Árvore de páginas

Plataforma do Operador Logístico - Parâmetros e Integração de Cadastros

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

UTB - Cadastros Universais

Função:

Plataforma do Operador Logístico - Integração de Cadastros

Situação/Requisito:

Criar os parâmetros necessários para que seja possível realizar a integração do Financeiro com a Plataforma do Operador Logístico, produto destinado ao controle de Transporte e Armazenagem, formado pela linhas de Produtos TOTVS: WMS (Logix), TMS (Protheus) e BackOffice (Datasul).

Além disto, fazer com que os cadastros de Cliente e Fornecedor sejam replicados entre as linhas de produto.

Solução/Implementação:

PARÂMETROS

O Datasul poderá ser parametrizado para integrar com a Plataforma do Operador Logístico da seguinte forma:

  • Operador Logístico - Será a solução mais completa, que consiste na integração WMS Logix + TMS Protheus + BackOffice Datasul;
  • Transportes - Cliente que são Transportadores e irão utilizar o TMS Protheus integrados com o BackOffice Datasul;
  • Armazenagem - Clientes trabalham no ramo de Armazenagem (regime ou filia) e que irão utilizar o WMS Logix integrado com o BackOffice Datasul.

Para atender estes 3 cenários, serão disponibilizadas duas novas funções no Parâmetros Funções do Produto (HUB), conforme abaixo:

  • TMS Transportador - Para clientes Transportadores;
  • WMS Operador Logistico - Para clientes de Armazenagem.

Para trabalhar como um Operador Logístico (solução completa), basta habilitar as duas funções ao mesmo tempo.

Além disto, foi criada uma nova funcionalidade chamada "Parâmetros do Operador Logístico", utilizada para concentrar os parâmetros utilizados pela integração que são de cunho geral, como por exemplo, a Matriz de Tradução utilizada para traduzir a Empresa.


INTEGRAÇÃO DE CADASTROS

Para realizar a replicação dos Cadastros de Cliente e Fornecedor entre as linhas de produto, será utilizada a funcionalidade EAI, através da troca de mensagem única TOTVS. Toda vez que um Cliente ou Fornecedor for incluído ou alterado em uma das Linhas, será automaticamente enviado para as demais linhas.

O Datasul poderá ser parametrizado para realizar um "filtro" dos Clientes/Fornecedores que devem ou não ser replicados, por meio da Parametrização de Grupos indicados nos "Parâmetros do Operador Logístico".

Algumas das informações que são obrigatórias no Datasul, para inclusão de um novo cadastro, não serão enviadas pelas outras linhas, já que, não possuem os mesmos conceitos. Para que o cadastro possa ser feito no Datasul, estas informações serão parametrizadas, conforme abaixo e serão utilizadas a cada novo cadastro:

  • Grupo de Ciente/Fornecedor - Será parametrizado nos "Parâmetros do Operador Logístico";
  • Portador e Carteira - Será parametrizado no Grupo de Cliente/Fornecedor, que foi parametrizado nos "Parâmetros do Operador Logístico";
  • Tipo de Fluxo Financeiro - Será parametrizado no Grupo de Cliente/Fornecedor, que foi parametrizado nos "Parâmetros do Operador Logístico";
  • Representante - Será parametrizado no Grupo de Cliente/Fornecedor, que foi parametrizado nos "Parâmetros do Operador Logístico".

Para o controle do Código do Cadastro entre as linhas, o produto poderá ser parametrizado para funcionar das seguintes formas:

  • Controle Individual: Cada linha irá fazer o controle do seu código, e o relacionamento será feito por intermédio da Pessoa (mesmo CNPJ/CPF e Inscrição Estadual/RG). Portanto, por exemplo, no Datasul poderemos ter o código 10 apontando para o João, mas no Protheus o João terá o código 7;
  • Código Único: Todas as linhas irão compartilhar o mesmo código, portanto se no Datasul o João for o código 10, no Protheus ou Logix, o João também será o código 10.
Requisito:MANFIN01-1045, MANFIN01-1045, MANFIN01-1046, MANFIN01-2019