Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

FAT0009 Impedir Liberação Parcial de Estoque para o Pedido de Vendas

Produto:

Faturamento

Ocorrência:

Bloquear o Item e/ou o Pedido de Vendas se houver saldo parcial (se não houver saldo disponível suficiente para atender ao Item / Pedido por completo)

Ambiente:

SIGAFAT

Passo a passo:

É necessário primeiramente que a Liberação seja feita de forma automática, ao invés de manual, já que a manual desconsidera as avaliações do sistema para consulta de crédito e saldo. Então, escolher sempre a opção
"automática" nas rotinas de liberação, ao invés das opções "Liberar" ou "Manual".

 

  • Para que determinado Item seja todo bloqueado por Estoque se o saldo disponível for parcial (não atender por completo a quantidade registrada no Pedido), ou seja, impedir liberação Parcial do Item de Venda:

Na pergunta "Libera só com estoque?" nos parâmetros acessados via "F12" na tela de liberação ajustar conforme tua necessidade, comumente utilizado como "Não" para este caso (Não liberar só a quantidade que há em estoque).

 

  • Havendo também a necessidade de que o Pedido seja TODO Bloqueado se não houver saldo suficiente para UM DOS itens, ou seja, impedir liberação Parcial do Pedido de Venda:

Será necessário realizar o mesmo procedimento, e utilizar o Tipo de Liberação do Pedido (C5_TIPLIB) = 2 (com o C5_TIPLIB = 1 não é possível).

 

Complementar:

O parâmetro "Liberar?" demonstrado na rotina de Liberação de Pedidos - MATA440 (Liberação automática) permite determinar se a avaliação de crédito e estoque já são realizadas neste mesmo momento (da Liberação do Pedido), ou se neste momento deve avaliar apenas o crédito (para liberação de estoque posterior, direto na rotina de Liberação de Estoque - quando então será realizado o empenho do saldo para o Pedido designado).

 

Importante: FATURAMENTO PARCIAL

O procedimento aqui indicado faz com que o Item / o Pedido seja todo bloqueado por estoque, caso o saldo disponível não atenda por completo à necessidade. No entanto, sendo o Pedido todo liberado para faturamento (por possuir saldo disponível suficiente); o Faturamento em si ainda pode ser parcial (apenas alguns itens de todos os liberados) se o processo for realizado pela rotina 'MATA460A - Faturamento > Documento de Saída' na qual é possível marcar dentre os itens liberados do Pedido, qual se deseja Faturar.

Se desejar impedir este processo pelo sistema, deve-se realizar a Preparação do Documento de saída pelo MATA410 > Ações Relacionadas > Preparar Doc. de Saída; ao invés de realizar pela MATA460A.

Obs: Nos parâmetros de abertura da MATA460A é possível registrar "Cons. Param. Abaixo? = Sim" e Trazer Ped. Marc.? = Sim" para que todos os itens aptos a faturar já venham marcados; porém, esta é uma ferramenta apenas facilitadora. É permitido desmarcar itens.

 

Observações:

  • No SIGACFG é possível setar a resposta "Não" para a pergunta "Libera só com estoque?" nos parâmetros acessados via "F12":

- Acessar o Configurador SIGACFG
- Usuários > Senhas > Config. Perguntas
- Incluir > Grupo: MTA440
- Selecionar o usuário ou grupo de usuários (obrigatório)
- Clicar na Pergunta 02 (Libera só com estoque?) e clicar em deletar em seu teclado (a linha deixará de ficar com sombreado cinza).
- Na coluna "Conteúdo" registrar com a resposta = 2 - Não (para este caso)
- Confirmar

 

  • É possível tratar o campo C5_TIPLIB no SIGACFG deixando a resposta setada = 2 e o campo como visualização apenas, para que o usuário não altere:

- Acessar o Configurador SIGACFG;
- Base de Dados > Dicionário > Bases de Dados > Dicionário de Dados;
- Localizar e Editar a Tabela em questão - SC5;
- Localizar e Editar o campo em questão - C5_TIPLIB;
- Aba "Campo" > Propriedade = "2 - Visualizar";
- Aba "Opções" > Inic. Padrão = "2" (Por Pedido);
- Confirmar e Salvar em ambiente exclusivo.

 

Havendo dificuldades, contatar diretamente a Equipe de Suporte Framework que orienta no módulo SIGACFG.

Pode lhe interessar:
FAT0006_Retirar_permissões_para_Liberação_Manual_do_Pedido_de_Vendas

FAT0048_Reserva_de_Estoque_posterior_à_liberação_do_Pedido