Árvore de páginas

Objetivo

Permitir a configuração dos equipamentos da fábrica de acordo com as necessidades.

Visão geral

Para dar suporte a automação industrial, é necessária uma gestão dos equipamentos da fábrica, permitindo ao usuário configurá-los de acordo com a sua necessidade.

Este processo de Gestão de Equipamentos tem o intuito de ampliar o escopo do DataCollection, fazendo com que este possa efetuar a comunicação e integração com diversos tipos de equipamento de forma dinâmica e ágil, contando ainda com a capacidade de permitir o suporte a novos tipos de equipamentos facilmente.

A imagem abaixo demonstra o escopo e a abrangência deste processo de Gestão de Equipamentos:

A solução visa proporcionar a infraestrutura de comunicação necessária para permitir que o DataCollection gerencie a integração entre o ERP e equipamentos de automação industrial. Inicialmente, o foco de integração está voltado para equipamentos CLP (Controlador Lógico Programável), que são os responsáveis pelo controle de equipamentos no chão de fábrica. Esta integração se dará por meio do protocolo de comunicação OPC e permitirá que sejam realizados processos como os descritos a seguir:

  • Reporte automático de produção e parada: O processo irá contemplar a geração de transações de reporte de produção e parada de máquina no módulo de chão fábrica, sendo que estas serão geradas automaticamente, por meio da gestão dos equipamentos configurados.

  • Envio de ordem de produção via EMS: Outra função contemplada é o envio de ordem de produção do EMS para o DataCollection, sendo que este terá condições de repassar esta ordem ao equipamento responsável pela produção da mesma, de acordo com as configurações efetuadas.

A arquitetura desenvolvida para este processo e descrita neste tópico é bastante aberta e flexível, permitindo que o suporte a outros equipamentos possa ser contemplado no futuro, de acordo com a necessidade.