Árvore de páginas

O planejamento de qualidade não determina a validade do processo e a instalação. É um estágio de manufatura do componente em que o resultado pode ser avaliado quando todas as causas comuns e especiais de variação se apresentam. Esta é também a hora de avaliar a efetividade do esforço de planejamento de qualidade do produto.

O Plano de Controle é a base para avaliar o produto ou serviço neste estágio. Dados variáveis e de atributo devem ser avaliados. As ações apropriadas, conforme descrito no Manual de Referência de Controle Estatístico do Processo da AIAG, devem ser tomadas. É obrigação de todos os fornecedores alcançar os requisitos do cliente no tocante a todas as características.

As Características Especiais devem atingir os índices especificados pelo cliente.


Redução da Variação

  • Utilização de cartas de controle e outras técnicas estatísticas para identificar variação do processo;
  • Análise e ações corretivas deverão ser utilizadas para redução de variação do processo;
  • Abordagem das causas especiais e causas comuns da variação, com o intuito de reduzir/eliminar estas fontes de variação.


Satisfação do Cliente

  • Além do detalhamento das atividades e demonstração da capacidade do processo, o fornecedor e cliente devem estabelecer uma parceria, para que sejam procedidas as alterações necessárias e corrigidas as deficiências para alcançar a satisfação do cliente.

Expedição e Serviços

  • Planejamento da qualidade continua durante toda a fase de expedição e serviços associados, em que a parceria entre cliente e fornecedor propicie as atividades de solução de problemas e melhorias contínuas.