É possível parametrizar o processo seletivo para recuperar dados de usuários (candidatos ou responsável) que já realizaram a inscrição anteriormente.

Foram criados critérios de reconhecimento de unicidade que, ao serem preenchidos, permitem ao sistema realizar a verificação e, em caso de coincidência, reutilizar os dados já existentes na base de dados.

Os critérios são:

  • Nome, data de nascimento, estado natal e naturalidade
  • CPF, passaporte ou registro geral
  • E-mail

A instituição pode marcar nenhum, um ou mais critérios para que a busca na base fique ainda mais refinada e não encontre duplicidade. Caso a instituição não marque nenhum critério, aquele processo seletivo não realizará buscas, ou seja, sempre irá criar novos usuários na base.

Campos obrigatórios / visíveis

Os campos que fazem parte da opção do critério selecionado serão habilitados automaticamente para serem exibidos no formulário de inscrição (vaja a aba: visibilidade/obrigatoriedade de campos), ou seja, a sua visibilidade e obrigatoriedade será marcada automaticamente conforme o critério utilizado "E" ou "OU".

Se o processo seletivo estiver com a opção "Utilizar responsável por candidato na inscrição" marcada, as regras a seguir serão aplicadas a visibilidade e obrigatoriedade do responsável.

  • Para o critério "E": os campos correspondentes as opções selecionadas serão marcadas como obrigatório e visível.

Ao marcar a opção será apresentada a mensagem conforme o exemplo abaixo orientando o usuário.

Para a opção "CPF, passaporte ou registro geral" os campos não serão marcados automaticamente como obrigatório, pois é um ou outro, neste cenário é o usuário que vai definir qual será obrigatório, no entanto ao salvar o sistema irá validar se pelo menos um destes campos está marcado como obrigatório.

  • Para o critério "Ou": os campos correspondentes as opções selecionadas serão marcadas como visível.

Ao marcar a opção será apresentada a mensagem conforme o exemplo abaixo orientando o usuário.


Caso seja marcado mais de um critério, para que a busca seja executada com sucesso, todos os campos marcados devem ser informados exatamente iguais ao dados já existentes no cadastro de usuários (SPSUSUARIO), para que o sistema entenda que se trata do mesmo usuário.

Caso a instituição marque algum critério de busca, esses campos serão exibidos no mini formulário (para Candidato ou para Responsável pela Inscrição) para que o usuário digite seus dados e ao clicar em 'Continuar' seja realizada a busca na base. Caso seja encontrado algum resultado com os dados informados, será exibido mensagem para o usuário informando que seus dados foram encontrados na base de dados. Ele deve realizar o login, logo em seguida os dados do candidatos e seus responsáveis (caso possua) serão preenchidos automaticamente no formulário e não será criado um novo usuário.

Importante saber

Para evitar duplicidade de registros, principalmente no cadastro de filiação, o critério de unicidade é aplicado duas vezes no processo: no início da inscrição, avaliando candidato e responsável pela inscrição, e posteriormente ao finaliza-la. Mesmo que seja um novo candidato esse será o comportamento do sistema.

Exemplo: Ao cadastrar um novo candidato, por ser um novo registo, não será apresentada a mensagem de unicidade. No decorrer da inscrição, ao incluir uma Filiação 1, o sistema identificou através dos critérios de unicidade que essa Filiação 1 já existe como usuário cadastrado no TOTVS Processo Seletivo (SPSUSUARIO). Para evitar duplicidade, a unicidade é aplicada ao finalizar a inscrição, de forma a não incluir novamente a mesma pessoa como usuário, mas sim aproveitar o registo já existente.

A partira das versões 12.1.32.178, 12.1.33.109, 12.1.34 e com todos os scripts executados, foi criado uma nova opção no parâmetro "Critério de Busca" do Processo Seletivo denominado "Critério" que permite parametrizar se os critérios de busca de candidatos inscritos contemplará a regra do "E" ou do "OU", esta melhoria impactará nos casos em que forem selecionados 2 ou mais critérios de busca.

  • Critério E

Caso seja parametrizado para utilizar o critério "E", o sistema continuará tendo o comportamento descrito acima em que realiza a busca verificando se existe um candidato existente na base cujo os valores de todos os critérios de busca estejam iguais aos informados na inscrição e caso um desses valores do critério de busca seja divergente o sistema identifica como um novo candidato e realiza uma nova inscrição.

Regra do critério de busca: (Nome, data de nascimento, estado natal e naturalidade) E (CPF, passaporte ou registro geral)


Por exemplo:

Caso seja selecionado os critérios "Nome, data de nascimento, estado natal e naturalidade" e "CPF, Passaporte ou Registro Geral" o sistema irá validar se todos estes campos estão iguais e caso algum tenha alguma alteração será criado um novo registro, ou seja, mesmo que exista um outro candidato com o mesmo CPF informado, se o nome estiver diferente será criado um novo registro.


  • Critério OU

Caso seja parametrizado para utilizar o critério "OU", o sistema realizará a busca verificando se existe um candidato existente na base cujo os valores de um único critério de busca esteja igual aos informados na inscrição e apenas caso todos os critérios de busca tenham seus valores divergentes o sistema identifica como um novo candidato e realiza uma nova inscrição.

Regra do critério de busca: (Nome, data de nascimento, estado natal e naturalidade) OU (CPF, passaporte ou registro geral)

Por exemplo:

Caso seja selecionado os critérios "Nome, data de nascimento, estado natal e naturalidade" e "CPF, Passaporte ou Registro Geral" o sistema irá validar se os campos de um único critério de busca estão iguais como por exemplo o CPF informado já exista para outro candidato que esteja inscrito, o sistema irá retornar a mensagem de reconhecimento de dados e redirecionar o candidato para a página de login/recuperação de dados, mesmo se o nome e outros dados estiverem diferentes.


É possível realizar também o aproveitamento de dados do cadastro de pessoas, para maiores informações clique aqui

A partir da versão 12.1.2410  se estiver utilizando a opção "Aproveitar dados do cadastro de Pessoa” será obrigatório marcar no critério de unicidade a opção "CPF, passaporte ou registro geral". Esta obrigatoriedade tem como objetivo trazer uma maior segurança  e robustez no processo de aproveitamento dos dados.



Ao informar os dados para inscrição e continuar, o sistema aplicara as regras de busca conforme o critério parametrizado, e caso o candidato já possua cadastro no TOTVS Processo Seletivo será apresentada a mensagem abaixo.


Após clicar em "Ok" o usuário será redirecionado para a pagina de login, sendo necessário realizar o login para prosseguir com as inscrição.

Caso o processo seletivo esteja parametrizado para utilizar senha, e o usuário não lembrar ou não possuir uma senha será necessário acionar a opção "Esqueci minha senha" para que seja enviada uma nova senha para o e-mail cadastrado. 

Após realizar o login os dados já cadastrados serão carregados e o usuário poderá prosseguir com a inscrição.

 

  • Sem rótulos