Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Regras de Bonificação

Produto:

Microsiga Protheus®

Versões:

P11 e P12

Ocorrência:

Qual a utilização de Regras de Bonificação no Protheus?

Ambiente:

SIGAFAT - Faturamento

Passo a passo:

Na disputa do mercado, quanto mais recursos para atrair clientes uma empresa possuir, maiores são as oportunidades de uma venda bem sucedida. Para isso, um dos recursos que o Protheus possui é a Regra de Bonificação.

Com ela, podemos criar regras de vendas onde nelas são bonificados outros produtos e ficará ao critério da empresa se o produto bonificado será cobrado ou não.

Dessa forma, ao incluirmos um pedido de venda, o Protheus verificará se os produtos e suas respectivas quantidades informadas atendem à alguma regra. Caso atenda, os produtos bonificados serão incluídos automaticamente no pedido de venda.

Com esse recurso, as regras de bonificação poderão ser elaboradas pelas pessoas responsáveis pela estratégia de vendas, ficando transparente ao usuário responsável pela emissão do pedido o que será bonificado, agilizando o processo e reduzindo erros de digitação.


Para que uma regra de bonificação seja utilizada, é necessário :

  • cadastrá-la informando as regras e qual produto será bonificado;
  • informar o parâmetro MV_BONUSTS o TES (Tipo de Entrada/Saída) responsável pelos itens do pedido de venda de produtos bonificados. É dessa forma que o Protheus identifica quando um produto é incluído pelo processo normal ou se foi incluído através de uma regra de bonificação.

A tela do sistema Protheus referente a Regras de bonificação, seus respectivos campos e parâmetros envolvidos estão disponíveis a seguir.


Principais campos


Cód. Regra (ACQ_CODREG) – código da regra de bonificação.

Descrição (ACQ_DESCRI) – descrição da regra de bonificação.

Cliente (ACQ_CODCLI) – código do cliente na qual a regra será aplicada. Caso informado, o produto será bonificado somente quando o pedido atender às regras dos produtos e o cliente seja o mesmo da regra.

Loja (ACQ_LOJA) – loja do cliente.

Grp.Clientes (ACQ_GRPVEN) – código do grupo de clientes na qual a regra será aplicada. Caso informado, o produto será bonificado somente quando o pedido atender às regras dos produtos e o cliente faça parte do grupo de clientes informado.

Tab. Preços (ACQ_CODTAB) – código da tabela de preços na qual a regra será aplicada. Caso informado, o produto será bonificado somente quando o pedido atender às regras dos produtos e a tabela de preços informada no pedido de venda seja pertencente à regra.

Cond. Pagto (ACQ_CODTAB) – código da condição de pagamento na qual a regra será aplicada. Caso informado, o produto será bonificado somente quando o pedido atender às regras dos produtos e a condição de pagamento informada no pedido de venda seja pertencente à regra.

Produto (ACQ_CODPRO) – código da produto que será bonificado.

Quantidade (ACQ_QUANT) – quantidade do produto que será bonificada.

Tipo Horário (ACQ_TPHORA) – indica se o horário informado é do tipo:

  • Único – início ao fim da data e hora informada.
  • Recorrente – válido no horário informado em cada dia entre as datas.


Tipo Bonif (ACQ_TPRGBN) – tipo de bonificação, sendo:

  • Todos – deve-se atender à todos os produtos para que seja bonificado.
  • Somente um – caso apenas um produto faça parte, a bonificação será gerada.


Hora inicial (ACQ_HORADE) – horário inicial de vigência da regra de bonificação. Caso o pedido de venda seja emitido em um horário anterior ao informado, o produto não será bonificado.

Hora final (ACQ_HORATE) – horário final de vigência da regra de bonificação. Caso o pedido de venda seja emitido em um horário posterior ao informado, o produto não será bonificado.

Data inicial (ACQ_DATDE) – data inicial de vigência da regra de bonificação. Caso o pedido de venda seja emitido em uma data anterior à informada, o produto não será bonificado.

Data Final (ACQ_DATATE) – data Final de vigência da regra de bonificação preços. Caso o pedido de venda seja emitido em uma data posterior à informada, o produto não será bonificado. Se não preenchido, sua vigência será infinita.


Outros campos

Produto (ACR_CODPRO) – indica o produto a ser vendido para que a bonificação seja realizada.

Grupo (ACR_GRUPO) – indica qual grupo de produtos a ser vendido para que a bonificação seja realizada. Caso o produto esteja informado o sistema irá desconsiderar este campo.

Lote (ACR_LOTE) – quantidade a ser vendida para que a bonificação seja realizada.


De acordo com essas configurações, é possível configurar as regras de bonificação conforme a necessidade e estratégia de vendas da empresa.


Parâmetros


MV_TPBONUS – Indica se as quantidades a serem bonificadas serão acumulativas(.T.) ou serão calculadas pela maior quantidade (.F.)

MV_BONUSTS – Indica o TES (Tipo de entrada/saída) correspondente à bonificação. O TES do item do pedido de venda será incluído com o conteúdo deste parâmetro

MV_BONUSTD – Indica se todas as regras de bonificação serão consideradas na análise ou somente a primeira regra a ser encontrada.


Observações:

O TES informado no parâmetro deve ser utilizado exclusivamente para o tratamento do bônus, não podendo ser usado em outro processo do sistema, e não deve ser informado pelo usuário no pedido de venda, pois neste caso o sistema entenderá que se trata de um item bonificado.

Veja também:

FAT0288 É possível utilizar mais de uma TES nas Regras de Bonificação

Regras de Bonificação

Parâmetros