Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|
Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | Microsiga Prohteus | Módulo | SIGAPLS - Plano de Saúde |
Segmento Executor | Saúde | ||
Projeto1 | M_SAU_PLS002 | IRM1 | PCREQ-3985 |
Requisito1 | PCREQ-3997 | Subtarefa1 | PCSFL-88 |
Release de Entrega Planejada | 12.1.8 | Réplica | Não |
País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. |
Objetivo
A presente especificação visa detalhar as regras e procedimentos encontrados na rotina de Instauração de Junta Médica, que é o processo de investigação e análise em caso de divergências entre procedimentos e doenças apresentadas ou demais casos, que não se enquadram no padrão acordado entre as partes ou pelas legislações legais vigentes no país.
Desta forma, o sistema permitirá informar que determinada guia está em Análise da Junta Médica – devido a inconsistências – e deverá gerar os documentos de notificação para todas as partes interessadas, de acordo com as informações constantes no sistema e os campos preenchidos pelo operador (quando necessário). Além disso, este documento será no formato Word, permitindo que a Operadora possa formatar este documento de acordo com suas necessidades e toda vez que forem gerados, uma cópia será salva na máquina do usuário responsável pela geração, bem como será salva no Banco de Conhecimentos, relativo ao procedimento em questão, permitindo futuras consultas e armazenando com segurança este histórico.
Após a finalização da Junta Médica, na hora do Parecer do procedimento, será possível sinalizar se este foi liberado após a decisão da Junta Médica, para futuras consultas e histórico dos envolvidos, mantendo o lastro destes passos.
Todo o processo será feito de forma transparente para o usuário, que sempre será informado sobre as ações solicitadas ao sistema. Assim, o processo de Junta Médica será mais rápido e será mantido todo os formulários, permitindo sempre a consulta do ocorrido em cada caso.
Definição da Regra de Negócio
O processo de Junta Médica deverá ocorrer nas inconsistências encontradas pela equipe de Auditoria, tendo como objetivo primordial o esclarecimento destas inconsistências, visando a rápida solução destes casos e o bem-estar do paciente, mas de acordo com contratos assinados, normas e legislações vigentes no país.
Logo, a Junta Médica é um processo fundamental no processo de atendimento, pois sempre que algum procedimento não estiver em conformidade, todos os interessados são avisados e podem apresentar suas justificativas, a fim de encontrar a melhor solução para o caso. Assim, temos a solução do embate, promovendo a melhoria em processos e melhorando a comunicação com os credenciados, estimulando o crescimento de todos e diminuição de futuros problemas por inconsistências ajustadas nestas juntas.
Todo esse processo será controlado no módulo de Auditoria por Guias do sistema, onde o auditor ou responsável poderá encaminhar a guia para o setor de análise responsável por instaurar a junta médica e caso seja necessário, este departamento irá instaurar a junta médica e gerar os documentos necessários para isto, na tela de análise dos procedimentos. Os documentos gerados serão no formato word e ficaram disponíveis localmente na máquina do usuário e também disponibilizados no banco de conhecimento do procedimento, para futuras consultas.
Após a conclusão desta junta, o departamento responsável finalizará a junta médica no sistema e quando for dado o parecer do procedimento, deverá indicar que este procedimento foi dado via junta médica, para efeitos de histórico futuros de análise e auditorias internas e externas da organização.
Regras de Negócio
- Criar parâmetro (SX6) chamado MV_MODJNTM, para indicar o caminho dos modelos das cartas de Junta médica no formato .DOT, que deverão ficar no servidor, na pasta SYSTEM do sistema.
- Na pasta indicada pelo parâmetro MV_MODJNTM, os documentos terão que seguir a nomenclatura abaixo determinada, para que o sistema encontre e saiba qual modelo deve ser utilizado, de acordo com a escolha do usuário:
- Anexo I (Beneficiário) – Deve ser nomeado como AnexoI.dot ;
- Anexo II (Médico Assistente) – Deve ser nomeado como AnexoII.dot ;
- Anexo III (Convocação para Realização de Junta Médica) – Deve ser nomeado como AnexoIII.dot ;
- Anexo IV (Ata Junta Médica) – Deve ser nomeado como AnexoIV.dot .
- Criar parâmetro (SX6) chamado MV_CTRJNM, para indicar o caminho padrão onde as cartas geradas no formato .DOC serão salvas nas máquinas dos usuários.
- Criar na tabela B53 – Auditoria de Guia, o campo B53_JNTMED, que deverá ter as opções 0=NÃO e 1=SIM, tendo o campo como valor padrão (inicializador) o valor “0”. Esse campo sinalizará se a guia está em processo de Junta Médica.
- Criar na tabela B72 – Interna Saude, o campo B72_JNTMED, que deverá ter as opções 0=NÃO e 1=SIM, tendo o campo como valor padrão (inicializador) o valor “0”. Esse campo sinalizará que o parecer foi dado após a Junta Médica.
- Criar na tela de Auditoria (Model da Tela – PLSA790M), dentro do botão Outras Ações o submenu Instaura\Libera Junta Médica.
- Ao clicar no botão, o auditor ou responsável será indagado se deseja mesmo informar que a guia está em Início ou Fim de processo da Junta Médica, podendo continuar ou não (MGSYESNO).
- Ao pressioná-lo, o campo B53_JNTMED ficará com o valor “1”, indicando que a guia está em Junta Médica. Ao pressioná-lo novamente, este campo fica com o valor “0”, indicando que a guia não está mais em Junta Médica.
- Criar na tela de Análise da Auditoria (Model da tela de Análise – PLSANALM) o menu Junta Médica e dentro deste, quatro submenus:
- Anexo I – Beneficiário.
- Anexo II – Médico Assistente.
- Anexo III – Convocação.
- Anexo IV – Ata.
- Ao clicar no submenu Anexo I – Beneficiário, o sistema deverá apresentar uma janela contendo os seguintes dados do Beneficiário :
- Nome do beneficiário (carregado automaticamente do sistema).
- Endereço do beneficiário (carregado automaticamente do sistema).
- Número do endereço (carregado automaticamente do sistema).
- Bairro (carregado automaticamente do sistema).
- Município (carregado automaticamente do sistema).
- Descrição do procedimento selecionado.
- E-mail do beneficiário (carregado automaticamente do sistema).
- Estando tudo correto, bastará clicar no botão Confirmar. O usuário será indagado se deseja realmente gerar a carta e enviar e-mail para o beneficiário (MSGYESNO). Caso clique em Sim, o sistema irá gerar o relatório no formato Word, salvando cópia na máquina local do usuário (na pasta determinada pelo parâmetro “MV_CTRJNT”) e no banco de conhecimento sobre o procedimento, além de enviar o e-mail para o beneficiário, com cópia desta carta.
- Ao clicar no submenu Anexo II – Médico Assistente, o sistema deverá apresentar uma janela contendo os seguintes dados:
- Nome do beneficiário (carregado automaticamente do sistema).
- Nome do Prestador (carregado automaticamente do sistema).
- Endereço do Prestador (carregado automaticamente do sistema).
- Número do endereço do Prestador (carregado automaticamente do sistema).
- Bairro do Prestador (carregado automaticamente do sistema).
- Município do Prestador (carregado automaticamente do sistema).
- Descrição do procedimento selecionado.
- E-mail do Prestador (carregado automaticamente do sistema).
- Estando tudo correto, bastará clicar no botão Confirmar. O usuário será indagado se deseja realmente gerar a carta e enviar e-mail para o prestador (MSGYESNO). Caso clique em Sim, o sistema irá gerar o relatório no formato Word, salvando cópia na máquina local do usuário (na pasta determinada pelo parâmetro “MV_CTRJNT”) e no banco de conhecimento sobre o procedimento, além de enviar o e-mail para o prestador, com cópia desta carta.
- Ao clicar no submenu Anexo III – Convocação, o sistema deverá apresentar uma janela contendo os seguintes dados:
- Nome do prestador (Digitado manualmente).
- Descrição do procedimento selecionado.
- Dia (Digitado manualmente).
- Mês (Digitado manualmente em formato numérico).
- Ano (Digitado manualmente em formato numérico).
- Horário (Digitado manualmente).
- E-mail do Prestador e Beneficiário (carregado automaticamente do sistema).
- Campo/grid para inclusão dos e-mails opcionais.
- Estando tudo correto, bastará clicar no botão Confirmar. O usuário será indagado se deseja realmente gerar a carta e enviar e-mail para o Prestador e Beneficiário (MSGYESNO). Caso clique em Sim, o sistema irá gerar o relatório no formato Word, salvando cópia na máquina local do usuário (na pasta determinada pelo parâmetro MV_CTRJNT) e no banco de conhecimento sobre o procedimento, além de enviar o e-mail para o Prestador e Beneficiário, com cópia desta carta.
- Ao clicar no submenu Anexo IV – Ata, o sistema deverá apresentar uma janela contendo os seguintes dados:
- Horário (Digitado manualmente).
- Dia (Digitado manualmente).
- Mês (Digitado manualmente).
- Ano (Digitado manualmente).
- Nome do (s) prestador (es) (digitado manualmente).
- Descrição do procedimento selecionado.
- Nome do beneficiário (Carregado automaticamente, de acordo com o beneficiário da guia).
- Médicos indicados (digitado manualmente).
- E-mail do Prestador e Beneficiário (carregado automaticamente do sistema).
- Campo/grid para inclusão dos e-mails opcionais.
- Estando tudo correto, bastará clicar no botão Confirmar. O usuário será indagado se deseja realmente gerar a carta e enviar e-mail para o Prestador e Beneficiário (MSGYESNO). Caso clique em Sim, o sistema irá gerar o relatório no formato Word, salvando cópia na máquina local do usuário (na pasta determinada pelo parâmetro MV_CTRJNT) e no banco de conhecimento sobre o procedimento, além de enviar o e-mail para o Prestador e Beneficiário, com cópia desta carta.
- Deste modo, temos as etapas necessárias para a instauração da Junta Médica, sendo todos os envolvidos comunicados sobre o fato.
- Após a finalização da Junta Médica, quando for realizado o processo de parecer do procedimento, será exibido na tela de Parecer o campo Junta Médica (B72_JNTMED), onde deverá ser sinalizado que o resultado deste procedimento foi originado pela Junta Médica, devendo selecionar no combo a opção SIM. Desta forma, ficará no histórico da guia que o parecer do procedimento foi baseado no resultado da Junta Médica, facilitando o rastreio destas informações.
- Após isto, deve-se sinalizar que a guia não está mais em processo de Junta Médica. Assim, na tela de Auditoria por Guias, devemos selecionar a guia em questão e depois, clicar no botão Outras Ações e clicar novamente no botão Instaura\Libera Junta Médica.
- O sistema irá indagar ao usuário se realmente deseja iniciar ou finalizar o processo de Junta Médica (MSGYESNO). Se for selecionado a opção Sim, o campo B53_JNTMED ficará com o valor “0”, indicando que a guia não está em processo de Junta Médica.
- Os documentos gerados ficam armazenados no Banco de Conhecimento do Sistema, bem como ficam salvos localmente na máquina do usuário (na pasta determinada pelo parâmetro MV_CTRJNM), que está usando a rotina, caso necessite deles para algum fim.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
PLSA790V - Auditoria | Alteração | Atualizações -> Auditoria-> Auditoria por Guia | 5, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 |
PLSANALM – Model | Alteração | - | 6 |
PLSA790M – Model | Alteração | - | 5, 13 |
Funções / Recursos | Descrição |
PlsWFProc | Função de envio de e-mails |
MSGALERT | Exibir um alerta para o usuário |
Alert | Exibir um alerta para o usuário |
MSGYESNO | Tela de confirmação, onde o usuário pode selecionar sim ou não. |
GeraWord | Função para preencher e gerar documentos em Word |
PLSR994 | Função para preencher e gerar documentos em Word |
PL772Decl | Função para preencher e gerar documentos em Word |
Tabelas Utilizadas
- B53 – Auditoria por Guias.
- SX6 – Parâmetros.
- BA1 – Usuários.
- BAU – Prestadores.
- B72 – Interna Saúde
Observação
Em consonância com as melhores práticas de programação e necessidades no desenvolvimento do requisito, poderão ser incluídos/criados outros fontes ou funções de apoio e consulta, para executar da melhor maneira possível o proposto neste documento.
Opcional
Protótipo de Tela
Protótipo 01 – Módulo de Auditoria por Guia, com o campo Junta Médica no grid.
Protótipo 02 – Menu Instaura\Libera Junta Médica.
Protótipo 03 – Tela de Análise de guias, com o procedimento desejado selecionado e a opção de Junta Médica e seus submenus sendo apresentados.
Protótipo 04 – Janela de confirmação (MSGYESNO), indagando se o usuário realmente deseja gerar o relatório selecionado
Protótipo 04 – Tela de Visualização e inserção das Informações, para gerar o relatório em Word. Esta tela irá apresentar informações de acordo com o Anexo selecionado – Apenas ilustrativo.
Fluxo do Processo
Fluxograma 01 - Fluxo básico sobre a funcionalidade de gerar os documentos de Junta Médica
Caso de Uso 01 - Caso de Uso da Especificação
Dicionário de Dados
Parâmetros:
Nome Var. | MV_MODJNTM |
Tipo | Caracter |
Descrição | Insira o caminho para a pasta onde estão os modelos dos arquivos .DOT de Junta Médica. |
Nome Var. | MV_CTRJNM |
Tipo | Caracter |
Descrição | Insira o caminho onde os arquivos serão salvos na máquina do usuário no final da geração de arquivos de Junta Médica. |
Tabelas
Tabela B53 – Auditoria de Guias.
Campo | B53_JNTMED |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Título | Junta Méd. |
Descrição | Junta Médica? |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Alterar |
Help | A guia selecionada deverá ser encaminhada para uma Junta Médica. |
Inicializador do campo | "0" |
Lista de Opções | 0=NAO; 1=SIM |
Tabela B72 – Interna Saúde.
Campo | B72_JNTMED |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Título | Junta Méd. |
Descrição | Junta Médica? |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Contexto | Real |
Propriedade | Alterar |
Help | Indique se o parecer do procedimento foi baseado na reunião de uma Junta Médica. |
Inicializador do campo | "0" |
Lista de Opções | 0=NAO; 1=SIM |
Modelo de Anexos
Modelo das cartas de Junta Médica, em formato Word.
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|