Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

DEFINIÇÃO

Com esse template, será possível definir um escopo com as necessidades básicas a serem realizadas pelo time de atendimento para que então o processo de solicitação de demanda para Apoio especializado ocorra. Além disso, a adoção dessa prática poderá viabilizar maior agilidade e direcionamento na análise de ocorrências dos nossos clientes.

BOAS PRÁTICAS

  • Em conjunto, defina as especificações de cada departamento;
  • Faça melhorias incrementais até o ponto que o processo flua com mais facilidade;
  • Os campos marcados com "*" são obrigatórios.

IMPORTANTE

É fundamental ser verificado junto ao cliente, a liberação aos seguintes domínios pelo firewall. 

FIQUE ATENTO!

Clientes que solicitaram desativação do Consignado e depois a reativação do nosso produto, deverão aguardar um período de 24:00 para finalização do processo da nova ativação dentro da plataforma por garantia para disponibilização dos dados atualizados.


Informações

Antes de abrir uma solicitação de apoio identifique o cenário em que se enquadra a demanda a ser aberta para o time de desenvolvimento:

  • Cenário: Time de atendimento passou pelo checklist completo e não identificou onde ocorre o problema do clienteSem ambiente para simulação do atendimento.

Ação: Abrir issue de Apoio para o time de desenvolvimento do Produto explicando a impossibilidade de simulação (Aceitável quando ocorrência em ambiente DTS) . 

  • Cenário: Time de atendimento passou pelo checklist completo e não identificou onde ocorre o problema do clienteCom ambiente para simulação do atendimento.

Ação: Abrir issue de Apoio para o time de desenvolvimento realizar analise prévia da ocorrência no Produto e caso seja validada a demanda, será solicitado ao atendimento abertura de issue do devido tipo para ação necessária do time de desenvolvimento. 

  • Cenário: Time de atendimento passou pelo checklist completo e não identificou onde ocorre o problema do cliente. Ocorrência apenas em Ambiente cliente para simulação do atendimento.

Ação: Abrir issue de Apoio ao Cliente para acesso remoto ao ambiente do cliente junto com o time de desenvolvimento. Caso seja identificada a demanda apresentada como tipo "Manutenção", o próprio time do Desenvolvimento poderá converter a issue de Apoio Cliente para Manutenção


Para dúvidas sobre os tipos de issue,  clique aqui para acessar o acordo entre Desenvolvimento X Atendimento X Consultoria feito na linha RM. 

AMBIENTES PARA SIMULAÇÃO

Para cada ERP foi provisionado e disponibilizado um ambiente específico, possibilitando que a equipe de atendimento possa realizar as devidas análises, simulações e aprendizados conforme descrito abaixo:

Totvs custom tabs box
tabsOrientações Principais, ERP_Datasul, ERP_Protheus , ERP_RM, Exclusivo Techfin
ids1,2,3,4,5
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia1

Fique Atento:

O produto TOTVS Consignado permite a utilização de diversas plataformas integradas, por isso foram criadas credenciais específicas para uso em ambiente de suporte. Em nenhuma hipótese esta autorizado o uso de credenciais diferentes da que estão descriminadas neste material.

Verifique se suas dúvidas não se encontram esclarecidas aqui!


Para dar autonomia ao time de atendimento, você poderá aplicar as credenciais liberadas em sua base local seguindo as orientações de cada erp nas pastas seguintes deste material. Lembre-se que o ambiente é compartilhado e se você utilizar o mesmo dado ele não terá integridade em sua validação.


Plataformas Integradas:

    • ERP
      • MeuRH (desktop)
    • Portal RH
    • Portal Atendimento (em processo de liberação)


Cadastro de usuários:

Como vários atendentes podem estar usando a mesma configuração de base exemplo no erp, sugerimos criar o seu registro funcional de teste, para validação e desta forma mantermos o ambiente saudável. Cadastre na base de exemplo o registro funcional desejado que será usado para solicitações no MeuRH preenchendo os campos obrigatórios e vinculando o seu e-mail para poder ter a experiencia correta no teste.

Regras importantes a serem seguidas no cadastro de usuários:  admissões retroativas >12meses, salário alto e movimento mensal com líquido suficiente para liberação de margem e CPF carregado pelo gerador online para permitir testes sem bloqueio dos parceiros pois estamos em ambiente de teste lá tb. Simulação mínima permitida R$ 500,00.

Sugerimos também cadastro de valores salariais altos para não limitar margem consignável propiciando melhor observação e análise.

Cada erp terá a identificação dos cnpjs previsíveis (acompanhe na pasta do erp)  liberados no ambiente de simulação.  

Qualquer outro usuário (com exceção do mestre) pode ser usado , porém as validações da margem calculada e liberada dependerão das regras de valores financeiros de líquido do movimento e salário.

    • ERP: usuário padrão de acesso em ambientes de teste.
    • Portal RH: usuário email fluig para acesso aos ambientes de teste.
    • Portal Atendimento (em processo de liberação)


Acessos ao ambiente Carol:

Como dito anteriormente nossos ambientes são compartilhados e para permitir o acesso a experiência completa ao time de atendimento, liberamos também o acesso a tenant do produto para que seja possível consultar os dados em nuvem e forçar a descida do dado no momento desejado.

Na carol você poderá utilizar a opção "Connectors" para consultar no erp desejado os dados que subiram para a carol. Clique no connector relacionado ao erp e observe que será disponibilizado as tabelas utilizadas  por nossa plataforma. Vocês apenas estarão verificando esta ferramenta por estarem em ambiente de "staging" ambiente produção do cliente é impossível acesso aos dados. Nem mesmo o cliente tem acesso a esta ferramenta.  

Na opção Carol Apps/TOTVS Consignado, você poderá forçar a descida dos dados para a plataforma TOTVS Consignado em ambiente de staging para conseguir validar a simulação no tempo desejado. Não modifique quaisquer dados deste ambiente. Sua autonomia aqui será de observar e executar o carol App do erp de forma manual apenas na opção Process- Batch Process Management / Run now.

     


Acessos ao ambiente MeuRH:

Importante salientar que o produto deve estar configurado em ambiente 3 camadas para conseguirem experenciar todo o fluxo para validação. Para maiores informações desta configuração para uso do Meu RH neste ambiente clique aqui!

Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Meu+RH


Teste completo com validação de parcelas:

Estamos em um ambiente de simulação e a comunicação com o ambiente parceiro é limitada. Utilize as massas já geradas e que podem ser consultadas pelo portal RH os cnpjs e cpfs de simulação com contrato teste. Para geração de nova massa específica faça a solicitação aos responsáveis pelo produto que verificaram a viabilidade.

Como padrão utilize as massas já geradas.


Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia2

Ambiente disponível para atendimento TOTVS.

ERP TOTVS:Datasul
Tenant Carol:

https://totvstechfinstaging.carol.ai/tenanta671ebca2e2946d3872ae9db54efb236/carol-ui/connectors/datasul_carol

IMPORTANTE: Para acesso a esta página da carol, solicite o vinculo do seu usuário de rede a esta tenant  (informe cpf, chapa, nome, email),  ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). 

Configuração de conexão com o ERP:
  1. Para a comunicação das soluções no correto ambiente, deverá ser verificado os parâmetros do programa FP0540, lembrando como deverá estar parametrizado:
  2. Informe no campo de Integração TOTVS Consignado - URL = https://api-consignado.staging.totvs.app


Credenciais para ativação:
  1. Credenciais de ativação erp: (Ainda não liberado Ambiente provisionado)
                "ClientId"         : "5516d03885e74c64a53438c721f3cc2a",
                "ClientSecret"  : "5be10c0acd5f4ab9b46c5c805d2af59b"


Acesso ao portal RH Consignado:

link portal:  consignado.staging.totvs.app
                   usuário: seu endereço de email totvs
                   senha: solicite a troca de senha

Após acessar com suas credenciais, confirmar no canto direito da página do portal o ambiente/empresa disponível para simulação:SUPORTECONSIGNADO_DTS-1684240332438

IMPORTANTE: Para acesso a esta página do portal, solicite o vinculo do usuário de teste a ser usado (informe cpf, chapa, nome e o seu email vinculado ao registro),  ao usuário administrador do produto (precisará de liberação).

Parceiro disponível para teste:CNPJs (de alocação dos func.teste) liberados para teste:
- CREDITAS: "CNPJ" : " 09650927000141", "CNPJ" : " 09650927000222"

Material complementar: 

Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/3+-+TOTVS+Consignado+-+Linha+Datasul

                                              https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=626646229

Novidades do Release:  https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Novidades+do+Release

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia3

Ambiente disponível para atendimento TOTVS.

ERP TOTVS:Protheus
Tenant Carol:

https://totvstechfinstaging.carol.ai/tenant7439e083f97449f492966325cf01786d/carol-ui/connectors/protheus_carol
IMPORTANTE: Para acesso a esta página da carol, solicite o vinculo do seu usuário de rede a esta tenant  (informe cpf, chapa, nome, email),  ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). 

Configuração appserver.ini (Configuração de conexão com o ERP)
  1. Para apontar corretamente para a base de stagging (ambiente suporte), é importante que exista os comandos abaixo inseridos no arquivo de configuração   appserver.ini
;============= Integrações Frame =============
; Habilita log no appsever das chamadas realizadas pelo JOB
;fwtracelog = 1

; habilita a gravação de informações de debug
;fw-tf-debug = 1

; Adiciona informações extras para tabelas específicas.
;fw-tf-logtables = SRV

; chave padrão para exibir mais informações no console.log da aplicação.
;FWLOGMSG_DEBUG = 1

; Sobrescreve endpoint registry para utilizar outro ambiente
fw-tf-registry-endpoint = https://endpoint-registry.staging.totvs.app/api/v1/services

;============= Serviço REST =============
[HTTPV11]
SOCKETS = HTTPREST
ENABLE  = 1
;ADVPL    = 1
;ADVPL=0 --> ativa rest 2.0
;ADVPL=1  --> desativa rest 2.0

[HTTPREST]
Port        = 8060
URIs        = HTTPURI
Security    = 0

[HTTPURI]
URL         = /rest
Instances   = 1,1
CORSEnable  = 1
AllowOrigin = *

[HTTPJOB]
MAIN        = HTTP_START
ENVIRONMENT = P12127MNTDBEXP

[OnStart]
jobs         = HTTPJOB


[CONSIGNADO]
URL     = https://api-consignado.staging.totvs.app
Credenciais para ativação:
  1. Credenciais de ativação erp: (Ambiente compartilhado)
                "ClientId"         : "0e0b5e6408ea4edbab40e3bf8d1f6885",
                "ClientSecret"  : "9ceaac426b9f4db89f58ff43aaa794cf"

Acesso ao portal RH Consignado:

link portal:  consignado.staging.totvs.app
                   usuário: seu endereço de email totvs
                   senha: solicite a troca de senha

Após acessar com suas credenciais, confirmar no canto direito da página do portal o ambiente/empresa disponível para simulação: SUPORTECONSIGNADO_PRT

IMPORTANTE: Para acesso a esta página do portal, solicite o vinculo do usuário de teste a ser usado (informe cpf, chapa, nome e o seu email vinculado ao registro),  ao usuário administrador do produto (precisará de liberação).

Parceiro disponível para teste:

CNPJs (de alocação dos func.teste) liberados para teste:
- CREDITAS: "CNPJ" : " 53485215000106 ", "CNPJ" : "90815895000105 "

Material complementar: 

Maiores informações:  https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/2+-+TOTVS+Consignado+-+Linha+Protheus

Drive Tutorial:  https://drive.google.com/drive/folders/1rcNkPvKuMnrFPnpu1pbkr7c9MLJE4wVW

Novidades do Release:  https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Novidades+do+Release

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia4

Ambiente disponível para atendimento TOTVS. 

ERP TOTVS:RM
Tenant Carol:

https://totvstechfinstaging.carol.ai/tenant36b458b9d92811eb830aae129eda42c1/carol-ui/connectors/rm_carol

IMPORTANTE: Para acesso a esta página da carol, solicite o vinculo do seu usuário de rede a esta tenant  (informe cpf, chapa, nome, email),  ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). 

Configuração de conexão com o ERP:
  1. Para a conexão de acesso ao correto ambiente, deverá ser apontado o ambiente de staging na base de dados através de update na tabela:   SELECT * FROM GPARAMETROSSISTEMA WHERE ID=92
  2. Informe no campo de URL Base do RAC - VALOR = https://admin.rac.staging.totvs.app

  3. Para a comunicação das soluções no correto ambiente, visando a integração das parcelas, deverá ser apontado o ambiente de staging na base de dados através do parametrizador  
  4. Informe no campo de URL da plataforma TOTVS Consignado = https://api-consignado.staging.totvs.app
Credenciais para ativação:
  1. Credenciais de ativação erp: (Ambiente compartilhado)
                "ClientId"         : "523b735e15274bcd91adcaacbbe6d433",
                "ClientSecret"  : "f456a9328fa442468f1afb0595c4ebdb"

Acesso ao portal RH Consignado:

link portal:  consignado.staging.totvs.app
                   usuário: seu endereço de email totvs
                   senha: solicite a troca de senha
Após acessar com suas credenciais, confirmar no canto direito da página do portal o ambiente/empresa disponível para simulação: STAGING_BV-1625005222478


IMPORTANTE: Para acesso a esta página do portal, solicite o vinculo do usuário de teste a ser usado (informe cpf, chapa, nome e o seu email vinculado ao registro),  ao usuário administrador do produto (precisará de liberação).

Parceiro disponível para teste:

CNPJs (de alocação dos func.teste) liberados para teste:
- CREDITAS: "CNPJ" : "21867387000662", "CNPJ" : "21867387000158"
- BV: "CNPJ" : "25578337000616",

Material complementar: 

Maiores informações:  https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/1+-+TOTVS+Consignado+-+Linha+RM

Drive Base Preparada:  https://drive.google.com/drive/folders/1U9ZOnv1We6Ba3_SfwjzwJWl9yp9zEzj7

Novidades do Release:  https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Novidades+do+Release

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia5

Ambiente disponível para atendimento/comercial Techfin

ERP TOTVS:Protheus
Tenant Carol:

https://totvstechfinstaging.carol.ai/tenant40a9f2e5de5411eaa035aa7d29624ab4/carol-ui/connectors/protheus_carol
IMPORTANTE: Para acesso a esta página da carol, solicite o vinculo do seu usuário de rede a esta tenant  (informe cpf, chapa, nome, email),  ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). 

Configuração appserver.ini (Configuração de conexão com o ERP)
  1. Para apontar corretamente para a base de stagging (ambiente suporte), é importante que exista os comandos abaixo inseridos no arquivo de configuração   appserver.ini
;============= Integrações Frame =============
; Habilita log no appsever das chamadas realizadas pelo JOB
;fwtracelog = 1

; habilita a gravação de informações de debug
;fw-tf-debug = 1

; Adiciona informações extras para tabelas específicas.
;fw-tf-logtables = SRV

; chave padrão para exibir mais informações no console.log da aplicação.
;FWLOGMSG_DEBUG = 1

; Sobrescreve endpoint registry para utilizar outro ambiente
fw-tf-registry-endpoint = https://endpoint-registry.staging.totvs.app/api/v1/services

;============= Serviço REST =============
[HTTPV11]
SOCKETS = HTTPREST
ENABLE  = 1
;ADVPL    = 1
;ADVPL=0 --> ativa rest 2.0
;ADVPL=1  --> desativa rest 2.0

[HTTPREST]
Port        = 8060
URIs        = HTTPURI
Security    = 0

[HTTPURI]
URL         = /rest
Instances   = 1,1
CORSEnable  = 1
AllowOrigin = *

[HTTPJOB]
MAIN        = HTTP_START
ENVIRONMENT = P12127MNTDBEXP

[OnStart]
jobs         = HTTPJOB


[CONSIGNADO]
URL     = https://api-consignado.staging.totvs.app
Credenciais para ativação:
  1. Credenciais de ativação erp: (Ambiente compartilhado)
                "ClientId"         : "87cd27a517414172873dd09f0a8822d4",
                "ClientSecret"  : "5a4f218322ec495db0d428bbdf8377c6"

Acesso ao portal RH Consignado:

link portal:  consignado.staging.totvs.app
                   usuário: seu endereço de email totvs
                   senha: solicite a troca de senha

Após acessar com suas credenciais, confirmar no canto direito da página do portal o ambiente/empresa disponível para simulação: Demonstração Risk-1597426401341

IMPORTANTE: Para acesso a esta página do portal, solicite o vinculo do usuário de teste a ser usado (informe cpf, chapa, nome e o seu email vinculado ao registro),  ao usuário administrador do produto (precisará de liberação).

Parceiro disponível para teste:

CNPJs (de alocação dos func.teste) liberados para teste:
- CREDITAS: "CNPJ" : " 53485215000106 ", "CNPJ" : "90815895000105 "

Material complementar: 

Maiores informações:  https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/2+-+TOTVS+Consignado+-+Linha+Protheus

Drive Tutorial:  https://drive.google.com/drive/folders/1rcNkPvKuMnrFPnpu1pbkr7c9MLJE4wVW

Novidades do Release:  https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Novidades+do+Release

ERP TOTVS:RM
Tenant Carol:

https://totvstechfinstaging.carol.ai/tenant63bb9c9338524fd19b31ac87e5cc564e/carol-ui/connectors/rm_carol

IMPORTANTE: Para acesso a esta página da carol, solicite o vinculo do seu usuário de rede a esta tenant  (informe cpf, chapa, nome, email),  ao usuário administrador do produto (precisará de liberação). 

Configuração de conexão com o ERP:
  1. Para a conexão de acesso ao correto ambiente, deverá ser apontado o ambiente de staging na base de dados através de update na tabela:   SELECT * FROM GPARAMETROSSISTEMA WHERE ID=92
  2. Informe no campo de URL Base do RAC - VALOR = https://admin.rac.staging.totvs.app

  3. Para a comunicação das soluções no correto ambiente, visando a integração das parcelas, deverá ser apontado o ambiente de staging na base de dados através do parametrizador  
  4. Informe no campo de URL da plataforma TOTVS Consignado = https://api-consignado.staging.totvs.app
Credenciais para ativação:
  1. Credenciais de ativação erp: (Ainda não liberado Ambiente provisionado)
                "ClientId"         : "d2abe0eea51c44408d2b046159052d3e",
                "ClientSecret"  : "4f66449fac5641698376bcb3bacbc51a"

Acesso ao portal RH Consignado:

link portal:  consignado.staging.totvs.app
                   usuário: seu endereço de email totvs
                   senha: solicite a troca de senha
Após acessar com suas credenciais, confirmar no canto direito da página do portal o ambiente/empresa disponível para simulação: EQUIPESUPORTE-DemonstracaoRM-1644611153286

IMPORTANTE: Para acesso a esta página do portal, solicite o vinculo do usuário de teste a ser usado (informe cpf, chapa, nome e o seu email vinculado ao registro),  ao usuário administrador do produto (precisará de liberação).

Parceiro disponível para teste:

CNPJs (de alocação dos func.teste) liberados para teste:
- CREDITAS: "CNPJ" : "21867387000662", "CNPJ" : "21867387000158"
- BV: "CNPJ" : "25578337000616",

Material complementar: 

Maiores informações:  https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/1+-+TOTVS+Consignado+-+Linha+RM

Drive Base Preparada:  https://drive.google.com/drive/folders/1U9ZOnv1We6Ba3_SfwjzwJWl9yp9zEzj7

Novidades do Release:  https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Novidades+do+Release


TEMPLATE PARA ANÁLISE DE ABERTURA DE ISSUE

Para cada ERP, realize a devida análise e ações sugeridas conforme instrução dos modelos abaixo:

Totvs custom tabs box
tabsAbertura de Issues, ERP_Datasul, ERP_Protheus , ERP_RM, APP_MeuRH
ids5,6,7,8,9
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia5

Fique Atento:

Todos os campos apresentados nos templates com o símbolo * são como padrão de análise sua informação obrigatória para abertura de issues para o Desenvolvimento.

Verifique se suas dúvidas não se encontram esclarecidas aqui!


Tipo de Issue: Apoio

  1. Identificação do Ambiente ocorrido;
  2. Informar o data e horário do ocorrido;
  3. Descrição detalhada da dúvida ou problema apresentado;
  4. Registrar qual o comportamento esperado;
  5. Testes prévios realizados pelo analista do atendimento;
  6. Caso seja possível registrar em anexo Logs e imagens completas das telas (prints) que evidenciam as inconsistências para ajudar a analise bem como a identificação do usuário, funcionário, cnpj ou quaisquer dados relevantes para agilizar o entendimento deve-se informar na issue.
  7. Identificação da documentação tdn referente ao ponto de dúvida para entendimento se não houve ocorrência de mudança ou evolução dos processos do produto.


Tipo de Issue: Apoio Cliente

  1. Identificação do Ambiente ocorrido;
  2. Identificação do cliente para atuação;
  3. Informar o data e horário do ocorrido;
  4. Descrição detalhada da dúvida ou problema apresentado;
  5. Registrar qual o comportamento esperado;
  6. Testes prévios realizados pelo analista do atendimento;
  7. Anexo dos Logs completos apresentados para análise;
  8. Anexo das imagens completas das telas (prints) que evidenciam as inconsistências para ajudar a analise;
  9. Caso seja possível identificar qual os dados do usuário, funcionário, ou quaisquer dados relevantes para agilizar o entendimento deve-se informar na issue.
  10. Identificação da documentação tdn referente ao ponto de dúvida para entendimento se o texto esta claro conforme evolução dos processos.


Tipo de Issue: Manutenção

  1. Identificação do cliente para atuação;
  2. Informar o data e horário do ocorrido;
  3. Passo a passo para gerar a inconsistência;
    1. Caso já tenha passado por análise prévia de issue de apoio e este tiver todos os testes e evidências apenas poderá ser citado a issue de referência com link da mesma
  4. Identificar qual o CNPJ ( filial ou matriz) envolvido na ocorrência;
  5. Descrição detalhada do problema; 
  6. Registrar qual o comportamento esperado;
  7. Testes realizados pelo analista do atendimento;
    1. Caso já tenha passado por análise prévia de issue de apoio e este tiver todos os testes e evidências apenas poderá ser citado a issue de referência com link da mesma
  8. Anexo dos Logs completos apresentados para análise;
    1. Caso já tenha passado por análise prévia de issue de apoio e este tiver todos os testes e evidências apenas poderá ser citado a issue de referência com link da mesma
  9. Anexo das imagens completas das telas (prints) que evidenciam as inconsistências para ajudar a analise;
    1. Caso já tenha passado por análise prévia de issue de apoio e este tiver todos os testes e evidências apenas poderá ser citado a issue de referência com link da mesma
  10. Caso seja possível identificar qual os dados do usuário, funcionário, ou quaisquer dados relevantes para agilizar o entendimento deve-se informar na issue.
    1. Caso já tenha passado por análise prévia de issue de apoio e este tiver todos os testes e evidências apenas poderá ser citado a issue de referência com link da mesma
  11. Identificação da documentação tdn referente ao ponto de dúvida para entendimento se o texto esta claro conforme evolução dos processos.



Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia6
*Situação:Informar qual o cenário da demanda
*Histórico do Atendimento:Informar detalhadamente o que foi analisado e discutido em relação à situação apresentada na abertura da solicitação; informe todos os dados que permitam a ação rápida de análise
*Resultado esperado:Informar qual o objetivo do apoio.
*Versão/Release cliente:Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch utilizado.
*Rotina:Informar qual a rotina na qual o erro acontece.
*Banco de dados do cliente:Informar qual o banco de dados do cliente.
*Requisitos Gerais:
  1. Verificar se o preenchimento dos campos no cadastro do job de envio de dados para Carol esta ativo e em execução continua;
     
  2. Sempre verificar os pacotes atualizados no cliente para garantir o ambiente; acompanhar junto ao cliente se o mesmo colocou os pacotes em área de quarentena e se esta configurada esta no Propath ;
     
  3. Deverá ser verificada a validade dos certificados aplicados; todos devem estar ativos e o cliente deverá estar ciente e acompanhando esta expiração que poderá impactar diretamente nas devidas autenticações utilizadas pelo TOTVS Consignado;
     
  4. Propath define a ordem dos diretórios no qual o produto Datasul irá localizar os programas ou arquivos a serem executados na camada Progress. As 4 bibliotecas a seguir (terminam com .pl) devem estar na primeira entrada da ordem de prioridade na configuração do Propath. Para saber mais click aqui!
    -> Dir_Instalação_Progress\gui\netlib\OpenEdge.Net.pl
    -> Dir_Instalação_Progress\gui\OpenEdge.BusinessLogic.pl
    -> Dir_Instalação_Progress\gui\OpenEdge.Core.pl
    -> Dir_Instalação_Progress\gui\OpenEdge.ServerAdmin.pl
     
  5. Caso seja apresentada inconsistência quanto a comunicação das soluções, deverá ser verificado os parâmetros do programa FP0540, lembrando como deverá estar parametrizado:



  • INTEGRAÇÃO CONSIGNADO X ERP

O processo de Integração Consignado x ERP acontece de forma dinâmica, não tendo ações necessárias diferentes da já descritas na documentação para Importação de Parcelas .

Este processo necessita da integridade do certificado válido que devem se encontrar importados pelo Proenv na máquina que irá rodar o programa FP3035.
Para mais informações de como importar os certificados segue um link explicativo abaixo.
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360058098633-Framework-Linha-Datasul-TEC-Como-salvar-e-importar-certificados-de-websites-no-Progress 
Caso deseje reexportar os certificados que serão importados siga as indicações do link acima e exporte os dados da URL informada no programa FP0540 pasta Carol.


IMPORTANTE: 
Antes de abrir chamado certifique-se que os serviços estejam ativos e íntegros em sua execução (sem status de erro).
Persistindo a necessidade de atendimento, colocar todos os anexos com os resultados das consultas acima, bem como o logs e print's necessários do erro completo demonstrado, para análise interna da solicitação de apoio.


*Validação necessária antes de gerar o APP Consignado:

Deverá  ser verificado na tenant do cliente na Carol no connector  "datasul_carol" se a carga de dados nas stagings foram realizadas e estão integras quanto ao dado enviado;

Deverá ser conferido em especial neste passo:

  1. Existência da staging: dthrpyc_rh_pessoa_jurid
  2. Existência da staging: dthrpyc_rh_estab
  3. Existência da staging: dthrpyc_funcionario
  4. Existência da staging: dthrpyc_rh_pessoa_fisic
  5. Existência da staging: dthrpyc_histor_sal_func
  6. Existência da staging: dthrpyc_param_empres_rh
  7. Existência da staging: dthrpyc_sit_afast_func
  8. Existência da staging: dthrpyc_sit_afast
  9. Existência da staging: dthrpyc_movto_calcul_func
  10. Existência da staging: dthrpyc_habilit_rescis
  11. Existência da staging: dthrpyc_compl_pessoa_fisic 
  12. Existência da staging: dthrpyc_entid_emprest_financ 
  13. Existência da staging: dthrpyc_prestdor_serv



*Simulação/Como reproduzir o problema:

Inserir os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada. 

Informar o motivo caso não se aplique a simulação.

Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/TOTVS+Consignado+-+Datasul

                                              https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=626646229

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia7
*Situação:Informar qual o cenário da demanda
*Histórico do Atendimento:Informar detalhadamente o que foi analisado e discutido em relação à situação apresentada na abertura da solicitação; informe todos os dados que permitam a ação rápida de análise
*Resultado esperado:Informar qual o objetivo do apoio.
*Versão/Release cliente:Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch do console ou fix liberado.
*Rotina:Informar qual a rotina na qual o erro acontece.
*Data de todos os fontes:Anexar o arquivo extraído com todos os fontes e suar datas (dentro do Protheus, clicar no Shift + F6 > Exportar dados > Salvar o arquivo e anexar na Evidência)
*Banco de dados do cliente:Informar qual o banco de dados do cliente.
*LIB:Informar qual versão da LIB o cliente se encontra.
*Dicionário de dados no banco de dados?Informar se o cliente possui dicionário de dados no banco de dados.
*Binário:Informar qual a versão do binário do cliente. Recomenda-se verificar se o cliente possui a última versão disponível na Central de Downloads.
*Atualização realizada? Qual? (ex.: UPDDISTR, aplicação de pacote atualizado da expedição contínua etc)Informar se o cliente fez atualização na base e, se sim, qual.
*DBAccessInformar qual a versão do DBACCESS do cliente. Recomenda-se verificar se o cliente possui a última versão disponível na Central de Downloads.
*Data do RPO utilizado:Informar qual a data do RPO da base do cliente. Recomenda-se verificar se o cliente possui a última versão disponível na Central de Downloads.
*Requisitos Gerais:
  1. Verificar se o cliente possui a LIB, pacote da Expedição Contínua e pasta Portal Meu RH - Web Files - (quando houver uso do app Meu RH) aplicados com a última versão disponível da Central de Downloads;

  2. Verificar se o preenchimento dos campos no cadastro do job FWTECHFINJOB está correto (ex.: IP, porta, ambiente, nº de threads, rotina, empresa/filial, módulo e recorrência como "Sempre Ativo") e se o job está iniciado;

  3. Verificar se os dados inseridos na configuração do Wizard (rotina Configconsignado) estão conforme e-mail recebido com os dados para configuração e se a execução foi finalizada com sucesso;

  4. Para garantir que os dados estão subindo corretamente, verificar o log no console.log ou no Appserver. Recomenda-se habilitar o FWTRACELOG=1 e o CONSOLELOG=1, no appserver.ini. (caso seja necessário, segue procedimento: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360026026133-RM-Como-habilitar-e-gerar-o-Fwtracelog-no-console-log-do-protheus-);

  5. Verificar, no banco de dados, se o campo S_T_A_M_P_, das tabelas utilizadas no TOTVS Consignado, está como 'NULL' (primeiro envio de dados)  ou preenchido com data e hora;

  6. Verificar se a tabela S137 está preenchida com as verbas e operadora de crédito corretas;

  7. Na importação de parcelas, garantir que o período selecionado para importação está correto, aberto e ativo;

    1. Caso exista algum problema na importação será necessário habilitar a chave Console Log (conforme informado anteriormente na subida de dados), executar novamente a rotina e enviar no ticket o arquivo de Log.




  8. No lançamento do valor de empréstimo na rescisão, verificar que a verba usada para lançamento é a mesma configurada para rescisão na S137.


Observações Importantes

Caso exista algum problema no envio de dados para a Carol e o mesmo não possa ser identificado facilmente, junto ao cliente, é possível habilitar o LOG de envio de dados para a Carol (Connector Protheus/Carol).

Para realizar ativação do LOG, será necessário ativar as propriedades disponibilizadas pela Frame, no arquivo appserver.ini do cliente, logo abaixo da propriedade que possui no nome da base, da mesma forma como estão as propriedades já existentes SourcePath ou ROOTPATH, por exemplo.

É possível adicionar as propriedades abaixo de acordo com a necessidade:

PropriedadeValorFunção
fwtracelog1(ligado) ou 0 (desligado)Habilita log básico no console do appserver com as chamadas realizadas pelo JOB
fw-tf-debug1(ligado) ou 0 (desligado)Habilita a gravação de informações de debug
FWLOGMSG_DEBUG1(ligado) ou 0 (desligado)Habilita a gravação de informações de debug. Complementa a propriedade fw-tf-debug
fw-tf-logtablesSRA, SRV, Etc..(nome da tabela desejada. Pode ser mais de 1)Adiciona informações extras para tabelas especificadas.

Após habilitar os logs, serão gerados registros dentro do novo diretório criado ...\protheus_data\techfindebug


  • INTEGRAÇÃO CONSIGNADO X ERP
    O processo de Integração Consignado x ERP acontece de forma dinâmica, não tendo ações necessárias diferentes da já descritas na documentação para Importação de Parcelas .  Este processo grava os dados importados do consignado conforme a aplicação dos filtros passados no parâmetro,  no movimento do funcionário. Caso exista inconsistência de dados esperados pelo cliente, execute este script abaixo e envie o resultado completo bem como o log de execução do processamento da integração para análise do time de desenvolvimento ;

    select RA_FILIAL, RA_MAT, RA_SITFOLH, D_E_L_ET, R_E_C_NO, R_E_C_D_EL
    from SRA010
    where RA_MAT = '00000' /*(nesta linha passara matrícula a ser pesquisada na conferência)*                                                                                                                                                                                                                                                              No processo de importação de parcelas caso exista inconsistência ou falha da importação identificados pelo cliente, execute este script abaixo e envie o resultado completo bem como o log de execução do processamento da  importação de parcelas para análise do time de desenvolvimento ;

      select RGB_FILIAL, RGB_PERIOD, RGB_ROTEIR, RGB_MAT, RGB_PD, RGB_VALOR, RGB_NUMID,
                RGB_DTREF, RGB_CODFUN, RGB_TIPO1, RGB_TIPO2, RGB_CC,
                D_E_L_E_T_ , R_E_C_N_O_ , R_E_C_D_E_L_ , S_T_A_M_P_ , I_N_S_D_T_

      from RGBT10
      where RGB_PD = '0000'/*(nesta linha passara o código da verba do consignado utilizado nos parâmetros da tabela S137)* 

         
No processo de validação do cliente dos dados de descontos conciliados pelo portal cliente Consignado, caso seja identificada alguma divergência questionável pelo cliente faz-se necessário a geração do script abaixo para análise do time de desenvolvimento devido ser permitido pelo Protheus o compartilhamento de verbas:

SELECT * FROM SX2T10 WHERE X2_CHAVE = 'SRV'


  • PERMISSÃO DE ACESSO À INTEGRAÇÃO

A integração precisará de acesso as APIs do Consignado conforme endereço cadastrado no parâmetro MV_URLPLAT, para isso caso o cliente possua algum Firewall, ou algum tipo de serviço de bloqueio de portas e URLs externas, será necessário adicionar uma regra de liberação de acesso à URL do Consignado, que estará configurada de acordo com o valor do parâmetro citado anteriormente.


  • SCRIPT DE  CARGA INICIAL

Antes e executar o script de carga inicial, é necessário alinhar com o time do TOTVS Consignado e se atentar aos seguintes pontos:

1) O Script de Carga Inicial será necessário somente quando for preciso realizar o reenvio forçado dos dados do cliente, pois esse processo é feito automaticamente após configuração do Wizard e do FWTECHFINJOB.

2) Somente se o cliente não possuir dicionário no banco, não  será necessário executar a primeira linha do script da Carga Inicial;

3) As tabelas possuem o sufixo do nome de acordo com o Grupo de Empresas, e deve ser considerado o ajuste de acordo com o que foi escolhido na configuração do Wizard de Configuração do Consignado, o Grupo de Empresas também é escolhido pelo cliente no momento da configuração do FWTECHFINJOB. Exemplo com a tabela SRA, podem ser: SRA010, SRA020, SRA030, SRAT10, SRAT20, SRAT30, etc.;

4) As datas podem ser ajustadas de acordo com o período desejado e estão no formado (YYYY-MM).

      • Algumas tabelas podem ser muito pesadas e assim podem seguir o período padrão sugerido abaixo a fim de otimizar a atualização.
        • Considerando a data atual como exemplo: 07/07/2022.
        • Tabela SRD:
          • ano_mes_sugeridos: ano atual + (mês atual - 2). Exemplo: '202205'.
        • SRG e SRR:
          • ano_mes_sugeridos: ano anterior + mês anterior. Exemplo: '202106'.
        • SRA e SR8:  
          • ano_mes__dia_sugeridos: ano atual + mês 01 + dia 01. Exemplo: '20220101'.


Script's a serem rodados Somente se solicitado pelo DEV Team:

// SQL Server

UPDATE SYS_APP_PARAM SET APP_VALUE = '' WHERE APP_PARAM LIKE '%MD5%'
UPDATE SRAT10 SET S_T_A_M_P_ = SYSDATETIME() WHERE RA_DEMISSA = '' OR RA_DEMISSA >= 'ano_mes__dia_sugeridos'
UPDATE SRVT10 SET S_T_A_M_P_ = SYSDATETIME() WHERE D_E_L_E_T_ != '*'
UPDATE SRKT10 SET S_T_A_M_P_ = SYSDATETIME()
UPDATE RCCT10 SET S_T_A_M_P_ = SYSDATETIME()
UPDATE SR8T10 SET S_T_A_M_P_ = SYSDATETIME() WHERE R8_DATAFIM >= 'ano_mes__dia_sugeridos'
UPDATE SRRT10 SET S_T_A_M_P_ = SYSDATETIME() WHERE RR_PERIODO >= 'ano_mes_sugeridos'
UPDATE SRGT10 SET S_T_A_M_P_ = SYSDATETIME() WHERE RG_PERIODO >= 'ano_mes_sugeridos'
UPDATE SRDT10 SET S_T_A_M_P_ = SYSDATETIME() WHERE RD_PERIODO >= 'ano_mes_sugeridos'

// Oracle
UPDATE SYS_APP_PARAM SET SYS_APP_PARAM.APP_VALUE = '' WHERE SYS_APP_PARAM.APP_PARAM LIKE '%MD5%'
UPDATE SRAT10 SET SRAT10.S_T_A_M_P_ = LOCALTIMESTAMP WHERE SRAT10.RA_DEMISSA = '' OR SRAT10.RA_DEMISSA >= 'ano_mes__dia_sugeridos'
UPDATE SRVT10 SET SRVT10.S_T_A_M_P_ = LOCALTIMESTAMP WHERE SRVT10.D_E_L_E_T_ != '*'
UPDATE SRKT10 SET SRKT10.S_T_A_M_P_ = LOCALTIMESTAMP
UPDATE RCCT10 SET RCCT10.S_T_A_M_P_ = LOCALTIMESTAMP
UPDATE SR8T10 SET SR8T10.S_T_A_M_P_ = LOCALTIMESTAMP WHERE SR8T10.R8_DATAFIM >= 'ano_mes__dia_sugeridos'
UPDATE SRRT10 SET SRRT10.S_T_A_M_P_ = LOCALTIMESTAMP WHERE SRRT10.RR_PERIODO >= 'ano_mes_sugeridos'
UPDATE SRGT10 SET SRGT10.S_T_A_M_P_ = LOCALTIMESTAMP WHERE SRGT10.RG_PERIODO >= 'ano_mes_sugeridos'
UPDATE SRDT10 SET SRDT10.S_T_A_M_P_ = LOCALTIMESTAMP WHERE SRDT10.RD_PERIODO >= 'ano_mes_sugeridos


IMPORTANTE: 
Antes de abrir chamado certifique-se que os serviços estejam ativos e íntegros em sua execução (sem status de erro).
Persistindo a necessidade de atendimento, colocar todos os anexos com os resultados das consultas acima, bem como o logs e print's necessários do erro completo demonstrado, para análise interna da solicitação de apoio.

 *Validação necessária antes de gerar o APP Consignado:

Deverá  ser verificado na tenant do cliente na Carol no connector  "protheus_carol" se a carga de dados nas stagings foram realizadas e estão integras quanto ao dado enviado;

Deverá ser conferido em especial neste passo:

  1. Existência da staging: mapping
  2. Existência da staging: organization
  3. Existência da staging: sra
    1. Tem que existir registros com a coluna "Last Updated Date"  ==  Mês Atual 
    2. Data de expedição Válida do RG é obrigatória
    3. Data de nascimento Válida é obrigatória 
  4. Existência da staging: srd
    1. Tem que existir registros com a coluna "Last Updated Date"  >=  Mês Atual -1
  5. Existência da staging: srv
    1. Tem que ter os registros do liquido ['RV_CODFOL'] == '0047'
      ATENÇÃO: Como não é possível o compartilhamento de verba entre os grupos de empresa (somente empresa, unidade de negócio e filiais), a mesma deverá ser criada em todos os grupos de empresa integrados ao TOTVS Consignado.
  6. Existência da staging: rcc
    1. Tem que ter os registros de configuração do consignado ['RCC_CODIGO'] == 'S137'
*Simulação/Como reproduzir o problema:

Inserir os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada. 

Informar o motivo caso não se aplique a simulação.

Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/x/a17pIQ
Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia8

Informações Gerais Obrigatórias dos requisitos, para aceite da demanda:

*Situação: Informações padrão
*Versão/Release cliente:Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch do console ou fix liberado.
*Rotina:Informar qual a rotina na qual o erro acontece.
*Banco de dados do cliente:Informar qual o banco de dados do cliente.
Validação adicional de ambientes pelo Sentinela

Caso seja necessário realizar uma depuração mais refinada do ambiente erp para validação da carga de dados, quando solicitado pelo time de frame, realize os passos sugeridos neste link para habilitação do Sentinela-RM-Ferramenta-de-Monitoramento-de-Ambientes

*Simulação/Como reproduzir o problema:

Inserir os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada. 

Informar o motivo caso não se aplique a simulação.

Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/MVP+3+TOTVS+Consignado+-+RM

Totvs custom tabs box
tabsClientes EM Implantação, Clientes Em Produção
ids10,11
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia10
*Situação: Clientes Em Implantação (ainda não receberam parcelas, se caracterizam pelo momento de habilitação do consignado)
Requisitos também necessários quando avaliação de subida de dados)
*Histórico do AtendimentoInformar detalhadamente o que foi analisado e discutido em relação a situação apresentada à abertura da solicitação; informe todos os dados para que permita a ação rápida de análise
*Resultado esperado:Informar qual o objetivo do apoio 
*Requisitos Gerais:
  1. Realizar a ativação do TOTVS Apps Consignado pelo Wizard, usando as credenciais de acesso enviadas para o email cliente.

  2. A equipe Tecfin deverá liberar para o cliente a chave de ativação da Instituição de Crédito para a coligada erp vinculada;  deverá ser utilizado o programa gerador da chave.

  3. A título de conferência, realizar a análise das consultas abaixo observando o resultado esperado para validação da ativação:
    1. Identificar os dados do campo VALORINT para a operadora conveniada
      select * from PPARAMADICIONAIS where NOMECOLUNA like 'CONSINTEGRACAO%'
      Resposta Esperada: VALORINT = 1 

    2. Identificar no campo DATAULTEXEC a data que ocorreu a ultima execução de carga dos conceitos 
      select DATAULTEXEC, CONFIG from GTOTVSAPP order by DATAULTEXEC desc
      Resposta Esperada: DATAULTEXEC >= data hora da ativação (frequência +- de 0:10'm)

    3. Identificar  no campo NOMECOLUNA se todos os conceitos apresentados estão conforme esperado abaixo na data de ativação.
      select RECMODIFIEDON, NOMECONCEITO from GTOTVSAPPCONCEITO order by RECMODIFIEDON desc
      Resposta Esperada: NOMECOLUNA


    4. 'Identificar  existência de registros no log de erro da geração do script abaixo pela análise do campo MENSAGEM.
      select * from GTOTVSAPPCONCEITOHST where MENSAGEM like '%erro%' AND MENSAGEM not like '%SOFTDELETE%' order by DATAULTEXEC desc
      Resposta Esperada: Não apresentar registros na consulta'

    5. Identificar  no campo VALORINT o mês de competência que subiu ao realizar a primeira ativação. Caso seja necessário desativar e reativar o TOTVSApp se faz necessário (somente nesta condição) rodar o script para recarga da ficha financeira.
      select * from PPARAMADICIONAIS  where  NOMECOLUNA ='CONSMESCOMPULTIMOENVIOPFFINANC' OR NOMECOLUNA='CONSMESCOMPULTIMOENVIOPFPERFF' OR NOMECOLUNA='CONSANOCOMPULTIMOENVIOPFFINANC' OR NOMECOLUNA='CONSANOCOMPULTIMOENVIOPFPERFF'  
      Resposta Esperada: VALORINT = Mes Competencia da ultima carga na ativação

    6. Identificar versão do ERP
      select VERSAOMINIMA from GSISTEMA where CODSISTEMA='P'
      Resposta Esperada: Respeitando os Requisitos Mínimos do documento 1.0 Ativação do produto TOTVS Consignado - Linha RM

    7. Identificar existência de registro do Tipo de Lançamento de Folha
      select * from PTIPOLANCEVT where codinterno=16
      Resposta Esperada: DESCRICAO = TOTVS Consignado

    8. Reiniciar todos serviços RM.Host para validar a habilitação da flag TOTVS Consignado que deverá se encontrar habilitada na tela de edição do cadastro de Grupo de Eventos/Integração com outros aplicativos no menu Folha Mensal.  

    9. Para validar a massa de dados inicial enviada para a Carol, execute estes scripts e envie no chamado ou valide a massa com o time de desenvolvimento:

      SELECT COUNT(CODEVENTO) AS TTREGSFF
                   FROM PFFINANC

                   WHERE ANOCOMP=2021 AND MESCOMP=2  /*(nesta linha passar mês e ano da conferência, sugestão competência anterior e atual)*/

      SELECT COUNT(DISTINCT CHAPA) AS TTREGSFUNCSNAFF
                   FROM PFFINANC

                   WHERE ANOCOMP=2021 AND MESCOMP=2  /*(nesta linha passar mês e ano da conferência, sugestão competência anterior e atual )*/

      SELECT COUNT(DISTINCT CHAPA) AS TTREGSFUNCSNOPERIODOFF
                   FROM PFPERFF

                   WHERE ANOCOMP=2021 AND MESCOMP=2  /*(nesta linha passar mês e ano da conferência, sugestão competência anterior e atual)*/

      SELECT COUNT(CHAPA) AS TTREGSFUNCSATIVOS
                   FROM PFUNC

                   WHERE (CODSITUACAO<>'D' AND CODSITUACAO<>'T')  OR ( CODSITUACAO = 'D' AND DATADEMISSAO >= (GETDATE()-365)  )

      SELECT COUNT(D.CHAPA) AS TTREGSFUNCSATIVOSMAE
                   FROM PFUNC F
                                INNER JOIN PFDEPEND D ON F.CODCOLIGADA=D.CODCOLIGADA AND F.CHAPA=D.CHAPA AND D.GRAUPARENTESCO=7
                   WHERE (CODSITUACAO<>'D' AND CODSITUACAO<>'T') OR ( CODSITUACAO = 'D' AND DATADEMISSAO >= (GETDATE()-365)  )

      SELECT COUNT(CODIGO) AS TTREGSSECAO
                   FROM PSECAO
                   WHERE SECAODESATIVADA = 0



    10. Para validar se funcionários específicos estão subindo os dados para a carol, simule alteração em dados não sensíveis na tabela ppessoa e pfunc (ex.: email) , execute estes scripts e envie no chamado ou valide a massa com o time de desenvolvimento:

      SELECT P.RECMODIFIEDON, F.RECMODIFIEDON,F.CODSITUACAO,F.CODTIPO, F.TIPOADMISSAO,F.CODRECEBIMENTO,F.CHAPA, F.NOME, F.DATAADMISSAO, F.DATADEMISSAO, F.SALARIO
        FROM PFUNC F
                     INNER JOIN PPESSOA P ON (P.CODIGO=F.CODPESSOA)

      WHERE P.CPF IN ('CPF1','CPF2'/*(nesta linha passar os cpfs desejados para pesquisa quantos forem necessários separados por vírgula entre aspas simples)*/

      - Envie este resultado juntamente com o resultado do script acima que demonstra o JOB destes conceitos (PPESSOA e PFUNC) rodando em ordem decrescente de última execução.

  4. Em caso erros na ativação do TOTVS App verifique este link para validar possíveis causa já documentadas a serem verificadas: TOTVS App Troubleshooting

  5. Caso todas as urls citadas no destaque IMPORTANTE, tiverem sido liberadas e mesmo assim não for validada a subida de dados, o suporte deverá realizar ação de curl em todas as maquinas JobServer de produção, em todos esses endereços no cliente para validar se realmente o proxy esta liberando os acessos.
      
  6. Apresentando erros de subida de dados onde existirá a necessidade de enviar chamado para validação do time de frame (problemas de subida de dados ou serviço parado), lembre-se sempre de enviar os logs das tabelas referente ao JOB (GTOTVSAPP, GTOTVSAPPCONCEITO, GTOTVSAPPCONCEITOHST) bem como o log do tracefile do host conforme orientação do link: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360012409712-Framework-Linha-RM-Frame-Como-habilitar-o-tracefile-no-Host
    1. deve-se verificar se as Triggers SoftDelete existem e encontram-se habilitadas no banco; em hipótese alguma elas poderão ser removidas e/ou desativadas;

    2. Seguem documentações sobre a funcionalidade da subida de dados:
      Integração TOTVS App: https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=561643159
      Integração RM x SmartLink - Visão suporte: https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=654705126
      Integração RM x SmartLink - Visão desenvolvedor: https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=651657871

IMPORTANTE:

Após ativação do TOTVS Consignado com sucesso a desativação não mais deverá ocorrer, com exceção sob orientação/solicitação da equipe técnica do desenvolvimento/framework.


  • INTEGRAÇÃO CONSIGNADO X ERP
    O processo de Integração Consignado x ERP acontece de forma dinâmica, não tendo ações necessárias diferentes da já descritas na documentação para Importação de Parcelas . Este processo grava os dados importados do consignado na tabela PFMOVTEMP para que, após validação e conferência, seja importada no movimento do funcionário pelo Lançamento do Grupo de Eventos.
    Caso exista inconsistência de dados esperados pelo cliente, execute este script's abaixo e envie os resultados completos bem como o log de execução do processamento da integração para análise do time de desenvolvimento ;

    select f.recmodifiedon, s.cgc, p.cpf, f.codsituacao, f.codtipo, f.codrecebimento, t.*
    from PFMOVTEMP T
                 inner join PFUNC F on T.CODCOLIGADA=F.CODCOLIGADA AND T.CHAPA=F.CHAPA
                 inner join PPESSOA P on F.CODPESSOA=P.CODIGO
                 inner join PSECAO S on F.CODCOLIGADA=S.CODCOLIGADA AND F.CODSECAO=S.CODIGO
    where 1=1
       and T.TIPOLANCAMENTO='16' 
       and ANOCOMP=2021 AND MESCOMP=10  /*(nesta linha passar mês e ano da conferência)*/


    select * from PCONSIGNADOEVENTOSOPERADORA


    select CODCOLIGADA, CODIGO, CODIGOCALCULO, DESCRICAO, FORMULAVALOR, PROVDESCBASE, VALHORDIAREF

    from PEVENTO E
    where 1=1
        and E.CODIGOCALCULO IN ('438','439','442','443','444','440')



Caso seja apresentada inconsistência quanto a comunicação das soluções, deverá ser verificado os parâmetros da tabela PPARAMADICIONAIS conforme a versão do cliente, lembrando:

    • Versão 33 (Recomendado: Ultimo patch da versão instalado) , integrada com implementação atualizada da equipe de frame. Devemos passar apenas Url da plataforma TOTVS Consignado bem como as informações de rateio caso sejam pertinentes. 


    • Versão inferior 33 (Recomendado: Ultimo patch da versão instalado) . Devemos passar todas as informações de conexão que são necessárias sendo elas. 


    • Conforme informado no e-mail das credenciais de ativação do TOTVS Consignado a Url da plataforma TOTVS Consignado deverá está parametrizada com: https://api-consignado.totvs.app

    • Após esta validação caso o erro se mantenha envie o chamado com a imagem do print do Parametrizador bem como o resultado do script abaixo:
      SELECT * FROM GPARAMETROSSISTEMA WHERE ID=92


IMPORTANTE: 
Antes de abrir chamado certifique-se que os serviços estejam ativos e íntegros em sua execução (sem status de erro).
Persistindo a necessidade de atendimento, colocar todos os anexos com os resultados das consultas acima, bem como o log de erro completo da GTOTVSAPPCONEITOHST, na análise interna da solicitação de apoio.


*Validação necessária antes de gerar o APP Consignado:

Deverá  ser verificado na tenant do cliente da Carol no connector  "rm_carol" se a carga de dados das stagings foram realizadas e estão integras quanto ao dado enviado;

Deverá ser conferido em especial neste passo:

  1. Existência da staging: psecao
  2. Existência da staging: pparam
  3. Existência da staging: pparamadicionais
  4. Existência da staging: ppessoa
  5. Existência da staging: pfunc
  6. Existência da staging: pfperff
*Simulação/Como reproduzir o problema:

Inserir os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada. 

Informar o motivo caso não se aplique a simulação.

Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/TOTVS+Consignado+-+Datasul

                                              https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=626646229

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia11
*Situação: Clientes Em Produção (já receberam parcelas, se caracterizam pelo momento de movimento integrado do consignado)
*Histórico do AtendimentoInformar detalhadamente o que foi analisado e discutido em relação a situação apresentada à abertura da solicitação; informe todos os dados para que permita a ação rápida de análise
*Resultado esperado:Informar qual o objetivo do apoio 
*Requisitos Gerais:
  1. Realizar a ativação do TOTVS Apps Consignado pelo Wizard, usando as credenciais de acesso enviadas para o email cliente.

  2. A equipe Tecfin deverá liberar para o cliente a chave de ativação da Instituição de Crédito para a coligada erp vinculada;  deverá ser utilizado o programa gerador da chave.

  3. A título de conferência, realizar a análise das consultas abaixo observando o resultado esperado para validação da ativação:
    1. Identificar os dados do campo VALORINT para a operadora conveniada
      select * from PPARAMADICIONAIS where NOMECOLUNA like 'CONSINTEGRACAO%'
      Resposta Esperada: VALORINT = 1 

    2. Identificar no campo DATAULTEXEC a data que ocorreu a ultima execução de carga dos conceitos 
      select DATAULTEXEC, CONFIG from GTOTVSAPP order by DATAULTEXEC desc
      Resposta Esperada: DATAULTEXEC >= data hora da ativação (frequência +- de 0:10'm)

    3. Identificar  no campo NOMECOLUNA se todos os conceitos apresentados estão conforme esperado abaixo na data de ativação.
      select RECMODIFIEDON, NOMECONCEITO from GTOTVSAPPCONCEITO order by RECMODIFIEDON desc
      Resposta Esperada: NOMECOLUNA


    4. 'Identificar  existência de registros no log de erro da geração do script abaixo pela análise do campo MENSAGEM.
      select * from GTOTVSAPPCONCEITOHST where MENSAGEM like '%erro%' AND MENSAGEM not like '%SOFTDELETE%' order by DATAULTEXEC desc
      Resposta Esperada: Não apresentar registros na consulta'

    5. Identificar  no campo VALORINT o mês de competência que subiu ao realizar a primeira ativação. Caso seja necessário desativar e reativar o TOTVSApp se faz necessário (somente nesta condição) rodar o script para recarga da ficha financeira.
      select * from PPARAMADICIONAIS  where  NOMECOLUNA ='CONSMESCOMPULTIMOENVIOPFFINANC' OR NOMECOLUNA='CONSMESCOMPULTIMOENVIOPFPERFF' OR NOMECOLUNA='CONSANOCOMPULTIMOENVIOPFFINANC' OR NOMECOLUNA='CONSANOCOMPULTIMOENVIOPFPERFF'  
      Resposta Esperada: VALORINT = Mes Competencia da ultima carga na ativação

    6. Identificar versão do ERP
      select VERSAOMINIMA from GSISTEMA where CODSISTEMA='P'
      Resposta Esperada: Respeitando os Requisitos Mínimos do documento 1.0 Ativação do produto TOTVS Consignado - Linha RM

    7. Identificar existência de registro do Tipo de Lançamento de Folha
      select * from PTIPOLANCEVT where codinterno=16
      Resposta Esperada: DESCRICAO = TOTVS Consignado

    8. Reiniciar todos serviços RM.Host para validar a habilitação da flag TOTVS Consignado que deverá se encontrar habilitada na tela de edição do cadastro de Grupo de Eventos/Integração com outros aplicativos no menu Folha Mensal.  

    9. Para validar a massa de dados inicial enviada para a Carol, execute estes scripts e envie no chamado ou valide a massa com o time de desenvolvimento:

      SELECT COUNT(CODEVENTO) AS TTREGSFF
                   FROM PFFINANC

                   WHERE ANOCOMP=2021 AND MESCOMP=2  /*(nesta linha passar mês e ano da conferência, sugestão competência anterior e atual)*/

      SELECT COUNT(DISTINCT CHAPA) AS TTREGSFUNCSNAFF
                   FROM PFFINANC

                   WHERE ANOCOMP=2021 AND MESCOMP=2  /*(nesta linha passar mês e ano da conferência, sugestão competência anterior e atual )*/

      SELECT COUNT(DISTINCT CHAPA) AS TTREGSFUNCSNOPERIODOFF
                   FROM PFPERFF

                   WHERE ANOCOMP=2021 AND MESCOMP=2  /*(nesta linha passar mês e ano da conferência, sugestão competência anterior e atual)*/

      SELECT COUNT(CHAPA) AS TTREGSFUNCSATIVOS
                   FROM PFUNC

                   WHERE (CODSITUACAO<>'D' AND CODSITUACAO<>'T')  OR ( CODSITUACAO = 'D' AND DATADEMISSAO >= (GETDATE()-365)  )

      SELECT COUNT(D.CHAPA) AS TTREGSFUNCSATIVOSMAE
                   FROM PFUNC F
                                INNER JOIN PFDEPEND D ON F.CODCOLIGADA=D.CODCOLIGADA AND F.CHAPA=D.CHAPA AND D.GRAUPARENTESCO=7
                   WHERE (CODSITUACAO<>'D' AND CODSITUACAO<>'T') OR ( CODSITUACAO = 'D' AND DATADEMISSAO >= (GETDATE()-365)  )

      SELECT COUNT(CODIGO) AS TTREGSSECAO
                   FROM PSECAO
                   WHERE SECAODESATIVADA = 0



    10. Para validar se funcionários específicos estão subindo os dados para a carol, simule alteração em dados não sensíveis na tabela ppessoa e pfunc (ex.: email) , execute estes scripts e envie no chamado ou valide a massa com o time de desenvolvimento:

      SELECT P.RECMODIFIEDON, F.RECMODIFIEDON,F.CODSITUACAO,F.CODTIPO, F.TIPOADMISSAO,F.CODRECEBIMENTO,F.CHAPA, F.NOME, F.DATAADMISSAO, F.DATADEMISSAO, F.SALARIO
        FROM PFUNC F
                     INNER JOIN PPESSOA P ON (P.CODIGO=F.CODPESSOA)

      WHERE P.CPF IN ('CPF1','CPF2'/*(nesta linha passar os cpfs desejados para pesquisa quantos forem necessários separados por vírgula entre aspas simples)*/

      - Envie este resultado juntamente com o resultado do script acima que demonstra o JOB destes conceitos (PPESSOA e PFUNC) rodando em ordem decrescente de última execução.

  4. Em caso erros na ativação do TOTVS App verifique este link para validar possíveis causa já documentadas a serem verificadas: TOTVS App Troubleshooting

  5. Caso todas as urls citadas no destaque IMPORTANTE, tiverem sido liberadas e mesmo assim não for validada a subida de dados, o suporte deverá realizar ação de curl em todas as maquinas JobServer de produção, em todos esses endereços no cliente para validar se realmente o proxy esta liberando os acessos.
      
  6. Apresentando erros de subida de dados onde existirá a necessidade de enviar chamado para validação do time de frame (problemas de subida de dados ou serviço parado), lembre-se sempre de enviar os logs das tabelas referente ao JOB (GTOTVSAPP, GTOTVSAPPCONCEITO, GTOTVSAPPCONCEITOHST) bem como o log do tracefile do host conforme orientação do link: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360012409712-Framework-Linha-RM-Frame-Como-habilitar-o-tracefile-no-Host
    1. deve-se verificar se as Triggers SoftDelete existem e encontram-se habilitadas no banco; em hipótese alguma elas poderão ser removidas e/ou desativadas;

    2. Seguem documentações sobre a funcionalidade da subida de dados:
      Integração TOTVS App: https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=561643159
      Integração RM x SmartLink - Visão suporte: https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=654705126
      Integração RM x SmartLink - Visão desenvolvedor: https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=651657871

IMPORTANTE:

Após ativação do TOTVS Consignado com sucesso a desativação não mais deverá ocorrer, com exceção sob orientação/solicitação da equipe técnica do desenvolvimento/framework.


  • INTEGRAÇÃO CONSIGNADO X ERP
    O processo de Integração Consignado x ERP acontece de forma dinâmica, não tendo ações necessárias diferentes da já descritas na documentação para Importação de Parcelas . Este processo grava os dados importados do consignado na tabela PFMOVTEMP para que, após validação e conferência, seja importada no movimento do funcionário pelo Lançamento do Grupo de Eventos.
    Caso exista inconsistência de dados esperados pelo cliente, execute este script's abaixo e envie os resultados completos bem como o log de execução do processamento da integração para análise do time de desenvolvimento ;

    select f.recmodifiedon, s.cgc, p.cpf, f.codsituacao, f.codtipo, f.codrecebimento, t.*
    from PFMOVTEMP T
                 inner join PFUNC F on T.CODCOLIGADA=F.CODCOLIGADA AND T.CHAPA=F.CHAPA
                 inner join PPESSOA P on F.CODPESSOA=P.CODIGO
                 inner join PSECAO S on F.CODCOLIGADA=S.CODCOLIGADA AND F.CODSECAO=S.CODIGO
    where 1=1
       and T.TIPOLANCAMENTO='16' 
       and ANOCOMP=2021 AND MESCOMP=10  /*(nesta linha passar mês e ano da conferência)*/


    select * from PCONSIGNADOEVENTOSOPERADORA


    select CODCOLIGADA, CODIGO, CODIGOCALCULO, DESCRICAO, FORMULAVALOR, PROVDESCBASE, VALHORDIAREF

    from PEVENTO E
    where 1=1
        and E.CODIGOCALCULO IN ('438','439','442','443','444','440')



Caso seja apresentada inconsistência quanto a comunicação das soluções, deverá ser verificado os parâmetros da tabela PPARAMADICIONAIS conforme a versão do cliente, lembrando:

    • Versão 33 (Recomendado: Ultimo patch da versão instalado) , integrada com implementação atualizada da equipe de frame. Devemos passar apenas Url da plataforma TOTVS Consignado bem como as informações de rateio caso sejam pertinentes. 


    • Versão inferior 33 (Recomendado: Ultimo patch da versão instalado) . Devemos passar todas as informações de conexão que são necessárias sendo elas. 


    • Conforme informado no e-mail das credenciais de ativação do TOTVS Consignado a Url da plataforma TOTVS Consignado deverá está parametrizada com: https://api-consignado.totvs.app

    • Após esta validação caso o erro se mantenha envie o chamado com a imagem do print do Parametrizador bem como o resultado do script abaixo:
      SELECT * FROM GPARAMETROSSISTEMA WHERE ID=92


IMPORTANTE: 
Antes de abrir chamado certifique-se que os serviços estejam ativos e íntegros em sua execução (sem status de erro).
Persistindo a necessidade de atendimento, colocar todos os anexos com os resultados das consultas acima, bem como o log de erro completo da GTOTVSAPPCONEITOHST, na análise interna da solicitação de apoio.

Validação adicional de ambientes pelo Sentinela

Caso seja necessário realizar uma depuração mais refinada do ambiente erp para validação da carga de dados, quando solicitado pelo time de frame, realize os passos sugeridos neste link para habilitação do Sentinela-RM-Ferramenta-de-Monitoramento-de-Ambientes

*Simulação/Como reproduzir o problema:

Inserir os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada. 

Informar o motivo caso não se aplique a simulação.

Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/MVP+3+TOTVS+Consignado+-+RM
Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia9
*Situação:Informar qual o cenário da demanda
*Histórico do AtendimentoInformar detalhadamente o que foi analisado e discutido em relação a situação apresentada à abertura da solicitação; informe todos os dados para que permita a ação rápida de análise
*Resultado esperado:Informar qual o objetivo do apoio 
*Versão/Release cliente:Informar qual a release em que o cliente se encontra e qual o patch do console ou fix liberado.
*Rotina:Informar qual a rotina na qual o erro acontece.
*Banco de dados do cliente:Informar qual o banco de dados do cliente.
*Requisitos Gerais:

IMPORTANTE: 
Caso seja apresentada inconsistência quanto a comunicação das soluções, deverá ser verificado os parâmetros conforme erp que deve estar conforme informado no e-mail das credenciais de ativação do TOTVS Consignado, com atenção ao dado da url da plataforma TOTVS Consignado devendo esta estar parametrizada com: https://api-consignado.totvs.app nos erp's.  Caso esteja divergente do link poderá ser apresentado erro no acesso as páginas do Consignado no Meu RH

    • DTS: FP0540

      • INTEGRAÇÃO CONSIGNADO X ERP - via MeuRH

      Ao apresentar qualquer inconsistência na chamado do consignado pelo app Meu RH deve ser encaminhado o clientlog do AppServer para análise


    • PROTHEUS: Tela de Wizard de ativação
      Por padrão ele envia dados para Produção(https://api-consignado.totvs.app ), não sendo necessário configurar.

    • RM : Parametrizador - Integração Totvs Consignado - Etapa 1
  • Conferir a existência dos campos Obrigatórios na validação cadastral pelo parceiro no erp.
    Campos obrigatórios para validação de cadastro:
    - Nome da Mãe (Mesmo que descrito Mãe desconhecida)
    - Estado Civil
    - E-mail
    - DDD + Telefone  (DDD válido numérico >10 <=99 )
    - Data de Nascimento
    - Salário > 0

  • Atenção para os dados informados na conta bancária do beneficiário para crédito
    - Conta sobre titularidade do funcionário solicitante
    - Somente poderá ser selecionado um banco existente pesquisando pelo código ou nome
    - Tipo deve ser selecionado Conta Corrente ou Conta Poupança que são os tipos permitidos.
    - o número da conta deve ser a informação correta sem acrescer zeros a esquerda caso não componham o número da conta
    - o digito verificador da conta é validado pelas instituições de crédito então deve ser o número válido

  • Atenção para o envio de dados de documentos. Ao selecionar o tipo de documento CNH deverá existir cadastrado todos os dados pertinentes na análise do parceiro sendo eles:
    - Número da CNH
    - Data de Emissão da CNH
    - Órgão Emissor da CNH
    - Tipo
    - UF de Emissão da CNH

  • As instituições de crédito podem ter regras internas de validação de dados que poderão dar mensagem de inconsistência ao tentar realizar uma simulação/solicitação estas regras são contratuais da instituição de crédito com o cliente erp. Ex: Idade permitida >=18 <=60, tempo de casa, score etc... que podem ou não estar definidos em políticas do portal; se for regra interna da instituição de crédito será respeitado.

  • Caso apresente problema na vinculação de documentos experimente limpar o cache. Para te orientar na aplicação desse processo   siga os passos sugeridos neste link !

  • Caso ocorra inconsistência nos processos executados pelo MeuRH, simule a operação utilizando o desktop para conseguir realiza os prints necessários,  habilitando a inspeção do componente com a tecla F12. Esses prints deverão ser realizados desde o inicio do processo da operação com a tecla <F12> habilitada (será apresentado os dados de análise a direita, realize o print de toda a tela) ou seja, se o problema detectado esta ao realizar uma simulação, esteja na tela principal de nova solicitação e pressione a tecla <F12> .
    se for no processo de envio de documentos, esteja na tela de minhas solicitações  pressione a tecla <F12> e realize os prints até a ação que esteja ocasionando a exceção.  Realize os prints sempre dos componentes "Console" e "Rede/Network"  (conforme orientação nas imagens abaixo).





  • Ocasionalmente pode ser necessário enviar o arquivo HAR que contem informações adicionais sobre a requisição da rede que são geradas no navegador, para facilitar a análise de conexão com o parceiro. ocasionalmente, de informações adicionais sobre as solicitações de rede que são geradas no seu navegador. Importante que para gerar o arquivo o processo deve estar sendo simulado no momento de apresentação do erro, ou seja, o funcionário deve pelo navegador, entrar em modo de inspeção do elemento (Tecla F12) com a opção Redes/Network aberta, acessar o Meu RH e no momento após simular o problema, gerar o arquivo Har.  Dica de como gerar o arquivo HAR


  • Havendo possibilidade realize a gravação de um vídeo sequencial do processo sendo executado ( com a tela F12 pressionada) e adicione todas as evidência na solicitação de apoio.


Antes de abrir chamado certifique-se que os serviços estejam ativos e íntegros em sua execução (sem status de erro).

Persistindo a necessidade de atendimento, colocar todos os anexos com os resultados das evidências operacionais para análise interna da solicitação de apoio. Obrigatório informar o dispositivo usado, no caso mobile o sistema operacional e versão,  CNPJ da LOTAÇÃO da evidência e o CPF do funcionário.

*Simulação/Como reproduzir o problema:

Inserir os prints de tela com o passo a passo da simulação realizada. 

Informar o motivo caso não se aplique a simulação.

Para maiores informações: https://tdn.totvs.com/display/TSaldo/Meu+RH