Índice
Introdução
Com a introdução do Fluig Studio e da adoção da notação BPMN 2.0, a plataforma Fluig passou a oferecer a possibilidade de documentar detalhadamente os processos existentes dentro de uma organização. Partindo desta premissa a plataforma Fluig está oferecendo agora a geração da documentação de processos em forma de página Web permitindo que o modelador/documentador de processos publique essa página aonde ele achar adequado oferecendo o acesso a informação aonde ele for solicitado.
Gerando o site
Gerar o site de documentação de processos é um processo simples. No Explorador de pacotes clique com o botão esquerdo em qualquer pasta do seu projeto Fluig e selecione a opção Exportar que aparece no menu de contexto .
Nas opções de exportação abra a pasta "Fluig" e selecione a opção "Exportar Projeto para o formato de site" .
Confirme a informação e o site será gerado abrindo a página com o Navegador Web padrão da máquina .
Vale lembrar que cada projeto Fluig terá apenas um site e este site listará todos os diagramas de processo existentes na pasta "workflow/diagrams" do projeto em questão .
Campos de Extensão para entidades de processo
Para cada entidade existente dentro do diagrama (e para o próprio diagrama) é possível criar campos de extensão que permitem documentar de forma mais detalhada um diagrama ou uma atividade do mesmo dentro da página de documento (site) . Para cadastrar campos de extensão para as entidades basta acessar a seção de "Extensão" dentro das propriedades do elemento. Nessa seção a quantidade e o tipo de campos necessários de acordo com a necessidade do seu negócio.
Ao clicar na atividade dentro do site gerado esses campos estarão incluídos na documentação da entidade .
Nas atividades sem campos extensão associados apenas o código e a descrição da tarefa serão exibidos dentro desta tela de detalhamento .