Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Plataforma

Aplicativo: fluig Mobile

Sistema Operacional: Android


Ocorrência

Existem documentos que foram publicados utilizando o visualizador interno e com a opção de download desabilitada, para evitar o acesso ao arquivo físico. Porém, quando esses documentos são visualizados através do aplicativo móvel para Android, o download do documento é realizado para o dispositivo.


Causa

Devido às características do sistema operacional, ao visualizar um documento através do aplicativo fluig Mobile para Android, o arquivo é baixado para o dispositivo. Por esse motivo, os usuários que possuem permissão de Leitura (ou superior) conseguem realizar o download do arquivo físico ao visualizá-lo.


Solução

Os procedimentos abaixo demonstram como bloquear no fluig Mobile o download de documentos que tenham essa opção desabilitada pelo publicador/administrador.

Configurando permissão de download de documentos no fluig Mobile

É possível configurar permissão de download para visualização de documentos no aplicativo Android, devido as limitações explicadas acima. Para realizar esta alteração siga os seguintes passos: 

  1. Efetue a autenticação no fluig pela web utilizando o usuário wcmadmin e acesse Painel de Controle  → WCM → Empresas.
  2. Selecione a empresa que deseja alterar a tela inicial do aplicativo e então clique na opção Editar.
  3. A tela de edição de empresa será apresentada. Clique no botão Cadastrar dados adicionais.
  4. A tela de dados adicionais da empresa será apresentada. No campo Chave, informe o valor enableDocumentSecurityOnMobile e no campo Valor informe:

    • true:  Para que a configuração de permissão de download do documento definida pelo publicador seja considerada na visualização pelo aplicativo mobile.
    • false: Para habilitar a visualização do documento através do dispositivo móvel aos usuários que possuam permissão de Leitura (ou superior), independente da configuração definida pelo publicador.
  5. Clique no botão Salvar para salvar os dados adicionais. O item enableDocumentSecurityOnMobile será adicionado na listagem de dados adicionais da empresa.

Figura 1 - Clique no botão Salvar para salvar as alterações na empresa e efetivar a alteração.


Configurando permissão de download no documento

Além de configurar a chave enableDocumentSecurityOnMobile na empresa, é necessário também configurar a permissão no documento, da seguinte forma:

  1. Acesse a pasta onde o documento está salvo e no final da linha do documento, clique no botão Mais opções  e selecione Propriedades.
  2. Selecione a aba Informações Gerais e localize o campo Permite download e impressão?
  3. Para que o documento possa ser baixado e visualizado no mobile, basta manter o campo assinalado.
  4. Para impedir o download do documento, desmarque esta opção.


Figura 2: Marque ou desmarque a opção "Permite download e impressão?" do documento.


Hey!

Para garantir a segurança do arquivo físico, certifique-se em marcar a opção "Utiliza visualizador interno?"


Qual será o comportamento desta configuração para o usuário no aplicativo?



    • Caso o usuário tenha permissão para fazer o download do documento, será possível baixar e visualizar o documento tocando na opção Baixar.

    Figura 3 - Tela de download de documento no fluig para Android.


    • Será realizado o download e o usuário poderá abrir o documento.


    • Caso o usuário não tenha permissão para fazer o download do documento, ou seja, o parâmetro enableDocumentSecurityOnMobile foi definido como true , o documento não será visualizado ou baixado. Na tela será apresentada a seguinte mensagem:

    Figura 4 - Mensagem informando que o documento não pode ser visualizado.



    E as permissões de Download e Impressão da aba Segurança?

    Nas propriedades de documentos e pastas, há uma opção chamada Download e impressão na aba Segurança, que permite especificar quais usuários/grupos terão o download do documento liberado.

    Caso o fluig esteja na Atualização 1.5.12 ou anterior, quando a chave enableDocumentSecurityOnMobile for configurada no ambiente, independentemente do valor atribuído a ela (true ou false), as permissões de download e impressão definidas na aba Segurança não serão levadas em consideração pelo fluig Mobile.

    A partir da Atualização 1.5.13, as configurações da aba Segurança serão aplicadas no fluig Mobile, desde que a chave enableDocumentSecurityOnMobile tenha sido habilitada.


    Atenção

    Uma vez definido o parâmetro enableDocumentSecurityOnMobile, esta configuração será aplicada para os novos usuários que adicionarem sua conta no aplicativo do fluig para Android.

    Para usuários que já possuem a conta configurada em um dispositivo móvel Android, na próxima vez em que o aplicativo for aberto, esta configuração será atualizada. Caso o dispositivo estiver usando rede 3G, essa verificação é feita apenas uma vez por dia.

    Para conferir o procedimento de como bloquear o download de documentos no fluig mobile para Android, acesse bloquear ação de download de documento para Android.