Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Liberações do Pedido com análise de crédito e estoque em momentos diferentes para evitar reserva do produto no B2_RESERVA

Produto:

Microsiga Protheus

Ocorrência:

Quando a empresa precisa realizar a liberação do Pedido de Vendas, porém, a Nota não é emitida no mesmo momento; pode ocorrer de, no momento da emissão da Nota, determinado Pedido que é prioridade para a empresa, não poder ser liberado e Faturado, pois o saldo do Produto está reservado no estoque para outro Pedido emitido / liberado antes, o qual ainda não foi faturado (sendo que este segundo não é a prioridade).

Ambiente:

SIGAFAT - Faturamento

Passo a passo:

Sempre que for realizada a liberação de Estoque para o Pedido, o B2_RESERVA do produto será alimentado, reservando o saldo para este Pedido.

É possível, Liberar o Pedido pela rotina MATA440 - Liberação de Pedidos, e executar a rotina de forma automática, na qual há opção para não analisar o estoque neste momento. Ou seja, o sistema fará as análises de Regras, de Verbas, até Crédito; mas não realiza a análise de estoque, mantendo o pedido bloqueado por estoque (aguardando análise).
Desta forma, aguardar para fazer a liberação de estoque (e a respectiva reserva do produto) apenas no momento que for efetivamente faturar a nota.

Então, deve-se realizar a análise de crédito separada da liberação de Estoque; pois é no momento da Liberação de Estoque que o saldo é empenhado / comprometido.

Segue o processo a realizar:

1- Incluir os Pedidos de Venda sem registrar o campo C6_QTDLIB - Quantidade Liberada (*);

2- Liberar o Pedido sem liberar/ alocar o Estoque: Rotina MATA440 - Liberação Pedidos 'Ações relacionadas > Automática' há uma pergunta "Liberar ? " que deve ser respondida com "Credito" ao invés de "Credito/Estoque"(*);

Obs: Sempre liberar de forma automática, ao invés de manual, já que a manual força a liberação, desconsiderando as avaliações do sistema para consulta de crédito e saldo. Então, sugerimos escolher sempre a opção "automática" nas rotinas de liberação, ao invés das opções "Liberar" ou "Manual".

3- Posteriormente, na hora de optar qual Pedido irá faturar (para qual pedido deverá alocar o saldo), realizar a Liberação de Estoque (que empenha o saldo) na rotina MATA455 - Liberação de Estoque

Informação Extra:

1(*) Se desejar, é possível bloquear o campo C6_QTDLIB de alterações para que ele não seja preenchido manualmente na inclusão/alteração do Pedido de Vendas:

- Acessar o Configurador SIGACFG;
- Base de Dados > Dicionário > Bases de Dados > Dicionário de Dados;
- Localizar e Editar a Tabela em questão - SC6;
- Localizar e Editar o campo em questão - C6_QTDLIB;
- Aba "Campo" > Propriedade = "2 - Visualizar";
- Confirmar e Salvar em ambiente exclusivo.

Também é possível configurar para que o campo "C6_QTDLIB" não seja preenchido AUTOMATICAMENTE na inclusão/alteração/liberação do Pedido de Vendas:

Acesse a rotina MATA410 Pedido de Vendas e a Rotina MATA440 Liberação de Pedidos e tecle "F12" em seu teclado. Irá abrir uma tela de parametrização. Deixe a Pergunta "Sugere Qtdade Liberada" respondida como "Não".

Obs: Também é possível setar essa resposta para impedir que o usuário altere:

- SIGACFG (Configurador)
- Usuários > Senhas > Config. Perguntas
- Incluir > Grupo: MTA440
- Selecionar o usuário ou grupo de usuários (obrigatório)
- Clicar na Pergunta 03 (Sugere Qtde Liber. ?) e clicar em deletar em seu teclado (a linha deixará de ficar com sombreado cinza.
- Na coluna "Conteúdo" essa linha deverá estar com a resposta = 2 - Não (para este caso)
- Confirmar

2(*) Se desejar setar a resposta ("Liberar? = Crédito"), para que o usuário não altere para "Credito/Estoque" novamente, também é possível realizar da seguinte forma:

- SIGACFG (Configurador)
- Usuários > Senhas > Config. Perguntas
- Incluir > Grupo: MTALIB
- Selecionar o usuário ou grupo de usuários (obrigatório)
- Clicar na Pergunta 08 (Liberar ?) e clicar em deletar em seu teclado (a linha deixará de ficar com sombreado cinza.
- Na coluna "Conteúdo" essa linha deverá estar com a resposta = 2 (para este caso)
- Confirmar

 

Veja todos os detalhes sobre o preenchimento do campo B2_RESERVA em: FAT0131_Rotina_MATA430_Controle_de_Reservas_B2_RESERVA


Observações:Havendo dificuldades com os processos a realizar no Configurador, contatar diretamente a Equipe de Suporte Framework que orienta no módulo SIGACFG.
Pode lhe interessar:
FAT0131_Rotina_MATA430_Controle_de_Reservas_B2_RESERVA
FAT0006_Retirar_permissões_para_Liberação_Manual_do_Pedido_de_Vendas
FAT0009_Impedir_Liberação_Parcial_do_Pedido_de_Vendas