Child pages
  • * Instalação do Novo Portal *
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Atenção

Caso o sistema operacional do servidor web onde o novo portal do aluno ficará hospedado seja o Windows Server 2008 R2, é necessário que o Hotfix (relacionado ao roteamento das APIs) citado no link a seguir esteja instalado, além das atualizações do Windows.

https://support.microsoft.com/pt-br/help/980368/a-update-is-available-that-enables-certain-iis-7-0-or-iis-7-5-handlers


Depois de instalar a Biblioteca RM siga os passos abaixo para instalar o novo portal do aluno.

A instalação poderá ser completa ou personalizada.

  • Completa: O sistema irá instalar todos os portais: Novo portal do aluno e Novo portal do processo seletivo, onde ambos serão instalados automaticamente.

  • Personalizada: Será instalado o portal específico, isto é, o usuário irá selecionar qual Portal que deseja instalar, que atualmente foram liberados o Novo portal do aluno, Novo portal do processo seletivo , Novo portal RH e o Novo portal do Cliente - Incorporação Imobiliária.

Para ambas instalações, seguir o mesmo procedimento:


1º- A instalação inclui a estrutura do Corpore.NET (Referente ao antigo portal ) e a estrutura da FrameHTML (Referente a instalação dos Novos portais).

Devido a alteração da tecnologia utilizada para o desenvolvimento do novo portal do aluno, é utilizado um novo "Site" no IIS para hospedar o novo portal do aluno conforme exibido abaixo.


Dica

Validar de forma correta a porta e o nome do servidor caso não for utilizar localhost.


2º- Para acessar o Novo Portal do Aluno, seguir as configurações abaixo.

Devido a algumas funcionalidades ainda não migradas do antigo portal Corpore.NET para o novo portal do aluno, o portal utiliza a mesma autenticação disponível no portal Corpore.NET. Desta forma, é possível acessar as funcionalidades ainda não migradas do antigo portal Corpore.NET através do novo portal do aluno de forma transparente e sem necessidade de uma nova autenticação.


Se o perfil do usuário logado no novo portal possuir permissões de acesso às funcionalidades do Corpore.NET, senão listado através do menu Portal (antigo) todas as funcionalidades que o usuário possui permissão, e que ainda não foram migradas para o novo portal do aluno.

Ao acessar qualquer funcionalidade listada neste menu, o usuário será redirecionado para o Corpore.NET sem a necessidade de realizar novamente o Login.

Para permitir esta integração entre os portais, é necessário realizar a configuração abaixo onde é informado o caminho de instalação de ambos os portais.

Configurar a URL do portal Corpore.Net

Deve ser especificado o endereço do Corpore.NET em: Totvs Gestão Educacional | Ambiente | Parâmetros | Parâmetros Globais | Gerais | URL de acesso ao Portal RM

No campo: URL de acesso ao Portal RM informar o endereço: http://SERVIDOR/NOMEAPLICATIVO_CORPORE.NET/ (Exemplo: http://servidor/corpore.net/)

Configurar a URL do portal na FrameHTML

Deve ser especificado o endereço da FrameHTML em: Totvs Gestão Educacional | Ambiente | Parâmetros | Parâmetros Globais | FrameHTML

No campo: Defina o endereço da FrameHTML informar o endereço com o nome do servidor e porta de instalação do novo portal do aluno: http://LOCAL_DE_INSTALAÇÃO:PORTA (Exemplo: http://servidor:9999/)

A configuração acima é utilizada principalmente quando há apenas um único servidor de instalação para o Corpore.NET ou um outro para o novo portal do aluno.

Quando existem mais de um servidor WEB e se utilizam de um Load Balancing, existe a necessidade de que cada servidor web com a instalação do Corpore.NET responda diretamente para um servidor específico que esteja instalado o novo Portal do Aluno para a comunicação adequada no processo de login. Normalmente, a instalação de ambos os portais é feita no mesmo servidor, mas em várias máquinas diferentes.

Desta forma, cada uma das instalações em cada servidor deve apontar para o Corpore.NET e FrameHTML referente ao seu servidor específico.

Para atender esta demanda, foi criado uma nova chave em cada um dos Web.Config dos portais. Um no Web.Config da FrameHTML referente ao novo portal do aluno, e outra chave no web.config contido no ambiente do Corpore.NET.

Web.config do FrameHTML

Este arquivo estará na raiz da pasta de instalação da FrameHTML.

Definir na chave abaixo o caminho do servidor Corpore.NET.

     <add key="UrlCorpore" value="http://servidor/Corpore.Net" />

Web.config do Corpore.NET

O arquivo está localizado na pasta ..\Corpore.Net\Source\Edu-Educacional\Public\Web.config, e deverá apontar para o servidor de instalação da FrameHTML.

    <add key="UrlFrameHTML" value="http://servidor:8050" />


ATENÇÃO: Ao utilizar esta configuração através dos arquivos de Web.Config dos portais, não serão mais utilizados as configurações definidas nos parâmetros do sistema, e sim de forma exclusiva o caminho parametrizado nos arquivos Web.Config.


Após estas configurações, acessar o novo portal através do link:  http://LOCAL_DE_INSTALAÇÃO:PORTA/web/app/edu/portaleducacional/



Aviso Importante

O novo Portal do Aluno depende do recurso de manipulação URL’s sem extensão definida esteja disponível no IIS (utilizado para funcionamento dos serviços REST). Contudo, identificamos que algumas versões do IIS não vem com suporte a tal recurso instalado por padrão, impossibilitando o funcionamento da aplicação.

Caso tenha algum problema de funcionamento após sua instalação, a Microsoft lançou um hotfix para atualização do IIS para habilitar tal recurso.

Link para download: https://support.microsoft.com/en-us/help/980368/a-update-is-available-that-enables-certain-iis-7.0-or-iis-7.5-handlers

IMPORTANTE

Caso a instalação seja realizada em um diretório virtual, é necessário que a configuração do Novo Portal do Aluno em: "C:\Totvs\RM\FrameHTML\web\js\totvs-app.global.config.js " seja alterado para o nome do diretório de instalação, conforme o print abaixo.


Para ocultar dropdown de seleção de Alias:

1) Acessar a pasta: ....FrameHTML\web_src\app\Edu\PortalEducacional\js

2) Localizar o arquivo edu-constantes.global.config.js

3) Editar o aquivo, e localizar a variável EDU_CONST_GLOBAL_EXIBIR_ALIAS=true e alterar para: EDU_CONST_GLOBAL_EXIBIR_ALIAS=false



♣ Configuração de acesso do usuário Banco de dados para acessar o novo portal do aluno

Após a instalação do novo portal, certificar se o usuário/senha TOTVSPortal de acesso ao banco de dados está de acordo com o mesmo usuário/senha do banco de dados configurado no servidor. A verificação é realizada em:

(warning) Servidos Globais | Segurança | Acesso | Código de Acesso

Selecionar o usuário: TOTVSEdu e verificar se o usuário/senha está de acordo com o usuário/senha de acesso ao banco de dados.

♣ Configuração do Alias default para acessar o portal

Por padrão, o Alias deafult CorporeRM vem definido no web.config. Para alterar, acessar o passo abaixo.

1º-  Após a instalação do portal, acessar o caminho: Local_de_Instalação | FrameHTML | Web.Config localizar a tag: <add..key="ServiceAlias" value="CorporeRM" /> e alterar par ao nome desejado.

2º- Principalmente para clientes que utilizam a Biblioteca em 3 camadas, atente-se para a configuração da tag <add key="Host" value="localhost" />, certificando que a mesma aponta para os servidores corretos. 

DICA

Veja o vídeo de demostração do processo de instalação dos novos portais.



Configuração de balanceamento de carga (load balance)


Chave de computador

Caso deseja instalar o Novo Portal do Aluno em um ambiente de load balance, será necessário configurar a chave de computador nos computadores slaves. Conforme imagem acima, deverá ser configurado a mesma chave de computador no Server2 e Server3, para o website FrameHTML.



Caso deseja configurar o Corpore.Net com balanceamento de carga, favor acessar o documento técnico disponível em Configuração do Portal RM em WebFarm