Child pages
  • RMCTB00001_Lançamentos Periódicos
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Assunto

Produto:

TOTVS - Gestão Contábil

Versões:

12.1.18

Ocorrência:

Lançamentos Periódicos

Ambiente:

Novo Modelo BackOffice

Passo a passo:

Definição do processo:

A rotina de Lançamentos Periódicos auxilia na criação de lançamentos que se repetem periodicamente (mês a mês, ou mesmo diariamente), variando de um período para o outro apenas algumas informações, como a data, número de documento ou mesmo a filial, mas onde a maioria dos dados do lançamento se repete periodicamente. O pagamento de algumas despesas como Aluguel, Água e Luz, Telefone são alguns exemplos de lançamentos que se repetem periodicamente, usando sempre as mesmas contas contábeis e no caso de Aluguel, por exemplo, usando também o mesmo valor, variando de um período para o outro apenas algumas informações como data, número do documento e em alguns outros casos também o valor.


Regras Gerais:

Para facilitar a execução de rotinas contábeis como estas, ao invés de incluir os lançamentos, um a um, através da Inclusão de Lançamentos, podem-se criar estruturas que permitam a geração automática de lançamentos semelhantes aos referidos acima. É interessante que se crie uma estrutura para cada tipo de lançamento, como nos exemplos acima, uma para Pagamento de Aluguel outra para Pagamento de Água, etc. Em cada uma das estruturas crie seus respectivos moldes com as informações comuns que se repetirão a cada período (tais como as contas contábeis), assim como as definições das variáveis que serão informadas e alteradas à cada execução do processo de geração dos lançamentos (tais como data e número do documento). Uma vez criadas as estruturas, quando for necessário incluir os lançamentos, que neste caso não serão mais cadastrados um a um e sim gerados automaticamente, basta executar o processo de Geração de Lançamentos Periódicos.

Quem trabalha com o JobServer configurado para executar em modo 3 Camadas, pode contar ainda com o recurso de Agendamento de Processos, possibilitando então Agendar a Geração dos Lançamentos Periódicos para um determinado dia/horário, podendo ainda se desejar, criar recorrências ou repetições para estes agendamentos.


Parametrização Necessária:

1 - Para cadastrar a estrutura ou efetuar os lançamentos acesse o caminho Escrituração Contábil:



2 - Ao acessar a rotina o sistema abrirá uma nova estrutura para cadastro do esboço do lançamento, conforme abaixo:



Na estrutura pode ser informada a data do lançamento de quatro formas diferentes, conforme a necessidade do usuário, como também o lote onde o lançamento será incluído, podendo o último dado ficar em branco, visto que quando da geração o sistema irá abrir o campo para informação deste dado.


3 - Abaixo dos campos já citados, há o cadastro do molde do lançamento, onde serão informados os dados do mesmo e suas variáveis se houver:


Obs:

  • As partidas do lançamento podem ser cadastradas em um único molde, porém se a empresa trabalha com a geração automática de contrapartida este dado não será gerado.
  • Se for informada uma conta contábil com rateio gerencial, o sistema abrirá uma aba para informação deste dado.


4 - As variáveis da estrutura são os campos que poderão ser alterados no momento da execução do processo:



Se por exemplo a empresa possui vários imóveis alugados nas suas diversas filiais, evidentemente o código da filial e o valor do aluguel vão variar, neste caso esses dados serão solicitados no momento da execução do processo.


5 - Para gerar um lançamento periódico selecione a estrutura desejada e acesse o caminho Processos/Geração de Lançamentos Periódicos:



Primeiramente o sistema irá solicitar os dados não informados na estrutura:



No passo seguinte as variáveis deverão ser informadas para a finalização do processo:



Após a execução o lançamento é inserido no lote informado, conforme abaixo:



Observações:

- Os lançamentos não serão incluídos diretamente no lote oficial da contabilidade, mas sempre em um Lote N. Este lote depois de conferido deverá ser integrado ao lote oficial.

- Os lançamentos não serão gerados com diferença entre débitos e créditos.