Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Visão Geral


Após a instalação do SmartSync no servidor, é necessário configurá-lo com o(s) diretório(s) Active Directory para que a sincronização dos usuários e/ou grupos possa ser iniciada.

O SmartSync é compatível apenas com Active Directory e suporta tanto a sincronização de usuários quanto grupos.


Pré-requisitos


  • Vincular um diretório Active Directory ao contexto da empresa no fluig Identity e copiar o token, conforme descrito em Gerenciar Active Directories.


Configurar o SmartSync


(lightbulb) Assista ao vídeo de configuração do SmartSync.


Para abrir o painel de configurações do SmartSync, deve-se abrir a aplicação e acionar o botão Configure. As opções de configuração serão distribuídas em cinco abas, conforme explicitado a seguir.

FluigIdentity Server

A aba FluigIdentity Server é a primeira exibida no painel de configurações do SmartSync. Nela são definidas as informações de conexão ao AD Sync, o serviço responsável pela sincronização de dados entre o Active Directory e o contexto no fluig Identity.


ADSync Service Server

Apresenta a URL https://app.fluigidentity.com/adsync para integração com o ambiente de produção do Identity. Caso o contexto utilizado esteja no ambiente de homologação, alterar para https://app.customerfi.com/adsync.


ADSync Interval Syncronism

Campo em que é definido o intervalo (em segundos) em que o SmartSync deve acionar o serviço AD Sync para buscar comandos LDAP no fluig Identity. A alteração deste campo é recomendada apenas em ambientes que possuam conexões limitadas à internet. O tempo padrão é 1 segundo e o máximo, 5 segundos.


HTTP Proxy

Seção onde é realizada a configuração do proxy, caso necessária.

TipoDescrição
SystemDefaultO SmartSync utilizará as configurações de proxy definidas no sistema operacional para conectar-se ao AD Sync.

CustomProxy

O SmartSync utilizará as configurações de proxy definidas nos campos Host, Port, Username e Password para conectar-se ao AD Sync. Caso o proxy não exija autenticação, os campos Username e Password podem ser deixados em branco.

NoProxy

O SmartSync tentará conectar-se diretamente ao AD Sync sem passar por um proxy.

As configurações de proxy e rede são de responsabilidade do cliente e não fazem parte do escopo do Suporte fluig.


Save

Ao acionar o botão Save, as informações preenchidas acima serão utilizadas para efetuar um teste de conexão ao ADSync Server.


Domain LDAP

Na aba Domain LDAP são incluídos os diretórios Active Directory que o SmartSync poderá acessar para fazer a sincronização dos dados. Para adicionar um novo diretório Active Diretory, acionar Add. Para editar, clicar duas vezes sobre um diretório cadastrado.

General

Address Directory Server

A URL ou o nome do domínio do Active Directory acompanhado da porta. Exemplo: LDAP://192.168.59:389.


Root DN

Domínio raiz. Base DN ou primeiro nível. Esta informação deve ser fornecida pelo administrador do Active Directory do cliente.


User Name / Password

Login e senha do administrador do Active Directory (é obrigatório que as credenciais sejam de um administrador).


Token

Chave gerada pelo fluig Identity que identifica com qual diretório este domínio fará a integração. Para saber como obter o token, leia Gerenciar Active Directories.


Interval Synchronism

Intervalo de sincronização (em segundos) das informações do Active Directory que sofreram alteração e devem ser atualizadas no Identity.


User Filter

O filtro é uma linguagem de busca no diretório LDAP. Esta configuração serve para realizar apenas a importação inicial dos usuários. Por padrão, está definido para importar apenas os usuários com e-mail preenchido. Consulte Filtros de importação de usuários LDAP para mais detalhes.

Independente do filtro configurado, o fluig Identity apenas importará usuários que possuam os campos Nome, Sobrenome e E-mail preenchidos no Active Directory.


Enabled

Determina se a integração do Active Directory cadastrado com o fluig Identity está habilitada ou não.


NTFS

Na aba NTFS são configurados os diretórios compartilhados para controle de permissão através do fluig Identity. A documentação deste recurso está disponível na página Sistema de Arquivos NTFS.


Windows Authentication

No campo Port da aba Windows Authentication, manter o valor 0.


Application Options

Essa aba reúne configurações relacionadas ao próprio SmartSync.


Para que o SmartSync inicie junto ao Windows, marcar a opção Auto running with windows startup. Na opção Log Options é possível definir o nível de aprofundamento das informações exibidas no registro (log) do SmartSync:

TipoDescrição
INFOÉ o nível mais superficial. Registra as ações realizadas com sucesso pelo SmartSync.
WARNRegistra as advertências geradas pelo SmartSync, além dos registros do nível acima.
ERRORRegistra os erros ocorridos no SmartSync, além dos registros dos dois níveis acima.
DEBUGÉ a opção recomendada, pois incluir detalhes adicionais, além dos registros dos três níveis acima.


Iniciar serviço do SmartSync


O serviço do SmartSync, quando iniciado, monitora constantemente o diretório LDAP configurado. Caso sejam criados novos usuários ou ocorram alterações no status de usuários existentes, essas mudanças são sincronizadas com o fluig Identity pelo SmartSync e vice-versa.


    O serviço pode ser iniciado e interrompido através da própria aplicação pelo botão Start Service/Stop Service.



    Ao instalar o SmartSync no servidor, é criado automaticamente um serviço no Windows chamado "SmartSync". Para iniciar o serviço, seguir as instruções a seguir:

    • Acessar o painel de Serviços do Windows (services.msc).
    • Localizar o serviço SmartSync na listagem.
    • Clicar com o botão direito do mouse sobre o serviço.
    • Acionar Iniciar.



    Recursos do SmartSync


    O SmartSync oferece os seguintes recursos para o monitoramento de atividades e gerenciamento de usuários:


    Visualizar log de serviço

    Para visualizar o log de serviço do SmartSync, basta acionar a opção Service Log (1). O log registra quais tarefas foram executadas pela aplicação e quando, portanto é útil para monitorar a sincronização de dados e identificar possíveis problemas. O nível de detalhamento do log é definido na aba Application Options, conforme descrito acima.


    Verificar configurações de domínio

    Para verificar se as configurações aplicadas ao SmartSync são válidas, está disponível a opção Check Configuration (2). Este recurso verifica se o SmartSync é capaz de conectar-se ao(s) domínio(s) LDAP cadastrados e ao AD Sync utilizando a rede do servidor onde a aplicação está instalada e as configurações HTTP e proxy definidas na aba FluigIdentity Server. Os resultados são exibidos no painel central do SmartSync.


    Reimportar todos os usuários

    Caso o administrador deseje repetir a importação inicial de usuários (e grupos, se for utilizado um Active Directory), que por padrão é realizada apenas após a configuração do domínio no SmartSync, está disponível o recurso Reimport All (3).

    Lembrando que o status dos usuários os importados do Active Directory permanece como "Pendente" no contexto do fluig Identity até a aprovação do administrador. Uma vez aceitos, o status dos usuários é alterado para "Ativo" e o acesso à empresa no fluig Identity é liberado.


    • No labels