Importante
Caro Cliente,
O TOTVS ECM 3.0 foi fundamentado na tecnologia de interface Flash, do qual a Adobe irá descontinuar seu suporte em 31/12/2020.
Recomendamos que nossos clientes avaliem a utilização do TOTVS Fluig Plataforma, que proporciona uma maior abrangência de recursos e importantes inovações tecnológicas. São inúmeras novidades não só em ECM e BPM que o Fluig entrega aos seus mais de 4 mil clientes, mas também conta com recursos de portais, social e identidade única.
Entre em contato com seu executivo de conta para saber mais detalhes desta oferta.
Este documento tem como objetivo instruir quem deseja converter o WebDesk 2.04 para o TOTVS | ECM. No exemplo citado no documento abaixo a conversão é feita de um banco de dados Progress® para um banco de dados MySQL™.
Observação
Realizar backup dos bancos do WebDesk 2.04.
Ao copiar o banco Progress® para outro diretório, não é possível conectar ao banco até que seja reparado. Para reparar o banco é necessário executar a seguinte linha de comando em uma script ou no prompt de comando:
c:\<dir_inst_Progress>\bin\_dbutil prostrct repair <nome_do_banco> <arquivo.st>.
Observe que o arquivo de estrutura (arquivo.st) deve ser alterado para que a nomenclatura das pastas esteja coerente com a nova localização do banco de dados.
Edite o arquivo .pf e coloque o parâmetro “-1”.
Importante
Certifique-se de que os programas de conversão estejam no propath da sessão Progress®.
Abrir um editor Progress® conectado nos bancos acima citados e executar o seguinte script:
RUN config\convgui-300.w.
O programa de conversão deverá ser executado duas vezes. Na primeira vez é realizada a conversão do dicionário de dados (definições) e na segunda vez a conversão dos dados (conteúdo das tabelas).
Observação
Ao executar pela segunda vez deve ser informado o volume default no campo “Diretório do Volume Default”. Em seguida clique em Iniciar.
Observação
O programa valida se o local informado para volume default é valido.
Clique em sim e serão criados os diretórios de publicação automaticamente.
Assim que você executar novamente o script, ele informará eventuais diretórios inexistentes, necessários para concluir a conversão. Clique em “SIM”, eles serão criados automaticamente.
Após este passo a conversão dos dados será concluída, podendo fechar a sessão Progress® quando terminar.
Depois de concluída as configurações devidas nas variáveis, você deverá no prompt de comando acessar o diretório aonde se encontra o banco do TOTVS | ECM, dentro deste diretório digite dbtool <nome do banco>, como no exemplo abaixo:
Após o banco de dados Progress® ter sido convertido do WebDesk 2.04 para o TOTVS | ECM, este banco ainda não estará pronto para ser utilizado. Será necessário criar um banco vazio com a estrutura das tabelas do TOTVS | ECM e copiar esta base intermediária para a base de destino.
Observação
Mesmo que o banco de dados utilizado no TOTVS | ECM seja Progress®, faça os passos de criação de uma banco vazio, ou seja, não utilize o banco recém convertido. Verifique os pré-requisitos específicos para os bancos Progress®, descritos no capítulo abaixo, antes de iniciar o serviço do TOTVS | ECM
Para isso, acesse o programa de serviços do Windows® (services.msc) e inicie o service “TOTVS ECM” (byyouecm ou jboss_webdesk nas versões anteriores). Como esta carga pode demorar um pouco, aguarde de três a cinco minutos, abra o sistema de gerenciamento de Banco de Dados que você optou na instalação do TOTVS | ECM e verifique se as tabelas foram criadas. Em caso positivo pode interromper o serviço do TOTVS | ECM. Eventuais erros podem ser consultados no arquivo de log do servidor de aplicação do ECM.
<driver name="OpenEdge Driver"> <class name="com.ddtek.jdbc.openedge.OpenEdgeDriver" />
<url value="jdbc:datadirect:openedge://SERVER:PORT;databaseName=DATABASENAME" /> </driver>
Para mais informações pode ser consultada a documentação disponível no site da ferramenta, tanto para a instalação do software como para o registro de novos drivers. Para utilizar o openDbcopy, execute o script start.bat, localizado na pasta “bin” do diretório de instalação do openDbcopy. Entre em “Plugin→ Select new Plugin→ Copy data from a source into a destination database”.
Clicar no apply&Test de origem, caso a execução seja bem sucedida no rodapé da tela irá aparecer a URL de conexão, caso contrário aparecerá o erro em tela.
Clicar no apply&Test de destino.
Na guia de Models:
Atenção
Caso o banco destino seja SQL SERVER a opção “Use fully qualified table names” deve ser desmarcada, para o Source e Destination Model. E também no campo Schema, do Destination Model, deve ser selecionado o usuário “DBO”.
Atenção
Bancos Progress®, devido às características de sua arquitetura, apresentam um desempenho inferior aos demais bancos homologados.
Caso seja utilizado o Banco de Dados Progress® no produto TOTVS | ECM, faz-se necessário alguns procedimentos:
- Abrir um editor Progress®, conectado no banco “webdesk.db” que acabou de ser convertido.
- Acessar a opção “Tools”, “Data Administration”
Na tela Proenv, digite:
sqlexp -db <nome_do_banco> -S <porta> -H <servidor> -user sysprogress -password <senha que foi cadastrada> e aperte Enter.
Após executar este comando, o SQLExplorer será habilitado na linha de comando.
No exemplo foi utilizado “sqlexp -db wdk3midia -S 38002 -H corp-luiz -user sysprogress -password sysprogress”.
Em SQLExplorer, digite: grant dba to pub; E aperte Enter. Este comando faz com que o usuário “pub” tenha privilégios administrativos no banco de dados
Para efetuar os privilégios do usuário “pub” como administrador, deve-se digitar o comando commit no SQLExplorer.
Para saber se o usuário “pub” obteve privilégios administrativos pode-se visualizar a tabela de administradores do banco de dados. Em SQLExplorer, digite: select * from sysdbauth; E aperte Enter. Após executar esse comando, serão apresentados todos os usuários administradores do banco de dados.
Após concluir as alterações, digite “quit” e aperte Enter para sair do SQLExplorer. Por fim, digite “exit” e aperte Enter para fechar a tela do Proenv.
Antes de iniciar o serviço abaixo é necessário que o administrador do banco Oracle® (DBA) efetue algumas alterações de segurança no banco de dados Oracle®, fazendo com que o usuário (schema) informado na instalação do produto TOTVS | ECM (arquivo <INSTALL_ECM>\server\default\deploy\wdk-ds.xml) não possua permissão de leitura/alteração em outros schemas do banco Oracle®, caso existam.
Deve possuir permissão de leitura/alteração (dba) somente no usuário (schema) utilizado pelo produto TOTVS | ECM.
Após a migração do Webdesk 2.04 para o TOTVS | ECM a senha de todos os usuários é invalidada. A alteração da senha dos usuários deve ser realizada pela funcionalidade “Forgot Password” disponível na tela de login do produto.
Informe o login do usuário e clique sobre o link “Forgot Password”. Uma mensagem de confirmação será apresentada. Confirme a alteração da senha e uma nova senha será enviada para o usuário por email.
Com a nova senha em mãos o usuário pode acessar o seu perfil e alterar sua senha para uma de sua preferência.
Nos casos em que a funcionalidade não está acessível é possível alterar diretamente no banco de dados. Este procedimento deve ser realizado pelo administrador do banco de dados. Altere o campo senha da tabela colaborador.
Atenção
A senha do usuário deve ser criptografada usando o algoritmo MD5.
Quando o TOTVS | ECM é instalado a partir da migração do Webdesk 2.04 é necessário reindexar o conteúdo do repositório do produto. Para reindexar o repositório acesse GED > Indexação.Duas opções estão disponíveis são elas:
Verifique o Guia de Instalação ECM como configurar o servidor de licenças.