Objetivo: Tem como objetivo realizar o processamento de Pagamento de Serviços. Somente serão realizados os processos que estiverem no cadastro de "Data de Pagamento por Origem" como Flag de Faturado = N, e caso exista mais de um período já cadastrado, somente será realizado o processamento da data mais recente a ultima data já calculada.
Nesse processo serão realizadas as captações:
- Captação de Abastecimento: Quando a Data de Pagamento possui Origem "Abastecimento" é feita a captação dos apontamentos de abastecimento com data no intervalo de Data Início e Data Fim da Data de Pagamento, obtendo o valor unitário do Combustível (pode ser configurado por Equipamento ou por Prestador de Serviço) utilizado no Abastecimento. A quantidade será a Quantidade informada no apontamento de Abastecimento.
- Captação de Lubrificação: Quando a Data de Pagamento possui Origem "Lubrificação" é feita a captação dos apontamentos de lubrificação com data no intervalo de Data Início e Data Fim da Data de Pagamento, obtendo o valor unitário do Material (pode ser configurado por Equipamento ou por Prestador de Serviço) utilizado na Lubrificação. A quantidade será a Quantidade informada no apontamento de Lubrificação.
- Captação de Aplicação de Insumos: Quando a Data de Pagamento possui Origem "Aplicação de Insumos" é feita a captação dos apontamentos de aplicação de insumos com data no intervalo de Data Início e Data Fim da Data de Pagamento, obtendo o valor do Contrato relacionado à Ordem de Serviço informada no apontamento de Aplicação de Insumos. A quantidade será Área informada no apontamento de Insumos.
- Captação de Produção: Quando a Data de Pagamento possui Origem "Produção" é feita a captação dos apontamentos de aplicação de produção com data no intervalo de Data Início e Data Fim da Data de Pagamento, obtendo o valor do Contrato relacionado à Ordem de Serviço informada no apontamento de Produção. A quantidade será Área informada no apontamento de Produção.
- Captação de Atividades Mecanizadas: Quando a Data de Pagamento possui Origem "Atividade Mecanizada" é feita a captação das atividades mecanizadas com data no intervalo de Data Início e Data Fim da Data de Pagamento, obtendo o valor do Contrato relacionado à Ordem de Serviço informada no apontamento de Atividade Mecanizada. A quantidade será o Horímetro/Odômetro Total.Para os apontamentos de atividades mecanizadas que não forem informados os Locais de Produção, necessita previamente ter executado o Rateio dos Apontamentos de Atividades Mecanizadas por Local de Produção, se existir apontamento de Atividade Mecanizada sem Local de Produção o mesmo não será captado e ficará registrado no log de ocorrências no processamento.
- Captação de Oficina Mecânica: Quando a Data de Pagamento possui Origem "Oficina Mecânica" é feita a captação dos serviços mecânicos com data no intervalo de Data Início e Data Fim da Data de Pagamento, obtendo o valor do Material (pode ser configurado por Equipamento ou por Prestador de Serviço) utilizado no Serviço Mecânico. A quantidade é a quantidade de material utilizado.
- Captação de Apontamentos de Plantio: Quando a Data de Pagamento possui Origem "Plantio" é feita a captação dos apontamentos de Plantio com data no intervalo de Data Início e Data Fim da Data de Pagamento, obtendo o valor unitário do Contrato relacionado à Ordem de Serviço informada no Apontamento de Plantio. A quantidade será a Área informada no apontamento de Plantio.
- Captação de Lançamentos Eventuais: Quando a Data de Pagamento possui Origem "Eventuais" é feita a captação dos apontamentos de Lançamentos Eventuais com data no intervalo de Data Início e Data Fim da Data de Pagamento, obtendo o valor unitário informado no apontamento. A quantidade será quantidade informada no apontamento de Lançamentos Eventuais.
- Captação de Transporte de Matéria Prima: Quando a Data de Pagamento possui Origem "Transporte de Matéria Prima" é feita a captação das pesagens de matéria prima com data no intervalo de Data Início e Data Fim da Data de Pagamento, obtendo o valor unitário do contrato para o Prestador de Serviço. Caso não informado o valor unitário no contrato, será obtido através da Tabela de Preços, a Tabela de Preços pode estar explícita no Contrato ou se no Contrato estiver configurado apenas o Grupo de Tabela de Preços, a Tabela de Preços será a Tabela do Grupo que atenda ao maior número de critérios definidos.
Para obter o valor unitário da Tabela de Preços:
- Identificação do Contrato: O sistema verifica se na data de pesagem (data de movimento) o equipamento está disponível para algum Prestador de Serviço, se sim obtém qual o(s) contrato(s) vigente(s) para o Prestador de Serviços. Com o(s) Contrato(s) do Prestador de Serviços obtém qual é o Grupo de Tabelas de Preços e Tabela de Preços (opcionalmente) configurada para o Contrato (localiza na sequência do contrato que possui a Origem de Pagamento "Transporte de Matéria Prima"). Pode haver mais de um Contrato para o mesmo Prestador de Serviços/Origem de Pagamento Transporte de Matéria Prima, se isso ocorrer o sistema irá identificar qual o Contrato que atende aos critérios da Tabela de Preços informada. Se possuir mais de um Contrato que atenda aos critérios da Tabela de Preços para a mesma Pesagem que está sendo processada, o sistema gerará essa informação no log de ocorrências.
- Identificação da Tabela de Preços a ser utilizada: Para cada registro de Pesagem, o sistema irá verificar se há Tabela de Preços informada no Contrato, caso existir, a mesma será validada para certificar que atenda aos critérios definidos para ela, se atender aos critérios essa tabela será utilizada para valorar a Pesagem.
Se não possuir Tabela de Preços explícita no Contrato, o sistema busca as tabelas vigentes (data de movimento esteja entre a data inicial e data final de vigência da tabela ou que a data de movimento seja maior que a data inicial de vigência da tabela e a mesma não há data final) do Grupo de Tabela de Preços configurado para o Contrato do Prestador de Serviço. Para cada Tabela de Preços o sistema verifica se há critérios cadastrados para ela e qual delas atende ao maior número critérios informados, a tabela que atender ao maior número de critérios será a tabela de preços utilizada para obter o valor unitário.
- Identificação Tipo de Valor: Para as tabelas vigentes serão filtrados os valores vigentes de acordo com o tipo de Valor (valor por Atributo ou Valor por Intervalo de Quantidades).
Valor unitário por Atributo: Quando o tipo do valor do Grupo de Tabela de Preços for por Atributo, o sistema irá verificar qual o atributo deverá ser utilizado para obter o valor unitário (por exemplo: Fazenda) e validar o valor do atributo de acordo com os dados da pesagem obtendo assim o valor unitário.
- Valor unitário por Intervalo de Quantidades: Quando o tipo do valor do Grupo de Tabela de Preços for por Intervalo de Quantidades, o sistema irá verificar qual a unidade de medida utilizada para Unidade de Intervalo das Quantidades.
- Se a unidade de medida for Km-Quilômetros (unidade de medida configurada para Quilômetros) o sistema irá identificar em qual faixa de intervalos a distância do Talhão (distância por terra + distância por asfalto + distância por hidrovia) por Unidade Receptora se enquadra e de acordo com o intervalo de distâncias obtém o valor unitário.
- Se a unidade de medida for Kg-Quilos (unidade de medida configurada para Quilos) o sistema irá identificar em qual faixa de intervalos o peso líquido (bruto-tara) se enquadra e de acordo com o intervalo de pesos obtém o valor unitário.
- Valor unitário por Intervalo de Quantidades: Quando o tipo do valor do Grupo de Tabela de Preços for por Intervalo de Quantidades, o sistema irá verificar qual a unidade de medida utilizada para Unidade de Intervalo das Quantidades.
Se a unidade de medida não for nem Km ou Kg, serão aplicados os conversores de unidades de medida para verificar se é possível chegar à unidade através da unidade Km ou Kg, se for possível chegar a uma dessas unidades (por exemplo: se a unidade de medida for Toneladas) será aplicado o fator de conversão entre unidades de medida verificar a qual faixa de intervalos a quantidade se enquadra e através dessa faixa obter o valor unitário.
- Se a unidade de medida for Km-Quilômetros (unidade de medida configurada para
Quilômetros) o sistema irá identificar em qual faixa de intervalos a distância do Talhão
(distância por terra + distância por asfalto + distância por hidrovia) por Unidade Receptora se
enquadra e de acordo com o intervalo de distâncias obtém o valor unitário.
- A regra para se obter a distância entre Talhão e a Unidade Receptora está no objeto debanco view "OPUS_ROMANEIO_ENTRADA", onde por padrão é distância configurada no cadastro de Talhão (Talhão e Unidade Receptora), caso o cliente possuir alguma outra regra (por exemplo, possuir sistema próprio de pesagem onde é informada a distância) fica de responsabilidade do CLIENTE em configurar a view OPUS_ROMANEIO_ENTRADA com as regras próprias e respeitando o nome do campo e tipo de dado aqui definido
NR_DISTANCIA NUMÉRICO(6,2).
- Valor total: Para calcular o valor total será aplicada a fórmula: (valor unitário * quantidade) A quantidade a ser utilizada depende da unidade de medida configurada como unidade de pagamento.
- Se a unidade de medida for Km-Quilômetros (unidade de medida configurada para Quilômetros) o sistema irá obter através da distância do Talhão (distância por terra + distância por asfalto + distância por hidrovia) por Unidade Receptora.
- Se a unidade de medida for Kg-Quilos (unidade de medida configurada para Quilos) o sistema irá obter através do peso líquido (bruto-tara).
- Se a unidade de medida não for nem Km ou Kg, serão aplicados os conversores de unidades de medida para verificar se é possível chegar à unidade através da unidade Km ou Kg, se for possível chegar a uma dessas unidades (por exemplo: se a unidade de medida for Sacas).
- Valor total: Para calcular o valor total será aplicada a fórmula: (valor unitário * quantidade) A quantidade a ser utilizada depende da unidade de medida configurada como unidade de pagamento.
Ocorrências no processamento: No processamento poderão ocorrer ocorrências, como por exemplo: Não possuir tabela vigente, não possuir intervalos de quantidades para quantidade que está sendo processada e etc. Para todas as ocorrências encontradas serão gravados logs de processamento e os mesmos poderão ser consultados através da visão de ocorrências no processamento de Pagamento de Serviços.
- Cálculo dos encargos para as operações processadas:
- Obtém a configuração de qual a Data a ser considerada para Apropriação dos Custos de Pagamento de Serviços. A Data a ser considerada pode ser a "Data de Pagamento" ou a "Data do último dia da Captação do Pagamento de Serviços". Essa configuração está localizada em "Administração > Configurações Gerais" para o Grupo de Configuração "14- Orçamentos e Custos". Essa configuração será utilizada para determinar qual será o tipo Data base para cálculo dos encargos.
- São selecionados todos os registros processados no Pagamento de Serviços, e que possuem Encargo configurado em seu contrato.
- Para cada registro selecionado serão realizadas as operações:
- É verificado se o Encargo está vigente na data a ser considerada na apropriação de custos (de acordo com a configuração).
- Se o Encargo estiver vigente é verificada qual a taxa do encargo. Taxa do Encargo que possuir a maior data desde que a data seja menor ou igual à data a ser considerada na apropriação de custos.
- Se encontrada a taxa e a mesma for diferente de 0 (zero) será calculado o valor do Encargo utilizando a fórmula:
(Valor da Operação) * (Taxa do Encargo) / 100
Exemplo 1:
Encargo: INSS Patronal
Taxa: 4,00
Valor da Operação: 1.500,00
Valor do Encargo: (1.500,00) * (4,00) / 100 = 60,00
Exemplo 2:
Encargo: Crédito de PIS/Cofins
Taxa: -9,25
Valor da Operação: 1.500,00
Valor do Encargo: (1.500,00) * (-9,25) / 100 = -138,75
- Gravação do Encargo calculado.
Campos Obrigatórios:
- Data de Pagamento a Processar: nesse campo o usuário deve informar a Data de Pagamento (cadastro) a ser processada.
Demais Validações:
- Não é permitido processar o Pagamento de Serviço se a Data de Apropriação de Custo do Pagamento de Serviços estiver em mês/ano de custo já processado. A Data de Apropriação de Custo pode ser a Data de Pagamento ou a Data Final da Captação do Pagamento de Serviços (de acordo com a configuração de Orçamento/Custos).
- Para as origens de Insumos, Atividades Manuais, Atividades de Produção e Plantio, caso tenha sido informado um Índice Negociado na Ordem de Serviço, o sistema irá multiplicar o valor captado pelo respectivo fator, por exemplo: Se o valor captado for 1000 e o Índice Negociado da OS 1.10, o valor final será 1100.