Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Introdução


A mídia desenvolvida para instalar o fluig é muito fácil e rápida. Nesta mídia, encontra-se o servidor de aplicações utilizado para executar o sistema, o Java Development Kit 8, o servidor de indexação e o servidor de documentos, que é utilizado pelo visualizador interno do produto.


Componentes do Instalador


Veja a lista de componentes contidos na instalação do fluig:

  • Componente de Assinatura Digital;
  • Servidor de Indexação;
  • Servidor de Gerenciamento de Mensagens;
  • Componente para Visualização de Documentos;
  • Java;
  • Servidor de Aplicação.


Pacotes de Instalação


Existem dois pacotes de instalação disponíveis no Portal de Clientes fluig, cada um referente a um sistema operacional específico. Para ter acesso ao portal de clientes, é necessário ser um cliente fluig.

Pacote de instalação
ArquivoDescrição
Fluig-[release]-Win64.zip

Utilize em sistemas operacionais Windows 64 bits.

Fluig-[release]-Linux64.zip

Utilize em sistemas operacionais Linux 64 bits.


Após verificar o pacote de instalação adequado para o servidor e descompactá-lo, é possível iniciar a instalação através dos seguintes arquivos:

  • Fluig-Installer-64.exe - Para sistema operacional Windows.

  • Fluig-Installer-64.sh - Para sistema operacional Linux.

Atenção

É obrigatório executar a instalação do fluig como administrador do sistema.

Em servidores Linux, é necessário conceder permissão de execução no arquivo java, no diretório jdk-64/bin e no arquivo Fluig-Installer-64.sh para iniciar a instalação.


Instalação ou Atualização do fluig


Importante!

Por questões de segurança orientamos não expor seu fluig diretamente à internet. Para isso, será necessário criar uma rede DMZ juntamente com o protocolo HTTPS.

Atenção!

Habilite o acesso ao serviço de licenciamento do fluig liberando a conexão com o endereço https://version.fluig.com (porta 443) na rede local onde o fluig está instalado.

Em ambientes de produção não é recomendado utilizar o recurso de varredura do antivírus na pasta de instalação do fluig, pois pode interferir na performance da plataforma.

Para verificar a disponibilidade do serviço de licenciamento, acesse o site status.fluig.com.

Após executar o instalador da mídia, é possível optar entre instalar ou atualizar o fluig.

A opção Instalar irá executar a instalação a partir do zero, criando todos os arquivos necessários. Mais detalhes sobre esse procedimento podem ser obtidos em:

Atenção

Em modo caractere a instalação da plataforma pode ser realizada de forma modularizada. Este procedimento só pode ser executado a partir da versão 1.6.1 do fluig.

Acesse as documentações abaixo e verifique!

A opção Atualizar é utilizada para atualização da plataforma através dos pacotes liberados no Portal de Clientes. Mais detalhes sobre esse procedimento podem ser obtidos no Guia de Atualização.


Fluig Studio


Para instalar o plugin fluig Studio, siga os passos descritos na página Guia de instalação fluig Studio.


Ambiente de Homologação X Ambiente de Produção


Nota

Acompanhe na página Dimensionamento, as especificações mínimas obrigatórias para um servidor dedicado. Outros produtos, como o fluig ESB, também devem ser instalados em um servidor próprio.

Importante!

A instalação de Múltiplas Instâncias em um único servidor não é homologado para atualização 1.6 e superiores do fluig pois gera concorrência pelos recursos e portas do servidor entre as instâncias provocando comportamentos inesperados. A partir desta release não será fornecido suporte quando identificado este cenário.

No caso específico do ambiente de homologação, o banco de dados pode estar instalado no mesmo servidor, além de possuir no mínimo 8 GB de RAM. As demais configurações de dimensionamento permanecem as mesmas.