Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Assunto

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

11 e 12.1.7

Ocorrência:

Conceito de utilização para Operação Triangular

Ambiente:

Faturamento

Passo a passo:

Conceito Operação Triangular

 

Operação Triangular consiste em uma transação que envolve mais de 2 empresas para um processo de beneficiamento.

 

Podemos exemplificar como:

 Uma empresa A envia um material à empresa B para beneficiamento e esta envia à empresa C, que deverá efetuar o trabalho e devolver o material diretamente à empresa A.

 Desta forma, a Nota Fiscal de Remessa para Beneficiamento será enviada à empresa B, enquanto a Nota Fiscal de Devolução desta mercadoria será enviada pela empresa C.

 É possível fazer este controle no Siga através do parâmetro “Operação Triangular (S/N)? “ nas rotinas de Pedido de Venda e Nota Fiscal de Entrada. Os parâmetro são acessados através da tecla [F12] (na versão DOS, pela tecla [F10]).

 Nestes casos, a Nota Fiscal Origem pode ser acessada, pressionando a tecla [F4] sobre o campo “Quantidade”, onde serão apresentadas todas as Notas Fiscais do Produto que envolvem Poder de Terceiros.

 Desta forma pode-se dar entrada de uma NF do fornecedor C e selecionar a NF de origem do fornecedor B.

Exemplo:

Temos três empresas A, B e C.

 

Inclui o produto TESTE com saldo inicial.

1) Acessar a empresa A e incluo uma NF de SAIDA (NORMAL) para a empresa B (a empresa B deve ser cadastrada como cliente) para o produto TESTE com qtde = 15 com TES que atualiza estoque e remessa para terceiros.

2) Acessar a empresa B e incluo uma NF de Entrada NORMAL para o fornecedor A (a empresa B deve ser cadastrada como fornecedor) para o produto TESTE com qtde = 15 e TES que atualiza ESTOQUE (não controla poder de terceiros).

3) Na empresa B, lançar a NF de SAIDA – tipo  BENEFICIAMENTO do produto TESTE para a fornecedor C, com TES que atualiza estoque e de remessa para terceiro, qtde = 15.

4) Acessar a empresa C e incluo uma NF de Entrada NORMAL do fornecedor B (a empresa B deve ser cadastrada como fornecedor) para o produto TESTE com qtde = 15 e TES que atualiza ESTOQUE com remessa para terceiros.

5) Acessar a empresa C e lançar uma NF de SAIDA – NORMAL para o cliente B do produto TESTE com TES que atualiza estoque e devolução para terceiros, qtde = 15.

6) Acessar a empresa B, e lanço uma NF de ENTRADA - TIPO NORMAL, puxando a NF original da empresa C do produto TESTE com TES que atualiza estoque e de DEVOLUCAO para terceiro, quantidade = 15.

7) Acessar a empresa B, lançar uma NF de SAIDA - NORMAL para a empresa A e atualizando estoque, qtde = 15.

8) Acessar a empresa A, e lanço uma NF de ENTRADA - TIPO BENEFICIAMENTO, puxando a NF original da empresa B do produto TESTE com TES que atualiza estoque e de DEVOLUCAO para terceiro, qtde = 15.

Resumo:

 

 

Observações: