Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice

Objetivo


O objetivo deste guia é apresentar os procedimentos necessários para instalar e configurar o recurso de confecção e desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem a partir da ferramenta Elucidat na plataforma fluig.


Elucidat


Elucidat é uma ferramenta totalmente Web para criação e edição de conteúdos de aprendizagem no formato SCORM. Com o Elucidat você pode desenvolver materiais ricos em imagens e conteúdos multimídia apoiado por diferentes temas pré-configurados para agilizar seu trabalho.


Crie conteúdos ricos em SCORM com o Elucidat

Criar conteúdos que sejam atrativos para o treinamento é vital para o sucesso de sua capacitação. O fluig LMS agora possui uma integração com a ferramenta Elucidat, que permite trazer os conteúdos SCORMs desenvolvidos nela para que sejam utilizados em conteúdos de treinamentos e turmas.


Adquirindo o Elucidat


Ao acessar a fluig Store e adquirir um pacote de instalação do fluig Conteúdos Elucidat, você terá acesso ao download do arquivo, às chaves pública e privada e ganhará uma conta para acesso ao Elucidat.


Em qual versão do fluig ?

A integração do fluig com a ferramenta de produção de conteúdo Elucidat, está disponível a partir da versão 1.5.5.


Instalação do recurso conteúdos Elucidat

Descompacte o arquivo de download elucidat-component.zip em uma pasta de sua preferência, que chamaremos de <Diretorio_Elucidat>.



    • Acesse a instalação do seu fluig com o perfil de Administrador e em seguida acesse: Painel controle > agrupador Aplicativos > Central de componentes.





    • Acione a opção Escolher arquivo, navegue até a pasta onde se encontra o pacote  elucidat-component.ear.



    • Acione a opção Enviar e aguarde aproximadamente 1 minuto para a finalização do processo de publicação do componente.




    • Faça uma busca por elucidat.

    • Selecione a linha de código elucidat.
    • Acione o botão Ativar.





    • Acesse Aprendizado > Administrar > Conteúdos Elucidat e informe as chaves pública e privada que você recebeu, clique em Habilitar integração e depois clique em Salvar.

      Atenção

      As chaves pública e privada são fornecidas junto à obtenção do componente adquirido na fluig store.


    Importante

    As chaves públicas e privadas, disponibilizadas para a integração são válidas para utilização em apenas um ambiente, seja ele homologação ou produção, e apenas uma empresa no fluig. Para a implantação em mais de um ambiente ou empresa, deverão ser adquiridas novas chaves através da fluig Store.

    Já as licenças de uso, que são exibidas nas configurações dos Conteúdos Elucidat, representam o número de usuários que possuem permissão para criar novos projetos no portal do Elucidat.

    Atenção

    Em ambientes em que o fluig está instalado em mais de um servidor você deverá publicar manualmente o arquivo elucidat-component.ear na pasta [Instalalação fluig]/appserver/apps/ de todos os servidores disponíveis. E, depois, executar o Passo 4.


    Criando projeto/treinamento no Elucidat


    Ao habilitar o componente de integração, a próxima etapa a ser realizada é a criação de um projeto/treinamento na ferramenta Elucidat.


      • A primeira ação que deve ser realizada, após a configuração da integração, é criar um projeto/treinamento no Elucidat. Para tal é necessário acessar a ferramenta através do link http://elucidat.com/ e realizar o login.


        Página inicial Elucidat, disponível em http://elucidat.com/.



      • Com login realizado, é possível então dar início a criação do seu projeto/treinamento selecionando o tema e algumas outras informações, como podemos visualizar na imagem.


      Configuração do projeto/treinamento.



      • Com o tema definido, a próxima etapa para criação do projeto/treinamento é definir o seu conteúdo.


        Definindo o que o projeto/treinamento apresentará para o aluno.



      • Para que o projeto/treinamento esteja disponível para utilização na plataforma fluig, é necessário que uma release seja liberada. Na própria tela de edição do conteúdo clique no botão Liberar/Release.





      • Deve-se escolher o formato de conteúdo desejado. Atente-se para os tipos suportados pelo fluig LMS.

      Atenção

      Somente as releases de conteúdo Elucidat do tipo "SCORM package for Learning Management Systems" e "Offline backup SCORM package" estarão disponíveis para ser importadas no fluig LMS.


      Selecione o tipo de Release


       

      • Realizando a liberação da release, a ferramenta apresentará todas as releases já liberadas até o momento do projeto/treinamento criado, possibilitando o download em formato ZIP.

        Atenção

        Somente as releases liberadas e que apresentarem o status SCORM ready to download estarão disponíveis no fluig LMS no momento da criação de um conteúdo.

         


      Lista das releases do seu projeto/treinamento.



      Utilizando conteúdos Elucidat no fluig LMS


      Realizado a integração, ficará disponível uma nova opção no cadastro de conteúdos para que o usuário possa importar seus conteúdos, com releases liberadas, criados no Elucidat, basta selecionar a release do conteúdo e clicar em ‘Salvar’:



      Importante!

      Esta documentação é válida até a atualização 1.6.5-190212 da plataforma.

      A partir da atualização 1.6.5-190219, o LMS não faz mais parte da plataforma para novas instalações.

      Mas, não se preocupe: se você adquiriu a plataforma com o LMS incluso, entre em contato com o Suporte fluig para que você consiga utiliza-lo normalmente – mesmo após a atualização 1.6.5-190219. Se você não lembra se o LMS está incluso ou não no seu pacote, consulte sua proposta comercial ou entre em contato com o seu ESN.

      Conheça o fluig Learning!

      Você não vai ficar sem recursos de LMS no seu dia a dia, pois temos uma novidade para você: a oferta fluig Learning! Ela é a evolução dos conceitos de LMS, focada no mercado corporativo, 100% na nuvem – SaaS.

      Acesse learning.fluig.com e fique por dentro de tudo o que ele tem a oferecer para alavancar o aprendizado na sua empresa.

      Durante o ano de 2019 serão comunicados mais detalhes sobre como clientes fluig podem aderir aos termos de transição do LMS da plataforma fluig para o fluig Learning. Para mais informações consulte o seu ESN.