Árvore de páginas

Manutenção Layout Importação do Coletor - FA0400

Visão Geral do Programa

Nessa função são definidos os layouts a serem utilizados pelo sistema para a importação das informações coletadas nos Coletores de Dados existentes na organização. Dessa forma, o layout define que tipos de informações deverão ser transmitidos pelos Coletores para que o sistema efetue a importação correta das informações. Estes layouts podem variar de acordo com o seu tipo (Apontamento Tarefa, Apontamento Serviços ou Apontamento Horas).

Essa função permite que um único layout possa importar mais de um tipo de layout, sendo esses Serviços e Horas, Tarefas e Serviços ou até Serviços, Tarefas e Horas.

Assim, nessa função são definidas todas as informações que definem a composição do Layout de Importação. Portanto, deve-se parametrizar cuidadosamente cada campo, visando organizar e padronizar os arquivos de acordo com os layouts cadastrados.

Layout Importação Coletor – Pasta Arquivo

Objetivo da tela:

Esta tela é apresentada ao selecionar a função Layout Importação Coletor.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Inclui

Por intermédio deste botão são definidas as informações do Layout de Importação que está sendo cadastrado no sistema. Assim, com o acionamento deste botão os campos dessa função ficam habilitados para que sejam inseridas as informações desejadas. A seguir são descritos outros objetos relacionados nessa função.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Layout

Inserir o código e a descrição referente ao layout de importação que está sendo parametrizado no sistema. Este código representará para o sistema o layout de importação que está sendo cadastrado.

Tipo Layout

Assinalar qual o tipo de layout que está sendo parametrizado no sistema. De acordo com o Tipo de Layout o sistema importa determinadas informações. A seguir são apresentadas as opções disponíveis para este campo:

  • Apontamento Tarefa: quando assinalada essa opção representa para o sistema que o layout de importação que está sendo cadastrado é para a importação do Apontamento de tarefas relacionadas aos tarefeiros da Unidade Agrária.

  • Apontamento Serviços: assinalando essa opção representa que o layout de importação que está sendo cadastrado é para a importação do Apontamento dos Serviços realizados em determinada Unidade Agrária.

  • Apontamento Horas: quando assinalada essa opção determina para o sistema que o layout de importação que está sendo cadastrado é para a importação do Apontamento de Horas dos Tarefeiros na Unidade Agrária relacionada.

Diretório

Inserir o diretório onde ficará localizado o layout do arquivo de importação que está sendo cadastrado no sistema. De acordo com a padronização da organização, pode-se diferenciar os diretórios de acordo com o tipo de layout definido para o arquivo.

V01

Exibe a Variável 01 (Código Coletor) indicada para o layout que está sendo montado no sistema. Essa variável pode ser utilizada para a montagem do nome do arquivo a ser importado. Dessa forma, caso essa variável seja utilizada este campo deve ser assinalado.

Formato

Inserir o formato do campo V01 (Código Coletor) a ser utilizado na montagem do nome do arquivo a ser importado. Para isso, basta o usuário definir o formato necessário para este campo de acordo com os padrões adotados.

V02

Exibe a Variável 02 (Data Movimento) indicada para o layout que está sendo montado no sistema. Essa variável pode ser utilizada para a montagem do nome do arquivo a ser importado. Dessa forma, caso essa variável seja utilizada este campo deve ser assinalado.

Formato

Inserir o formato do campo V02 (Data Movimento) a ser utilizado na montagem do nome do arquivo a ser importado. Para isso, basta o usuário definir o formato necessário para este campo de acordo com os padrões adotados.

Exemplo
Conforme apresentado na tela acima, este campo possui formato: ddmmaaaa, onde:
dd – corresponde ao dia;
mm – corresponde ao mês;
aaaa – corresponde ao ano de referência para o arquivo.
Dessa forma, cabe ao usuário definir o formato de acordo com as variáveis aqui apresentadas.

 

Literais

Nesses campos (de L01 a L10) devem ser inseridas literais (símbolos, números, barras, entre outros) a serem utilizadas na confecção do nome do arquivo de importação que conterá as informações para os movimentos dos tarefistas de acordo com o tipo de layout do arquivo.

Nome Arquivo

Nesses campos devem ser inseridas as variáveis e/ou literais que deverão ser utilizadas para a montagem do nome do arquivo. As variáveis a serem utilizadas são a V01 (Código Coletor) e a V02 (Data Movimento) e as Literais são informações definidas no campo Literais (de L01 a L10). A seguir é apresentado um exemplo deste nome do arquivo conforme parametrizado nessa tela

Exemplo:
Nome Arquivo = L01 + V01 + V02 + L02, onde:

Composição                                       Conteúdo
L01                        Literal                    \
V01                        Variável                 01 (Código Coletor)
V02                        Variável                 10/02/2002 (Data Movimento)
L02                        Literal                    .apt

Então, o nome do arquivo será: \0110022002.apt

 

Valida Tabela Preço

Esse campo deve ser assinalado quando a empresa digita a tabela de preço, para que o sistema valide e use a tabela (preços, valores de conversão). Caso contrário, o movimento será importado com preço zero, não valorizando no cálculo.

 

Linhas a Desprezar

Inserir o número de linhas a serem desprezadas quando da importação das informações.

 

 

Layout Importação Coletor – Pasta Layout

Objetivo da tela:

Esta tela é apresentada ao acionar a pasta Layout na tela Layout Importação Coletor.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Seta Direita

Esse botão tem como objetivo transferir o Atributo do Quadro Origem para o Quadro Destino na composição do Layout. Para utilizar este botão, basta selecionar o Atributo a ser transferido (selecionado) no Quadro da Esquerda e acionar este botão.

 

Seta Esquerda

Esse botão efetua a transferência do Quadro Destino para o Quadro Origem na composição do Layout, ou seja, este botão retira do layout Atributo escolhido. Para a utilização deste botão, basta selecionar o Atributo a ser transferido no Quadro da Direita e acionar este botão.

 

Seta para Cima

Esse botão estabelece a sequência dos Atributos para cima dentro do layout definido para a exportação das informações para o Coletor de Dados. Dessa forma, este botão somente será utilizado para o Quadro da Direita (itens selecionados). Para sua utilização, basta selecionar o Atributo a ser definido na sequência e acionar este botão para que o Atributo seja redefinido na sequência do layout do Coletor.

 

Seta para Baixo

Esse botão estabelece a sequência dos Atributos para baixo dentro do layout definido para a exportação das informações para o Coletor de Dados. Dessa forma, este botão somente será utilizado para o Quadro da Direita (itens selecionados). Para sua utilização, basta selecionar o Atributo a ser definido como sequência e acionar este botão para que o Atributo seja redefinido na sequência do layout do Coletor.

 

Confirma

Esse botão é utilizado quando num Atributo selecionado para o Layout de Importação deseja-se atribuir um novo tamanho. Dessa forma, o atributo a ser reconfigurado deve ser selecionado, no campo Tamanho deve-se colocar o novo tamanho desejado e este botão deve ser pressionado. Assim, com o acionamento deste botão o tamanho do Atributo é ajustado dentro do sistema.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Atributo

Exibe o Atributo escolhido no Quadro da Esquerda (Campos disponíveis) para a composição do layout. Dessa forma, de acordo com a sequência estabelecida no layout, este campo fará a composição no mesmo.

Nota:

A seguir estão descritos alguns atributos importantes:

  • Sequência: campo utilizado para diferenciar preços de movimentos de mesma Propriedade, Produto, Safra, Serviço, Nível Estrutura 1, Nível Estrutura 2, Nível Estrutura 3 e Nível Estrutura 4.

  • Fator de Conversão: campo utilizado como valor para converter a quantidade do movimento para tonelada de acordo com o parâmetro de conversão do programa FA0500.

  • Operação: quando esse atributo é selecionado, a Pasta Operação fica habilitada para que possam ser parametrizados os números (indicadores) para os tipos de movimentação do funcionário, como por exemplo, Movimento de Entrada, Movimento de Saída, Movimento de Início Refeição, Movimento de Término Refeição, entre outras movimentações.

  • Parada Crítica: é uma parada determinada por uma impossibilidade de trabalho, como por exemplo, chuva ou outras intempéries.

  • Apontamento Tarefa: indica que o movimento refere-se ai apontamento do serviço realizado do funcionário em determinada propriedade.

Início

Esse campo é preenchido automaticamente pelo sistema, onde representa a posição inicial do atributo dentro do layout estabelecido. A medida que são estabelecidos novos atributos, o sistema efetua a somatória do início do atributo anterior com o seu respectivo tamanho para que este seja o início do próximo campo.

 

Tamanho

Exibe o tamanho do Atributo definido para o Layout. Cabe salientar que logo abaixo este campo, é exibido o campo Tamanho num quadro em destaque. Nesse campo pode-se redefinir o tamanho do Atributo a ser considerado para o Layout de acordo com os padrões utilizados pela empresa. Assim, o tamanho de cada Atributo varia conforme as padronizações adotadas para cada layout.

 

Conteúdo

Exibe o tipo de conteúdo que o campo pode conter no layout.

Exemplo:
Atributo               Conteúdo
Estabelecimento                Inteiro
Funcionário (Matrícula)     Inteiro
Quantidade                         Decimal

 

Decimal

Exibe a quantidade de casas decimais disponíveis para o campo em destaque. Este campo também é ajustado conforme descrito no campo Tamanho, onde se pode redefinir as casas decimais para o campo que está sendo alterado.

 

Layout Importação Coletor – Pasta Operação

Objetivo da tela:

Esta tela é apresentada ao acionar a pasta Operação na tela Layout Importação Coletor.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Entrada Tarefista

Inserir o número que define no movimento a Entrada Tarefista. Esse número irá representar o código do movimento que será identificado com o tipo de informação a ser importada.

Saída Tarefista

Inserir o número que define no movimento a Saída Tarefista. Esse número irá representar o código do movimento que será identificado com o tipo de informação a ser importada.

Entrada Fiscal

Inserir o número que define no movimento a Entrada Fiscal. Esse número irá representar o código do movimento que será identificado com o tipo de informação a ser importada.

Saída Fiscal

Inserir o número que define no movimento a Saída Fiscal. Esse número irá representar o código do movimento que será identificado com o tipo de informação a ser importada.

Início Refeição

Inserir o número que define no movimento o Início Refeição. Esse número irá representar o código do movimento que será identificado com o tipo de informação a ser importada.

Término Refeição

Inserir o número que define no movimento o Término Refeição. Esse número irá representar o código do movimento que será identificado com o tipo de informação a ser importada.

Início Lanche

Inserir o número que define no movimento o Início Lanche. Esse número irá representar o código do movimento que será identificado com o tipo de informação a ser importada.

Término Lanche

Inserir o número que define no movimento o Término Lanche. Esse número irá representar o código do movimento que será identificado com o tipo de informação a ser importada.

Parada Crítica

Inserir o número que define no movimento a Parada Crítica. Esse número irá representar o código do movimento que será identificado com o tipo de informação a ser importada.

Apontamento Tarefa

Inserir o número que define no movimento o Apontamento Tarefa. Esse número irá representar o código do movimento que será identificado com o tipo de informação a ser importada.

Nota:

De acordo com o exemplo da parametrização acima, quando no movimento dos tarefeiros o campo operação estiver com o número 1 (um) indica que o movimento é de Saída Tarefista. Quando estiver com o úmero 6 (seis) é Início Refeição.