Passo a passo: | Para utilizar o processo da rotina 981, que tem o objetivo de possibilitar a geração dos cálculos de frete, veja as seguintes orientações: 1) Acesse a rotina 981; 2) Na aba Cálculo frete serão lançadas as aplicações de frete ou cálculos de frete; 3) Informe o Período de faturamento; - Período de faturamento: há também a possibilidade de digitar o dia da semana em inglês e após a digitação é trazida a data referente ao dia da semana informado. Neste campo, a data inicial não pode ser maior que a data final, sendo disparada uma mensagem de alerta ao verificar que isso ocorreu. O campo data é um campo obrigatório, não podendo permanecer nulo.
4) Preencha o Intervalo de carregamentos; - Intervalo de carregamentos: este campo é composto por dois intervalos, destinado a digitação do carregamento a ser calculado o frete. Este campo autopreenche o segundo campo para digitação igualando o valor digitado no primeiro, porém caso deseje um intervalo maior é possível alterá-lo.
5) Selecione a Transportadora; - Transportadora: este campo faz a pesquisa das transportadoras que estão cadastradas no sistema.
6) Selecione o Veículo; - Veículo: faz a pesquisa dos veículos que estão cadastrados no sistema, porém caso alguma transportadora estiver sido pesquisada, o mesmo somente listará os veículos daquela transportadora informada no campo transportadora.
7) Caso deseje, marque a opção Visualizar somente carregamentos com frete aplicado; - Visualizar somente carregamentos com frete aplicado: este campo corresponde à listagem de carregamentos que já tiveram seu frete aplicado, mas ainda não foi gerado o seu contas a pagar. Ao pesquisar, a rotina efetuará a inclusão dessa opção na pesquisa, caso ela esteja marcada. E caso esteja desmarcada, irá buscar somente os carregamentos que não têm fretes aplicados ou calculados.
8) Em seguida, clique o botão Pesquisar; - Pesquisar: efetua as pesquisas de acordo com os dados informados nos campos Período de faturamento, Intervalo de carregamentos, Transportadora, Veículo e Visualizar somente carregamentos com frete aplicado e podem ser utilizadas também as teclas de atalho ALT + P para efetuar a pesquisa.
9) Na planilha Carregamento(s) são demonstrados os carregamentos que são pesquisados pela rotina. Essa planilha pode ser alterada e há um pequeno ícone que traz uma listagem de todas as colunas que podem ser retiradas ou incluídas, caso desejado;
10) Agora, acesse a aba Contas a pagar, que é o último processo do cálculo de frete nesta rotina; 11) Informe a Filial, a Transportadora e o Veículo; 12) Informe o Período de geração do frete e clique Pesquisar; - Período de geração do frete: este campo é um componente de datas, que possibilita a seleção de períodos. A data inicial não pode ser maior que a data final, sendo disparada uma mensagem de alerta ao verificar que isso ocorreu. O campo data é um campo obrigatório, não podendo permanecer nulo.
13) Informe os campos: - Data vencimento;
- Histórico;
- Núm. nota,
- Série.
14) Em seguida, clique o botão Gerar contas a pagar, - Gerar contas a pagar: este botão irá criar o contas a pagar na tabela de lançamentos com os dados preenchidos na aplicação de frete. Após o lançamento, a rotina efetua uma nova busca, limpando o frete calculado, pois ele não poderá ser editado.
15) Na aba Relatório, preencha os campos, conforme a necessidade, e clique Emitir para gerar o relatório. - Ao clicar Emitir, a rotina irá gerar um relatório contendo os seguintes dados: Título da rotina, versão da rotina, data e hora, paginação, título do relatório, filial, período, transportadora e veículo como cabeçalho. No corpo do relatório, a quebra será por veículo onde serão listados por filial, data do frete, carregamento, quantidade de pedidos entregues, valor fixo do frete, extra, pedágio, descarga, valor pedidos entregues e o valor total do frete.
|