O sistema Contabilidade da CMNet Soluções permite que várias empresas (detentoras dos direitos de uso) utilizem um mesmo plano de contas, facilitando assim sua manutenção, visto que qualquer alteração feita no plano de contas é, automaticamente, refletida para todas as empresas que o utilizem.
Isto é possível graças à estrutura criada de plano de contas, onde você qualifica os diversos planos (com as respectivas máscaras) e identifica nos parâmetros do sistema, qual plano de contas cada empresa utilizará. Isso permite que várias empresas usem o mesmo plano de contas ou que cada uma tenha um plano de contas distinto.
Para cadastrar as estruturas dos planos de contas, clique no botão Inserir e preencha os seguintes campos:
- Máscara
Utilize o algarismo 9 (nove) para definir o número de dígitos de cada nível, e o caractere . (ponto) para separar os níveis.
Ex.: 9.9.9.99.999
- Descrição
Digite a descrição da qualificação, ou seja, o nome do plano de contas que está sendo cadastrado.
- Faixa de Códigos Reduzidos
Indique a faixa que o sistema utilizará para criar o código reduzido de uma conta contábil. Cada grupo possui uma faixa própria, não sendo possível intercalar a faixa de um grupo com outra.
As faixas disponíveis são: ativo, passivo, despesa, receita, custo, outros e estatísticas.
O código reduzido é criado pelo sistema, no momento do cadastro da conta contábil, seguindo ordenação numérica, de acordo com a faixa de códigos reduzidos indicada, para o grupo ao qual a conta contábil estiver associada.
Obs.: O sistema bloqueia alterações na máscara, após ser cadastrada a primeira conta, no item Plano de Contas do menu Cadastros. Neste caso, para alterar a máscara já definida, será necessário excluir todas as contas contábeis associadas ao plano, antes de fazer as alterações.