidade confronta Receita x Despesa para Apurar o Resultado do período (lucro ou prejuízo). O Resultado acresce (no caso de lucro) ou reduz (no caso de prejuízo) o Patrimônio Líquido.

Utilização dentro do ERP
 Conceito

A rotina de apuração de resultados efetua o levantamento e cruzamento dos valores de receitas e despesas em um determinado período (exercício, mês, ano) obtendo destes lançamentos contábeis o resultado que pode ser de lucro ou prejuízo.

O programa permite a apuração a qualquer tempo, sendo o mais comum no período mensal ou anual.

A apuração de resultados utiliza o conceito Movimento que opera com períodos pendentes de encerramento sem causar impacto entre as apurações.

 Parâmetros
ParâmetroDescriçãoValor Padrão
MV_CTBLPVDefine a versão da rotina apuração de resultados211
MV_CTAPMVZDefine a versão da rotina de Apuração de Resultado considera as contas cujos saldos de debito e credito no período de apuração estejam zerados.T.
 Práticas Recomendadas

Os passos abaixo compõem um procedimento de verificação altamente recomendável para garantir que a rotina de Apuração de Resultados seja executada corretamente.

1º Passo - Verificação de apurações anteriores incorretas

Caso a rotina de Apuração tenha sido executada anteriormente na data que será apurada e nestas execuções anteriores o resultado obtido foi incorreto, devem ser verificados os seguintes pontos:

  • Caso após a apuração de resultados for identificada alguma diferença nos totais de saldos, não se deve utilizar a rotina Lançamentos Contábil Automático. Para isto, deve-se estornar a apuração em Estorno Apuração de Resultados e, em seguida, acessar Refaz Saldos/Reprocessamentos e, efetuar novamente a Apuração de Resultados.
  • A rotina de apuração de resultados pode ser executada em outra empresa / filial, porém é necessário obter o controle sobre a execução em modo multifilial para que não seja possível realizar a apuração de resultados na mesma filial por usuários diferentes, é exibida a mensagem: Não foi possível excluir o arquivo: "+ "_LP" + EMPRESA + FILIAL + “AA” (ano com 2 dígitos) Erro - Arquivo em uso ou travado. Enquanto a rotina de apuração de resultados esteja sendo processada, não será possível digitar movimentos contábeis, pois é necessário obter os saldos estáticos no momento da apuração.
  • Não podem haver registros na TABELA SX5 – LP com a mesma data que será apurada.
  • Não podem haver registros nas tabelas de saldos com os campos CQx_LP preenchido com “S” e com “Z”, sendo que os registros com “S” seriam os do exercício que estará sendo apurado e os registros com “Z” os saldos apurados na data desejada.
  • Não podem haver lançamentos de apuração no CT2 com a data que será apurada.
  • A apuração incorreta anteriormente efetuada deve ter sido estornada pela rotina Estorno da Apuração de Lucros e Perdas (CTBA215)

2º Passo - Reprocessamento e conferência de saldos

É recomendável que antes da execução da Apuração de Lucros e Perdas seja executado um reprocessamento do mês que será apurado, para conferência dos saldos anteriores e finais deste mês.


3º Passo - Parâmetros da Rotina de Apuração

Para cada entidade contábil utilizada, deve haver uma entidade de apuração cadastrada, ou seja:

Se utilizar: Conta Contábil, Centro de Custo, Item Contábil e Classe de Valor, deverá haver uma Conta de Apuração, Centro de Custo de Apuração, Item Contábil de Apuração e Classe Valor de Apuração.

Estas entidades de apuração devem ser válidas, ou seja, devem existir em seus respectivos cadastros, e não podem ter sido utilizadas em outras movimentações / lançamentos.


4º Passo  - Encerramento do exercício

Após a apuração de resultados é altamente desejável o bloqueio do calendário a fim de não permitir digitação de lançamentos contábeis retroativos nas contas de resultado e da conta de apuração, uma vez, que as contas de resultados já foram zeradas.

 Perguntas Frequentes

1) Como saber se estou usando a rotina correta para realizar a apuração de resultados?

Acesse a rotina pressione SHIFT+F6, clique em Avançar e verifique se a rotina em uso é a CTBA211, caso não seja, será necessário alterar o parâmetro MV_CTBLPV de 210, para 211.

2) Como criar um histórico padrão para ser utilizado na rotina de apuração de resultados?

É necessário utilizar a rotina Cadastro de histórico inteligente (CTBA070), disponível no menu de cadastro do modulo Contabilidade Gerencial.

3)  Durante a apuração é exibida a mensagem: "Não foi possível excluir o arquivo: "+ "_LP" + EMPRESA + FILIAL + “AA” (ano com 2 dígitos) "Erro - Arquivo em uso ou travado."

Essa mensagem e um controle do semáforo para não permitir apuração de resultados por 2 instâncias na mesma empresa / filial.

A rotina de apuração de resultados pode ser executada em outra empresa / filial, mas o usuário deverá ter controle sobre a execução em modo multifilial para não solicitar na parametrização filial de / até a mesma faixa de filiais já em execução em outra instância, uma vez que não existe um controle automático sobre a filial que está sendo processada.

Enquanto a rotina de apuração de resultados esteja sendo processada, não será possível digitar movimentos contábeis, pois é necessário obter os saldos estáticos no momento da apuração.

4) Como parametrizar a rotina para zerar as contas de Receita e Despesa na contabilidade

Importante: Antes de executar a rotina de apuração de resultados, execute o reprocessamento de saldos(CTBA190) e então acesse a rotina APURAÇÃO DE RESULTADOS(CTBA211) e siga o CheckList abaixo:


 CheckList

1) Verificar se a rotina utilizada é a CTBA211, pois a CTBA210 foi descontinuada. É possível verificar qual está em utilização por meio do parâmetro MV_CTBLPV

2) Verifique se a rotina CTBA211 está atualizada de acordo com o portal do cliente;

3) Parametrização para as entidades contábeis (conta contábil / c.custo / item contábil / classe de valor) no pergunte da rotina.

3.1 = Não utilize de Branco a zzz na parametrização.

3.2 = Insira sempre o intervalo a ser apurado, por exemplo: Conta 3 até 49999.

3.3 = Verifique se a conta de apuração está sempre fora desse intervalo de apuração.

Exemplo: conta 5

3.4 = Isto serve para as entidades c.custo / item / classe de valor, a entidade de apuração não pode estar no intervalo a ser apurado.

3.5 = Caso não utilize esses entidades em sua apuração, mantenha a pergunta em branco

3.6 = Caso a apuração for anual não deve ser utilizado o conceito de conta ponte.

Na apuração de LUCROS E PERDAS considere o seguinte:

 Exemplo - Apuração para controle gerencial (Conta Ponte) e Encerramento

Exemplo 01:  Apuração com Contas Transitórias (Clique Aqui)

1) APURAÇÃO MENSAL , BIMESTRAL , TRIMESTRAL até mês 11 ( Sem encerrar, ou seja sem zerar os saldos das contas de despesas e receitas ),utilizando na apuração contas transitórias.

  • Data : Posicione-se no último dia do mês, bimestre ou trimestre para rodar esta rotina.
  • Conta De: 3 Até : 49999
  • Considera entidade ponte = Sim.
  • Considera Entidades: Rotina de Apuração
  • Conta Ponte : 5.01
  • Conta Apuração de Resultado : 5.02

Observação: O sistema considera no saldo conta a conta de Despesas e Receitas, e realiza um lançamento deste saldo na Conta Ponte 5.01 contra a conta de Apuração de Resultado 5.02

Execute este processo até o mês de Novembro.

Ao trabalhar com apuração Mensal, Bimestral ou Trimestral deve-se trabalhar com Conta Ponte.

Em Dezembro executar o Item II.




2) APURAÇÃO ANUAL - Zerando as contas de DESPESAS , RECEITAS e Ponte (5.01). No mês de Dezembro realize o procedimento:

  • Data : Posicione-se no último dia do mês para rodar esta rotina.
  • Conta De: 3 Até : 5.02  Se fez apuração (Mensal, Bimestral ou Trimestral)
  • Considera entidade ponte = Não
  • Considera Entidades: Rotina de Apuração
  • Conta Ponte: Não informar nada
  • Conta Apuração de Resultado : 2.02.02.01 (conta de patrimônio)

Observação: Nesta etapa de apuração anual o valor do resultado estará contido na conta de Apuração de Resultado 2.02.02.01. Desta forma são gerados lançamentos na conta do Patrimônio Líquido, por exemplo: Grupo 2.




Exemplo 02: Apuração com Contas de Resultados (Clique Aqui)

1) APURAÇÃO MENSAL , BIMESTRAL , TRIMESTRAL até mês 12 ( Sem encerrar, ou seja sem zerar os saldos das contas de despesas e receitas ),utilizando na apuração contas de resultados.

  • Data : Posicione-se no último dia do mês, bimestre ou trimestre para rodar esta rotina.
  • Conta De: 3 Até : 49999
  • Considera entidade ponte = Sim.
  • Considera Entidades: Rotina de Apuração
  • Conta Ponte : 5.01
  • Conta Apuração de Resultado : 2.02.02.01 (conta de patrimônio)

Observação: O sistema considera no saldo conta a conta de Despesas e Receitas, e realiza um lançamento deste saldo na Conta Ponte 5.01 contra a conta de Apuração de Resultado 2.02.02.01

Execute este processo até o mês de Dezembro.

Ao trabalhar com apuração Mensal, Bimestral ou Trimestral deve-se trabalhar com Conta Ponte.

Ainda em Dezembro executar o Item II.



2) APURAÇÃO ANUAL - Zerando as contas de DESPESAS , RECEITAS e Ponte (5.01). No mês de Dezembro realize o procedimento:

  • Data : Posicione-se no último dia do mês para rodar esta rotina.
  • Conta De: 3 Até : 5.01 Se fez apuração (Mensal, Bimestral ou Trimestral)
  • Considera entidade ponte = Não
  • Considera Entidades: Rotina de Apuração
  • Conta Ponte: Não informar nada
  • Conta Apuração de Resultado : 5.02

Observação: Nesta etapa de apuração anual o valor do resultado estará contido na conta de Apuração de Resultado 5.02. 



Nos exemplos acima são zerados os saldos das contas transitórias de Apuração de Resultado (5.02) 


Observação: Na APURAÇÃO MENSAL , BIMESTRAL ou TRIMESTRAL Somente é permitido dentro do próprio mês uma apuração de conta ponte(20191231P) e outra de apuração de zeramento(20191231Z) gerando os registros na Tabela CW0.

 Não é possível efetuar mais de uma apuração de zeramento no mesmo período selecionado.





Encerramento na Contabilidade Gerencial:

Regra para executar o procedimento: Caso seja utilizada a conta Ponte: Execute os Itens 1 e 2.

Ou

Caso não seja utilizada Conta Ponte: No exemplo - Apuração Anual: Apuração Sem conta Ponte (Informe nos parâmetros Conta De / Até as contas de Despesas até a última conta de Receitas) Neste Caso: Conta De : 3 Até : 49999.

Observação: O Encerramento do exercício(CTBA400), fecha somente o calendário contábil, impedindo após o encerramento novos lançamentos contábeis neste período encerrado , porém os relatórios são emitidos normalmente.


 Exemplo - Apuração Trimestral : Apuração Sem conta PONTE


Neste cenário as contas são zeradas, ou seja  zerar os saldos das contas de despesas e receitas ) Exemplo (Clique Aqui)

1º trimestre

Período 01/01 a 31/03

Da conta: Receita

Até: ultima Despesa

Conta apuração; Conta do patrimônio


2º trimestre

Período 01/04 a 30/06

Da conta: Receita

Até: ultima Despesa

Conta apuração; Conta do patrimônio


3º trimestre

Período 01/07 a 30/09

Da conta: Receita

Até: ultima Despesa

Conta apuração ; Conta do patrimônio


4º trimestre

Período 01/10 a 31/12

Da conta: Receita

Até: ultima Despesa

Conta apuração; Conta do patrimônio


- Verifique que a rotina CTBA007 ou na tabela CW0, o sistema gera quatro registros

- 20140331Z

- 20140630Z

- 20140930Z

- 20141231Z

Obs. : Para apuração trimestral não deve utilizar conta ponte não são gerados registro com a letra Z

 Exemplo - Apuração Anual : Apuração Sem conta PONTE


Neste cenário
as contas são zeradas, ou seja  zerar os saldos das contas de despesas e receitas ) Exemplo (Clique Aqui)

Período 01/01 a 31/12

Da conta: Receita

Até: ultima Despesa

Conta apuração ; Conta do patrimônio


- Verifique que a rotina CTBA007 ou na tabela CW0, o sistema gera um registro - 20191231Z

 Exemplo - Apuração Anual : Apuração Sem conta PONTE e utilizando outras entidades

Para realizar a apuração com centro de custo, item e classe de valor informe :

  • DE :Branco
  • Até: o Penúltimo código
  • O último código será o de apuração
  • Exemplo Cadastro do Centro de custo :

001 – centro de custo recebeu lançamento contábil durante todo período
002 – centro de custo recebeu lançamento contábil durante todo período
003 – centro de custo  criado para executar a apuração


Exemplo de plano de contas utilizado na apuração de resultados (exemplos citados acima)

1 ATIVO

1.1 CIRCULANTE

1.1.1 BANCOS CONTAS MOVIMENTO

1.1.1.01 BANCO DO BRASIL

1.1.1.02 BANCO ITAU

2 PASSIVO

2.1 CIRCULANTE

2.1.1 FORNECEDORES

2.2 CAPITAL SOCIAL

2.2.1 CAPITAL SOCIAL

2.2.2 LUCRO / PREJUIZO NO EXERCICIO

2.2.2.01 LUCRO / PREJUIZO NO PERIODO

3 DESPESAS

3.1 DESPESAS ADMINISTRATIVAS

3.1.1 DESPESAS COM SETOR ADM

3.1.1.01 DESPESAS COM MATERIAL ESCRITORIO

3.1.1.02 DESPESAS COM MATERIAL LIMPEZA

4. RECEITAS

4.1 RECEITAS OPERACIONAIS

4.1.1 RECEITAS XXXX

4.1.1.01 RECEITAS COM JUROS OBTIDOS

4.1.1.02 RECEITAS COM VENDAS DE MERCADORIAS

4.1.1.03 RECEITA DE APLICAÇÃO FINANCEIRA

5. APURACAO RESULTADO

5.1 APURACAO

5.1.1 APURACAO RESULTADO DO EXERCICIO

5.1.1.01 CONTA PONTE

5.1.1.02 CONTA APURACAO DO RESULTADO

 Exemplo - Apuração com todas as moedas

Na Apuração de Resultados existe a possibilidade  de  realizar a  apuração  com todas as moedas, como um facilitador em uma única apuração.


Para fazer a apuração com a mais de uma moeda ao mesmo tempo, é necessário que o pergunta Moedas esteja como Todas.



Abaixo imagem dos movimentos contábeis antes da apuração (Moeda 01 e Moeda 02) 



Após a Apuração de Resultados serão apresentados os seguintes Lançamentos Contábeis (CT2) para cada moeda.  (Em cada linha o valor só estará no campo da moeda corrente do lançamento, nas outras moedas o valor estará como 0).  

Para cada lançamento na moeda 2 será gerado, dentro da mesma linha, um lançamento contábil com valor 0 na moeda 1.


Importante  ressaltar que a opção de apurar todas as moedas é um facilitador.  Caso o  usuário  deseje  fazer apuração com todas as moedas em uma mesma data não tenha necessidade de  executar a rotina repetidas vezes.