Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice

Falando de configurar mecanismo de atribuição...

Mecanismos de atribuição são componentes que permitem selecionar determinados usuários para permitir determinadas ações, tais como, a função de gestor de um processo, o recebimento de tarefas de processos, ações sobre anexos de solicitações.



A seguir são detalhados os mecanismos de atribuição disponíveis.



Atribuição por associação


Esse tipo de atribuição permite associar diversos mecanismos, possibilitando a criação de lógicas mais complexas e elaboradas para a seleção de usuários para os quais será atribuída determinada ação. Ao associar diversos mecanismos é possível tanto selecionar todos os usuários ou apenas os usuários presentes em todos os mecanismos (conceito de intersecção).

01. Após selecionar a opção Atribuição por associação, na janela exibida ao acionar Configurar, selecionar o mecanismo que será utilizado na associação.

02. Acionar Incluir.

03. No quadro Associação, selecionar o mecanismo inserido e acionar Editar.

Para excluir um mecanismo incluído, basta selecioná-lo e acionar Remover.

04. Selecionar o item desejado, de acordo com o tipo de mecanismo escolhido, e acionar Confirmar.

05. Depois de incluir todos os mecanismos desejados para a associação, definir como ela deve ser efetuada.

Tipo de associação
Forma como será efetuada a associação dos mecanismos incluídos para definição dos gestores do processo. As opções disponíveis são:

  • Todos os usuários selecionados em qualquer um dos mecanismos: quando selecionada, determina que todos os usuários de todos os mecanismos incluídos serão definidos como gestores do processo;
  • Somente os usuários selecionados em todos os mecanismos: quando selecionada, determina que somente os usuários que fazem parte de todos os mecanismos incluídos serão definidos como gestores do processo, ou seja, essa opção utiliza o conceito de intersecção.

06. Após inserir e configurar todos os mecanismos desejados para a associação, acionar Confirmar.



Atribuição por grupo


Esse tipo de mecanismo permite atribuir determinada ação para todos os usuários de um grupo.

01. Após selecionar a opção Atribuição por grupo e acionar Configurar, selecionar o grupo desejado na janela exibida.

02. Acionar Confirmar.



Atribuição para grupo


Esse tipo de mecanismo permite atribuir uma atividade para um pool de recursos onde todos os usuários do grupo determinado podem assumi-la.

01. Após selecionar a opção Atribuição para grupo e acionar Configurar, selecionar o grupo desejado na janela exibida.

02. Acionar Confirmar.



Atribuição por papel


Esse tipo de mecanismo permite atribuir determinada ação a todos os usuários de um papel.

01. Após selecionar a opção Atribuição por papel e acionar Configurar, selecionar o papel desejado na janela exibida.

02. Acionar Confirmar.



Atribuição para papel


Esse tipo de mecanismo permite atribuir uma atividade para um pool de recursos onde todos os usuários do papel determinado podem assumi-la.

01. Após selecionar a opção Atribuição para papel e acionar Configurar, selecionar o papel desejado na janela exibida.

02. Acionar Confirmar.



Atribuição por usuário


Esse tipo de mecanismo permite atribuir determinada ação para um usuário específico.

01. Após selecionar a opção Atribuição por usuário e acionar Configurar, selecionar o usuário desejado na janela exibida.

02. Acionar Confirmar.



Atribuição por campo de formulário


Esse tipo de mecanismo permite atribuir determinada ação para um usuário específico que será informado em um determinado campo do formulário associado a um processo.

Não é possível utilizar esse mecanismo para a atividade inicial de um processo, pois ele depende do preenchimento do formulário e, na atividade inicial, ainda não existe esse registro.

01. Após selecionar a opção Atribuição por campo de formulário e acionar Configurar, selecionar o campo de formulário desejado na janela exibida.

02. Acionar Confirmar.



Atribuição por executor de atividade



Esse tipo de mecanismo permite atribuir determinada ação para um usuário específico que executou uma determinada atividade do processo.

01. Após selecionar a opção Atribuição por executor de atividade e acionar Configurar, definir as informações solicitadas.

Atividade executada
Atividade da qual será considerado o seu executor para a atribuição de uma ação.

Retorna
Usuário que executou a atividade e que será considerado no mecanismo de atribuição. As opções disponíveis são:

  • Primeira execução: quando selecionada, determina que o usuário que será considerado no mecanismo de atribuição é o primeiro executor da atividade selecionada;
  • Última execução: quando selecionada, determina que o usuário que será considerado no mecanismo de atribuição é o que executou a atividade selecionada pela última vez no processo. Essa opção somente faz sentido se a atividade selecionada é executada mais de uma vez ao longo do processo.
  • Todas as execuções: quando selecionada, determina que serão considerados no mecanismo de atribuição todos os usuários que têm permissão para executar a tarefa selecionada. Essa opção somente faz sentido se a atividade selecionada é executada mais de uma vez ao longo do processo.

02. Acionar Confirmar.



Atribuição por grupos do colaborador


Esse tipo de mecanismo permite atribuir determinada ação para os usuários que participam dos mesmos grupos do usuário que iniciou uma solicitação do processo ou do usuário autenticado (corrente).

01. Após selecionar a opção Atribuição por grupos do colaborador e acionar Configurar, definir as informações solicitadas.

Busca usuários nos grupos
Usuário do qual os grupos serão considerados no mecanismo de atribuição. As opções disponíveis são:

  • Do solicitante: quando selecionada, determina que os usuários que pertencem aos mesmos grupos do usuário que iniciou a solicitação serão considerados no mecanismo;
  • Do usuário corrente: quando selecionada, determina que os usuários que pertencem aos mesmos grupos do usuário autenticado serão considerados no mecanismo.

Apenas grupos de trabalho
Quando assinalado, determina que serão considerados apenas os grupos de trabalho, sem considerar os grupos de comunidades aos quais o usuário pertence.

Incluir grupos de comunidade
Quando assinalado, determina que serão considerados, além dos grupos de trabalho, os grupos de comunidades aos quais o usuário pertence.

02. Acionar Confirmar.



Atribuição por todos os usuários


Esse tipo de mecanismo permite atribuir critérios de segurança dos documentos anexados às solicitações de um processo para todos os usuários ativos na plataforma.

Esse mecanismo está disponível apenas para a definição de segurança de anexos em processos e não há nenhuma configuração disponível para ele.

01. Na aba Segurança anexos das propriedades do processo, selecionar a opção Atribuição por todos os usuários e definir os critérios de segurança que serão atribuídos a todos os usuários ativos da plataforma.

Informações detalhadas sobre os critérios de segurança disponíveis para documentos anexados às solicitações de processos podem ser obtidas em Configuração do processo.

Importante saber!

Um mecanismo de atribuição customizado, não serve para associações.

Nestes casos, utilizar o mecanismo de atribuição por associação. Se necessário lógicas mais complexas, utilizar associações de mecanismos customizados.

Para detalhes mais técnicos sobre esse assunto, acesse a documentação de Mecanismo de atribuição personalizado.



Fique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.5.11. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.