Sempre que você realiza uma associação de ramal x regra, o Tarifador estará monitorando as ligações feitas pelo ramal e verificando a cada final de chamada, se o saldo chegou ao fim. Em caso positivo, será simulada uma operação de Check-out no Front, ou seja, será criado um registro de Check-out na tabela INTERFPMS e um bilhete será enviado para o PABX pelo Transtelwin. Esse saldo não é uma informação adicional no Banco de Dados, e sim um valor calculado na tabela TELSTF, tendo como data inicial, a data da associação.
A operação de desbloqueio é realizada de forma semelhante à operação de bloqueio, no entanto, neste caso, o Tarifador sempre verificará se existe algum ramal pendente de desbloqueio, ou seja, que possua o dia corrente igual ao dia cadastrado na regra. Caso o Tarifador encontre ramais pendentes de desbloqueio, o mesmo irá gerar um registro de Check-in na tabela INTERFPMS, o que também ocorrerá, caso você clique no botão correspondente do subitem Cadastros - Ramal - Situação de Bloqueio .
Em todos os casos de desbloqueio, o saldo do ramal será gerado, fazendo com que a data da associação simplesmente seja atualizada para a data corrente, o que afetará o saldo, zerando-o.