Índice:


      

Objetivo:


     Este documento tem por objetivo especificar o bloco Saúde da Aplicação do Cockpit.

1 - Especificação:



1.1 - Bloco Saúde da Aplicação e Verificação de Serviços:



Para acessar a tela do Cockpit acesse, em qualquer módulo, o Menu Ambiente >> Cockpit, 


Na tela do Cockpit, observe que para cada servidor conhecido, um bloco de informações é apresentado. Esse bloco de informações possui grupos distintos, que são: 

  • Processos
  • Servidores de Aplicação
  • Saúde da Aplicação

Nesse documento iremos explicar apenas o bloco "Saúde da Aplicação".


Vamos descrever os componentes desse grupo.


Componente

Descrição do Componente

1Ícone de StatusSituação da Saúde do Servidor Conhecido/ Situação do Processo Executado (Visual)
2Situação da Aplicação / Situação do Processo ExecutadoAqui é apresentado de forma textual a situação da saúde do servidor conhecido/ situação do processo executado dentro do grupo "Saúde da Aplicação". Refere-se aos processos executados pelos botões (4, 5 e 6).
3Descrição dos Serviços Indisponíveis.Aqui é apresentado de forma textual os serviços indisponíveis que poderão ser recuperados através do Processo de Recuperar Serviços (Botão 6).
4Verificação RápidaRealiza uma verificação superficial dos serviços do Host do RM para um determinado servidor conhecido.
5Verificação CompletaRealiza uma verificação de todos os serviços do Host do RM para um determinado servidor conhecido.
6Recuperar ServiçosO processo de Recuperar Serviços tentará recuperar todos os serviços que por algum motivo se tornaram indisponíveis.


Vamos Iniciar a Verificação Rápida para tentar descobrir se algum serviço está indisponível e se poderá impactar na Saúde do Servidor Conhecido.

- Clique no botão Verificação Rápida (4):

Você poderá obter dois resultados:

  • Sucesso
    Se a Verificação Rápida for executada com sucesso, quer dizer que não foi identificado serviço indisponível (lembrando que uma busca superficial é feita nesse caso), o que é um ótimo indicativo. Caso deseje, poderá executar a Verificação Completa para ter certeza que realmente não há nenhum serviço indisponível que poderá impactar na Saúde do Servidor.


  • Falha
    Se o Ícone (1) for vermelho (critico) e o Texto (2) for "Indisponivel", algum problema ocorreu no processo de Verificação, então execute novamente o processo de Verificação Rápida.

    Observação

    Caso essa mensagem persista, verifique se o servidor está offline.


Agora iremos realizar a Verificação Completa para confirmar  se algum serviço está indisponível.

2 - Clique no botão Verificação Completa (5):

Você poderá obter 2 resultados: 

  • Sucesso
    Caso a Verificação Completa termine em sucesso, quer dizer que todos os serviços do host do RM estão ativos e disponíveis para uso, ou seja, tanto a aplicação quanto o servidor estarão em sua atividade plena.


  • Falha (Atenção)
    Caso a Verificação Completa termine em falha, verifique:
      • O Status da Aplicação:
        • se o Ícone (1) for amarelo (atenção) e o Texto (2) for "Indisponível", confira em seguida o campo Serviços Indisponíveis (3) e verifique se algum serviço foi apresentado. Caso algum serviço tenha sido apresentado selecione-o, e clique no botão Recuperar Serviços (6).


      • se o Ícone (1) for vermelho (critico) e o Texto (2) for "Indisponivel", algum problema ocorreu no processo de Verificação, então execute novamente o processo de Verificação Completa.

        Observação

        Caso essa mensagem persista, verifique se o servidor está offline.



Se a Verificação Completa apontar algum serviço indisponível, devemos recuperar esses serviços, para que a saúde do servidor conhecido seja recuperada.

3 - Para isso selecione o(s) serviço(s) indisponível(is) e clique no botão Recuperar Serviços (6):

Observação

Os serviços selecionados serão recuperados e uma nova Verificação Completa é realizada, podendo gerar os dois resultados vistos acima, no segundo apêndice.

Atenção

Se a situação (Status) da Saúde da Aplicação estiver como Indisponível juntamente com o Ícone Amarelo, clique no botão Recuperar Serviços (6) até que a Situação (Status) mude para "Verificação Completa Finalizada".


1.2 - Verificação Total:


Iremos abordar agora sobre a Verificação Total.


A Verificação Total tem o objetivo de verificar/analisar a saúde de todos os servidores conhecidos.

A Verificação Total pode ser feita de dois modos:

  • Verificação Rápida
  • Verificação Completa



Tudo o que foi dito na seção 1.1 - Bloco Saúde da Aplicação e Verificação de Serviços serve para a Verificação Total. A diferença é que as verificações são realizadas em todos os servidores conhecidos.

No exemplo abaixo, perceba que a Verificação Completa realizada no servidor BHN0501030950:8050, não culminou em sucesso, um serviço (GatewayService) não estava disponível no momento, porém a Verificação Completa no servidor BHN0509503010:8050 terminou com sucesso, indicando perfeita saúde nesse servidor.


Produto: Framework

Versão: 12.1.17 ou Superior

Processo: Saúde da Aplicação - Cockpit

  • Sem rótulos