Árvore de páginas

Provisão de Pagamento

Estimativa de gastos futuros, é implantado antes de conhecer o valor correto, objetivando o lançamento de valores no regime de competência. Pode ter característica contábil, conforme a espécie de documento, por existir nela a opção contabiliza.

Exemplo:

Recebe-se a conta de luz geralmente até o quinto dia do mês, esta é paga até uma data específica. Porém, esta despesa refere-se a um período que já passou, por isso, torna-se incorreto contabilizar no mês de seu vencimento. Assim, ela é contabilizada no mês da despesa, isso é regime de competência.

Como contabilizar se não se sabe o valor a contabilizar?

Com base num histórico de consumo é lançado um valor médio da despesa no último dia do mês, como um título de provisão. Assim, quando ocorrer o fechamento de mês, a despesa estará registrada e será contabilizada como uma outra qualquer, mesmo sem ter sido paga. No mês seguinte, de porte do título relativo ao consumo, o usuário irá abater a provisão feita para a despesa e, automaticamente, o programa irá gerar o estorno daquele movimento (o que foi contabilizado), e lança o título com o valor real da despesa.

A provisão tem função idêntica a da previsão, são consideradas no fluxo de caixa, é por intermédio delas que se sabe quanto se vai desembolsar num determinado período. A única diferença que há entre uma previsão e uma provisão é que esta última é contábil.