Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Falando de indexação...

Recurso que realiza a indexação dos conteúdos publicados na plataforma para que sejam apresentados pela ferramenta de pesquisa. A indexação pode ser executada manualmente através do procedimento descrito abaixo ou automaticamente através de um agendamento pelo Agendador de tarefas.

A indexação realizada via Agendador de tarefas inclui apenas documentos e irá considerar tanto os metadados quanto o conteúdo. A indexação manual permite ao administrador ajustar o escopo do procedimento e incluir outros itens como posts, comentários, processos e usuários.



Acessar indexação 


01. No menu principal acionar Painel de Controle, logo depois verificar o agrupador Parâmetros técnicos e acionar Indexação.

02. Selecionar os itens que devem ser considerados pela indexação.

Os tipos de conteúdos disponíveis para indexação são:

Usuários: Indexa dados de usuários.

Posts: Indexa o conteúdo de publicações na timeline de usuários e comunidades.

Comentários: Indexa os comentários realizados em publicações. A indexação de comentários é utilizada apenas para calcular a influência dos usuários sobre o tema pesquisado, o que garante resultados mais relevantes ao utilizar a busca por Influenciadores. No entanto, o conteúdo dos comentários não é exibido nos resultados das buscas. Dependendo da quantidade, o tempo até a finalização da indexação pode aumentar.

Processos: Indexa metadados, como o código, descrição, instruções e palavras-chave dos processos.

Documentos: Indexa os documentos publicados. Ao selecionar essa opção, será exibido o painel Forma de indexação de documentos com configurações de indexação específicas para este tipo de conteúdo.

03. Acionar Indexar.

O time fluig sugere que esse procedimento seja realizado fora do horário de expediente, pois durante a execução da indexação pode ocorrer lentidão no ambiente.




Recriar o índice


01. Selecionar a opção Recriar o índice.

Ao marcar essa opção, todas as demais alternativas são habilitadas automaticamente e não podem ser alteradas, com exceção da Forma de indexação dos documentos, que pode ser definida para considerar todo o conteúdo dos documentos ou apenas os metadados.

02. Acionar Indexar.



Indexar documentos


01. Selecionar a opção Documentos.

02. Em Forma de indexação dos documentos selecionar uma das duas opções: Conteúdo ou Metadados.

Conteúdo – Quando assinalada, determina que deve ser feita uma indexação considerando os metadados (título, autor, etc.) e o conteúdo dos documentos. Após a execução desse tipo de indexação, os documentos são considerados "indexados" pela plataforma.

Metadados – Quando assinalada, determina que deve ser feita uma indexação considerando apenas os metadados (título, autor, etc.) dos documentos. Isso torna o procedimento mais rápido, porém retorna resultados menos relevantes durante as pesquisas, devido à ausência dos conteúdos atualizados dos documentos.

Após a execução da indexação de Metadados, os documentos ainda serão considerados como "não indexados" pela plataforma para que quando uma indexação de Conteúdo seja realizada, os documentos que tiveram apenas os metadados indexados também tenham seus conteúdos considerados.

03. Ainda em Forma de indexação dos documentos, selecionar uma das duas opções: Documentos ainda não indexados ou Todos os documentos.

Documentos ainda não indexados: Considera apenas os documentos marcados como "não indexados" pela plataforma, ou seja, que ainda não tiveram o conteúdo indexado.

Todos os documentos: Indexa a versão ativa de todos os documentos. O tempo de execução depende da quantidade de documentos.

04. Acionar Indexar.



Fique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.5 - Liquid. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.