Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Controle do Armazém de Poder de Terceiros

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Estoque e Custos - SIGAEST

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

SIGACUSB.PRX

Biblioteca de Funções de Estoque

Tickets relacionados

297796

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Descrição

Foi implementado no processo de controle de material em poder de terceiros, o parâmetro MV_CONTERC e o campo no Cadastro de TES F4_CONTERC, que tem como objetivo ativar o Controle do Armazém de Poder de Terceiros, fazendo com que o material enviado (Remessa) para um terceiro, seja transferido do armazém onde possui saldo para o armazém definido no parâmetro MV_ALMTERC. Esta funcionalidade permite que se possa controlar o custo médio do produto que está em poder de terceiros, apurando o valor do custo desses produtos através do custo médio atual.

Importante

  • No parâmetro MV_ALMTERC é possível definir o armazém desejado. Por padrão ele vem com o valor "80”.
  • O parâmetro permite o uso de apenas um armazém de terceiros.
  • O armazém definido no MV_ALMTERC é bloqueado para que não sejam efetuadas movimentações neste armazém. Apenas as movimentações automáticas, produzidas pela remessa e devolução de produtos, irão gerar movimentos no armazém de terceiros.
  • O Controle do Armazém de Poder de Terceiros somente está disponível para usuários da apuração do Custo Médio por Filial ou Empresa (MV_CUSFIL = F ou E).
  • Ao realizar o faturamento do pedido de vendas de Remessa, são gerados, automaticamente, os movimentos de transferência interna RE4/DE4, para transferir o saldo do produto faturado para o armazém de terceiros. Ao realizar a Devolução serão realizados novamente movimentos de transferência interna RE4/DE4, para transferir o saldo do produto para o armazém padrão.
  • O F4_CONTERC do TES utilizado na Devolução deve obrigatoriamente estar igual ao do TES utilizado na Remessa, caso contrário o saldo do Armazém de Poder de Terceiros ficará com saldo divergente sendo necessário ajuste manual.
  • Processos em que o material é enviado para terceiros (Em Terceiros), não disponível para controle de produtos de terceiros (De Terceiros).

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.


Procedimento para Configuração

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_CONTERC

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Indica se deve controlar o saldo de mercadorias para produtos enviados para poder de terceiros.  ( T = Ativa o controle / F = Desativa o Controle )

 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 MV_ALMTERC

Tipo:

Caractere

Cont. Por.:

80

Descrição:

 Indica qual é o armazém de terceiros.



CONFIGURAÇÃO DE CAMPOS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Base de Dados/Base de Dados (CFGX031). Em Dicionario de Dados, selecione a tabela SF4 e edite. Incluir o campo abaixo :

Campo

F4_CONTERC

Tipo

Caractere

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Titulo

Amz. Terc.? 

DescriçãoControla Amz. Terceiros?
HelpIndica se o TES controla armazém de terceiros, trabalhando em conjunto com o parâmetro MV_CONTERC. 1=Sim, 2=Não (Quando vazio considera como Sim)
Lista Opções1=Sim;2=Não;
Inicializador Padrão" "
Val. SistemaPertence(" 12")
Nivel1
UsadoSim
MódulosTodos os módulos



Procedimento para Utilização

  1. No Configurador em Ambiente / Cadastros / Parâmetros, realizar a configuração dos parâmetros MV_CONTERC, MV_ALMTERC e MV_CUSFIL conforme detalhado neste documento.
     
  2. No módulo Estoque e Custos, em Atualizações / Cadastros / Produtos, incluir um produto.
     
  3. No módulo Estoque e Custos, em Atualizações / Saldos / Inicial, incluir um saldo inicial para o produto em seu armazém padrão e um saldo inicial zerado no armazém configurado no parâmetro MV_ALMTERC.
     
  4. No módulo Estoque e Custos, em Atualizações / Cadastros / Movimentações / Fiscais / TES, incluir um TES de Saída com Atu. Estoque "Não" (F4_ESTOQUE), Poder de Terceiros "Remessa" (F4_PODER3) e Amz. Terceiros "Sim" (F4_CONTERC). Incluir um segundo TES porém de Entrada com Atu. Estoque "Não" (F4_ESTOQUE), Poder de Terceiros "Devolução" (F4_PODER3) e Amz. Terceiros "Sim" (F4_CONTERC).
     
  5. No módulo de Faturamento em Atualizações / Pedidos / Pedido de Vendas, incluir um Pedido de Vendas par ao produto cadastrado, utilizando o TES de saída também cadastrado anteriormente. Posteriormente faturar o Pedido de Vendas gerando sua Nota Fiscal.
     
  6. No módulo Estoque e Custos, em Atualizações / Saldos / Atual, buscar o produto e verificar que o saldo do produto foi transferido do armazém padrão para o armazém informado no parâmetro MV_ALMTERC.
     
  7. No módulo Estoque e Custos, em Atualizações / Movimentações / Fiscais / Documento de Entrada, incluir um Documento de Entrada, informar o mesmo Cliente/Loja utilizado no Pedido de Vendas gerado anteriormente, informar o código do produto e o TES de Entrada cadastrado anteriormente. Em "Outras Ações", utilizar a opção "Origem" para realizar o vinculo com a Nota Fiscal gerada anteriormente e confirmar a inclusão.
     
  8. No módulo Estoque e Custos, em Atualizações / Saldos / Atual, buscar o produto e verificar que o saldo do produto foi transferido do armazém informado no parâmetro MV_ALMTERC para o armazém padrão.