Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice: 


       

Objetivo:


       Este documento objetiva esclarecer o comportamento do sistema em relação as permissões de segurança dos Perfis

Introdução:


       O cadastro de Perfil fica localizado em "Serviços Globais | Segurança | Perfis"  se tratando de um item essencial do sistema, pois restringe ou permite o acesso aos módulos do sistema.

       Somente os usuários que possuírem o acesso de Supervisor do módulo utilizado poderão editar, excluir e alterar um perfil. Ao incluir ou editar um perfil é exibido os seguintes menus para edição:

Identificação:


       Menu "Identificação" na visão de cadastro de perfil

       

        A aba "Identificação" é utilizada para o controle dos perfis criados, onde é necessário preencher os campos Cód. PerfilIdentificação e ativo.

     Campos disponíveis:

     Cód. Perfil: Uma vez que o perfil foi criado não é possível alterar o campo Cód. Perfil.

     Identificação: Este campo serve para identificar o perfil criado, pois podemos ter mais de um perfil com o mesmo Cód.Perfil, porém em módulos diferentes.

     Ativo: Esta opção serve para ativar e desativar o perfil.

Acesso a Campos:


      Menu "Acesso a Campos" na visão de cadastro de perfil

       

        A aba "Acesso a Campos" é utilizada para restringir e/ou permitir que o perfil possa consultar ou alterar, no sistema, o campo da base selecionado, na árvore de acesso.

      Exemplo:

        Os campos que possuírem o ícone o perfil vai poder consultar e alterar o campo no sistema.

        Os campos que possuírem o ícone o perfil poderá somente consultar o campo no sistema, ficando como somente leitura.

        Os campos que possuírem o ícone o perfil não poderá consultar nem alterar o campo no sistema, o campo ficará invisível.

Cache de Segurança de campos

A partir dos patches 12.1.23.196, 12.1.24.127 e versão 12.1.25, quando uma tabela tem restrição na GAUTZTAB e o usuário altera essa restrição, as alterações nas permissões em campos serão propagadas após no máximo 2 minutos estando o usuário usando ou não o sistema, não tendo a necessidade da reinicialização do Host.

Nas versões anteriores aos patches 12.1.24.127 e 12.1.23.196 as alterações de restrição serão propagadas após 2 minutos de inatividade do usuário em questão, não tendo a necessidade da reinicialização do Host. 

Obs: Estes acessos são setados em cada campo da base na opção de permissões.

 

Reforçamos que a restrição de um campo prevalecerá nos casos onde haja perfis diferentes, do mesmo produto ou não, associados ao usuário.

Acesso a Menus:


        Menu "Acesso a Menus" na visão de cadastro de perfil

             

       A aba "Acesso a Menus" serve para permitir ou proibir o acesso do perfil aos menus e operações do sistema.

     Permissões serão adicionadas através da opção

       Os itens que possuírem o ícone poderão acessar o(s) menu(s) ou a(s) operação(ões) do sistema.

     Restrições serão adicionadas através da opção

       Os itens que possuírem o ícone  não poderão acessar o(s) menu(s) ou a(s) operação(ões) e nenhum outro módulo do sistema será afetado nesta permissão.

       Os itens que possuírem o ícone  compartilham da mesma opção com outros módulos. Indicando que o(s) menu(s) ou a(s) operação(ões) de outros módulos serão afetados nesta permissão.

       No caso das restrições o menu ou a operação do sistema poderão ser exibidos de duas formas: visível e desabilitado ou invisível para o perfil.

  • Cada módulo do sistema possuí sua árvore de menus.

Permissão

  • O item da árvore de menu pode ser permitido em apenas um módulo em que o usuário tiver acesso para que a permissão seja aplicada.

       Exemplo: O item da árvore do módulo "Folha de Pagamento" possui a permissão e o item da árvore de menus do módulo "Serviços Globais" possui a restrição .Neste caso irá prevalecer a permissão . O Usuário terá acesso a funcionalidade devido a permissão que ele possui no módulo "Folha de Pagamento".

 

Restrição

  • Para que a restriçãoseja aplicada, todos os perfis, do mesmo produto ou de outros outros, deverão estar configurados com a proibição, Havendo a possibilidade de um perfil divergente a restrição não será efetiva.

       Exemplo: O item da árvore de menus do módulo "Folha de Pagamento" possui a restriçãoe o item da árvore do módulo "Gestão de Pessoas" possui a restrição irá prevalecer a restrição. O Usuário não terá à permissão pois é restrito em todos os módulos que possui acesso.

                           O item da árvore de menus do módulo "Folha de Pagamento - Perfil DBA" possui a restrição e o item do mesmo produto, porém do perfil "Perfil DP" possui permissão. Irá prevalecer a . O Usuário continuará com permissão pois existe restrição somente em um dos perfis do mesmo módulo atribuídos ao mesmo usuário.


Acesso a Relatórios / Planilhas: 


        Menu "Acesso à Relatórios/Planilhas" na visão de cadastro de perfil

        

        A aba "Acesso à Relatórios/Planilhas" serve para criar um grupo de relatórios/planilhas, que serão acessados somente pelos perfis que possuírem este grupo.

        Para maiores informações acesse: "Acesso à Relatórios/Planilhas"



Para maiores informações:

Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 9 – (Demais Áreas), 4 – (BI) e 3 –  (Gerador de Relatórios e Planilha).

Produto: Framework

Versão: 11.82.44 ou Superiores

Processo: Segurança de Perfis