Árvore de páginas

Movimentações de Repasse (PTU A100), Produto (PTU A300) e seus retornos (PTU A200)

Produto:

Gestão de Planos de Saúde

Módulo:HMC - Manutenção de Cadastro
Versão:12.1.x

Assuntos:

  1. Como ocorrem as Movimentação Repasse e Produto?
  2. Quais são os programas, cadastro e funcionalidades relacionadas as movimentações?
  3. Quais são os Fluxos de Processos?


 1. Como ocorrem as Movimentação Repasse e Produto?

Gestão de Planos WEB – E-SET – Sistema Eletrônico de Transações
As movimentações de Repasse (PTU A100), Produto (PTU A300) e seus retornos (PTU A200), além de utilizarem processos do TOTVS11, utilizam também o aplicativo satélite Gestão de Planos WEB – E-SET.

ImportanteA verificação de novas versões das páginas Web devem ser configuradas no Internet Explorer como Sempre que eu visitar a página da Web, através da opção Ferramentas \ Opções da Internet \ Geral \ Configurações (Histórico de navegação).


Ao longo desse documento serão listados cadastros que existem tanto no TOTVS11 como no Gestão de Planos WEB. Nesses casos, o nome das duas opções estará descrito na documentação do respectivo cadastro.

 2. Quais são os programas, cadastro e funcionalidades relacionadas as movimentações?

Menu WEB/ADM – Administração

O menu ADM – Administração possui as funcionalidades básicas para o cadastramento de Módulos, Rotinas, Sub-rotinas, Programas e Funções dos Programas no Menu do Sistema. 
Visto que os clientes recebem as atualizações de menu via arquivo para importação, essas funcionalidades relacionadas a criação de itens de menu não são utilizadas pelo cliente. A Importação do menu é realizada através da opção de mesmo nome dentro da rotina ADM.
A única exceção aos cadastros relacionados à criação de opções de menu é o cadastro Programa x Função (ADM/01-Menu do Sistema/F): o cliente utilizará esse cadastro quando desejar liberar acesso externo (empresa/unidade) para Upload de Repasse (WCG0004.W) e Produto (WCG0005.W). Antes do cadastramento dos mesmos na função LIB – Liberação Produtos Serious, deve ser associada a Função 6-Salva a esses 2 programas. 
Para liberar esses programas para acesso externo, o cliente deve:

  1. Cadastrar o programa desejado (WCG0004.W, WCG0005.w ou ambos) no cadastro de Programa do menu LIB (LIB/01/A);
  2. Criar o login do usuário da empresa/unidade através da opção Usuário x Empresa do menu LIB (LIB/01/B);
  3. Associar o programa (do passo 1) ao usuário (do passo 2) através da opção Usuário x Programa (LIB/01/C).

Concluídos esses passos, esse Usuário estará habilitado acessar essas opções através do caminho http://<IP_ou_nome_servidor>/scripts/cgiip.exe/WService=serious_web_70/wte/wteloggp.w>, informando Código da Empresa, Usuário e Senha (criados no passo 2).
Além das funcionalidades relacionadas à criação de itens de menu, esse menu contempla também recursos para a criação de novos Usuários (ADM/01/H), Grupos de Usuários (ADM/01/G), relacionamento Usuário x Grupo (ADM/01/I) e também permissão de Grupo de Usuário x Programa (ADM/02/A) e permissão Usuário x Programa (ADM/02/B). 
Serão utilizados para a criação de usuários para utilizarem os recursos de movimentação de Repasse e Produto, e também para definir permissões de acesso específicas a esses usuários e grupos de usuários.

WEB/CG/01/A-Parâmetros do Sistema


Cadastro de parâmetros básicos para utilização dos recursos WEB de envio e recebimento de arquivos de Repasse (A100) e Produto (A300).
Campos que compõem esse cadastro:

  • Empresa: código da empresa, mesmo código dos Parâmetros Globais do Sistema.
  • Diretório Upload Repasse: diretório para receber arquivo para Importação de Repasse (A100) (relacionado ao programa WGP0004.W, liberando a função 06-Salva através do programa WEB/ADM/Programa x Função).
  • Diretório Upload Produto: diretório para receber arquivo para Importação de Produto (A300) (relacionado ao programa WGP0005.W, liberando a função 06-Salva através do programa WEB/ADM/Programa x Função).
  • Diretório Spool Impressão: diretório padrão para geração de relatórios e arquivos de simulação.
  • Diretório Spool Erros: diretório para geração de arquivos de erros de processamento.
  • Importação automática: quando ligado, os arquivos começam a ser importados automaticamente assim que são gravados no diretório de importação. Quando desligado, as importações são iniciadas manualmente.
  • Encerramento automático monitoramentos: permite parametrizar um horário diário ou um determinado dia da semana para parar os monitoramentos de diretórios de entrada de arquivos de importação.
  • Processamento Automático Repasse: permite parametrizar um horário diário ou um determinado dia da semana para iniciar monitoramentos de recebimento de repasse.
  • Processamento Automático Produto: permite parametrizar um horário diário ou um determinado dia da semana para iniciar monitoramentos de recebimento de produto.

TE0110P – Manutenção Tipos Layout


Os valores padrão do sistema são importados (explicado no cadastro Manutenção Layout). O cliente não necessitará alterar esse cadastro (documentado apenas para conhecimento).
Este cadastro será utilizado para definir os tipos de layouts que o aplicativo Gestão de Planos poderá utilizar;

  • Tipo de layout padrão: aceita somente código numérico;
  • Descrição: Descrição do tipo de layout.

TE0110Q – Manutenção Layout


Objetivo: definir os layouts que o aplicativo Gestão de Planos poderá utilizar. Um layout é a definição das características do arquivo/relatório como: campos a serem visualizados, posicionamentos dos campos, formato do arquivo, entre outros. Deve possuir dois registros de layouts, sendo um para importar os beneficiários repassados e outro para exportar.
Assim como a Manutenção Tipos Layout, esse cadastro também possui valores padrão do sistema. Para importar esses valores, o procedimento é:

  1. Utilizar a opção F6 – Exportação / Importação;
  2. No botão Arquivo, apontar para os arquivos tabtplas.d (tipos de layout) e tablas.d (layouts), que são expedidos na mídia do Gestão de Planos no caminho ".../ERP/gp/database/dados".
  3. Selecionar a opção Importar.

O cliente somente irá alterar esse cadastro caso necessite utilizar layouts específicos/customizados. Neste caso, o cadastro possui os seguintes campos:

  • Arquivo layout padrão: código numérico do layout que será utilizado para exportar ou importar beneficiários repassados;
  • Descrição: nome do layout;
  • Tipo layout padrão: código relacionado ao tipo de layouts "Manutenção tipos layout";
  • Layout específico: determina se o layout é específico do cliente ou padrão TOTVS. Caso seja padrão TOTVS, o layout pode ser alterado automaticamente ao importar a tabela de layouts. Sendo específico, a manutenção é de responsabilidade do cliente.

C0510J – Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas

WEB/SET/01/A – Layout (Camino alternativo)

Este cadastro tem por objetivo definir quais os layouts de exportação e importação que serão utilizados nos módulos do sistema. Deve-se cadastrar o layout no padrão PTU A100, A200 e A300;

  • Layout: código alfanumérico do layout.
  • Prog.conversao: Nome do layout relacionado ao cadastro de layouts "Manutenção Layout" para exportação de beneficiários repassados.
  • Prog.Progress: Define se o layout é desenvolvido em Progress.
  • Entrada deste programa: Define se os dados de entrada para o layout são através de tabela temporária ou arquivo texto. O padrão é através de "Tabela Temporária".
  • Prog.Conversão (importação): Nome do layout relacionado ao cadastro de layouts "Manutenção Layout" para importação de beneficiários repassados.

 

Os demais parâmetros Prog.conv.Interc.Eletr e Prog.Conv.Interc.Eletr (importação) não são necessários para o processo de repasse de beneficiários.
Para o PTU 5.0, os layouts do Gestão de Planos são:

PTU

Exportação

Descrição

Tipo

Importação

Descrição

Tipo

A100

LASET056

EXPORTACAO DE BENEFICIARIOS (A100) – PTU 5.0

15

LASET057

IMPORTACAO DE BENEFICIARIOS (A100) – PTU 5.0

17

A200

LASET048

EXPORTACAO RETORNO REPASSE (A200) – PTU 5.0

18

LASET049

IMPORTACAO RETORNO REPASSE (A200) – PTU 5.0

19

A200

LASET016

EXPORTACAO RETORNO PRODUTO (A200) – PTU 5.0

20

LASET009

IMPORTACAO RETORNO PRODUTO (A200) – PTU 5.0

21

A300

LASET056

EXPORTACAO DE BENEFICIARIO (A300) - PTU 5.0

14

LASET059

IMPORTACAO DE BENEFICIARIOS (A300) – PTU 5.0

16


Dica de utilização: ao invés de criar novos layouts quando são liberadas novas verões do PTU, e consequentemente atualizar os Parâmetros de Exportação/Importação de cada Unidade, utilizar um registro padrão e mantê-lo atualizado com a versão mais recente, e manter esse layout parametrizado em todas as Unidades que estão em dia com a regulação do PTU. Por exemplo: "A100" LASET056 (exportação), LASET057 (importação). Caso alguma Unidade ainda não esteja utilizando a versão mais atual do PTU, criar um layout especial vinculado à versão anterior do PTU, como por exemplo "A10041" (A100 versão PTU4.1), LASET040, LASET041, e associar esse layout anterior apenas à essa Unidade. Isso diminuirá sensivelmente o esforço de atualização de parametrizações a cada atualização do PTU.

PR0310E – Manutenção Cobertura Intercâmbio

WEB/PR/04/A Cobertura de Intercâmbio (caminho alternativo)

Este programa tem como objetivo definir os planos para cobertura de intercâmbio a serem utilizados no repasse de beneficiário, conforme tabelas F e G do PTU.

  • Plano intercâmbio: informar um código de intercâmbio.
  • Descrição: informar uma descrição para o plano de intercâmbio.

PR0310F – Manutenção Combinações Cobertura Intercâmbio

WEB/PR/04/B – Combinação (caminho alternativo)

Esta associativa tem por objetivo definir as combinações possíveis dos módulos opcionais da estrutura do produto, para posteriormente serem relacionadas aos planos de intercâmbio. Essa combinação poderá ser utilizada opcionalmente para a diferenciação entre os possíveis Produtos do PTU (tabelas F e G).

  • Combinação: informar um código para a combinação de módulos x estrutura de produto;
  • Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção Modalidade";
  • Plano: informar um código de plano relacionada à modalidade, disponível na "Manutenção Planos de Saúde";
  • Tipo de Plano: informar um código de tipo de plano relacionada à modalidade/plano, disponível na "Manutenção Tipos Planos Saúde";
  • Módulo: informar um código de modulo de cobertura opcional disponível na "Manutenção módulos de cobertura".

PR0310G – Manutenção Associativa Plano Intercâmbio x Estrutura

WEB/PR/04/C – Plano de Intercâmbio x Estrutura (caminho alternativo)


Este programa tem como objetivo relacionar a estrutura de produto ao plano de intercâmbio e combinação de módulos obrigatórios ou opcionais, com o objetivo de determinar se esta combinação deve ser utilizada na exportação ou importação de beneficiários repassados;

  • Plano intercâmbio: informar o código do plano de intercâmbio disponível na "Manutenção Cobertura Intercâmbio";
  • Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção Modalidade";
  • Plano: informar um código de plano relacionada à modalidade, disponível na "Manutenção Planos de Saúde";
  • Tipo de Plano: informar um código de tipo de plano relacionada à modalidade/plano, disponível na "Manutenção Tipos Planos Saúde";
  • Tipo Associação: escolher se a parametrização deve ser utilizada na importação de beneficiários, exportação ou ambos (importação e exportação);
  • Combinação: escolher qual o tipo de combinação será utilizado para vincular os módulos de cobertura:
    • Somente Módulos Obrigatórios: opção disponível para Importação e Exportação.
      • Importando: o beneficiário receberá apenas a cobertura obrigatória do contrato.
      • Exportando: o Plano de Intercâmbio desse registro será considerado apenas se o beneficiário possuir apenas módulos obrigatórios. Caso o mesmo possua ao menos um módulo opcional, esse registro será desconsiderado, e o processo continuará procurando outro registro adequado.
  • Independente Módulos Opcionais: esta opção estará disponível somente quando o tipo de associação é exportação. Quando utilizada, considera o plano de intercâmbio independentemente da cobertura do beneficiário. Essa opção somente é considerada caso não existam registros dos demais tipos de combinação (Obrigatórios e Combina Opcional/Padrão Cobertura). Ou seja, é o último registro a ser considerado, apenas nenhum outro mais adequado for encontrado.
  • Combina Opcional/Padrão Cobertura: opção disponível para Importação e Exportação:
    • Importando:
      • Se a estrutura de produto utiliza padrão de cobertura, o beneficiário receberá esse padrão.
      • Se a estrutura não utiliza padrão de cobertura, então o beneficiário receberá exatamente a cobertura correspondente à essa combinação.
    • Exportando:
      • Se a estrutura de produto utiliza padrão de cobertura então a combinação será o próprio código do Padrão de Cobertura. Caso o beneficiário tenha exatamente os módulos desse padrão, então esse Plano de Intercâmbio será considerado.
      • Se a estrutura não possui padrão de cobertura, então será verificado se o beneficiário possui exatamente a cobertura (módulos obrigatórios + opcionais) dessa combinação (Combinações Cobertura Intercâmbio). Em caso positivo, utilizará o plano de intercâmbio desse registro.
  • Plano Origem: utilizado apenas na importação. Escolher entre plano genérico ou plano específico. Caso seja específico, deve-se informar um nome de plano origem. Esse campo considera o campo CD_PLANO_ORI do registro 103 do PTU para identificar o Plano de Origem para o beneficiário. Quando informado Específico, será utilizado como critério para escolha da Estrutura de Produto para inclusão do beneficiário. Se não encontrar o específico, o sistema verificará se existe registro com plano Genérico. OBS: na exportação, o sistema preenche o campo CD_PLANO_ORI (do R103 do PTU) com a concatenação dos códigos de Modalidade, Plano e Tipo de Plano, todos com 2 dígitos cada, totalizando em 6 dígitos. Exemplo: se o beneficiário que está sendo exportado pertencer à modalidade 02, Plano 01 e Tipo de Plano 90, o valor exportado em CD_PLANO_ORI será "020190". No campo DS_PLANO_ORI é exportada a concatenação do Nome Reduzido do Plano e do Nome Reduzido do Tipo de Plano.
  • Desc. Doc. ident.: descrição do plano para o Cartão Magnético (linha 04 do PTU). Utilizado na emissão do documento de identificação de beneficiários recebidos via repasse.
  • Cod. tarja magnética: informar um código (padrão PTU) que será gravado na tarja magnética (trilha 02) do cartão de identificação do beneficiário;

WEB/PR/04/D – Cobertura Especial x Módulo


Este programa tem como objetivo permitir cadastrar o relacionamento entre um Módulo de Cobertura com uma cobertura especial, para preenchimento do registro 106 do PTU A100 (opcional).

  • Módulo: módulo de cobertura do Gestão de Planos.
  • Cobertura: conforme Tabela J do PTU.

MC0301H - Manutenção Tipo Carência x Módulo

WEB/PR/04/E - Tipo Carência x Módulo (caminho alternativo)


Este programa tem como objetivo permitir cadastrar o relacionamento entre um Módulo de Cobertura e o seu Tipo de Carência correspondente no PTU A100, registro 105 (obrigatório quando o beneficiário possuir carência).

  • Tipo Carência: tipo de cobertura do PTU, conforme tabela K.
  • Tipo Acomodação: campo utilizado apenas na Importação de Repasse.
  • Módulo: módulo de cobertura do Gestão de Planos.
  • Tipo Associação: Importação, exportação ou Ambos.

ImportanteO registro do tipo 105 do PTU somente será gerado caso o beneficiário possua ao menos um módulo de cobertura cumprindo prazo de carência.

PR0210R – Manutenção Abrangência Planos

WEB/PR/01/A – Abrangência (caminho alternativo)


Este programa permite definir os tipos de abrangências disponíveis para os planos de saúde;

  • Abrang. Plano: informar um código de abrangência de plano;
  • Descrição: informar uma descrição para a abrangência;
  • Tipo regra: escolher entre normal para determinar que a abrangência está disponível ou exceção para informar que a abrangência está excluída.

Observações: este campo não é relevante para o processo de Importação e Exportação de Repasse (A100). Somente é utilizado para tratar a abrangência dos Prestadores no momento de uma autorização. Caso o Prestador não esteja habilitado a realizar o procedimento na abrangência configurada, o sistema irá apontar glosa na Autorização/Cobrança do procedimento.

PR0310A – Manutenção Associativa Abrangência x Tipo Plano

WEB/PR/01/C – Abrangência x Tipo Plano (caminho alternativo)


Este cadastro tem por objetivo relacionar a abrangência ao tipo de plano. É utilizado na Exportação de Repasse, emissão do Documento de Identificação do Beneficiário, Emissão do Guia Médico (PTU A450)

  • Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção modalidade";
  • Plano: informar o código do plano relacionado à modalidade e disponível na "Manutenção planos saúde";
  • Tipo Plano: informar um código de tipo de plano relacionado à modalidade/plano disponível na "Manutenção tipos planos saúde";
  • Data inicio vigência: informar uma data de início da validade da associativa;
  • Abrang. Plano: informar um código de abrangência disponível na "Manutenção Abrangência Planos";
  • Dt. Fim: informar uma data fim de validade para a associativa;

 

PR0310D – Manutenção Associativa Abrangência x Proposta

WEB/VP/01/A – Abrangência x Proposta (caminho alternativo)


Este cadastro opcional tem por objetivo relacionar a abrangência à proposta. 
Deve ser utilizado apenas quando existir uma exceção, ou seja, uma Proposta possuir Abrangência diferente do Tipo de Plano. Quando existir registro neste cadastro, ele será utilizado. Caso contrário, o sistema considerará a Abrangência do Tipo de Plano.
É utilizado na Exportação de Repasse, emissão do Documento de Identificação do Beneficiário, Emissão do Guia Médico (PTU A450)

  • Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção modalidade";
  • Num. Proposta: número da proposta que possui abrangência diferente do seu tipo de plano;
  • Abrang. Plano: informar um código de abrangência disponível na "Manutenção Abrangência Planos";
  • Data inicio vigência: informar uma data de início da validade da associativa;
  • Dt. Fim: informar uma data fim de validade para a associativa.

PR0310B – Manutenção Associativa Abrangência x Layout

WEB/SET/02/A – Abrangência x Layout (caminho alternativo)

Este associativa permite relacionar as abrangências utilizadas internamente no Totvs11 com as abrangências padrão PTU;
A associativa entre Abrangência do Plano e Abrangência Layout PTU é utilizada:
Na transmissão de mensagens de autorização do PTU on-line;

  • Na emissão e importação do Repasse (A100) e retorno de Repasse (A200);
  • Na emissão do cartão magnético do beneficiário;
  • Na emissão do Cadastro Nacional de Usuários (A1300).

Observação: para a exportação/importação do A100, o único campo relevante neste cadastro é o Combobox Abrang.layout.
Campos do cadastro:

  • Abrang.plano: informar um código de abrangência disponível na "Manutenção Abrangência Planos";
  • Abrang.layout: escolher um tipo de abrangência entre: 1-nacional, 2-regional por estado, 3-estadual, 4-regional por município ou 5-municipal. Esse valor é exportado no campo TP_ABRANGENCIA do R103 do PTU A100.
  • Tipo assoc.: escolher onde será utilizada a associativa (importação, exportação ou ambos).
  • Tp prestador: informar a característica do prestador: 1-básico, 2-especial ou 3-master;
  • Sequencia: informar um código para a sequência da associativa. Utilizada na emissão do cartão magnético. A sequência é concatenada à abrangência. Por exemplo: NA05 (nacional), MU01 (municipal). Os 2 caracteres se referem à abrangência e os 2 dígitos são a sequência.
  • Segmentação produto: informar o código de segmentação do produto conforme Tabela V do PTU;
  • Descrição rede: informar uma descrição para a rede de atendimento. Utilizado na emissão do A1300.
  • Mensagem: será exibida descrição da abrangência;

 

MC0310G – Manutenção Grau Parentesco Gestão Planos x Grau Parentesco Layout

Grau Parentesco x Layout – WEB/SET/02/B (caminho alternativo)

 


O objetivo deste cadastro é associar o grau de parentesco utilizado internamento no sistema com o grau de parentesco disponível no arquivo a ser importado;

  • Grau parent.: informar o código de grau de parentesco disponível na "Manutenção Graus de Parentesco";
  • Grau layout: escolher entre os graus de parentesco: 01-titular, 02-conjuge, 03-companheiro, 04-filhos, 05-filho universitário, 06-pais, 07-sogro, 08-outros dependentes, 09-filhos adotivos, 10-irmãos, 11-agregados, 12-agregados especiais;
  • Tipo Assoc.: escolher qual o tipo de associativa será utilizada: para importação, exportação ou ambos processos.

CG0210S – Manutenção Associativa Cidades gestão planos x PTU

 
Este cadastro possibilita relacionar o código da cidade utilizado no Gestão de Planos com o código da cidade padronizado pelo PTU. Com isso, é possível parametrizar códigos de cidades para o sistema, sem interferir nos códigos do padrão PTU. A associativa será utilizada nas exportações e importações de arquivos PTU;
Será utilizado nas movimentações de Produto (A300) e Repasse (A100);

  • Cidade GP: código da cidade relacionado à "manutenção cadastros cidade";
  • Cidade PTU: código da cidade padronizado pelo PTU;

PR0110A – Manutenção Modalidade


Este cadastro tem por objetivo definir as modalidades de planos de saúde;

  • Modalidade: informar um código de modalidade;
  • Beneficiário outra unidade: esse flag indica se a Modalidade permite recebimento de beneficiários repassados. Neste ponto, você é a Unimed que Importa A100.
  • Aceita repasse: informar se deve ser disponibilizada a opção de repassar beneficiários de contratos dessa modalidade para atendimento em outra Operadora de Saúde. Neste ponto, você é a Unimed que Exporta A100.
  • Repasse obrigatório: quando ativo, os beneficiários de contratos dessa modalidade devem obrigatoriamente ser repassados para serem atendidos por outra Operadora de Saúde.
  • Estrutura de Negociação - Este campo se refere à estrutura de negociação de repasse, possui dois valores possíveis:
    • 00 - Estrutura de Unidades: para identificar a Unidade de Negociação correspondente a uma Unidade de Atendimento, será utilizada a estrutura cadastrada na Manutenção de Unidades.
    • 01 - Tabela de Negociações: para identificar a Unidade de Negociação correspondente a uma Unidade de Atendimento será assumida a estrutura de negociação cadastrada no E-Set, Negociação X Atendimento.

PR0110C – Manutenção Tipos Planos Saúde


Este cadastro tem por objetivo definir as principais características da estrutura de produto (plano de saúde); Informar os seguintes parâmetros:

  • Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção Modalidade"
  • Plano: informar um código de plano relacionada à modalidade, disponível na "Manutenção Planos de Saúde";
  • Tipo plano: informar um código para o tipo de plano;
  • Movto recebido: este parâmetro estará disponível somente se a modalidade tratar o tipo de Pessoa Jurídica. Deve-se escolher um dos tipos de movimento:
    • 00 – Contrato: Indica que o contrato não recebe beneficiários repassados ou de produto externo;
    • 01 – Repasse: Indica que o contrato recebe somente beneficiários repassados de outra unidade;
    • 02 – Produto: Indica que o contrato recebe somente beneficiários de produto externo de outra unidade;
  • Data Base CPT: indicar se a data a ser considerada para cálculo da Cobertura Parcial Temporária do beneficiário deve ser a sua inclusão no repasse (recebimento) ou a data origem (data de entrada no contrato de onde o beneficiário foi repassado).

PR1410B – Manutenção Cadastro Unidades (Operadoras de Saúde)


Esse programa corresponde ao cadastro de Operadoras de Saúde.
Para que uma Operadora possa receber repasse, o campo Indicador Repasse deve ser ativado antes de essa operadora ser associada como Unidade de Atendimento na relação Propostas x Unidades Repassadas.

RB0110F – Manutenção Associativa Propostas x Unidades Repassadas


O objetivo principal deste programa é efetuar a negociação de repasse entre unidades e propostas, cadastrando os parâmetros necessários para o repasse dos beneficiários (cadastro de propostas que poderão ser repassadas). 
Informar os parâmetros:

  • Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção Modalidade";
  • Proposta: informar um número de proposta relacionado à modalidade, disponível na "Manutenção contratos";
  • Unidade: informar um código de unidade a qual serão repassados os beneficiários da proposta. As unidades disponíveis estão cadastradas na "Manutenção Cadastro Unidades";
  • Plano: informar um código de plano disponível na "Manutenção Planos Saúde", que será relacionado aos beneficiários repassados;
  • Tipo de Plano: informar um código de tipo de plano disponível na "Manutenção Tipos Planos Saúde", que será relacionado aos beneficiários repassados;
  • Forma pagto neg.: informar um código de forma de pagamento, disponível na "Manutenção Forma Pagamento Tipos Planos";
  • Início validade: informar uma data que inicia a validade da proposta repassada;
  • Unid. Carência: campo não utilizado atualmente;
  • Qt Carência: campo não utilizado atualmente;
  • Exporta repasse: selecionar o tipo de repasse da proposta, entre:
    • 00 – Não Exporta Cadastro: Neste caso, o repasse não será exportado, portanto, não serão considerados os beneficiários desta proposta no PTU A100 e A200;
    • 01 – Exporta Cadastro: Neste caso, o repasse será exportado (utilizado no PTU A100 e A200);
  • Impres. Carteira: indicar o local de impressão da carteira/cartão do beneficiário repassado, entre unidade origem ou unidade destino do repasse;
  • Tipo de impressão: se a impressão é na unidade origem, deve-se informar qual a unidade que será impressa na carteira/cartão do beneficiário, entre unidade sistema, unidade origem ou unidade destino;
  • Inicio/fim repasse: informar a data de início e fim de repasse da proposta;

BeneficiaryView – Manutenção Beneficiário


A manutenção de beneficiários tem por objetivo manter os beneficiários que possuem contratos com a Operadora. Através deste processo é possível consultar, incluir, modificar, remover e liberar beneficiários;
Caso a modalidade do beneficiário permita Recebimento de Repasse (campo Beneficiário Outra Unidade), e o Tipo de Plano da Proposta tenha o valor 01-Repasse no campo Movimento Recebido, será disponibilizada a aba "Repasse/Informações Origem". Nesta aba são apresentadas as informações referentes ao recebimento do beneficiário da Unidade origem:

  • Unidade de Origem: código da Unidade Origem do beneficiário. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU), ou digitada.
  • Identificação na Origem: código do documento de identificação do beneficiário na origem. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada.
  • Identificação do Responsável na Origem: código do documento de identificação do beneficiário na origem. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada.
  • Plano: código do plano na origem. Não é considerado na importação do A100. Somente pode ser preenchido manualmente.
  • Descrição: descrição do plano na origem. Não é considerado na importação do A100. Somente pode ser preenchido manualmente.
  • Data de Inclusão: data de recebimento do beneficiário repassado. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada.


Caso a modalidade do beneficiário permita repasse (campo Aceita Repasse), será disponibilizada a aba "Repasse/Informações Destino". Nesta aba são apresentados os parâmetros para envio do beneficiário via repasse para ser atendido por outra operadora:

  • Cobrar taxa de inscrição: indicar se haverá cobrança de taxa de inscrição;
  • Repassar taxa de inscrição: indica se o valor da taxa de inscrição deve ser repassada a unidade destino do beneficiário;
  • Unidade de atendimento: informar o código da unidade de atendimento do beneficiário, conforme a "Manutenção cadastro Unidades";
  • Data de intercâmbio atendimento: informar a data de início de atendimento em repasse;
  • Unidade de destino: informar o código da unidade de destino do beneficiário, conforme a "Manutenção cadastro Unidades" (unidade de repasse);
  • Data de intercâmbio: informar a data de início do repasse do beneficiário;
  • Código identificador da Unimed Destino: informar o código do documento de identificação do beneficiário na unidade destino (preenchido automaticamente pela importação de retorno de repasse – A200).

Os parâmetros podem ser adicionados manualmente através deste cadastro, através da "Importação de beneficiários de Empresa" ou importação de repasse via módulo do sistema Serious Client (E-set);

  • Para cancelar um repasse (retornar o atendimento à operadora Origem), o usuário deve zerar o campo Unidade Atendimento. As datas de cancelamento de repasse não serão solicitadas em tela. Serão calculadas automaticamente pelo sistema, de acordo com o último mês de faturamento do beneficiário.
  • Ao realizar esse cancelamento, o primeiro envio de repasse fará uma exportação de Atualização, para que os dados do beneficiário sejam atualizados no destino, e somente a exportação seguinte é que será gerada a Exclusão no arquivo PTU A100.

RB0910I – Consultar Histórico Repasse Beneficiário


Este programa possibilita consultar o histórico de repasses de um beneficiário, tanto ativo quando repasses anteriores. Tanto Unidades de Negociação quanto Unidades de Atendimento.

MC0510V – Importação Produto e Repasse E-SET


Este processo efetiva a importação do arquivo na base de dados. Realiza a leitura dos lotes com situação de "Importação Iniciada", colocando o lote na situação "Importação em Andamento" enquanto o mesmo está sendo processado. Deve ficar ativo continuamente para realizar o processamento dos lotes de importação.

  • Para ativar o "ouvidor" deve-se utilizar o botão "Executa";
  • Teclas ESC ou F4 para cancelar/desativar.

WEB/SET/04/A – Parâmetros exportação Unidade

 


Utiliza-se o módulo externo do sistema Totvs11 chamado Serious Client para complementar as parametrizações de repasse de beneficiários e importar/exportar arquivos PTU A100/A200;
Acessar o menu SET – E-Set e submenu 04-Exportação de Repasse: Este menu é dedicado a exportar o arquivo de beneficiários repassados e importar o arquivo de retorno do processamento na Unidade destino, afim de, unificar os cadastros em ambas Unidades;

  • Parâmetros export. Unidade (A): definir quais unidades receberão os beneficiários repassados;
    • Unidade destino: informar o código da unidade destino do repasse, entre as cadastradas na "Manutenção Unidades";
    • Modo exportação: para exportar os arquivos de beneficiários no padrão PTU A100/A200 definir o tipo de exportação como "00-Arquivo Texto";
    • Layout GP: caso o layout de importação/exportação seja o layout do sistema (não PTU) deve-se ativar este parâmetro e informar o número da versão do layout;
    • Layout envio: informar o código do layout definido para o PTU A100 que está disponível na "Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas";
    • Layout retorno: informar o código do layout definido para o PTU A200 que está disponível na "Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas";
    • Diretório envio: informar a pasta que será gerado o arquivo de beneficiários PTU A100;
    • Diretório retorno/balance line: informar a pasta que será gerado o arquivo de beneficiários PTU A200;
    • Exporta grau titular: indica que o grau dos beneficiários exportados será o 1-titular. Caso não ativo, utilizará o grau que o beneficiário está parametrizado;
    • Exporta carteira antiga: indica se a carteira antiga do beneficiário será exportada no arquivo A100/A200.


Este cadastro também está disponível através do processo "Manutenção Parâmetros Exportação Unidade" no Totvs11.

WEB/SET/04/B – Exportação de Repasse

 


Processo utilizado para geração do arquivo PTU A100.

  • Arquivo erros: nome do arquivo onde os erros da exportação serão gerados;
  • Tipo movimento: escolher qual o tipo de movimento será exportado, entre 00-todos os movimentos, 01-somente inclusão, 02-alteração ou 03-exclusão;
  • Simula: indica se haverá somente simulação da exportação dos beneficiários (consistir a base de dados, sem gravar informações no sistema);
  • Arquivo Carta Intercâmbio: nome do arquivo a ser gerado. Caso o layout seja PTU, esse nome será sobreposto pelo padrão de nomenclatura do PTU.
  • Responsável: este campo era usado antigamente para preenchimento da Carta de Intercâmbio. Não é mais utilizado. Deve ser ignorado.
  • Lista Carência: este campo somente é utilizado quando o Parâmetro de Exportação da Unidade estiver setado como Carta de Intercâmbio, e não como Arquivo Texto, ou seja, gerando um relatório ao invés do arquivo PTU. Neste caso, a opção 01-Módulo indica a listagem das carências do beneficiário por módulo de cobertura, e a opção 02-Mensagens Carteiras exporta as mensagens parametrizadas em Manutenção Associativa Mensagens Documentos Identificação x Módulos, concatenado à data de final de carência.
  • Emite Etiqueta: essa função era utilizada antigamente quando as Operadoras geravam Carta de Intercâmbio e encaminhavam à Unidade Destino via Correios. Atualmente não é mais utilizada. Quando marcado, gera arquivo impressão de etiquetas.
  • Emite cartão: essa função também não é mais utilizada. Quando as Operadoras geravam Carta de Intercâmbio, essa opção era utilizada para gerar um relatório com dados referentes à emissão do documento de identificação do beneficiário. Hoje o PTU trafega essas informações e tanto operadora Origem como Destino tem condições de gerar o Documento de Identificação do Beneficiário.

Seleção:

  • Unidade destino: informar o código da unidade a ser repassado os beneficiários. Entre as unidades destinos parametrizadas na proposta e disponível na "Manutenção Unidades";
  • Modalidade: informar o código da modalidade que possui proposta parametrizada para ser repassada, entre os códigos disponíveis na "Manutenção Associativa Propostas x Unidades Repassadas";
  • Plano: informar um código de plano disponível na "Manutenção Associativa Propostas x Unidades Repassadas", que será relacionado aos beneficiários repassados;
  • Tipo Plano: Informar um código de tipo de plano disponível na "Manutenção Associativa Propostas x Unidades Repassadas", que será relacionado aos beneficiários repassados;
  • Contratante: informar um código de contratante disponível na "Manutenção contratos";
  • Proposta: informar um código de proposta disponível na "Manutenção Associativa Propostas x Unidades Repassadas"
  • Termo adesão: informar um código de termo disponível na "Manutenção Associativa Propostas x Unidades Repassadas"
  • Usuário: informar um código de beneficiários disponível na "Manutenção beneficiário";
  • Forma Pagto Proposta: informar um código de forma de pagamento que está na proposta de repasse, disponível na "Manutenção contratos";
  • Forma Pagto Negociação: informar um código de forma de pagamento da negociação, disponível na proposta repassada "Manutenção Associativa Propostas x Unidades Repassadas";
  • Data movimento: informar a faixa de datas de movimentação de beneficiários que deve ser exportada no arquivo PTU A100;

Através do botão "V" o processo de criação do arquivo de exportação é iniciado;

WEB/SET/04/C – Lote Exportação de Repasse


Através deste processo é possível consultar o lote de exportação de beneficiários repassados;

  • Unidade destino: será exibido o código da unidade que foi gerado a exportação de beneficiários;
  • Tipo lote: visualiza se o processo foi executado como exportação ou simulação;
  • Número do lote: informa o número do lote de exportação;
  • Situação: indica como foi o resultado do processamento de repasse;
  • Usuário exportação: indica o nome do usuário que realizou o processo;
  • Nome arquivo: nome do arquivo que foi gerado;
  • Seleção: informa que dados da seleção foram utilizados no processo;
  • Número beneficiários: informa qual o número de beneficiários processados no arquivo de repasse;

Pode-se excluir (eliminar) o lote de exportação através do botão "lixeira";
Para cancelar o lote de exportação utiliza-se o botão "X";

WEB/SET/04/D – Importação Retorno Repasse

Esta opção realiza a carga do arquivo de retorno de repasse (A200) de beneficiários que foi recebido da Unidade Destino (arquivo com o resultado do processamento do A100). Com isso, os beneficiários processados com sucesso na Unimed Destino recebem o código de identificação na Unidade destino;

  • Arquivo: informar o nome do arquivo de retorno;
  • Unidade: informar o código da unidade de repasse que envio o arquivo;
  • Número do lote: informar o código do lote de exportação do arquivo A100 que originou o A200 de retorno a ser importado;

Através do botão "V" o processo de importação do arquivo de retorno é iniciado;
Através do botão "mensagens" é possível visualizar as mensagens de retorno recebidas no A200, referentes ao sucesso ou erro ocorrido na importação do A100 na Unidade que devolveu o A200. Ao acionar essa opção, basta informar Unidade e Lote desejados para que a lista de beneficiários x mensagens seja exibida.

WEB/SET/04/E – Lote de Retorno de Repasse


Através deste processo é possível consultar o lote de retorno dos beneficiários repassados (lote PTU A200);

  • Unidade destino: será exibido o código da unidade que foi enviado o arquivo de beneficiários;
  • Lote: visualiza o número do lote de retorno;
  • Sequencia: visualiza o número da sequência do lote de retorno;
  • Situação: indica como foi o resultado do processamento da importação de retorno;
  • Arquivo retorno: nome do arquivo de retorno de beneficiários repassados;
  • Usuário: nome do usuário que executou o processo de importação;
  • Atualização: data que o arquivo de importação foi processado;

Pode-se excluir (eliminar) o lote de importação de retorno através do botão "lixeira".
Para cancelar o lote de importação de retorno utiliza-se o botão "X".

WEB/SET/06/A – Parâmetros Importação Contratante


Definir os parâmetros gerais para importação do arquivo A100, por contratante, enviado pela outra Unidade;

  • Contratante: informar um código de contratante disponível na "Manutenção contratantes";
  • Tipo contratante: escolher qual o tipo de contratante entre Unidade ou Empresa. Para importação de A100, informar Unidade.
  • Layout GP: informar se o layout de importação é padrão Totvs11;
  • Layout recepção: informar o código do layout definido para o PTU A100 que está disponível na "Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas";
  • Layout retorno: informar o código do layout definido para o PTU A200 que está disponível na "Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas";
  • Diretório recepção: informar uma pasta para os arquivos recebidos;
  • Diretório retorno: informar uma pasta para os arquivos retorno;
  • Agrupa origem física: indicar se haverá agrupamento de beneficiários com contratos de pessoa física através do contratante origem. Visto que atualmente os contratos Familiares não são trafegados via Repasse, esse parâmetro caiu em desuso.
  • Agrupa origem jurídica: indicar se haverá agrupamento de beneficiários com contratos de pessoa jurídica através do contratante origem. Ou seja, deverá existir um Termo de Adesão onde o Contratante seja a Unidade que envia o A100, e o Contratante Origem seja zeros. Se o flag estiver desligado, então deverá existir um Termo de Adesão onde o Contratante seja a Unidade que envia o A100 e o Contratante Origem possua o mesmo CNPJ que a Empresa Contratante recebida no R102 do PTU.
  • Consiste Abrangência: indicar se o sistema deve verificar a parametrização da abrangência disponível na "Manutenção Associativa Abrangência x Tipo Plano" com a abrangência que está no arquivo de importação;
  • Consiste exclusão titular: indica que não é permitido excluir o titular se os dependentes não foram excluídos;
  • Consiste Grau Faixa VP: indica que o grau de parentesco deve estar dentro da faixa etária parametrizada na proposta;
  • Altera sexo cônjuge na troca sexo benef.: indica que será alterado o sexo do cônjuge caso o sexo do titular seja alterado;
  • Considera carência: escolher como será carência do beneficiário entre: conforme parametrização do sistema, sem carência, conforme carência que está definida no arquivo para movimento de inclusão ou conforme carência que está definida no arquivo para movimentos de inclusão e alteração;
  • Situação usuário: escolher qual a situação do beneficiário criado pela importação, entre 1-digitado ou 5-documentação liberada;
  • Data inclusão: será definida conforme os parâmetros do sistema;
  • Data exclusão: escolher entre a data de exclusão que está no arquivo ou definida conforme parâmetros do sistema;
  • Localiza benf. para inclusão: utilizado apenas quando Tipo Contratante for Empresa, para indicar método para identificação do beneficiário: código funcionário ou código beneficiário.
  • Aceita importação parcial: definir se haverá importação parcial dos beneficiários ou somente de todos os beneficiários do arquivo;
  • Ao cancelar último beneficiário: definir como será a exclusão do último beneficiário da proposta, entre: não permitir, permitir e não cancelar o termo ou permitir e cancelar o termo;
  • Controlar notificações de inadimplência não emitidas: indicar se o sistema deve emitir um alerta para notificações de inadimplência que não foram emitidas para o contratante;
  • Tipo natureza diferente: definir se na importação caso o tipo de natureza da proposta seja diferente do disponível no arquivo, se não haverá consistência, haverá troca do tipo de natureza ou rejeição do arquivo;
  • Exclui beneficiário situação 05: indica se haverá exclusão do beneficiário na situação 05;
  • Data exclusão situação 05: definir qual a data de exclusão que será gravada para a exclusão de beneficiários na situação 05, entre: 1-data de inclusão, 02-final do mês corrente ou 3-final do mês inclusão;
  • Ind. Motivo inclusão: definir como será o motivo da inclusão do beneficiário entre: motivo que está no 0-arquivo ou motivo 1-informado no parâmetro motivo inclusão;
  • Motivo inclusão: se o indicador é 1-informado deve-se escolher entre C-transferência compulsória, N-novo beneficiário ou V-transferência voluntária outra operadora;
  • Ind. Motivo cancelamento: definir como será o motivo da exclusão do beneficiário entre: motivo que está 0-informado no parâmetro Motivo cancelamento ou 1-arquivo de importação;
  • Motivo cancelamento: se o indicador é 0-informado escolher qual o motivo de cancelamento do beneficiário entre os códigos disponíveis na "Manutenção Motivos cancelamento - Genérico";
  • Ind. Data falecimento: escolher qual o tipo de data de falecimento entre: data do 0-arquivo ou 1-menor data entre data de exclusão e data atual;
  • Nr máximo beneficiários: informar o número máximo de beneficiários a serem importados por arquivo;
  • Dependente s/ responsável: indica se haverá importação de beneficiário sem titular.

ImportantePara a inclusão de novos beneficiários via Importação do A100, deve existir um Termo de Adesão onde o Contratante seja a Operadora que enviou o A100, e o Contratante Origem seja zeros ou o recebido no R102 (conforme parâmetro Agrupa Origem Jurídica). Para a liberação desse Termo de Adesão, o sistema exige a existência de ao menos um beneficiário na proposta. Então, se o usuário possuir dados reais referentes a um dos beneficiários que participará do plano, o mesmo pode digitá-lo enquanto o contrato ainda é uma Proposta, para em seguida transformá-la em Termo de Adesão. Já se o usuário não possuir essas informações, então deverá criar um beneficiário fictício na proposta, liberar o Termo de Adesão e em seguida excluir o beneficiário do Termo de Adesão, com atenção para cancelar o beneficiário para a mesma data da sua inclusão e mantendo o Termo de Adesão Ativo, garantindo assim que o mesmo não afetará o faturamento do plano.

WEB/SET/06/B – Carga Arquivo Repasse


Este processo realiza a consistência (verifica a integridade) do arquivo a ser importado, afim de, identificar possíveis erros em formato e ou posições dos campos a serem importados;

  • Arquivo Carga: informar o nome do arquivo a ser carregado;
  • Contratante: informar o código do contratante do arquivo, disponível na "Manutenção contratantes";
  • Número do lote: será criado e exibido o número do lote de importação;
  • Importar doenças pré-existentes dos beneficiários: se ativo, importa os CIDs e condições de saúde disponíveis no arquivo (R108).
  • Associa CIDs automaticamente: estará disponível somente se o parâmetro importar doenças pré-existentes dos beneficiários estiver ativo. Se ativo, cria a associação CID x Condição de Saúde (default mencionado abaixo), caso ainda não exista.
  • Controlar CPT a nível de procedimento: estará disponível somente se o parâmetro importar doenças pré-existentes dos beneficiários estiver ativo. Se ativo, indica ao sistema que a carência parcial temporária do beneficiário será por procedimento.
  • Cond. Saúde default: informar um código de condição de saúde a ser utilizado como padrão na importação dos beneficiários, para CIDs sem condições de saúde. Os códigos estão disponíveis na "Manutenção Cadastro Condições de Saúde";

WEB/SET/06/C – Importação Arquivo Repasse


Após a carga do arquivo, deve-se importá-lo através deste processo que irá colocar o lote na situação de "Importação Iniciada.

  • Contratante: informar o código de contratante do arquivo, disponível na "Manutenção contratantes";
  • Número lote: informar o código do lote criado na carga do arquivo.

WEB/SET/06/D – Lote Importação Repasse


Nesta tela são visualizados os lotes de importação de arquivo de repasse. Através dele é possível consultar e cancelar os lotes.

  • Contratante: exibido o código do contratante relacionado ao lote;
  • Lote: informa o número do lote de importação;
  • Situação: indica como foi o resultado do processamento do lote;
  • Tipo importação: exibe qual o tipo de lote foi processado: carga inicial ou movimentação;
  • Usuário carga: informa o usuário que realizou a carga do lote de importação;
  • Início carga: informa a data e hora que foi realizada a carga;
  • Usuário importação: informa o usuário que realizou a importação do lote;
  • Início importação: informa a data e hora que foi realizada a importação;
  • Arquivo utilizado: exibe o nome da pasta e arquivo que foi realizado a importação;
  • Beneficiários importados: exibe a quantidade de beneficiários importados com sucesso;
  • Beneficiários rejeitados: exibe a quantidade de beneficiários que foram rejeitados na importação;

Através do botão "X" pode-se cancelar o lote de importação. 
Observações: através da consulta do Lote de Importação de Repasse será possível visualizar todas as mensagens de erro que possam ocorrer durante uma importação.
Dica: caso ocorra mensagem de que a proposta não permite Prorrogação/Retroação da data de Inclusão de um novo Beneficiário, devem ser verificados os seguintes parâmetros na proposta, através da opção Atualização dos Valores da Proposta:

Além disso, na Manutenção da Modalidade os campos Meses Retroativo e Meses Prorrogação devem ter uma quantidade de meses compatível com a data de inclusão recebida no arquivo. Por exemplo, se hoje é 16/05/2014 e o arquivo receber data de Inclusão para 01/07/2014, então o campo Meses Prorrogação da Modalidade deve ter no mínimo o valor 2, e os flags da imagem acima devem estar com valor Sim na Proposta.

WEB/SET/06/E – Reexporta Retorno Repasse

Este processo cria novamente o arquivo de retorno da importação (resultado da importação);

  • Contratante: informar o código do contratante que se deseja exportar o arquivo;
  • Número lote: informar o código do lote já exportado;

EB/SET/08/A – Exportação Ativos para Balance Line


Balance Line é utilizado pela Unidade que recebeu o beneficiário repassado, para gerar a exportação de beneficiários ativos:
Exportar um arquivo dos beneficiários ativos;

  • Arquivo exportação: informar o nome do arquivo que será criado;
  • Tipo: escolher o tipo de exportação de repasse;
  • Unidade: informar um código de unidade disponível na "Manutenção Unidades";
  • Produto: somente utilizado quando o Tipo for Produto. Neste caso, informar o código do produto para geração da massa de Ativos.
  • Exp Benef. Exclusão Programada: indica se os beneficiários com exclusão programada serão exportados;
  • Data base exclusão programada: informar a data final para a exclusão programada;

WEB/SET/08/C –Balance Line Repasse


Este processo é utilizado pela Unimed que repassou o beneficiário. É criado um arquivo A100 com as diferenças cadastrais para devolver para a Unimed que gerou o arquivo de ativos de repasse;

  • Arquivo CARGA: informar o nome do arquivo que será validado;
  • Unidade: informar o código da unidade que consta no arquivo, dentre os disponíveis na "Manutenção Unidade";
  • Numero lote: será exibido o número do lote;


Aba Balance Line

  • Unidade: informar o código da unidade que consta no arquivo, dentre os disponíveis na "Manutenção Unidade";
  • Data limite movimentação: informar a data limite de movimentação (inclusão, alteração, exclusão) dos beneficiários;
  • Simula: indicar se o processo será somente simulação (não grava na base);
  • Tipo simulação: se o processo é simulação, deve-se escolher qual o tipo de movimentação a ser processada: 00-todos, 01-inclusões, 02-exclusões, 03-alterações ou 04-não localizados;
  • Número lote balance: será exibido o número do lote criado para o processo de exportação/confirmação de beneficiários;
  • Número lote exportação: será exibido o número do lote de exportação do arquivo A100;

Manutenção Módulos de Cobertura


Para realizar a exportação de Produto (A300), é necessário inicialmente cadastrar um módulo de cobertura (conforme Estrutura do Produto) para representar a cobertura do beneficiário ao respectivo Produto Externo. Esse módulo será adicionado à cobertura dos beneficiários da mesma forma que as coberturas normais, e será utilizado para identificar que o beneficiário possui a cobertura ao Produto Externo no momento da emissão do A300.
Atenção especial para o campo Produto Externo, que deve ser marcado para que esse módulo possa ser utilizado para representar um Produto Externo.

RC0410B – Manutenção Acomodação - PTU


Neste cadastro devem ser criadas as possíveis Acomodações para relacioná-las às Acomodações esperadas pelo PTU.

  • Tipo acomodação: código da acomodação no Gestão de Planos.
  • Descrição: descrição da acomodação no Gestão de Planos.
  • Acomodação: escolher a acomodação PTU correspondente, dentre as 3 opções possíveis.

RC0410A – Manutenção Associativa Módulo x Acomodação


O objetivo desse cadastro é de relacionar a Estrutura de Produto, Módulo e uma Acomodação. Ao exportar o A300 para um módulo de cobertura, esse cadastro será consultado para definir qual acomodação será exportada no campo TP_ACOMODACAO do R304 do PTU.

  • Modalidade: modalidade da estrutura de produto.
  • Plano: tipo de plano da estrutura do produto.
  • Tipo Plano: tipo de plano da estrutura de produto.
  • Módulo: módulo de cobertura, correspondente ao produto externo a ser exportado o A300.
  • Tipo Acomodação: tipo de acomodação do Gestão de Planos, conforme cadastrado em Manutenção Acomodação – PTU.

 

PR0210T – Manutenção Produtos Externos

WEB/PR/02/A – Produto Externo (caminho alternativo)


Cadastro para criação dos Produtos Externos, conforme Tabela J do PTU. Após criados, esses produtos serão relacionados aos Módulos de Cobertura para serem associados aos beneficiários.
Campos que compõem esse cadastro:

  • Produto: código do produto, digitação livre.
  • Descrição: descrição do produto. Recomendado utilizar mesma descrição da Tabela J do PTU.

WEB/SET/02/C – Produto Serious x PTU

 


Cadastro responsável por relacionar código do Produto Externo do Gestão de Planos com seu código correspondente no PTU.
Campos que compõem esse cadastro:

  • Produto GP: código do produto, conforme PR/02/A.
  • Produto PTU: código correspondente a esse Produto Externo na Tabela J do PTU.
  • Inicial Arquivo Envio: letra a ser utilizada na geração do nome do arquivo PTU de envio de Produto, conforme observações do registro A300 no PTU.
  • Inicial Arquivo Retorno: letra a ser utilizada na geração do nome do arquivo de Retorno PTU, conforme observações do registro A200 no PTU.
  • Imprimir valor de mensalidade da família no Titular?: esse campo somente estará habilitado para ser marcado quando o produto for W (Remissão), D (Plano Pago) ou O (Proteção Familiar). Quando marcado e o beneficiário que estiver sendo exportado for um Titular, a emissão do A300 preencherá o campo VL_MENSALIDADE do R304 do PTU com o valor total da mensalidade da sua família. Caso contrário (parâmetro desmarcado ou o beneficiário não for titular), então cada beneficiário terá esse campo preenchido com o seu respectivo valor de mensalidade.

EB0110D – Manutenção Associativa Tabelas Preços x Produto x Faixa Etária


Neste cadastro são criadas as tabelas de preço por faixa de idade para cálculo dos valores de Produto Externo.
Campos que compõem esse cadastro:

  • Tabela preço: código para a tabela de preço a ser criada.
  • Dt.limite: data máxima para vigência dessa tabela.
  • Faixa inicial: idade mínima (do beneficiário) para considerar essa tabela no cálculo.
  • Faixa final: idade máxima (do beneficiário) para considerar essa tabela no cálculo.
  • Descrição: descrição da tabela de preço.
  • Valor produto: valor da tabela para a faixa de idades parametrizada.
  • Observações: campo livre para observações.

 

PR0210U – Manutenção Associativa Produtos x Administradora x Modulo

WEB/PR/02/B – Produto x Admin. x Estrutura (caminho alternativo)


Cadastro responsável por relacionar a Administradora do Produto, o Produto, a Estrutura de Produto e o Módulo de Cobertura. Utilizado na Exportação de Produto Externo – geração do A300.
Campos que compõem esse cadastro:

  • Unidade Administradora: código da unidade administradora do Produto Externo. Unidade para a qual o arquivo A300 será emitido.
  • Produto: código do Produto Externo, conforme WEB/PR/02/A.
  • Tipo Produto: o tipo de produto é um campo de digitação livre no Gestão de Planos (sem código pré-definido), utilizado para preenchimento do campo CD_PLANO_DES do R304 do PTU.
  • Início Comercialização: ano e mês de início de utilização do Produto Externo da Operadora.
  • Fim Comercialização: ano e mês de fim de utilização do Produto Externo. Não é solicitado durante uma inclusão de registro. Apenas no seu cancelamento.
  • Modalidade: código da modalidade da Estrutura de Produto onde se encontram os beneficiários que utilizarão o Produto Externo.
  • Plano: código do Plano de Saúde da Estrutura de Produto onde se encontram os beneficiários que utilizarão o Produto Externo.
  • Tipo de Plano: código do Tipo de Plano da Estrutura de Produto onde se encontram os beneficiários que utilizarão o Produto Externo.
  • Padrão de Cobertura: caso o Tipo de Plano da Estrutura do Produto utilize Padrão de Cobertura, neste campo pode ser informado opcionalmente. Caso contrário, não será solicitado.
  • Módulo: código do Módulo de Cobertura que representará o Produto Externo na cobertura dos beneficiários. O Módulo deve estar flegado como Produto Externo no seu cadastro para poder ser utilizado nessa associativa.
  • Tabela de Preços: informar uma tabela de preço que deve estar cadastrada no programa EB0110D – Manutenção Associativa Tabelas Preços x Produto x Faixa Etária. Essa tabela será utilizada na Valorização do Produto Externo.

WEB/SET/03/A – Parâmetros Exportação Administradora 


O objetivo desse cadastro é definir os parâmetros básicos de comunicação entre a Operadora de Saúde e a Administradora para a qual o Produto Externo (A300) será enviado.

  • Unidade Administradora: informar o código da unidade destino Administradora, entre as cadastradas na "Manutenção Unidades";
  • Layout GP: caso o layout de importação/exportação seja o layout do sistema (não PTU) deve-se ativar este parâmetro e informar o número da versão do layout;
  • Layout envio: informar o código do layout definido para o PTU A300 que está disponível na "Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas";
  • Layout retorno: informar o código do layout definido para o PTU A200 que está disponível na "Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas";
  • Diretório envio: informar a pasta que será gerado o arquivo de beneficiários PTU A300. Esse parâmetro somente será utilizado em Exportações. Para simulações será utilizado o diretório de spool, dos parâmetros gerais (CG).
  • Diretório retorno/balance line: informar a pasta em que será gerado o arquivo de beneficiários PTU A200 e também a massa de Ativos para Balance Line;
  • Unidade exportada: indica qual a Unidade Exportadora. Quando selecionado 01-Unidade do Sistema, os beneficiários serão exportados em arquivo (A300) cuja Unidade de Envio é a própria Unidade do Sistema. Quando escolhida a opção 02-Unidade de Negociação os beneficiários serão exportados em arquivos cuja Unidade de Envio é a Unidade de Repasse (negociação) do beneficiário.
    • Atenção: A opção 02 somente poderá ser utilizada quando todos os beneficiários são repassados (A100), pois caso exista algum beneficiário sem repasse o sistema não exportará seus dados. Ao trocar a Negociação de Repasse de um beneficiário, além da movimentação de repasse é gerada também a troca da Unidade Origem na movimentação de Produto.
  • Exporta grau titular: indica o grau de parentesco a ser utilizado para exportação de produtos.
    • 01 - Exporta Beneficiário com Grau Titular: independente do seu grau de parentesco no cadastro, o beneficiário é exportado como titular;
    • 02 - Mantém Grau de Parentesco: exportar o beneficiário com o mesmo grau de parentesco do seu cadastro;
    • 03 - Exporta grau titular se responsável repassado outra unidade: essa opção somente estará disponível se no parâmetro Unidade Exportada o valor for 02-Unidade de Negociação. Como essa opção somente é válida para beneficiários repassados, se comporta da seguinte forma: se o responsável for repassado para a mesma unidade que o dependente, então mantém o grau original do dependente. Caso contrário, o exporta como titular.
  • Calcula produto: campo não utilizado. Deve ser ignorado.
  • Exporta dependente seguro: quando esse flag não estiver marcado e o módulo de cobertura correspondente ao produto a ser exportado for de Seguro Assistencial, somente titulares serão enviados no arquivo A300. Os dependentes serão marcados no cadastro como enviados, porém não constarão no arquivo A300.
    • Obs: o campo que indica se o módulo é de seguro Assistencial é o Identifica Módulo, no cadastro Manutenção Módulos de Cobertura.
  • Exporta carteira antiga: indica se a carteira antiga do beneficiário será exportada no arquivo A300/A200, quando existir.

WEB/SET/03/B – Exportação de Produto 

 


Processo utilizado para geração do arquivo PTU A300.

  • Arquivo Exportação: nome para o arquivo a ser gerado. Caso a Administradora utilize padrão PTU, o nome será sobreposto conforme o padrão PTU. Caso contrário, o nome informado nesse campo será utilizado.
  • Arquivo erros: não utilizado para Exportação, mas deve ser informado um valor diferente de brancos.
  • Unidade Administradora: informar o código da Administradora do produto a ser exportado. A mesma já deve possuir os Parâmetros de Exportação da Administradora cadastrados.
  • Tipo exportação: escolher qual o tipo de movimento será exportado, entre 01-Exportação Movimentos (últimas alterações desde o último envio), 02-Exportação de Ativos (apenas beneficiários com o módulo externo ativo) ou 03-Exportação Total;
  • Simula: indica se haverá somente simulação da exportação dos beneficiários (consistir a base de dados, sem gravar informações no sistema). No caso de simulação, o arquivo é gravado na pasta de Spool parametrizada nos cadastros gerais do módulo. Caso contrário, será gravado na pasta informada nos Parâmetros de Exportação da Administradora.
  • Seleção
  • Produto: faixa inicial e final de códigos de produtos da Administradora selecionada anteriormente para geração do A300. Caso seja informada uma faixa e a seleção identificar mais de um produto a ser gerado, será gerado um arquivo para cada produto.
  • Modalidade: informar o código da modalidade que possui proposta para geração de A300.
  • Plano: informar um código de plano da estrutura de produto.
  • Tipo Plano: Informar um código de tipo de plano da estrutura de produto.
  • Contratante: informar um código de contratante disponível na "Manutenção contratantes";
  • Proposta: informar uma faixa de propostas para exportação de A300.
  • Termo adesão: informar uma faixa de termos de adesão para geração de A300.
  • Usuário: informar uma faixa de códigos de beneficiário para geração de A300.
  • Forma Pagamento: informar uma faixa de formas de pagamento para seleção dos beneficiários a exportar no A300.
  • Data movimento: informar a faixa de datas de movimentação de beneficiários que deve ser exportada no arquivo PTU A300. Esse parâmetro considera a data efetiva de inclusão/exclusão do beneficiário, não a data de digitação.
  • Exportar Beneficiário com Exclusão Programada?: esse campo somente estará habilitado quando na opção Tipo Exportação estiver selecionada a opção 02-Exportação de Ativos. Quando essa combinação estiver marcada, os beneficiários que possuírem exclusão programada também serão considerados na massa de ativos a ser gerada.
  • Data Base Exclusão Programada: esse campo somente será habilitado caso o campo anterior estiver ligado. Nesse caso, o sistema considerará que beneficiários com exclusão da cobertura de Produto Externo igual ou superior a esse parâmetro se enquadram como Exclusão Programada.

Através do botão "V" o processo de criação do arquivo de exportação é iniciado.
Aba Reexportação: nessa aba é possível solicitar a reexportação de um lote gerado anteriormente. Basicamente, será gerado um novo arquivo idêntico ao original.
 

Importante: Antes de realizar a exportação de produto pela primeira vez, será necessário executar o programa "spp/spset003.p" através da opção "Executar Programa".

Esse programa irá habilitar a Exportação de Produto através do módulo E-SET (satélite através do qual são realizadas as movimentações de importação/exportação de Produto e Repasse). Esse programa somente necessitará ser executado na primeira vez. Após isso, esse passo pode ser ignorado.

WEB/SET/03/C – Lote Exportação Produto


Através deste processo é possível consultar o lote de exportação de beneficiários de Produto Externo;

  • Unidade administradora: será exibido o código da unidade que foi gerado a exportação de beneficiários;
  • Número do lote: informa o número do lote de exportação, gerado automaticamente;
  • Tipo lote: visualiza se o processo foi executado como exportação ou simulação;
  • Situação: indica como foi o resultado do processamento de exportação do A300;
  • Unidade Exportação: indica se é unidade Sistema ou Negociação, conforme Parâmetros de Exportação da Administradora.
  • Usuário exportação: indica o nome do usuário que realizou o processo;
  • Nome arquivo: nome do arquivo que foi gerado.
  • Número beneficiários: informa qual o número de beneficiários processados no arquivo de geração do A300
  • Tipo Exportação: se na exportação foi selecionado Periódica, Ativos ou Total;
  • Seleção: informa que dados da seleção foram utilizados no processo;

Pode-se excluir (eliminar) o lote de exportação através do botão "lixeira".
Para cancelar o lote de exportação utiliza-se o botão "X".

WEB/SET/03/D – Importação Retorno de Produto


Aba Carga
Esta opção realiza a carga do arquivo de retorno de produto (A200) que foi recebido da Unidade Administradora (arquivo com o resultado do processamento do A300).

  • Arquivo: informar o nome do arquivo A200 a ser importado;
  • Unidade Administradora: informar o código da unidade Administradora que enviou o arquivo A200;
  • Número do lote: informar o código do lote de exportação do arquivo A300 que originou o A200 de retorno a ser importado;

Através do botão "V" o processo de importação do arquivo de retorno é iniciado;
Através do botão "mensagens" é possível visualizar as mensagens de retorno recebidas no A200, referentes ao sucesso ou erro ocorrido na importação do A300 na Administradora que devolveu o A200. Ao acionar essa opção, basta informar Administradora e Lote desejados para que a lista de beneficiários x mensagens seja exibida.
Aba Reexportação
Permite fazer a reexportação de produtos que acusaram erro na carga, para serem reenviados. Ou seja, para os beneficiários recebidos no A200 com CD_MENS_ERRO (no R202) indicando erro, os mesmos serão exportados em novo arquivo de movimentação periódica ao utilizar a opção de Reexportação.

  • Unidade Administradora: administradora para reenvio dos beneficiários de produto.
  • Arquivo: nome para o arquivo a ser gerado.
  • Número do lote: número do lote de exportação de produtos original, para ser reexportado com os movimentos que apresentaram erro na carga.

 

WEB/SET/03/E – Lote de Retorno de Produto 


Através deste processo é possível consultar o lote de retorno dos beneficiários de Produto encaminhados à administradora (lote PTU A200).

  • Unidade Administradora: será exibido o código da Administradora para a qual foi enviado o arquivo de beneficiários de Produto (A300).
  • Lote: visualiza o número do lote de retorno;
  • Sequencia: visualiza o número da sequência do lote de retorno, visto que podem ser processados vários arquivos A200 para um mesmo lote de exportação.
  • Situação: indica como foi o resultado do processamento da importação de retorno;
  • Arquivo retorno: nome do arquivo de retorno A200.

WEB/SET/03/F – Valorização de Produtos


Esse processo realiza o cálculo de valores referentes aos Produtos Externos utilizando como base a tabela de preços informada no cadastro de Produto x Módulo x Administradora. O resultado desse cálculo é apenas uma consulta/relatório meramente informativos, sem qualquer ligação com o Contas a Pagar.

  • Unidade Administradora: Administradora do Produto Externo.
  • Produto inicial e Final: faixa de códigos de produtos para realizar a valorização.
  • Tipo de Produto: tipo de produto a calcular, conforme o campo de mesmo nome parametrizado em Produto x Administradora x Estrutura.
  • Ano e mês referência: competência para realizar o cálculo.
  • Considera Inclusões não enviadas: se o usuário deseja valorizar também os movimentos já criados na base mas ainda não exportados/enviados via A300 para a Administradora.

WEB/SET/03/G – Consulta Valorização de Produtos


Esse processo consulta os resultados da valorização realizada no processo anterior.

  • Dispositivo: indicar se o usuário deseja visualizar o resultado em tela ou em relatório.
  • Unidade: código da Unidade Administradora.
  • Produto: código do produto a ser consultado.
  • Tipo de Produto: tipo do produto a consultar.
  • Modalidade e Termo de Adesão: identificação do termo de adesão a ter seu valor consultado.
  • Ano referência: ano de referência para consulta dos valores de Produto Externo.

Observação: os parâmetros visíveis na tela principal deste programa (mencionados acima) limitam a consulta a apenas um termo de adesão a cada execução. Para gerar uma listagem aberta, ou seja, selecionando intervalo inicial e final de parâmetros, utilize a opção lista:

WEB/PR/03/B – Unidade x Produto


Esse cadastro deve relacionar a Unidade de onde será recebido o A300 e o Produto Externo do Gestão de Planos.

  • Unidade: código da Unidade de onde será recebido o A300.
  • Produto: código do Produto Externo no Gestão de Planos.
  • Início vigência: data de início de vigência do relacionamento com a Unidade e o Produto.
  • Cancelamento: data de cancelamento do relacionamento. Pode ser deixado em aberto, para indicar que está ativo.

WEB/PR/03/C – Produto x Módulo


Esse cadastro deve relacionar o Produto Externo ao Módulo de Cobertura correspondente no Gestão de Planos. Esse é o módulo que será atribuído aos beneficiários no seu contrato de Importação de Produto Externo.

  • Produto: código do Produto Externo no Gestão de Planos.
  • Tipo Produto: neste campo deve ser parametrizado o valor esperado no campo CD_PLANO_DES do R304 do PTU.
  • Módulo: código do Módulo de Cobertura do Gestão de Planos correspondente a esse Produto Externo.

PR0310Q – Parâmetros Criação Proposta

WEB/SET/01/B – Parâmetros criação Proposta (caminho alternativo)





Esse cadastro tem por objetivo definir modelos de propostas com os valores default a serem utilizados pelo processo de Importação de Produto (A300), quando esse identificar a necessidade de criação de uma nova proposta, pelo fato de não ter encontrado uma proposta apropriada para realizar a inclusão dos beneficiários de Produto Externo. Esse modelo será parametrizado posteriormente nos Parâmetros de Importação da Unidade.

  • Modelo: informar um código e uma descrição para o modelo de Proposta que está sendo criado.
  • Modalidade: modalidade na qual será criada a nova proposta.
  • Plano: plano no qual será criada a nova proposta.
  • Tipo de Plano: tipo de plano no qual será criada a nova proposta. O Tipo de Plano parametrizado nesse cadastro deve possuir o Movimento Recebido do tipo 02-Produto.
  • Forma pagto: forma de pagamento para a proposta a ser criada.
  • Tipo Proposta: tipo de proposta para identificação da sua origem, conforme cadastrado em Manutenção do Tipo de Proposta. Recomenda-se utilizar o valor 1-Nova.
  • Tipo de Contratação: informar o Tipo de Contratação para a nova proposta, conforme valores definidos pela ANS:
    • 1-Individual ou Familiar
    • 3-Coletivo por adesão com patrocínio
    • 4-Coletivo por adesão sem patrocínio
    • 5-Coletivo empresarial com patrocínio
    • 6-Coletivo empresarial sem patrocínio
    • 99-Não informado
  • Início Validade: regra para cálculo de data de início das coberturas para a nova proposta, que pode ser:
  • Data parecer: início na própria data de inclusão do beneficiário/cobertura;
  • Próximo mês: toda a vigência iniciará no primeiro dia do mês seguinte à inclusão.
  • Trata Inadimplência: quanto ativo, as propostas serão consideradas na geração do Relatório de Contratantes Inadimplentes (MC0210W).
  • Convênio: código do convênio Default para criação da nova proposta.
  • Tipo Participação: informar o tipo de participação para a proposta, que deve ser:
    • 1-Sem participação;
    • 2-Com participação;
    • 3-Livre negociação;
    • 4-Com participação em Custo Operacional;
  • Vendedor: código do vendedor para a nova proposta.
  • Valida Doc. Identif. Benef fora Grau/Faixa: regra para cálculo da data de validade do documento de identificação do beneficiário no momento da sua liberação/renovação, quando o mesmo ficar fora de Grau/Faixa Etária.
    • 1 - Termo de Adesão: assumir a data de validade do termo de adesão;
    • 2 - Grau/Faixa: assumir a data em que o mesmo sai do Grau/Faixa (mês de aniversário).
  • Tipo Vencimento: tipo de vencimento default para criação da proposta, conforme parametrizado em Manutenção Forma Pagamento Tipos Planos.
  • Dia Vencimento: número de dias para o vencimento, conforme Manutenção Forma Pagamento Tipos Planos.
  • Registro plano: código do Registro do Plano, conforme Manutenção de Planos ANS.
  • Tabela de Preços: tabela de preço default para cálculo de mensalidade das novas propostas.
  • Procedimento Cobrança: tabela de preço default para valorização de cobrança.
  • Procedimento Pagamento: tabela de preço default para valorização de pagamento.

Importante: Quando uma proposta é criada automaticamente, ela fica em situação de pré-venda, ou seja, o usuário necessitará liberar essa proposta para se tornar um Termo de Adesão através da opção Auditoria Contratos.

PR0110C - Manutenção Tipos Planos Saúde


As propostas que receberão os Beneficiários de Produto (através da importação do A300) deverão pertencer a um Tipo de Plano de Saúde em que o campo Movto Recebido seja 02-Produtos. Esse tipo de plano não poderá ser utilizado para outro fim, como recebimento de Repasse e contratos assistenciais. Seu uso será exclusivo para Importação de Produto.

PR0310P – Parâmetros Importação Unidade

WEB/SET/05/A – Parâmetros Importação Unidade (caminho alternativo)



Esse cadastro tem o objetivo de definir os parâmetros a serem utilizados durante a importação da movimentação de Produto Externo (A300), para cada Unidade da qual a Administradora poderá receber os arquivos.

  • Unidade: código da Unidade da qual será recebido o A300 a ser importado.
  • Layout GP: quando marcado, indica que será utilizado layout próprio do Gestão de Planos. Para utilizar o padrão PTU, esse campo deve ficar desmarcado.
  • Versão: somente solicitado quando Layout GP estiver marcado. Indica a versão do layout do Gestão de Planos a ser considerada.
  • Layout Recepção: layout a ser utilizado para a carga do arquivo A300, conforme parametrizado no cadastro de Layouts.
  • Layout Retorno: layout a ser utilizado para a emissão do arquivo de retorno (A200).
  • Diretório Recepção: diretório de onde o sistema buscará o arquivo A300 a ser importado.
  • Diretório Retorno: diretório onde o sistema irá gerar automaticamente o arquivo de retorno A200 ao final da importação.
  • Modelo Origem Física: modelo de criação de propostas para Contratantes Origem Pessoa Física, conforme cadastrado em Parâmetros Criação Proposta.
  • Modelo Origem Jurídica: modelo de criação de propostas para Contratantes Origem Pessoa Jurídica, conforme cadastrado em Parâmetros Criação Proposta.
  • Agrupa Origem Física: indica se os beneficiários cujos contratantes na Unidade Origem são pessoas físicas serão agrupados em uma única proposta com Contratante Origem igual a "zero" ou se será localizada/criada uma proposta com o mesmo Contratante Origem.
  • Agrupa Origem Jurídica: indica se os beneficiários cujos contratantes na Unidade Origem são pessoas jurídicas serão agrupados em uma única proposta com Contratante Origem igual a "zero" ou se será localizada/criada uma proposta com o mesmo Contratante Origem.
  • Consiste exclusão titular: indica se o sistema não deverá permitir a exclusão de titulares, ficando dependentes ativos.
  • Altera Sexo Conjuge na troca sexo Benef: quando marcado e o beneficiário receber movimentação de alteração do seu sexo, o sexo do cônjuge será alterado automaticamente.
  • Incl Depend. Prop Titular Com Contr. Origem Dif.: esse parâmetro será verificado quando em uma importação de um Dependente o sistema identificar que o seu Titular existe em uma proposta com Contratante Origem diferente. As opções são para Rejeitar a inclusão do dependente, apontando erro; ou importar o dependente na mesma proposta que o seu titular.
  • Data Inclusão: data de inclusão a ser considerada para os Produtos Externos dos beneficiários.
    • 0 – Calculada pelo sistema: conforme último faturamento da proposta e indicador de data de início (data parecer ou início próximo mês);
    • 1 – Recebida pelo arquivo;
    • 2 – A superior (entre os 2 indicadores acima);
    • 3- Informada: a data será recebida no momento em que o usuário solicitar a Importação do Arquivo A300, a partir da opção WEB/SET/05/C – Importação Arquivo Produto.
  • Data Exclusão: data de exclusão a ser considerada para os Produtos Externos dos beneficiários. Ao excluir a última cobertura de um beneficiário, o mesmo é excluído automaticamente.
    • 0 – Sistema: data calculada conforme último faturamento do beneficiário.
    • 1 – arquivo: data recebida no arquivo.
  • Situação Usuário: situação para o beneficiário ao ser incluído. O campo tem opção de zoom, mas os valores válidos são apenas:
    • 1 – PRE-VENDA – o beneficiário fica em situação de pré-venda, de modo a ser necessário liberá-lo para que o mesmo tenha cobertura;
    • 5 – LIBERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO: o beneficiário é criado e liberado automaticamente, inclusive tendo seu Documento de Identificação gerado;
  • Aceita importação parcial: quando marcado, permitirá que beneficiários de Produto Externo e suas coberturas sejam criados mesmo que existam erros em outros beneficiários no mesmo arquivo. Quando não marcado, rejeitará todo o arquivo caso exista ao menos um erro.
  • Consiste tipo natureza: quando marcado e a Natureza Jurídica de Contratação do contrato (Manutenção Contratos/Aba ANS/Informações Gerais) for diferente do recebido no campo TP_NATUREZA do R302 do arquivo A300, apresentará erro e rejeitará o registro.
  • Ao cancelar último beneficiário: indicar a ação desejada quando o último beneficiário de um contrato estiver sendo cancelado:
    • 1 – não permitir: apresentará erro e o beneficiário não será cancelado;
    • 2 – permitir/não cancelar termo: o beneficiário será cancelado e o termo permanecerá ativo;
    • 3 – Permitir/cancelar termo: tanto beneficiários como o termo de adesão serão cancelados automaticamente.
  • Controlar notificações de inadimplência não emitidas: essa opção somente estará disponível se o parâmetro anterior for 3-Permitir/cancelar termo. Quando marcado, antes de cancelar o termo de adesão automaticamente o sistema irá verificar se existe Notificação de Inadimplência parametrizada para esse contrato, e caso haja notificações não emitidas, não permitirá concluir o cancelamento.
  • Exclui Benef. Situação 05: quando marcado, permitirá o cancelamento de beneficiários em situação de LIBERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO, ou seja, que nunca foram faturados.
    • Data Exclusão Situação 05: esse parâmetro somente será solicitado se o parâmetro anterior estiver marcado. Indica a data de exclusão a ser considerada para beneficiários que nunca foram faturados:
    • 1 – Data de Inclusão;
    • 2 – Final do mês corrente;
    • 3 – Final do mês de inclusão;
  • Ind. Motivo Inclusão: motivo de inclusão para os beneficiários.
    • 0 – Arquivo: utilizar motivo recebido no arquivo. Essa opção não deve ser utilizada quando o layout utilizado for PTU, visto que o mesmo não possui campo correspondente.
    • 1 – Informado: utilizar o motivo informado no próximo campo.
  • Motivo inclusão: somente será recebido quando o campo anterior tiver o valor 1-Informado. Prevê os valores possíveis da ANS:
    • C – Transferência Compulsória
    • N – Novo Beneficiário
    • V – Transferência Voluntária Outra Operadora
  • Ind Motivo Cancelamento: motivo de cancelamento para os beneficiários.
    • 0 – Informado: utilizará o motivo de cancelamento cadastrado no próximo campo.
    • 1 – Arquivo: utilizará o motivo de cancelamento recebido no arquivo. Essa opção não deve ser utilizada quando o layout utilizado for PTU, visto que o mesmo não possui campo correspondente.
  • Motivo Cancelamento: código do motivo de cancelamento a ser atribuído aos beneficiários cancelados.
  • Ind. Data Falecimento: indicador para data de falecimento a considerar para o beneficiário.
    • 0 – Arquivo: considerar data de falecimento recebida no arquivo. Essa opção não deve ser utilizada quando o layout utilizado for PTU, visto que o mesmo não possui campo correspondente.
    • 1 – Dt.Exclusão/Dt.Atual (a menor): menor data entre a data de cancelamento recebida no arquivo e a data atual.
  • Nr. Máximo Beneficiários: quantidade máxima de beneficiários permitidos em uma mesma proposta na importação. Quando atingir o número máximo de beneficiários a proposta somente aceitará a inclusão de dependentes. Novas famílias serão importadas em outra proposta.
  • Dependente sem responsável: tratamento para dependentes recebidos sem possuir responsável no mesmo arquivo e nem previamente cadastrados na base importada:
    • 1 – importa: importa o dependente como seu próprio responsável. Caso o Tipo de Plano esteja configurado como Obriga Responsável, então o beneficiário recebe o Grau de Parentesco de Titular do Tipo de Plano. Caso contrário, mantém seu Grau de Parentesco recebido no arquivo A300.
    • 2 – rejeita: apresenta erro e não permite a inclusão.
  • Grupo Contrato Pessoa Física: Grupo de Contratante a ser atribuído aos Contratantes Origem Pessoa Física, quando criados automaticamente pela importação, conforme Grupo de Contratante do Cadastro de Contratantes.
  • Grupo Contrato Pessoa Jurídica: Grupo de Contratante a ser atribuído aos Contratantes Origem Pessoa Jurídica, quando criados automaticamente pela importação, conforme Grupo de Contratante do Cadastro de Contratantes.
  • Portador/Modalidade: código do Portador e Modalidade de cobrança a serem atribuídos ao Contratante Origem quando criados durante a importação, conforme campos de mesmo nome no Cadastro de Contratantes.
  • Banco: banco onde o cliente mantém conta corrente atribuído no cadastro de bancos, conforme campo de mesmo nome no Cadastro de Contratantes.
  • Agência e Conta Corrente: código de agência e conta corrente a serem atribuídos ao Contratante Origem quando criado pela Importação. Similar aos campos de mesmo nome no Cadastro de Contratantes.

WEB/SET/05/B – Carga Arquivo Produto


Esse processo é utilizado para realizar a carga do arquivo de Produto Externo (A300) para a base de dados do Gestão de Planos. O processo de carga irá gerar um Lote, que armazenará informações relacionadas à carga, tanto quando concluída com sucesso como nos casos em que ocorrerem erros (ver detalhes em Lote de Importação de Produto. Após carregado, um Lote ainda precisará ser Importado para que os beneficiários sejam efetivamente incluídos no Gestão de Planos.

  • Arquivo Carga: nome do arquivo a ser carregado. O diretório não deve ser informado, pois será utilizado o diretório parametrizado nos Parâmetros Importação Unidade.
  • Unidade: é necessário informar a unidade que enviou o A300, para que sejam utilizados seus Parâmetros de Importação.
  • Número Lote: ao final da carga será exibido nesse campo o número do lote que foi gerado pelo processo.
  • Aba Impressão Layout: essa aba somente será relevante caso o cliente não utilize padrão PTU, e sim o layout próprio do Gestão de Planos. A funcionalidade dessa aba é gerar um arquivo texto com os detalhes desse layout (tipos de registros, campos, posicionamento, etc).

WEB/SET/05/C – Importação Arquivo Produto


Esse processo é utilizado para Importar para o Gestão de Planos o resultado da Carga realizada no processo anterior. Quando a importação estiver concluída com sucesso, os beneficiários estarão efetivamente criados na base de dados do Gestão de Planos. A partir desse momento o arquivo físico (A300) não é mais utilizado. Todos os seus dados já estão carregados em uma área temporária do sistema.

  • Unidade: código da Unidade que enviou o A300.
  • Data Inclusão: esse campo somente terá utilidade quando estiver configurado nos Parâmetros de Importação da Unidade para considerar Data de Inclusão Informada. Nesse caso, o valor informado nesse campo será considerado.
  • Número Lote: informar o número do Lote em situação de Carga Concluída com Sucesso para ser importado.

Observação: este processo solicita o início da importação, que somente ocorrerá efetivamente quando o programa MC0510V – Importação Produto e Repasse E-SET estiver ativo. O mesmo pode ser executado em uma estação ou em um servidor. Após concluída a importação, o Lote será atualizado, podendo ser consultada a sua situação.

WEB/SET/05/D – Lote Importação Produto


Nesta tela são visualizados os lotes de importação de arquivo de Produto. Através dele é possível consultar e cancelar os lotes;

  • Unidade: exibido o código da Unidade que enviou o arquivo;
  • Lote: informa o número do lote de importação;
  • Situação: indica como foi o resultado do processamento do lote;
  • Usuário carga: informa o usuário que realizou a carga do lote de importação;
  • Início e Fim carga: informa a data e hora que foi realizada a carga;
  • Usuário importação: informa o usuário que realizou a importação do lote;
  • Início e Fim importação: informa a data e hora que foi realizada a importação;
  • Arquivo utilizado: exibe o nome da pasta e arquivo que foi realizado a importação;
  • Beneficiários importados: exibe a quantidade de beneficiários importados com sucesso;
  • Beneficiários rejeitados: exibe a quantidade de beneficiários que foram rejeitados na importação;

WEB/SET/08/A – Exportação de Ativos para Balance Line


O objetivo do Balance Line é realizar uma verificação da base Origem x Destino e garantir a sincronia das mesmas. É utilizado tanto para checar a estrutura de Repasse (A100) como Produto (A300). O procedimento básico consiste em:

  1. Unidade Destino gera uma massa de Ativos que foram recebidos da Origem;
  2. Unidade Origem recebe essa massa de Ativos e compara com a sua base;
  3. O resultado dessa comparação é um arquivo de movimentação periódica, contemplando as diferenças encontradas, para ajuste da base Destino.

Campos do processo:

  • Arquivo Exportação: nome para o arquivo de Ativos a ser gerado, lembrando se o padrão for PTU, esse nome será sobreposto pela nomenclatura padrão do PTU.
  • Tipo: Produto (para gerar massa de Ativos A300) ou Repasse (para gerar massa de Ativos A100).
  • Unidade: código da Unidade da qual os beneficiários foram recebidos.
  • Produto: solicitado somente se o Tipo for Produto. Código do produto a exportar a massa de ativos.
  • Exporta beneficiários com exclusão programada: indicador se deve enviar beneficiários com data de exclusão programada para o futuro, que no momento ainda estão ativos.
  • Data Base Exclusão Programada: data a ser utilizada como critério para considerar que um beneficiário possui exclusão programada.

 

WEB/SET/08/B –Balance Line Produto


Aba Carga
Este processo é utilizado pela Unimed que enviou os beneficiários de produto via A300 para a Administradora. É processado o A300 de Ativos recebido da Administradora e gerado um arquivo A300 com as diferenças cadastrais para devolver para a Administradora, e assim garantir a sincronia entre as bases.

  • Arquivo CARGA: informar o nome do arquivo A300 que será validado;
  • Unidade: informar o código da Administradora que enviou a massa de ativos.
  • Numero lote: será gerado um lote para controle do Balance Line.



Aba Balance Line

  • Unidade: informar o código da Administradora.
  • Arquivo Exportação: nome para o arquivo de diferenças a ser gerado.
  • Produto: código do produto para geração do Balance Line.
  • Simula: indicar se o processo será somente simulação (não grava na base).
  • Tipo simulação: se o processo é simulação, deve-se escolher qual o tipo de movimentação a ser processada: 00-todos, 01-inclusões, 02-exclusões, 03-alterações ou 04-não localizados;
  • Número lote balance: será exibido o número do lote criado para o processo de exportação/confirmação de beneficiários;
  • Número lote exportação: será exibido o número do lote de exportação do arquivo A300;


WEB/SET/08/D –Lote de Balance Line de Produto


O objetivo desse processo é de possibilitar ao usuário acompanhar o andamento do processamento do Balance Line de Produto.

  • Unidade: Código da unidade administradora do produto
  • Lote: Número do lote de balance line dos produtos.
  • Situação: Status do lote de balance line. Caso o status seja "Carga com Erro" ou "Balance Erro", significa que ocorreram erros na importação e aparecerá uma "lupa" ao lado. Com um click será possível imprimir os erros.
  • Produto: Código do produto referente ao balance-line realizado
  • Usuário Carga: Usuário que executou a carga.
  • Início Carga: Data e hora do início da carga.
  • Fim Carga: Data e hora do fim da carga.
  • Usuário Balance: Usuário que executou o balance line.
  • Início Balance: Data e hora do início do balance line.
  • Fim Balance: Data e hora do fim do balance line.
  • Arquivo Utilizado: Define o nome do arquivo utilizado na carga de dados.
  • Beneficiários Carregados: Número de beneficiários carregados.
  • Beneficiários Incluídos: Número de beneficiários que, através do processo de balance line, o sistema identificou que deverão ser incluídos na administradora.
  • Beneficiários Excluídos: Número de beneficiários que, através do processo de balance line, o sistema identificou que deverão ser excluídos na administradora.
  • Beneficiários Alterados: Número de beneficiários que, através do processo de balance line, o sistema identificou que deverão ter seus dados alterados na administradora.
  • Beneficiários Não localizados: Número de beneficiários recebidos no arquivo texto e não localizados na base de dados. O sistema gravará uma exclusão para estes beneficiários no arquivo de movimentação gerado pelo balance line.
  • Opção Elimina: Esta opção permite eliminar os lotes que estão com status de "carga concluída" ou "balance line com erro". O sistema não permite gerar carga de uma administradora que possua lote com algum dos status citados acima.
  • Opção Reativa: Esta opção permite reativar lotes com status "balance line com erro" para que possam ser reprocessados.

 

 3. Quais são os Fluxos de Processos?