Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Falando de responder avaliação...

As avaliações podem ser dos tipos pré ou pós-teste – utilizadas em treinamentos e trilhas –, de reação – utilizadas em treinamentos, trilhas e turmas – ou um item de tópico de uma turma.

A avaliação é acessada a partir da área do curso que o aluno está estudando – seja uma turma, um treinamento ou uma trilha – ou a partir das atividades de aprendizado, podendo ter sua origem em um agendamento de aplicação de avaliação, sem estar necessariamente relacionada a um item que está sendo cursado.

Nessa janela é possível responder as questões que compõem uma avaliação, comentá-las, marcá-las, classificar a avaliação, dentre outras opções que são configuradas na própria avaliação.

Na parte superior da janela é exibido o número total de questões e qual questão está sendo visualizada.

Na parte inferior da janela é exibido o tempo restante para finalizar a avaliação, bem como o total e o percentual de questões respondidas sobre a barra de progresso.

Na lateral direita da janela é possível navegar entre os blocos da avaliação e suas questões. As questões que já foram respondidas são exibidas riscadas e as que foram marcadas contém um ícone indicando a marcação.

Entenda!

Quer entender qual é o cálculo feito para definir a nota em uma avaliação? Acesse Cálculo de notas em avaliações e fique por dentro.


Responder avaliação


01. Na janela exibida depois de acionar a opção que permite responder a avaliação a partir de uma turma, de um treinamento, de uma trilha ou de uma tarefa de aprendizado, visualizar as informações gerais da avaliação, tais como o tempo mínimo e máximo para respondê-la, a pontuação necessária para aprovação, os blocos que a compõem, dentre outras.

02. Acionar Iniciar avaliação, localizado no canto superior direito da janela.

03. Responder as questões que compõem a avaliação, de acordo com o que é solicitado.

Para alternar entre as questões, utilizar as setas Voltar e Avançar, localizadas na parte inferior da janela. Também é possível acessar as questões acionando Lista de questões – localizado no canto superior direito da janela – expandindo o bloco de questões desejado e clicando sobre a questão a ser visualizada.

É possível marcar uma questão para analisá-la posteriormente e, quando a avaliação permite, inserir comentários nas questões. Mais informações podem ser obtidas em Marcar questão e Comentar questão.

Respondendo as questões...

  • Para ordenar corretamente as alternativas em questões do tipo Ordenação, basta arrasta-las para a posição considerada correta.
  • Para relacionar corretamente as alternativas em questões do tipo Correlação, basta arrastar o ponto existente e ligar as alternativas consideradas corretas. Já no modo de exibição Multivalorada, basta selecionar a opção considerada correta – dentre as exibidas – para cada alternativa existente.
  • Para definir o valor correto em questões do tipo Escala, basta deslizar o marcador ao longo da escala até encontrar o valor considerado correto. Já para responder questões do tipo Valor, basta inserir o valor considerado correto no campo exibido – compreendido entre os valores mínimo e máximo informados.
  • Para responder questões do tipo Lacuna, basta inserir a informação considerada correta no campo exibido. Já em questões do tipo Lacuna selecionável, basta selecionar a opção considerada correta dentre as exibidas.
  • Questões do tipo Objetiva permitem selecionar apenas uma alternativa correta. No modo de exibição Lista suspensa ocorre o mesmo, é possível selecionar apenas uma das opções exibidas.
  • Questões de Múltipla escolha permitem assinalar várias alternativas corretas.
  • Questões do tipo Dissertativa permitem descrever a resposta que, posteriormente, será analisada pelo responsável por corrigir a avaliação.

04. Depois de responder todas as questões, acionar Finalizar avaliação – localizado no canto inferior direito da janela – para concluir a avaliação.

05. Na mensagem exibida, acionar Sim para confirmar a finalização da avaliação.

Ao finalizar a avaliação – e quando ela permite – é possível visualizar o status de aprovação e a pontuação obtida, em número e em percentual.

06. Se a avaliação permitir, acionar Classificar avaliação e marcar o número de estrelas desejado para classificar a avaliação.

07. Em seguida, se a avaliação permitir, inserir um comentário.

08. Acionar Enviar.

09. Acionar Revisar respostas para visualizar as questões que foram respondidas corretamente e quais as respostas corretas das que não foram, se a avaliação permitir visualizar esse tipo de informação.

Para retornar à tela principal da avaliação para encerrá-la, acionar Voltar.

10. Acionar Sair da avaliação, localizado na parte superior da janela.



Marcar questão


01. Durante a execução da avaliação, acionar Marcar na questão que gerou dúvidas e se deseja analisar posteriormente.

Ao marcar uma questão, ela é exibida com um ícone indicando a marcação na lista de questões.

Para desmarca-la, basta desativar a marcação, ou seja, acionar Marcar novamente.



Comentar questão


Quando a avaliação permite, é possível inserir comentários em cada questão durante sua execução, como dúvidas e questionamentos sobre seu entendimento, para que o responsável possa avaliar e alterar a questão se necessário.


01. Durante a execução da avaliação, acessar a questão para a qual será inserido um comentário.

02. Acionar Comentar, localizado na parte superior da janela.

03. Inserir o comentário para a questão.

04. Acionar Comentar.



Perguntas frequentes


Como é feito o cálculo da nota de avaliações?

Como habilitar a exibição e onde visualizar as respostas de uma avaliação?

Onde visualizar o tempo mínimo de execução de avaliações?


Fique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.4Waterdrop. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.