É possível parametrizar o processo seletivo para recuperar dados de usuários (candidatos ou responsável) que já realizaram a inscrição anteriormente.
Foram criados critérios de reconhecimento de unicidade que, ao serem preenchidos, permitem ao sistema realizar a verificação e, em caso de coincidência, reutilizar os dados já existentes na base de dados.
Os critérios são:
- Nome, data de nascimento, estado natal e naturalidade
- CPF, passaporte ou registro geral
A instituição pode marcar nenhum, um ou mais critérios para que a busca na base fique ainda mais refinada e não encontre duplicidade. Caso a instituição não marque nenhum critério, aquele processo seletivo não realizará buscas, ou seja, sempre irá criar novos usuários na base.
Campos obrigatórios / visíveis
Os campos que fazem parte da opção do critério selecionado serão habilitados automaticamente para serem exibidos no formulário de inscrição (vaja a aba: visibilidade/obrigatoriedade de campos), ou seja, a sua visibilidade e obrigatoriedade será marcada automaticamente conforme o critério utilizado "E" ou "OU".
Se o processo seletivo estiver com a opção "Utilizar responsável por candidato na inscrição" marcada, as regras a seguir serão aplicadas a visibilidade e obrigatoriedade do responsável.
- Para o critério "E": os campos correspondentes as opções selecionadas serão marcadas como obrigatório e visível.
Ao marcar a opção será apresentada a mensagem conforme o exemplo abaixo orientando o usuário.
Para a opção "CPF, passaporte ou registro geral" os campos não serão marcados automaticamente como obrigatório, pois é um ou outro, neste cenário é o usuário que vai definir qual será obrigatório, no entanto ao salvar o sistema irá validar se pelo menos um destes campos está marcado como obrigatório.
- Para o critério "Ou": os campos correspondentes as opções selecionadas serão marcadas como visível.
Ao marcar a opção será apresentada a mensagem conforme o exemplo abaixo orientando o usuário.
Caso seja marcado mais de um critério, para que a busca seja executada com sucesso, todos os campos marcados devem ser informados exatamente iguais ao dados já existentes no cadastro de usuários (SPSUSUARIO), para que o sistema entenda que se trata do mesmo usuário.
Caso a instituição marque algum critério de busca, esses campos serão exibidos no mini formulário (para Candidato ou para Responsável pela Inscrição) para que o usuário digite seus dados e ao clicar em 'Continuar' seja realizada a busca na base. Caso seja encontrado algum resultado com os dados informados, será exibido mensagem para o usuário informando que seus dados foram encontrados na base de dados. Ele deve realizar o login, logo em seguida os dados do candidatos e seus responsáveis (caso possua) serão preenchidos automaticamente no formulário e não será criado um novo usuário.
Importante saber
Para evitar duplicidade de registros, principalmente no cadastro de filiação, o critério de unicidade é aplicado duas vezes no processo: no início da inscrição, avaliando candidato e responsável pela inscrição, e posteriormente ao finaliza-la. Mesmo que seja um novo candidato esse será o comportamento do sistema.
Exemplo: Ao cadastrar um novo candidato, por ser um novo registo, não será apresentada a mensagem de unicidade. No decorrer da inscrição, ao incluir uma Filiação 1, o sistema identificou através dos critérios de unicidade que essa Filiação 1 já existe como usuário cadastrado no TOTVS Processo Seletivo (SPSUSUARIO). Para evitar duplicidade, a unicidade é aplicada ao finalizar a inscrição, de forma a não incluir novamente a mesma pessoa como usuário, mas sim aproveitar o registo já existente.
É possível realizar também o aproveitamento de dados do cadastro de pessoas, para maiores informações clique aqui
A partir da versão 12.1.2410 se estiver utilizando a opção "Aproveitar dados do cadastro de Pessoa” será obrigatório marcar no critério de unicidade a opção "CPF, passaporte ou registro geral". Esta obrigatoriedade tem como objetivo trazer uma maior segurança e robustez no processo de aproveitamento dos dados.