A linha de produto Microsiga Protheus® foi desenvolvido considerando que cada empresa trabalha de uma maneira, tornando suas necessidades administrativas, diferentes umas das outras. Visando contornar este problema foi introduzido o conceito de Dicionário de Dados.
Este Dicionário de Dados contém todos os arquivos do Sistema. O usuário é livre para configurar a base estrutural do Sistema, isto é, escolher os campos que cada arquivo terá, mudar a estrutura padrão destes conforme sua necessidade, estabelecer a ordem em que devem aparecer na tela e ainda, poder incluir campos se necessário. A única restrição encontrada aqui, são para os campos-chave e campos obrigatórios do Sistema, os quais não podem ser alterados, tão pouco excluídos.
Agrupamentos de Visualização
Para facilitar a visualização dos campos nas janelas de exibição das tabelas é utilizado o Agrupamento de Visualização. Com esta funcionalidade é possível organizar/agrupar as subdivisões conforme desejado dentro das pastas existentes. Existem dois tipos de Agrupamentos que são definidos pelo campo Tipo: 1 para Separador e 2 para Painel.
Importante:
|
Procedimento
Para criar Agrupamentos de visualização:
- Em Ambiente clique em Dicionário.
- Escolha a Tabela desejada e clique em Editar.
- Em Agrupamentos clique em Incluir.
- Escolha os campos desejados e Confirme.
Procedimentos
Para utilizar a base de dados:
- No Configurador, selecione Bases de Dados.
O Sistema apresenta a tela browse, relacionando as empresas existentes, e os itens que fazem parte do dicionário de dados:
- Dicionário de Dados
- Grupo de Campos
- Gatilhos
- Tabelas Genéricas
- Parâmetros
- Perguntas
- Consultas Padrões
2. Cada uma destas pastas permite, com algumas exceções, acessá-las, editá-las, visualizá-las, alterá-las ou excluí-las.
Observação: A geração de arquivo diferencial não está disponível para Tabelas Genéricas, pois estas possuem tratamentos específicos para cada Grupo de Empresas. |
Opção Gerar Arquivo Diferencial
Permite gerar o Arquivo Diferencial para ser aplicado via UPDDISTR nas demais empresas desejadas.
O Arquivo Diferencial é criado quando há alteração no registro do dicionário de dados, de forma a atualizar os demais servidores da aplicação.
Importante: O arquivo diferencial deve ser gerado antes de clicar em Atualizar Base de Dados. |
Descontinuidade.
Esse botão será descontinuado a partir do Release 12.1.37 do sistema, devendo utilizar a rotina de Gestão de Ambientes para propagar as atualização aos demais servidores e empresas de aplicação.
Procedimentos
Para gerar o arquivo diferencial:
- No servidor de aplicação do Gestão de Ambientes, acesse o Configurador e Base de Dados.
- Selecione o arquivo a ser gerado o arquivo diferencial, por exemplo geração de arquivo para Dicionário de Dados (SX3).
- Selecione a tabela e clique em Editar.
- Efetue as alterações necessárias e clique em Salvar.
- Clique em Gerar Arquivo Diferencial.
O arquivo diferencial é criado no diretório \cfglog\, abaixo do ROOTPATH do servidor de aplicação.
Importante: Os arquivos criados pela geração de arquivo diferencial terão os seguintes nomes: PACK<sigla do pais>.TXT e HLPPACK<sigla do idioma>.TXT. Para utilização via UpdDistr os arquivos deverão ser renomeados, conforme exemplo abaixo: PACKBRA.TXT → SDFBRA.TXT HLPPACKPOR.TXT → HLPDFPOR.TXT |
6. Mova o arquivo para o diretório SYSTEMLOAD do ambiente desejado.
Procedimentos para desabilitar o botão:
- No Configurador (SIGACFG) acesse Usuário/Senhas/Política.
- Acesse a aba Outros.
- Verifique se dentro do separador Genérico, é apresentada a opção Habilita arquivo diferencial.
- A opção vem por padrão Sim, para manter o comportamento já existente. Caso queira desabilitar a opção de gerar arquivo diferencial, mude para Não. Com isso os arquivos utilizados como base para o arquivo diferencial e o botão para gerar o arquivo diferencial serão desabilitados.