Páginas filhas
  • 2 - Utilizando o SOAPUI para envio de mensagens.

SoapUI é uma ferramenta open source escrita em Java cuja principal função é consumir e testar Web Services. Ao nos depararmos com a necessidade de conectar nosso sistema a um web service, ou quando nós somos os desenvolvedores deste web service e precisamos testar o serviço, a maneira mais rápida e descomplicada de realizar estes testes é utilizando o SoapUI.

Onde encontrar?


Site do projeto SoapUI

Após instalar e executar o SoapUI, siga os passos abaixo para realizar os testes.

Criando um novo projeto


Para iniciar a utilização do SoapUI, você deverá criar um novo projeto. Para tal tarefa, você deverá clicar no menu “File>New WSDL Project”, como pode ser visto na figura abaixo. O SoapUI abrirá um diálogo solicitando o nome do novo projeto e o endereço WSDL do projeto.


Tela para criar um novo projeto de teste de web service na ferramenta SoapUI

O desenvolvedor precisa ter o endereço do WSDL do web service da aplicação externa que será utilizada para verificar conexão no EAI.

Por exemplo: http://cordas:8480/eai2-ws/EAIService?wsdl 

Você deve colocar o endereço do WSDL na tela New SoapUI Project conforme imagem abaixo:

Após colocar o nome do projeto e o endereço WSDL do web service, clique em OK, será feita a importação do WSDL e será montado o projeto de teste com todos os métodos disponíveis no web service.

Depois de montado o projeto, na lista de métodos do web service, selecione o método que deseja, neste caso o método receiveMessage. Clique no sinal (+) para expandir a lista e clique duas vezes no item Request 1 conforme imagem abaixo:

Após clicar no item Request 1, será aberta uma tela onde o SoapUI criará uma Requisição Default (Request 1) para a operação:

Na tag tot:inMsg, conforme imagem abaixo, foi adicionada a função CDATA e incluído o xml que será utilizado para o envio de mensagem para o aplicativo do Datasul. 

Nesta etapa, com a mensagem já informada, o desenvolvedor deverá tomar cuidado em alguns pontos: 

  • O UUID que está informando deverá um UUID não utilizado ainda;
  • O SourceApplication deverá ser uma aplicação válida no aplicativo destino, caso a transação seja diferente de Whois ou seja assíncrona.
  • A tag DeliveryType deve ser "Sync" quando se utilizar a transação "Whois".

Após realizar estes procedimentos, basta realizar o envio da mensagem:


 

  • Sem rótulos