Ao criar uma ocorrência, observar os seguintes campos:
Identificação: Selecionar uma das opções do popup, como neste exemplo, foi criada uma ocorrência para treinamento, então a opção que melhor se adequou foi "Outras".
Descrição Reduzida: É importante informar uma descrição reduzida porque em muitos relatórios será listada esta a descrição.
Horas trabalhadas: Este campo é muito importante que esteja corretamente parametrizado, pois está diretamente envolvido com as marcações. Precisa ser marcado apenas quando o funcionário estiver trabalhando no período normal ou realizando horas extras.
Ocorrência horas: Este campo somente não é preenchido quando for ocorrência de horas extras.
Ocorrência horas noturnas: Pode ser informado uma ocorrência de adicional noturno, quando o sistema deverá gerar horas de adicional noturno. Quando for ocorrência de horas extras, a ocorrência de adicional noturno será informada no RHU1033.
Eventos: Ao clicar nesta opção será aberto o programa RHU1032:
Sempre que uma ocorrência é criada é necessário também informar os campos deste programa:
O cadastro precisa existir para todas as categorias e vínculos utilizados na empresa.
Evento: O campo evento somente precisa ser preenchido se a ocorrência deverá ser gerada para a folha de pagamento.
Tipo de pagamento: Se forem ocorrências de horas extras ou ausências, informar "I". Ou seja, se houver uma marcação de início de fim no RHU1962, informar "I", pois o programa utiliza essas informações para calcular a quantidade de horas ocorridas. Já quando for uma ocorrência de falta, de férias, afastamentos, etc., informar "D" ou "C", pois o programa vai buscar no horário do dia para calcular a quantidade de horas. Esta quantidade de horas será impressa no espelho ponto, e quando for informado evento no campo anterior, serão geradas para a folha.