Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Atenção

Esta página foi revisada para considerar as configurações da atualização Waterdrop (1.6.4) ou superior.

Se você possui atualizações entre as releases 1.6.0 à Snowflake (1.6.3), acesse: Como posso ajustar as configurações da plataforma da release 1.6.0 à Snowflake (1.6.3)?

Caso possua atualizações 1.5.13 ou inferior, acesse: Como posso ajustar as configurações da plataforma nas release 1.5.13 e inferiores?

Índice


Descrição


A plataforma possibilita a configuração de parâmetros do servidor de forma visual, na aba Parâmetros da Plataforma, ou através da API System Configuration.


Arquivo de configuração


O arquivo de configuração é gerado durante o processo de instalação ou atualização. As configurações possíveis são as mesmas que eram disponibilizadas anteriormente (via bindings ou propriedades globais no arquivo domain.xml).

O arquivo de configuração está localizado em [Instalação do fluig]/repository/wcmdir/config/configuration.properties e utiliza o formato chave=valor.

Quando o fluig é inicializado e o configuration.properties está presente na pasta config, será feita a persistência dos dados. Ao final deste processo ele é removido. 

Atenção!

Caso desejar alterar um arquivo gerado automaticamente, é recomendado fazer backup do arquivo original.


Recuperação das configurações


Alguma configuração feita foi perdida? Não se preocupe, o fluig gera arquivos de backup das configurações!

Sempre que for realizada a configuração via tela ou API um arquivo de backup é gerado com as configurações suportadas.

Este arquivo é gerado em [Instalação_fluig]/repository/wcmdir/config e no nome do arquivo constará a data em que ele foi gerado, no formato configuration.AAAAMMDD-HHmmss.properties.


Exemplo: um arquivo de backup gerado no dia 01/12/2016 às 13:20:43, terá o nome configuration.20160201-132043.properties.


Se alguma alteração nos parâmetros impedir o acesso a plataforma, é possível recuperar a configuração anterior.

Para efetuar este procedimento:

  • Faça uma cópia do arquivo de backup na data desejada para a mesma pasta;
  • Nomeie o arquivo como configuration.properties;
  • Reinicie a plataforma.


Configurações do servidor disponíveis


As configurações de servidor passíveis de alteração estão relacionadas em Parâmetros de configuração do fluig.

Veja abaixo como é possível alterar propriedades pela web ou via API. 


Configuração pela página Parâmetros da Plataforma


Para alterar algumas configurações chaves do servidor foi criado o recurso Parâmetros da Plataforma onde é possível visualizar as configurações atuais e alterar os parâmetros necessários.

Para visualizar a aba acesse o fluig com o usuário wcmadmin, clique em Painel de controleWCM → Configurações do Sistema → aba Parâmetros da Plataforma.

Acesso via API

Também é possível realizar alterações nas configurações via API Pública, na documentação da API acesse a página System Configuration para mais detalhes.



A opção de Bloqueio de Clickjacking evita que ataques deste tipo sejam realizados no fluig. Os ataques Clickjacking são executados inserindo uma página dentro de outra através de um elemento iframe em uma página HTML e interceptando eventos de mouse e teclado.

A configuração de Bloqueio de clickjacking está disponível no recurso de Configurações do Sistema → Parâmetros da Plataforma e vem habilitada por padrão.

Não é recomendado desativar esta opção, portanto altere esse parâmetro somente se tiver ciência dos riscos da vulnerabilidade.