Matemáticas Planning
Objetivo: | Permitir inserir uma função do tipo “Matemáticas” na barra de fórmulas. |
Visão Geral
Possibilita inserir funções de matemáticas nas células de uma determinada pasta. No momento da escolha da função desejada, será apresentada uma caixa de diálogo, a qual informa o objetivo da função, assim como a sua forma de execução. Na sequência, o campo correspondente será apresentado na barra de ferramentas para a execução dela.
Para inserir uma função, é necessária a existência de um plano aberto.
A seguir será descrita cada uma das funções disponíveis. Pode ser utilizada referência para células de um plano também.
Nome | Descrição | Exemplos |
ABS | Retorna o valor absoluto de um número. O valor absoluto de um número é o número sem o sinal. | abs(2) |
ACOS | Retorna o arco seno, ou o cosseno inverso, de um número. O arco seno é o ângulo cujo cosseno é número. O ângulo retornado é dado nos radianos na escala 0 (zero) ao PI. | acos(0.5) |
ACOSH | Retorna o cosseno hiperbólico inverso do número dado. | acosh(10) |
ASIN | Retorna o arco seno do número dado nos radianos, na escala - PI/2 a PI/2. | asin(0.5) |
ASINH | Retorna o seno hiperbólico inverso de um número. O seno hiperbólico inverso é o valor cujo seno hiperbólico é número, assim ASINH (SINH (o número)) número dos iguais. | asinh(2.5) |
ATAN | Retorna o arco tangente, ou o tangente inverso, de um número. O arco tangente é o ângulo cujo tangente é número. O ângulo retornado é dado nos radianos na escala - PI/2 a PI/2. O número é o tangente do ângulo que você quer. | atan(1) |
ATANH | Retorna o tangente hiperbólico inverso de um número. O número deve estar entre -1 e 1 (exceto -1 e 1). O tangente hiperbólico inverso é o valor cujo tangente hiperbólico é número, assim ATANH (TANH (o número)) número dos iguais. | atanh(0.5) |
CEILING | Os retornos numeram arredondado acima, longe de zero, ao múltiplo o mais próximo do significado. | ceiling(2.7777) |
COS | Retorna o cosseno do ângulo dado. O número é o ângulo nos radianos para que você queira o cosseno. | cos(0.5) |
COSH | Retorna o cosseno hiperbólico de um número | cosh(0.5) |
EVEN | Retorna um número arredondado para o próximo número inteiro par do argumento. | even(1.5) |
ODD | Retorna um número arredondado para o próximo número inteiro ímpar do argumento. | odd(1.5) |
EXP | Retorna e levantado ao poder do número. O e constante iguala 2.71828182845904, a base do logaritmo natural. | exp(-1) |
FLOOR | Arredonda o número para baixo, para zero, ao múltiplo o mais próximo do significado. O número é o valor que numérico você quer a redondo. O significado é o múltiplo a que você quer a redondo. | floor(2.7777) |
INT | Arredonda um número para baixo ao inteiro o mais próximo. | int(8.9) |
LN | Retorna o logaritmo natural de um número. Os logaritmos naturais são baseados no e constante (2.71828182845904). | ln(0;5) |
LOG | Retorna o logaritmo de um número à base que você especifica. | log(1;10) |
MOD | Retorna o restante depois que o número é dividido pelo divisor. O resultado tem o mesmo sinal que o divisor. O número é o número para que você quer encontrar o restante. O divisor é o número por que você quer dividir o número. | mod(11;3) |
PI | Retorna o número 3.14159265358979, a constante matemática PI, exata a 15 dígitos. | pi() |
POWER | Retorna o resultado de um número levantado a um poder. | power(5;2) |
PRODUCT | Multiplica todos os números dados como argumentos e retorna o produto. Number1, number2,… são 1 a 30 números que você quer multiplicar. | product(5;30;2) |
QUOTIENT | Retorna a parcela do inteiro de uma divisão. Usar esta função quando você quer rejeitar o restante de uma divisão. | quotient(10;2) |
RAND | Retorna um número aleatório uniforme-distribuído mais grande do que ou igual a 0 (e mais menos de 1). Um número aleatório novo é retornado cada vez que a folha é calculada. | rand() |
ROUND | Arredonda um número a um número especificado dos dígitos. O número é o número que você quer a redondo; Num_digits especifica o número dos dígitos a que você quer ao número redondo. | round(1.733333;1) |
SQRT | Retorna uma raiz quadrada positiva. O número é o número para que você quer a raiz quadrada. | sqrt(16) |
SUM | Adiciona todos os números em uma escala das pilhas. Number1, number2,… são 1 a 30 argumentos para que você quer o valor ou a soma total. | sum(1;2;3) |
TAN | Retorna o tangente do ângulo dado. O número é o ângulo nos radianos para que você quer o tangente. | tan(-1) |
TANH | Retorna o tangente hiperbólico de um número. | tanh(-1) |
TRUNC | Transforma um valor em um inteiro removendo a parte fracionária desse valor. | trunc(8.1111) |
* Quando se referenciar uma célula, não se deve utilizar “aspas duplas”, quando se utiliza valores em texto, deve-se aplicar o uso de “aspas duplas” na função, conforme os exemplos mostrados.