Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

CorDescrição
Linha Azul ClaroItens Fabricados
Linha Azul EscuroRegistro encontrado pela opção Localizar
Linha AmareloItens Alternativos ou Operações Congeladas
Linha VerdeOrdens de Produção Firmes.
Linha CinzaOperações.


Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Título

Apresenta o tipo de informação que está sendo listada, podendo ser:

  • Fabricado - Ao selecionar a opção detalhar na linha, é possível consultar o consumo de saldos e quais redes utilizam o saldo do item posicionado;
  • Comprado - Ao selecionar a opção detalhar na linha, é possível consultar o consumo de saldos e quais redes utilizam o saldo do item posicionado;
  • Operação - Ao selecionar a opção detalhar na linha, é possível visualizar detalhes da operação;
  • Fabricado Agrupado;
  • Ordem de Produção Firme.


Informações

Caso o item seja um item alternativo, será indicado Image Added no registro, e ao selecionar, será apresentado o detalhe. Mais informações sobre o uso de alternativos no APS: Uso de Itens Alternativos

ItemExibe o código do item, que pode ser um produto acabado, semielaborado ou matéria-primaItemItem fabricado ou comprado.
ReferênciaReferência Exibe a referência do item, quando controlado por referência.
Descrição Descrição do item/operação.
Qtde Programada

Inserir a quantidade a ser produzida. É a quantidade líquida ajustada para respeitar os lotes do item.

Exemplo:

A quantidade líquida calculada foi de 7 unidades, e o lote mínimo do item é 10. Assim, a quantidade programada será 10 unidades

Quantidade programada

.

Qtde Líquida

Inserir a quantidade líquida necessária para atender a demanda. É a quantidade demandada menos as quantidades atendidas por estoque ou outras ordens.

Exemplo:

A quantidade da demanda é 12, mas existem 2 unidades em estoque e outras 3 disponíveis, produzidas em outra ordem. Logo, a quantidade líquida é 7 unidades.


Quantidade líquida. Caso a quantidade líquida se apresente com o valor zero, significa que, ou o estoque ou uma ordem já estão atendendo a essa necessidade, não sendo necessária a abertura de novas ordens.
Qtde Demanda

Inserir a quantidade necessária para atender uma demanda ou reserva da ordem.

Exemplo:

Para produzir uma unidade do item A são necessárias 2 unidades de B. Se a quantidade demanda de A é 6 unidades, a quantidade demanda de B será 12

Quantidade demanda

.

Data Início mais CedoData mais cedo em que uma operação poderá se iniciarNas Operações, indica a data mais cedo que a operação pode iniciar. Ou seja, é quando os materiais utilizados pela operação estão disponíveis e as operações predecessoras já liberaram o início da operação. Quanto aos itens (materiais), é a data mais cedo em que estes estarão disponíveis. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT. Assim, no momento do sequenciamento a operação poderá ser programada para uma data posterior.
Data Início/Disp.Data Exibe a data de início /disponibilidade da operação ou de disponibilidade do material calculada no processo de sequenciamento ou subordinação.
EstabelecimentoExibe qual é o estabelecimento que produz ou compra o item.
Data TérminoData Exibe a data e hora de término da prevista para a operação.
Data EmissãoData Exibe a data de emissão das ordens de compras calculada na subordinação para as matérias-primas.
Data mais tardeData Nas operações, indica a data mais tarde em que uma a operação poderá iniciar.
Data LiberaçãoData de liberação da operação.
PredecessorasCódigo das operações predecessoras.
pode iniciar. Ou seja, se a operação for iniciada após essa data, implicará em atraso na rede de operações. Quanto aos itens (materiais), indica a data mais tarde que o material deve estar disponível, de forma a não atrasar as demais operações da rede. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações, rede PERT acrescidos do pulmão expedição do cenário e pulmão de máquina do GM.
Data LiberaçãoExibe a data mais cedo que a operação pode iniciar, já considerando a programação de suas operações predecessoras pelo sequenciamento e liberação dos materiais.
PredecessorasExibe a(s) operação(ões) predecessoras a operação analisada.
SucessorasExibe a(s) operação(ões) sucessoras a operação analisadaSucessorasCódigo das operações sucessoras.
Grupo de MáquinaGrupo de máquina da operação.
Centro de TrabalhoCentro de trabalho da operação.
Nr. LoteNúmero

Exibe o número do lote

de item

, caso o item programe as operações por lote.

Mais informações em: Manutenção de Itens (DB0106) e Manutenção de Item x Estabelecimento (DB0117).

Nível AlocaçãoNível Informação do GM, indica o nível de alocação do grupo de máquinadas máquinas que fazem parte do GM. É a partir dessa informação que o sequenciamento inicia a busca por operações liberadas e passíveis de alocação.. Mais informações: Manufatura - Linha Datasul - APS - Nível de Alocação do grupo de máquina 
Valor DespachoDe acordo com a regra de despacho parametrizado para o Grupo de Máquina (DB0107) é definido um valor de despacho. É por esse valor que o sequenciamento sabe qual operação liberada será alocada primeiramente.
Seq. AlocaçãoIndica qual a sequência de alocação da operação, considerando o conjunto de todas as operações do cenário, independente de GM.
Rodada AlocaçãoO APS realiza o sequenciamento de todas as operações liberadas de um GM (ordenadas pelo Nível de alocação). Chegando ao final das operações liberadas, ele "pula" para o próximo GM, segue sucessivamente até o último GM, e caso exista operações não alocadas, ele volta ao primeiro GM e reinicia o ciclo. Podendo realizar vários ciclos (rodadas) nos mesmos GMs. Esse campo representa em qual rodada do cálculo (independente de GM) a operação foi alocada.
Rodada LiberaçãoSempre que uma operação é alocada, ela libera outra(s) operações para alocação. Esse campo representa qual a rodada do cálculo a operação foi liberada.
Rodada Aloc. GM
EstadoEstado da operação.
Representa em qual rodada do GM a operação foi alocada. Ou seja, se no primeiro ciclo do GM alocou todas as operações desse GM, então todas as operações terão a mesma rodada de alocação GM.
Estado

Exibe o estado da operação.

  • Não iniciada
  • Iniciada
  • Finalizada


04a. Detalhar Componente

Permite visualizar os consumos do item selecionado e visualizar onde é utilizado o saldo excedente programado para o item selecionado. 


Principais Campos e Parâmetros

...

CONSUMO - Principais Campos e Parâmetros

Apresenta listagem de quais redes utilizam o saldo do item posicionado.

CampoDescrição
Quantidade

Quantidade do consumo.

Origem SaldoOrigem do saldo, podendo ser ordem firme ou saldo estoque.
OrdemNúmero da ordem de produção.
Data Entrega Original
Data Saldo
Nr. Lote

...

ONDE SE USA - Principais Campos e Parâmetros

Apresenta listagem de onde é utilizado o saldo excedente programado para o item selecionado.

CampoDescrição
Ordem

Número da ordem de produção

Quantidade de Demanda
Quantidade Alocada
Data Utilização
Nr LoteNúmero do lote,

...