Child pages
  • RMCTB00004_Apuração Virtual
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Assunto

Produto:

TOTVS - Gestão Contábil

Versões:

12.1.18

Ocorrência:

Apuração Virtual

Ambiente:

Novo Modelo BackOffice

Passo a passo:

Definição do processo:

O presente processo atende às exigências da Escrituração Contábil Fiscal para empresas tributadas pelo Lucro Real ou Presumido com levantamento de balanço anual a fim de que o validador consiga identificar os encerramentos trimestrais e não gere erros na validação do bloco K. Podemos utilizá-lo também para avaliações gerenciais, quando o período de encerramento realizado no TOTVS Gestão Contábil não coincide com o encerramento previsto na legislação.


Regras Gerais:

A parametrização básica do processo está vinculada ao cadastro das contas de prejuízo e lucro do período, bem como dos grupos de despesa e receita, conforme cadastrado no plano de contas contábeis.


Parametrização Necessária:

1 - Acesse o caminho Escrituração Contábil/Apuração Virtual e informe os dados necessários para que o sistema execute o processo, principalmente as contas de lucro/prejuízo, bem como os grupos de contas que serão apurados. Confira nas figuras abaixo:




Em destaque os principais dados a serem informados:



2 - Cadastrados os dados acima, o processo já pode ser executado, sendo que deve ser informado o período que será apurado, podendo ser executado o processo apenas quando este não for utilizado na ECF, sendo que neste caso, somente é possível executar a simulação do processo.



3 - Após a execução do processo o sistema mostra o resultado apurado por período, conforme cadastrado na tela anterior.


Validação:

Caso exista algum lançamento manual realizado para conta de lucro ou prejuízo , ou seja, lançamento que o próprio usuário criou para a conta em função de alguma apuração manual ou ajuste, o mesmo será somado ao valor processado pela apuração virtual e será apresentada a mensagem abaixo no LOG

Registro K155 |Apuração Virtual |Identificamos que existe movimentação que não é de encerramento para a conta “{0}” no período de {1} á {2}, e a ECF Contábil esta parametrizada para executar a apuração virtual, esta situação poderá resulta em advertências no PVA.


Normalmente esta situação ocorre quando o usuário executa a apuração do lucro/prejuízo manualmente e realiza o lançamento, sugerimos que este processo seja realizado automaticamente pelo processo de Transferência de Grupos Contábeis ou que o lançamento realizado manualmente seja identificado por um histórico de fechamento

Observações:

Este processo só deve ser utilizado quando o período da Apuração de Resultado informado no processo de Transferência de Grupos Contábeis não for o período a ser levado para a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), caso seja, não será preciso executar a Apuração Virtual.