Árvore de páginas

Manutenção de Ferramentas - DB0110

Visão Geral do Programa

A cada operação da produção poderão ser associadas às ferramentas que serão utilizadas. Nessa função o usuário poderá alterar as unidades de ciclo que serão utilizadas para determinar o tempo da operação onde a ferramenta estiver vinculada.

Esse cadastro reúne as ferramentas provenientes do ERP do cliente. Vale salientar que quando a ferramenta é um recurso restritivo para fins de produção, a mesma deve ser cadastrada como um recurso secundário, na rotina “Manutenção Recurso Secundário (DB0123)”, com o tipo de recurso “Ferramenta”. Por exemplo, se a empresa dispõe de apenas uma unidade de determinado molde de injeção e o mesmo for cadastrado como um recurso secundário, o algoritmo de sequenciamento não programará duas ordens para o mesmo item simultaneamente, mesmo que possam ser utilizadas mais de uma máquina na produção do referido item.

Permite realizar a seleção das ferramentas que deverão ser consideradas no TOTVS APS.

Manutenção Ferramentas Produção

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Ferramenta, é possível consultar as ferramentas existentes e alterar as unidades de ciclo no TOTVS APS para simulação, apenas para efeitos de simulação, pois uma nova atualização de dados irá sobrepor as informações.

 

Principais Campos e Parâmetros: 

Os campos descritos a seguir deverão ser parametrizados no ERP da empresa e serão carregados pelo TOTVS APS não permitindo sua alteração.

Campo:

Descrição

Ferramenta

Exibe o código da ferramenta selecionada.

Descrição

Exibe a descrição da ferramenta selecionada.

Os campos descritos a seguir deverão ser parametrizados no ERP da empresa e poderão ser alterados no TOTVS APS apenas para efeitos de simulação, pois uma nova atualização de dados irá sobrepor as informações.

Campo:

Descrição

Unidades Ciclo

Inserir o número de unidades que a ferramenta produz em cada ciclo considerado na produção do item. Pode-se conceituar que ciclo é a definição do numero de peças possíveis de serem obtidas por uma ferramenta em cada ciclo de trabalho. 

Exemplo:

Uma ferramenta pode produzir a cada ciclo 5 peças conforme o numero de moldes (plásticos) ou punções (metal mecânico). Se o tempo da operação é de 1 hora e a ordem de produção é para produzir 10 unidades, serão necessárias 2 horas para realizar essa operação.