Produto | : | TOTVS Gestão Financeira – Versão: 11.82 |
Processo | : | Como avaliar seu Evento Contábil |
Subprocesso | : | Eventos Contábeis |
Data da publicação | : | 20/01/2015 |
Introdução
Este documento apresentará passo a passo como avaliar seu evento contábil quando houver diferenças de débito e crédito ou contabilizações nulas.
Principais Motivos para que o evento não carregue partidas contábeis
Quando realizamos a parametrização de um evento contábil existem duas principais características que devem ser avaliadas durante a implementação de seu Item de Evento.
Dentre elas, cito as mais importantes abaixo.
IMPORTANTE: Lembrando que para uma partida contábil ser carregada caso o valor do item e a origem da conta estejam retornando valor corretamente.
1. Valor
Quando realizamos a inclusão de um evento contábil devemos tomar conta de que o evento contábil pode ter seus valores carregador por fórmulas ou percentuais.
IMPORTANTE: Lembrando que ambas as opções necessárias, fórmula ou percentual, deve ser previamente analisada quanto a função que o evento contábil terá para realizar contabilizações.
1.1 Fórmulas
As fórmulas serão vinculadas para cada item de evento e podem receber várias funções e expressões sejam necessárias para a regra de negócio de sua empresa.
Lembrando que as fórmulas podem possuir consultas SQL e até mesmo declaração de variáveis.
Caso não possua conhecimento sobre o que uma fórmula faz o suporte do RM poderá lhe ajudar com esta dúvida pontual. Exemplo:
1.2 Percentual
O Evento Contábil pode possuir itens de evento parametrizados com percentual ao invés de serem parametrizados por fórmulas mais complexas.
Isto dependerá do nível de complexidade de sua empresa e do cálculo que o deve ser realizado para carregar um valor contábil.
IMPORTANTE: Utilizar um valor percentual não significa que o mesmo será carregado em todas as ocasiões. O evento deve ser analisado como um todo.
2. Conta Contábil
2.1 Informar Conta
Quando utilizar dentro do Item de Evento o Campo Origem da Conta como "Informar Conta" significa que o sistema irá utilizar a conta contábil apontada independente de qualquer outra parametrização.
2.2 Tabela Default
Quando utilizar dentro do Item de Evento o Campo Origem da Conta como "Tabela Default" o sistema irá buscar as contas contábeis dentro dos defaults contábeis da tabela informada no campo "Buscar Default em".
Como exemplo podemos avaliar um Buscar Default em: Filial.
O item de evento parametrizado para buscar default em Filial irá até o cadastro da Filial nos seus cadastros de Defaults Contábeis.
2.3 Pontos Importantes a serem analisados:
2.3.1 "Obter Default de"
Caso o item de Evento tenha o campo "Obter Default de" como Débito, o sistema irá buscar os dados contábeis das linhas de Débito do Default Contábil da Filial.
O mesmo acontecerá para o campo "Obter Default de" como Crédito.
2.3.2 "Classif. Conta"
Caso o campo Classif. Conta esteja preenchido significa que o sistema irá validar a classificação do Item de Evento com a classificação do item de cadastrado nos defaults contábeis.
Os dois campos devem possuir o mesmo valor conforme imagem abaixo. Caso diferentes não serão carregadas.
Para maiores informações:
COMUNIDADE R@ Finanças
Canais de Atendimento:
Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br
Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 5 – (Planejamento e Controle Orçamentário), 4 – (RM Fluxus).