Regra Principal: Considera como referência somente a data do reporte da produção e ordens de produção geradas pelo módulo de Produção.
Conferência das Informações
Apenas as ordens de produção devem ser consideradas. As ordens de manutenção não fazem parte desse assunto.
Medidas:
# Quantidade Reportada (QT_REPORTE): indica a quantidade líquida produzida, na unidade de medida do item fabricado, já descontada da quantidade refugada. Para validar essa medida, devem-se totalizar os valores apresentados na coluna “Quantidade” do Resumo de Ordens de Serviço (CS0503) seguindo a seguinte regra: Quando a espécie (coluna Esp) for “ACA”, o valor é somado e quando a espécie for “EAC”, o valor deve ser subtraído. As outras espécies devem ser descartadas do total.
Relatório Base
Utilizar o Resumo de Ordens Serviço (CS0503).
Como a validação é feita sobre os movimentos, deve ser considerado efetuar a validação por item e em períodos curtos para não haver erro no processo de soma já que várias ordens podem ter sido emitidas para o mesmo item.
Os filtros aplicados no relatório podem refletir para as seguintes dimensões:
Estabelecimento, Grupo de Estoque, Unidade de Negócio e Item.
Parâmetros do Relatório:
Na aba “Seleção”:
Campo Item: selecionar o item a ser validado.
Campo Data Movimento: informar o período a ser validado.
Na aba “Parâmetros”:
Selecionar: “Listar Movimentos” e “Listar Resumo dos Movimentos”.
Selecionar: “Ordens em Andamento”, “Ordens Finalizadas” e “Ordens Terminadas”.
Campo Ordens com Saldo: selecionar todos.
Campo Moeda: selecionar Real.
# Quantidade Refugada (QT_REFUGO): indica a quantidade refugada de itens na produção, na unidade de medida do item fabricado. Para validar essa medida, devem-se totalizar os valores apresentados na coluna “Quantidade” do Relatório de Movimentos de Estoque (CE0302), considerando apenas os movimentos de “REF”.
O CE0302, deve ser visualizado por item:
- Selecione o Intervalo de Item.
- Selecione o Intervalo de Data Movimentação.
- Selecione o Tipo Movimento 25-REF.
$ Custo de GGF Produção: indica o valor dos custos gerais de fabricação relacionado aos itens produzidos. Para validar essa medida, deve-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), campo “Valor GGF”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.
$ Custo Material Produção: indica o valor dos custos de matéria prima relacionado aos itens produzidos. Para validar essa medida, deve-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), campo “Valor MAT”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.
$ Custo MOB Produção: indica o valor dos custos de mão de obra relacionado aos itens produzidos. Para validar essa medida, deve-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), campo “Valor MOB”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.
$ Custo Produção: indica o valor total dos custos de mão de obra, matéria prima e custos gerais de fabricação relacionados aos itens produzidos. Para validar essa medida, devem-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), somando os valores de dos campos “Valor MAT”, “Valor GGF” e “Valor MOB”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.
$ Custo Produção Refugada: indica o valor total de custo do refugo produzido. Para validar essa medida, devem-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), somando os valores de dos campos “Valor MAT”, “Valor GGF” e “Valor MOB”, considerando apenas os movimentos de “REF”.
# Lead Time Produção: indica a quantidade de dias entre a data de entrega e a data de início da ordem de produção; é o tempo decorrido desde o início do processo produtivo até a entrega efetiva do material pela produção. Para Validar essa medida, pode ser verificado no programa CP0507, na pasta Movimentos, sendo a data do primeiro acabado menos a data emissão da ordem.