Assunto

Produto:

TOTVS - Gestão Contábil

Versões:

 12.1.18

Ocorrência:

 Alteração da Máscara Contábil

Ambiente:

Novo Modelo BackOffice

Passo a passo:

Definição do Processo

Com o crescimento das empresas ou mudanças estruturais nas mesmas, pode haver a necessidade de mudança na máscara das contas contábeis. Assim, esta rotina objetiva facilitar o processo de alteração do plano, para que o mesmo atenda às necessidades das organizações.

Regras Gerais

Desde que o usuário ainda não tenha cadastrado nenhuma conta no grupo que deseja alterar, o sistema permitirá o aumento/diminuição de dígitos e/ou níveis das máscaras.

Se alguma conta do grupo a ser alterado já tiver sido cadastrada, o sistema permitirá apenas o aumento de dígitos e/ou níveis das máscaras.

Parametrização Necessária

1 - Para executar a rotina acesse o menu Cadastros/Contábil/Alteração da Máscara Contábil, conforme abaixo:







2 - Seguindo as regras supracitadas informe o grupo e a nova máscara das contas:
















Informações importantes

Para aumentar uma máscara, deve ser observado o seguinte:

- O 1º nível, não poderá ter mais que 1 caractere.

- Caso você esteja utilizando conta global, você deverá manter a mesma máscara em todas as coligadas.

- As contas que já foram cadastradas como ANALÍTICAS não se transformarão em SINTÉTICAS automaticamente, quando você aumentar os níveis da conta (isso é muito importante).

Exemplos:

Conta com máscara antiga (#.#.#.#.###) 1.1.1.1.001

Se você aumentar um nível no plano de contas ficando (#.#.#.#.###.###), você não poderá criar a conta 1.1.1.1.001.001, pois a 1.1.1.1.001 é Analítica. Para cadastrar a conta 1.1.1.1.000.001, você terá que primeiro criar a 1.1.1.1.000 como Sintética e depois criar a 1.1.1.1.000.001 como Analítica.

Conta com máscara antiga (#.#.#.#.###) 1.1.1.1.001

Se você aumentar o nº de caracteres de um nível existente (#.##.##.##.#####) o sistema completará o nº da conta com "0" (1.01.01.01.00001).

Observação

Se ano passado e este ano enviou as rotinas contábeis usando as contas que deseja alterar, para o ano que vem, será necessário para a ECD/ECF por exemplo a inclusão do registro I157, onde o usuário deverá transportar o saldo da conta antiga para a conta atual.

Peça ao contador para verificar as demais rotinas que usam conta contábeis e que esta alteração poderá causar algum impacto.

Importante

Quando o parâmetro Acessa Contas Globais estiver marcado, o processo deverá ser executado em todas as outras coligadas que têm esse parâmetro marcado.

Veja na figura abaixo: