Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Falando de avaliações...

Em Avaliações é possível gerenciar todas as avaliações, ou seja, criar novas avaliações, editar, remover, desabilitar, pré-visualizar o conteúdo delas e visualizar suas versões.

As avaliações podem ser utilizadas em pré-testes, pós-testes ou avaliações de treinamentos, trilhas ou item de tópico.

Não é necessário definir o tipo de avaliação, pois qualquer avaliação pode ser utilizada como pré-teste, pós-teste ou avaliação de reação. Essa definição ocorre no momento em que se relaciona uma avaliação a uma trilha/treinamento, a um tópico ou a uma turma.

Ao associar uma avaliação a uma trilha/treinamento, é possível definir o score de aprovação e o de reprovação. O score de aprovação e o de reprovação dos pré-testes são configurados diretamente no treinamento. Para o pós-teste é utilizado o score de aprovação da trilha/treinamento para determinar se o aluno foi aprovado ou não.

Nos tópicos, as avaliações são itens de tópico. Cada item de tópico tem um peso, que é calculado de acordo com o score da avaliação para obter a nota final do tópico.

As avaliações de reação são utilizadas para medir o grau de satisfação e aprendizado do aluno em treinamentos, trilhas e turmas, permitindo que ele expresse sua percepção do curso realizado, apontando pontos de atenção, pontos positivos e negativos, críticas e sugestões de melhoria.

Entenda!

Quer entender qual é o cálculo feito para definir a nota de uma avaliação? Acesse Cálculo da nota de avaliações e fique por dentro.


Visualizar avaliações existentes


01. No menu principal, posicionar o mouse sobre Avaliações.

02. Acionar Avaliações.

03. Visualizar as avaliações existentes. É possível visualizar uma avaliação específica pesquisando-a por intermédio do campo Buscar, localizado no canto superior direito da janela.



Criar avaliação


01. Na janela Avaliações, acionar Novo, localizado no canto superior esquerdo da janela.

02. Acionar Editar – localizado no canto inferior esquerdo do quadro da imagem – para inserir uma imagem para a avaliação, se desejado.

03. Localizar e selecionar a imagem que deve ser atribuída à avaliação.

O tamanho máximo permitido para a imagem é 4MB.

04. Na janela exibida, definir o corte para a imagem.

05. Acionar Salvar.

 Para remover a imagem inserida, basta acionar o ícone Remover – localizado no canto inferior direito do quadro da imagem.

06. Inserir o nome e a descrição da avaliação.

07. No quadro Informações gerais definir as informações da avaliação.

Obrigatório responder todas as questões da avaliação
Quando assinalado, determina que somente é possível finalizar a avaliação depois de responder todas as suas questões.

Permite questão dissertativa
Quando assinalado, determina que a avaliação pode conter questões dissertativas, ou seja, questões que necessitam ser corrigidas manualmente pelo corretor responsável.

Índice de aprovação
Pontuação mínima necessária que deve ser obtida para ser considerado aprovado na avaliação.

Tempo mínimo para a execução da avaliação (em minutos)
Tempo mínimo no qual a avaliação pode ser respondida, não sendo possível finalizá-la antes que decorra o tempo mínimo.

Tempo máximo para a execução da avaliação (em minutos)
Tempo máximo no qual a avaliação deve ser respondida pelo aluno. Após decorrer esse tempo, é apresentada uma mensagem de expiração e a avaliação é automaticamente encerrada. Posteriormente, elas serão finalizadas por uma rotina padrão que é executada periodicamente na plataforma. Mais informações podem ser obtidas em Finalizar avaliações expiradas.

08. No quadro Mais informações, definir as demais informações que serão atribuídas à avaliação.

Apresentar nota
Quando assinalado, determina que a nota obtida pelo aluno é apresentada após ele finalizar a avaliação.

Apresentar status de aprovação
Quando assinalado, determina que ao finalizar a avaliação, é apresentado o status de aprovação do aluno, ou seja, se ele foi ou não aprovado.

Apresentar desempenho em cada questão
Quando assinalado, determina que após finalizar a avaliação, o aluno pode ver o seu desempenho em cada questão, ou seja, ver quais questões ele acertou e quais errou.

Apresentar alternativas corretas no desempenho de cada questão
Quando assinalado, determina que após finalizar a avaliação, o aluno pode visualizar as respostas corretas de cada questão, independentemente de ter acertado ou não.

Mostrar mensagem de conclusão de avaliação
Quando assinalado, determina que será apresentada uma mensagem ao aluno quando ele finalizar a avaliação.

Mensagem de conclusão
Mensagem que será apresentada ao aluno quando ele finalizar a avaliação. Esse campo somente é apresentado quando é definido que deve ser apresentada uma mensagem de conclusão.

Solicitar classificação da avaliação
Quando assinalado, determina que ao finalizar a avaliação, o aluno pode atribuir uma classificação de 1 a 5 e inserir um comentário com a sua percepção sobre a avaliação.

Permitir comentário nas questões
Quando assinalado, determina que o aluno pode inserir um comentário em cada questão da prova durante sua execução.

Avaliação anônima
Quando assinalado, determina que os dados do aluno que executou a avaliação não são armazenados.

Permitir reiniciar do último ponto
Quando assinalado, determina que o aluno pode continuar respondendo a avaliação, caso ele feche-a e volte a abri-la, a partir do ponto em que ele parou, ou seja, o tempo restante para responder a avaliação descontará o tempo no qual ela permaneceu fechada. Exemplo: uma avaliação possui um tempo máximo para execução de 60 minutos. Um aluno a respondeu durante 20 minutos e a fechou. Depois de duas horas ele abriu-a novamente para continuar a responder. Nesse caso, o tempo restante que ele terá para terminar a avaliação será de 40 minutos.

Quando esse campo não é assinalado, ao fechar a janela de execução de uma avaliação, o tempo continuará sendo contado.
Exemplo: uma avaliação possui um tempo máximo para execução de 60 minutos. Um aluno a respondeu durante 20 minutos e a fechou. Se ele não abrir a avaliação novamente para continuar a respondê-la dentro dos próximos 40 minutos, ele não conseguirá mais acessá-la, pois o tempo máximo de execução será atingido.

As avaliações que foram iniciadas e fechadas e atingiram o tempo máximo permitido para execução são automaticamente finalizadas pela tarefa padrão Finalizar avaliações expiradas.

Avaliação monitorada
Quando assinalado, determina que é necessária a presença de um monitor durante a execução da avaliação. O monitor precisa inserir sua senha para liberar a execução da avaliação para o aluno. Nesse caso, é necessário definir um monitor para a avaliação no quadro Monitores apresentado. Para isso, acionar Adicionar, selecionar o usuário que será o monitor da avaliação e acionar Adicionar novamente. Para remover um monitor inserido, selecioná-lo e acionar Remover.

09. Em Monitores, acionar Adicionar para definir os monitores para a avalição.

10. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário que será o monitor da avaliação.

É possível localizar o usuário desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos usuários – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um usuário de uma única vez.

11. Acionar Adicionar.

12. Ao finalizar a inclusão dos monitores desejados, acionar Fechar.

Para remover um monitor inserido, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente ao monitor.

13. Em Corretores, acionar Adicionar para definir os corretores para a avaliação.

14. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário que será o corretor da avaliação.

É possível localizar o usuário desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos usuários – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um usuário de uma única vez.

15. Acionar Adicionar.

16. Ao finalizar a inclusão dos corretores desejados, acionar Fechar.

Para remover um monitor inserido, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente ao monitor.

17. No quadro Blocos, acionar Novo para criar um bloco de questões para a avaliação.

Essa ação permite criar um bloco de questões exclusivo para a avaliação. Depois que a avaliação tem uma versão liberada, é possível tornar esse bloco criado reutilizável, para que possa ser incluído em outras avaliações. Para isso, basta editar a avaliação e acionar Tornar bloco reutilizável, localizado no lado direito da linha correspondente ao bloco e, na mensagem apresentada, confirmar a ação. Depois que um bloco se torna reutilizável, não é possível torná-lo exclusivo novamente. Mais informações sobre a criação de blocos de questões podem ser obtidas em Blocos.

Também é possível importar ou copiar um bloco de questões para a avaliação ao invés de criar um. Essas ações estão detalhadas em Importar bloco de questões para a avaliação e Copiar bloco de questões para a avaliação.

Posteriormente, ao editar uma avaliação que está com a versão liberada, é possível visualizar o conteúdo dos blocos acionando Pré-visualizar, localizado na linha correspondente a cada bloco.

18. Na janela exibida, definir as informações para o novo bloco.

Título
Título que será atribuído ao bloco de questões.

Peso
Peso do bloco dentro da avaliação. Esse valor é utilizado no cálculo da nota final do aluno na avaliação. Por padrão esse valor é 1.

Ordem
Ordem na qual o bloco deve ser apresentado durante a avaliação. Quando não é definida a ordem dos blocos dentro da avaliação, eles são ordenados aleatoriamente. Se existir mais de um bloco com a mesma ordem, eles são apresentados um seguido do outro.

Mínimo de acertos
Número mínimo de questões corretas exigido no bloco, ou seja, caso o aluno não acerte essa quantidade de questões, sua nota no bloco será zero.

Permitir zerar no bloco
Quando assinalado, determina que é permitido que o aluno erre todas as questões do bloco sem ser reprovado. Quando essa opção não é assinalada, se o aluno errar todas as questões do bloco é automaticamente reprovado na avaliação.

Obrigatório responder todas as questões do bloco
Quando assinalado, determina que o aluno só pode avançar ou retroceder do bloco durante a avaliação depois de responder todas as suas questões.

19. Em Tópicos, acionar Adicionar para incluir tópicos de questões na avaliação.

20. Na janela exibida, definir as informações para filtrar as questões a serem inseridas no bloco.

Tipo
Tipo de ação que será efetuada. As opções disponíveis são:

  • Adicionar: quando selecionada, determina que as questões do tópico selecionado serão incluídas no bloco.
  • Excluir: quando selecionada, determina que as questões do tópico selecionado serão excluídas do bloco, ou seja, não serão consideradas.

Tópico raiz
Árvore de tópicos de questões existentes e disponíveis para uso. É necessário localizar e selecionar o tópico desejado.

Dificuldade
Intervalo de dificuldade a ser considerado ao filtrar as questões do tópico que devem ser inseridas ou removidas do bloco.

Somente com as tags
Tags a serem consideradas ao filtrar as questões que devem ser inseridas ou removidas do bloco.

21. Acionar Adicionar.

É possível inserir mais de um tópico de questões para efetuar a seleção delas posteriormente.

Para remover um tópico incluído no bloco, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente ao tópico.

22. Em Questões, definir quais questões devem ser incluídas no bloco da avaliação.

Todas as questões
Quando selecionada, determina que todas as questões do tópico farão parte do bloco e serão apresentadas na avaliação.

Algumas questões selecionadas
Quando selecionada, determina que apenas as questões selecionadas farão parte do bloco e serão apresentadas na avaliação.

Algumas questões aleatórias
Quando selecionada, determina que apenas um determinado número de questões do tópico fará parte do bloco e elas serão apresentadas na avaliação aleatoriamente. Ao selecionar essa opção, é apresentado o campo no qual deve ser inserido o número de questões do tópico que devem fazer parte do bloco.

Quantidade
Quantidade de questões aleatórias que deve ser incluída no bloco da avaliação. Esse campo somente é exibido quando é selecionada a opção Algumas questões aleatórias.

23. Selecionar as questões que devem fazer parte do bloco caso tenha sido definido que ele utilizará apenas algumas questões selecionadas.

24. Acionar Salvar para concluir a configuração do bloco de questões.

25. Acionar Salvar novamente para confirmar a criação da avaliação; ou Cancelar para descartar as informações, se desejado.



Importar bloco de questões para avaliação


A importação de bloco permite incluir um bloco de questões previamente cadastrado na avaliação. Nesse caso, não é possível alterar o filtro e nem as questões do bloco, ele será aplicado na avaliação exatamente como foi configurado.


01. Na janela de criação ou edição da avaliação, acionar a seta existente ao lado de Novo, localizado no quadro Blocos.

02. Acionar Importar bloco.

03. Na janela exibida, localizar e selecionar o bloco a ser importado para a avaliação.

É possível localizar o bloco desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos blocos – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um bloco de uma única vez.

04. Acionar Adicionar.

05. Ao finalizar a importação dos blocos desejados, acionar o ícone Editar, localizado na linha correspondente ao bloco, para definir as características que o bloco terá dentro da avaliação.

A janela exibida é a mesma da criação de um bloco. Sendo assim, detalhes sobre os campos que podem ser alterados podem ser obtidos nos passos para a criação de um bloco no cadastro da avaliação.

06. Acionar Salvar.



Copiar bloco de questões para avaliação


A cópia de bloco permite incluir um bloco de questões previamente cadastrado e configurá-lo conforme desejado, ou seja, é possível alterar o filtro e as questões do bloco que devem ser incluídas na avaliação, além das características que o bloco terá dentro da avaliação.


01. Na janela de criação ou edição da avaliação, acionar a seta existente ao lado de Novo, localizado no quadro Blocos.

02. Acionar Copiar bloco.

03. Na janela exibida, localizar e selecionar o bloco a ser copiado para a avaliação.

É possível localizar o bloco desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos blocos – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um bloco de uma única vez.

04. Acionar Adicionar.

05. Ao finalizar a importação dos blocos desejados, acionar o ícone Editar, localizado na linha correspondente ao bloco, para definir as características que o bloco terá dentro da avaliação e quais questões devem ser incluídas na avaliação.

A janela exibida é a mesma da criação de um bloco. Sendo assim, detalhes sobre os campos exibidos podem ser obtidos nos passos para a criação de um bloco no cadastro da avaliação.

06. Acionar Salvar.



Liberar versão de avaliação


01. Selecionar a avaliação da qual se deseja liberar a última versão criada.

02. Acionar Editar.

03. Acionar Liberar versão, localizado no canto superior direito da janela.

Essa opção somente é exibida para avaliações que possuem uma versão em edição.

04. Na janela exibida, inserir a descrição da versão que será liberada para uso.

05. Acionar Liberar versão.

Ao acionar essa opção, a versão liberada se torna a versão ativa e atual da avaliação, ficando disponível para ser aplicada.



Criar nova versão de avaliação


01. Selecionar a avaliação para a qual se deseja criar uma nova versão.

02. Acionar Editar.

03. Acionar Criar versão, localizado no canto superior direito da janela.

Essa opção somente é exibida para avaliações que estão com a última versão já liberada.

04. Efetuar as alterações desejadas na avaliação para compor a nova versão.

05. Acionar Salvar.



Cancelar versão de avaliação


01. Selecionar a avaliação para a qual se deseja cancelar a última versão criada.

02. Acionar Editar.

03. Acionar Cancelar versão, localizado no canto superior direito da janela.

Essa opção somente é exibida para avaliações que possuem uma versão em edição, pois somente é possível cancelar uma versão ainda não liberada.

04. Na mensagem exibida, acionar Sim para confirmar o cancelamento da versão que está em edição; ou Não para desistir da ação, se desejado.



Editar avaliação


01. Selecionar a avaliação a ser editada.

02. Acionar Editar.

03. Alterar as informações desejadas. Detalhes sobre os campos exibidos podem ser obtidos em Criar avaliação.

04. Acionar Salvar para confirmar; ou Cancelar para descartar as alterações efetuadas, se desejado.



Remover avaliação


01. Selecionar a avaliação a ser removida.

02. Acionar Remover.

03. Na mensagem apresentada, acionar Sim para confirmar a remoção da avaliação; ou Não para desistir da ação, se desejado.



Ativar/inativar avaliação


01. Selecionar a avaliação a ser ativada ou inativada.

02. Acionar Ativar/inativar.

Ao acionar essa opção, a situação da avaliação é alterada, ou seja, ela é ativada se estiver desativada e inativada caso esteja ativa.

Quando existem agendamentos para aplicação de uma avaliação que é inativada, eles são cancelados e é emitida uma notificação para todos os usuários envolvidos.



Pré-visualizar avaliação


01. Selecionar a avaliação a ser pré-visualizada.

02. Acionar Pré-visualizar.

03. Visualizar a avaliação e suas questões.

04. Acionar Finalizar para retornar à janela principal.



Visualizar estatísticas de aplicação da avaliação


01. Selecionar a avaliação da qual se deseja visualizar as estatísticas de aplicação.

02. Acionar Estatísticas.

03. Na aba Alunos, visualizar as informações por aluno que respondeu a avaliação.

É possível visualizar as estatísticas graficamente no lado direito da janela.

04. Acionar a aba Questões para visualizar as informações detalhadas por questão da avaliação.

É possível visualizar as estatísticas graficamente no lado direito da janela.

Para visualizar os comentários de cada questão, acionar Comentários, localizado no canto direito na linha correspondente à questão.

Para retornar à janela principal, acionar Voltar.



Perguntas frequentes


Como é feito o cálculo da nota de avaliações?

Como habilitar a exibição e onde visualizar as respostas de uma avaliação?

É possível ocultar a nota de uma avaliação de reação?

Onde é possível visualizar a classificação e os comentários das avaliações?

Por que um bloco existente não é exibido na criação de uma avaliação?




Importante!

Esta documentação é válida até a atualização 1.6.5-190212 da plataforma.

A partir da atualização 1.6.5-190219, o LMS não faz mais parte da plataforma para novas instalações.

Mas, não se preocupe: se você adquiriu a plataforma com o LMS incluso, entre em contato com o Suporte fluig para que você consiga utiliza-lo normalmente – mesmo após a atualização 1.6.5-190219. Se você não lembra se o LMS está incluso ou não no seu pacote, consulte sua proposta comercial ou entre em contato com o seu ESN.

Conheça o fluig Learning!

Você não vai ficar sem recursos de LMS no seu dia a dia, pois temos uma novidade para você: a oferta fluig Learning! Ela é a evolução dos conceitos de LMS, focada no mercado corporativo, 100% na nuvem – SaaS.

Acesse learning.fluig.com e fique por dentro de tudo o que ele tem a oferecer para alavancar o aprendizado na sua empresa.

Durante o ano de 2019 serão comunicados mais detalhes sobre como clientes fluig podem aderir aos termos de transição do LMS da plataforma fluig para o fluig Learning. Para mais informações consulte o seu ESN.