Árvore de páginas

A estrutura de produtos demonstra como um produto é montado em todos os seus níveis, apresentando seus componentes e quantidades em forma de árvore com cada elemento ligado ao nível superior (produto "pai").

É com base nas estruturas que um ato concessório de drawback gera o registro no Siscomex integrando os seus componentes com as importações (do SIGAEIC ou por lançamentos manuais no SIGAEDC) e relacionando com a exportação do produto pai (do SIGAEEC ou por lançamentos manuais no SIGAEDC).

Para determinar a composição do produto pai é necessário que se tenha a relação dos componentes.

Para formação das estruturas são informados basicamente:

  • Conjunto

Produto a ser produzido - Produto Acabado ou Intermediário.

  • Componentes

Produtos ou materiais utilizados na produção do conjunto - Matéria-prima ou Produto Intermediário.

  • Quantidade

Quantidade utilizada para fabricação de uma unidade de conjunto. No caso de mão-de-obra,  deve-se  informar  como  quantidade, o tempo padrão gasto em cada centro de custo.

Para empenho e compra do produto, é solicitada a quantidade normal que deve ser utilizada no conjunto acrescida do percentual de perda, se definido.

O campo Tipo de Estrutura informa se a estrutura é variável ou fixa. Caso seja Fixa, o sistema calcula a necessidade igual a quantidade prevista da estrutura. Caso seja Variável, o cálculo é feito de acordo com a necessidade.


Procedimentos

Para incluir uma estrutura de produto:

  1. Em Manutenção de Estruturas, pressione [F12] para definir os parâmetros.
  2. Preencha os parâmetros conforme a orientação do help e confirme.
  3. Selecione a opção Incluir.
    Será apresentada a janela de montagem da estrutura.
  4. Quando o parâmetro MV_EMPEXP estiver preenchido, o Sistema apresenta a funcionalidade na tecla [F4] na busca de produtos exportados, conforme definição de parâmetro, caso contrário a funcionalidade será a mesma (buscará os produtos de um mesmo cadastro, sem diferenciar os cadastros de importação e exportação).
  5. Preencha os campos conforme orientação do help de campo.
    Observe os seguintes campos:
    • Código: Informe o código do produto para o qual será montada a estrutura.
    • Estrutura Similar: Informe o código de um produto cuja estrutura já foi cadastrada e será utilizada como base para este cadastramento.
    • Quantidade Base: É a quantidade utilizada como base para cálculo das quantidades de toda a estrutura a ser cadastrada, ou seja, ao ser executada toda a estrutura a quantidade de produto acabado produzida é a Quantidade Base.
  6. Ao confirmar o último campo informado, pressionando [ENTER], [TAB] ou até mesmo clicando com o mouse na parte em branco da janela de montagem de estrutura, o Sistema gera o primeiro produto da estrutura graficamente, com o desenho de uma "pasta amarela".
    Os produtos são representados na estrutura através de pastas identificadas pelo seu código e descrição.
  7. Clique em Incluir.
    O sistema apresenta uma tela para inclusão dos componentes que fazem parte da estrutura do produto.

  8. Preencha os campos conforme orientação do help de campo.
    Observe os seguintes campos:
    • Componente: Informe o componente a ser cadastrado na estrutura.Sequência
    • Sequência: Informe a ordem de utilização do produto na confecção da estrutura. A seqüência serve apenas para ordenar os produtos que se repetem dentro da mesma estrutura.
    • Quantidade: Informe a quantidade total do componente a ser utilizada na montagem do produto principal.
    • Índice Perda: Informe o percentual de perda estrutural do componente, se houver. Alguns produtos pode sofrer alguma perda durante o processo de fabricação/montagem.
    • Fix/Var: Selecione a opção Variável se a quantidade deste componente variar de acordo com o volume requerido do produto; ou então, Fixa caso a quantidade do componente a ser empregada na produção não varie, não importando a quantidade a ser produzida.

      Exemplo:
    • Variável - n Lanternas para n automóveis produzidos. O quantidade de lanternas a ser utilizada varia e acordo com o número de carros a ser produzido.
      Fixa 1 ml de catalizador químico para n ml da substância a ser produzida. A quantidade de catalizador utilizada no processo é a mesma, não importando o volume da substância a ser preparada.

  9. Confira os dados e confirme.
    O sistema retorna à tela de montagem de estrutura apresentando o componente cadastrado como sub-item da pasta principal.
    O sistema permite a inclusão de componentes para todos os níveis da estrutura. Pode-se incluir um componente para o produto principal, para um dos produtos imediatamente intermediários, ou para os demais produtos selecionando a pasta desejada.
  10. Após selecionar a pasta à qual o componente a ser cadastrado pertencerá, clique sobre a opção Incluir e repita a operação de inclusão de componentes, conforme orientação descrita no item 6 deste roteiro.
    Desta forma, a estrutura do produto principal é montada de acordo com os componentes cadastrados para os diversos níveis da estrutura.
  11. Repita a operação quantas vezes for necessário para que a estrutura seja completamente montada, ou seja, até que todos os componentes do produto principal e dos produtos intermediários sejam cadastrados assim como todas as matérias primas.

A parte inferior desta janela, apresenta algumas opções que executam as seguintes funções:


Opções

Função

efetuar a inclusão de componentes na estrutura.

editar/alterar os dados dos componentes cadastrados na estrutura.

12. Confira a estrutura apresentada e clique em Ok para confirmar a inclusão.

13. A cada alteração na estrutura, o sistema propõe a criação de uma nova revisão (se o parâmetro Atualiza Arquivo de Revisões estiver configurado com a opção Sim).

14. Após a gravação, o sistema permite também selecionar qual deve ser o código de revisão padrão para aquela estrutura, que será gravada no campo Revisão Atual no Cadastro de Produtos. Estas revisões podem ser alteradas através da rotina Revisão Estrutura.

15. Na finalização da rotina de Estrutura, o sistema apresenta um descritivo sobre o recálculo dos níveis dos produtos e seus componentes. Clique em Ok para confirmar.

Componentes intermediários não são apresentados na aba de insumos da tela do ato concessório pois já serão exibidos os itens que fazem parte deste componente.

Dica:

Observe na janela de manutenção que, se a estrutura de um Produto Acabado contém uma estrutura de um Produto Intermediário, o Sistema também gera automaticamente um registro para a outra estrutura.


Veja também

Para verificar as estruturas cadastradas, consulte o arquivo SG1 - Estrutura dos Produtos, através da Consulta Genérica.